VOU TOMAR UM BANHO

Lá no Rio falam: Vou me banhar. Lá em Minas falam: vou tomar um banho, alguns tomam pinga e tomam até um trem. Também comem um trem. Um dia uma pessoa falou: "Eu vou tomar um trem lá na esquina". Mas trem não anda na esquina porque na esquina não tem linha, ou estrada de ferro. Tomar é um verbo bem usado, é usado até para falar palavrão, mas aqui palavrão não entra. A minha língua só fala coisas puras, louva e bendiz a Deus. Voltando ao assunto, em cada lugar do Brasil se fala de um jeito e com um sotaque diferente. Uns falam devagar e outros falam correndo, ou "de corridinha" e quando isto acontece invariavelmente comem as palavras. Cada região tem o seu linguajar e os seus costumes. O Brasil é muito grande. Só a região Amazônica é maior do que a Europa. Enquanto vou meditando sobre isto, estou me preparando para tomar o meu banho. Só não sei ainda se tomo com leite, ou sem leite.
(14-07-2022)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL