Postagens

Mostrando postagens de outubro 29, 2017
QUEM AMA Quem ama pensa no outro, se preocupa com o outro, sofre e geme pelo outro, ama por si e pelo outro, ama por um e por dois, brinca e chora depois, faz cara feia, se entrega, se apega, desapega, corre muito, depois para, vê uma flor muito rara, pensa no olhar da menina, pensa num verso, se inclina, soluça, sorri e chora, levanta e então vai embora, mas não sabe aonde ir, até pensa em desistir... Quem ama pensa no outro e às vezes não pensa em si. Quem ama sofre calado, muitas vezes machucado e até sentindo dor. Quem ama chora sozinho, sofre muito por amor. Cícero Alvernaz (autor) 04-11-2017.
EU AQUI DE NOVO TE ESPERANDO Eu aqui de novo te esperando com as paredes falando e elas talvez me escutando com seu ouvido de parede, com seu olhar de cimento que reflete o meu sentimento, meu desejo e minha saudade nesta enorme cidade... Eu aqui de novo te esperando, uns versinhos rabiscando com meu coração ferido, com meu olhar perdido numa curva qualquer, num corpo de mulher, num sorriso sem graça, numa nuvem que passa, num sonho que se acabou, num triste olhar que ficou talvez procurando outro olhar calmamente a sonhar... Eu aqui de novo te esperando, meio acordado, meio sonhando, meio calado, meio falando, te esperando como se espera um trem, mas você, meu bem, não vem. Cícero Alvernaz (autor) 04-11-2017.
PARA ONDE FUGIR? E agora José? E agora mané? E agora você que só sabe beber, que só sabe cair, não consegue fugir, não consegue sair do recinto do bar, vive a choramingar pedindo outra pinga pro dono do bar, mas você não pode pagar e ele não quer mais fiar, pois já teve prejuízo e não quer se arriscar. E agora bebum, você está sem nenhum, quer ir pra casa, mas casa não tem, quer ir embora pra casa de alguém, mas ninguém mais te quer, você não tem mulher, nem sequer tem namorada, na verdade, não tem nada, você não tem filho, nem um bode pra dar milho. E agora José? e agora mané? Quando tinhas dinheiro você era o primeiro a ser atendido, mas agora falido ninguém mais te vende fiado, veja bem o seu estado, veja bem, veja, só quem te quer e deseja é o povo da igreja, mas lá você não quer ir. E agora José? e agora mané? para onde fugir? Cícero Alvernaz (autor) 04-11-2017.
DEUS TE ABENÇOE! Quando eu era criança pedia a "bença" e era abençoado com o carinho do pai e da mãe na hora que levantava, na hora que deitava, na hora que saía e na hora que chegava. Não era apenas um costume, nem uma exigência apenas: era uma necessidade, um ritual, um respeito, uma obediência, era uma tradição de família. A benção do pai e da mãe também se estendeu aos tios, avós e até às pessoas de mais idade, mesmo sem ser parentes e sem ter nenhuma afinidade. A benção  era sagrada, respeitada, entregue ou dada com respeito, carinho e fé. Isto marcou muito a minha infância e foi algo que ficou gravado em minha memória e em meu coração. Os filhos respeitavam os pais não porque os pais batiam, disciplinavam, advertiam. Hoje, muitos filhos não apanham dos pais, mas apanham na rua, inclusive da polícia. O mundo virou do avesso e hoje a sociedade paga o preço por sua indiferença e descrédito em relação á família. Mas a benção continua repousada sobre os pais, tios e avós. A
UM HOMEM SINCERO  Meu amor, eu não sei fazer nada. Não sei cozinhar, passar, nem lavar, não sei sequer olhar a casa, ou varrer o quintal. Não sei fazer nada na cozinha, nem sei ligar o fogão, fritar um ovo, esquentar o leite ou fazer um café. Meu amor, eu sou quase um inútil no quesito “homem do lar”, não sei fazer nada na cozinha, no banheiro e nem no quarto. Não sei fazer compras no mercado, no açougue, na farmácia, nem na padaria. Sou um zero à esquerda em quase tudo que faço. Eu apenas sei escrever uns versos, dar uns abraços e uns beijos e talvez saciar uns desejos na cama, no sofá ou no chão. Mas isto, todo homem sabe, ou deveria saber. Sei que você espera bem mais de mim e sonha com alguém prendado, inteligente, fluente, além de ser boa gente. Meu amor, eu só sei te amar, te olhar, te acariciar, beijar e sentir o toque do seu olhar. Mas o amor nem sempre é tudo; amor não faz compras, não troca o gás, não faz café, nem limpa a casa. Já ouvi alguém dizer: “coisa chique é quando
EU PERCEBI Eu percebi que esse mundo é meio louco, que aqui às vezes o muito é pouco, que a matemática nem sempre é uma ciência exata, que uns comem no prato e outros comem na lata, que a mistura de cores nem sempre forma outras cores, que nem sempre no jardim há flores, que o rico nem sempre é abastado e feliz, que a gente nem sempre vive o que diz, que o animal tem mais valor que o homem, que muitas pessoas nem sempre valem o que consomem, que o rio nem sempre passa debaixo da ponte, que nem sempre posso confiar na fonte, que sem palavras também se escreve poesia, que nem sempre podemos sentir alegria... Eu percebi que a vida embrulha e depois joga fora, que é mais cômodo ficar aqui do que ir embora, que a ocasião não faz o ladrão, que muita gente prefere andar na contramão, que o amor é uma dança frenética, que a realidade é uma certeza hipotética, que é preciso engolir sapos e pererecas, que não se vive só de panquecas, que a festa nem sempre é sinal de alegria e que poucos entend
POESIA Poesia tem poder de encantar. É como jogar uma pedra por brincadeira e ela cair certeira e ferir alguém. Poesia fere e adere, abre ferida. Poesia é teimosia e medo, poesia é canção, amor e segredo. Cícero Alvernaz, 30-10-2017.
PENSO EM VOCÊ Penso em você, em você eu penso com meu carinho imenso de um jeito muito intenso em você eu sempre penso. Penso em você sentindo o vento passando, fazendo meus versos, rimando, sentado, em pé ou andando, prossigo sempre pensando. Eu penso em você até mesmo em meio à lida, em todo momento da vida com minha alma sentida, de saudade revestida. Penso em você com uma saudade imensa no coração de quem pensa e quer a sua presença e pensa, e pensa, e pensa... Cícero Alvernaz (autor) 01-11-2017.
TE AMO! O amor da minha vida, a vida do meu amor, meu instante de paz e de calor, de alegria e de frescor, poesia que nasce na flor, no beijo que nos une, no riso que nos atrai, no som da folha que cai, no sol que vem e aquece, na tarde meiga que desce, no prazer de ser, de ter e de querer esse prazer que é viver e amar e beijar sem se importar com o que possa acontecer. Te amo! 01-11-2017.
CLASSE POLÍTICA  Não há classe mais unida do que a classe política. Eles fundam e formam partidos, tem membros, delegados, diretorias, comitês... São uma corporação, ou seja, um corpo em ação e até se matam pelo partido e por sua ideologia, nem sempre condizente com a realidade do País. Um partido político funciona e convive muito melhor do que a maioria das igrejas (e de igreja eu entendo um pouco), são até fanáticos, tem militantes e até pessoas que contribuem financeirame nte e se engajam em campanhas de arrecadação, campanhas políticas, comícios e afins. A maioria dos partidos age assim. Enfim, são uma só carne, um só corpo literalmente. Tudo isto pode até ser louvável, mas quando se trata do povo, do cidadão essa união não é a mesma. Eles, geralmente, são contra o povo e usam o cidadão para tirar dinheiro, enganar, tergiversar e roubar na maior cara de pau. São, na verdade, inimigos do povo, embora digam que não e sempre ás vésperas de eleições procuram esse mesmo povo para pedir
EU AMO ESSA MULHER QUE PASSA Eu amo essa mulher que passa e vem como nuvem tão cheia de graça, caminha sem pressa e senta na praça e olha pra mim e me deixa assim, enfeita meu mundo, faz dele um jardim, eu amo essa mulher que passa. Não sei o seu nome, nem seu endereço, não sei seu princípio, não sei seu começo, porém, sei que ela me vira do avesso, me deixa sonhando, me deixa sem jeito, me deixa sem chão, me deixa suspeito, não sei o seu nome, nem seu endereço. Meus olhos a veem e seguem seus passos, na minha retina ela ocupa os espaços, eu sonho com ela e com seus abraços, eu amo essa mulher que passa e vem como nuvem tão cheia de graça, meus olhos a veem e seguem seus passos. Cícero Alvernaz (autor) 30-10-2017.
NÃO SE OFENDA Não se ofenda se eu disser que te amo, não fique com raiva se eu disser que te adoro. Te amar, para mim, é um sofrimento bom, é minha razão, respiração, é um dom, é um jeito de ser e de amar sem reclamar, é minha vida colorida de amor e de sonhos, é o meu barco que segue sem pressa, é fazer aquilo que quero e que me interessa, é deixar fluir a alegria, a poesia, a inspiração, é cantarolar por aí alguma canção... Portanto, não se ofenda se eu disser que te amo. Cícero Alvernaz (autor) 29-10-2017.