Postagens

Mostrando postagens de julho 21, 2019
A NOITE  A noite é uma brincadeira de criança. Brincar de esconde esconde atrás das portas e até debaixo da cama. A noite é um segredo que alguém conta, é um faz de conta que apronta e depois diz que não foi nada. É um momento de algazarra, de escuridão e de luz. É o momento de admirar a luz da lua e das estrelas que insistem em piscar na abóboda celeste. A noite é um sonho que se faz, é um momento de paz e de brincadeiras. As pessoas se reúnem pra comer o que restou do dia e com muita alegria contam piadas e dão risadas enquanto lá fora a escuridão é um manto que se estende com seu segredo e o seu medo denso de fantasmas e seres invisíveis. A noite á a parte do dia que nos une e nos convida para o sono manso, para o agradável descanso. (27-07-2019)
SER NORMAL O que é ser normal? Ser poeta não é ser normal, mas isto todo mundo sabe. A própria poesia indica uma anomalia, um jeito esquisito de dizer sem dizer e fazer sem fazer, apenas olhar e desejar sem concluir e sem terminar. Ser normal é chato, seguir regras, regrinhas, andar na linha e se esquecer do trem que vem e apita. Ser normal, ter medo de pensar e de falar certas coisas, seguir o trajeto traçado sem olhar de lado e sem ultrapassar a linha amarela. Olhar o mundo  e sentir pavor, mas cada um tem a sua forma de ser e de viver. Ser normal, ser politicamente correto, não ter nenhum desafeto, ter medo de falar, de opinar, de escrever e até de raciocinar. Quem é normal raramente é criativo, não inventa, não representa e se contenta com qualquer coisa. Ser normal não é normal, pode não ser bom nem ser mal, mas nos priva de pensar e de agir, de viver e até de sorrir, de brincar e de se divertir. Ser normal é viver sem nunca saber o que tem do outro lado da rua, ou do outro lad
É SÓ ATRAVESSAR A RUA É só atravessar a rua que você me encontra, estou do outro lado, moro num sobrado azul e dourado, tem uma cortina que fica na janela de frente pra avenida onde passa o Circular. Tem uma oficina que fica na esquina e tem uma bodega, de frente tem um bar, também tem uma igreja e tem um mercadinho. É só atravessar a rua, mas venha com cuidado, tem muito movimento, é grande o perigo de ser atropelada. Vem pela calçada e toca a campainha, não liga pra vizinha se ela resmungar e se alguma coisa ela te perguntar. Te espero com saudade, pois nossa amizade é rica e sincera, meu coração te espera, meus olhos te procuram. Aqui no meu sobrado é tudo simplesinho, mas eu tenho carinho, amor pra te ofertar e sei que vais gostar. Cícero Alvernaz, autor, 25-07-2019
O ESCRITOR  O escritor escreve pra si,  bebe da água que o dia lhe oferece  e brinca com a flor quando o dia amanhece.  Lê sua poesia e se encanta,  senta no chão e canta a sua melodia  que se mistura com a luz do dia.  Reverbera o seu verso no universo do sonho,  às vezes se parece triste,  mas por dentro está risonho.  O escritor não só escreve,  ele vive o que escreve,  faz de seu escrito o seu rito,  o seu dia a dia, a sua poesia materializada,  a sua cantiga vivida e cantada.  O escritor escreve em gratidão à vida  e através de seus versos cura a sua alma ferida.  (26-07-2019)
ESCREVI O SEU NOME Escrevi o seu nome, depois apaguei, olhei o papel, de novo olhei, tornei a escrever o seu nome lindo, porém apaguei temendo que alguém o lesse também. Seu nome sagrado, por mim tão amado, que eu trago guardado, escrito e gravado no meu coração. Escrevi o seu nome com muito carinho no meu caderninho de anotação. Seu nome tão lindo depois apaguei temendo que alguém o lesse também. No meu coração com muita emoção seu nome eu gravei. Cícero Alvernaz, autor, 25-07-2019.
PRETENDENTE Pretendente é quem pretende alguma coisa, seja lá o que for. Esse termo é mais usado nas questões do amor, mas também pode ser usado em negócios, ou outrem. É só pretender alguma coisa que a pessoa imediatamente se torna um pretendente. Quem pretende quer, mas nem sempre consegue. Eu posso pretender um monte de coisas, ficar rico, por exemplo, mas isto não quer dizer que eu vou conseguir. De repente alguém diz: "Chegou o seu pretendente!", mas será que ela pretend e esse pretendente? Tem gente que se esconde quando ele ou ela chegam, inventam uma desculpa para não aparecer na sala, isto já aconteceu comigo e eu sei como é. Lá pros interior acontece muito disto. O camarada anda a pé ou a cavalo léguas e quando chega a "pretendente" se esconde às vezes até dentro do paiol. E o pretendente volta com gosto de rolha na boca, ou seja, volta sem sequer ver a sua amada. Isto ainda acontece, mas quem ama acaba voltando, mesmo sabendo que será ignorado de novo. Sã
SOU BOBO Sou bobo, um bobo esperto que mora bem perto de outro bobo. Na rua em que eu moro tem muita gente boba, tem gente que apanha, que chora, que ri, tem gente a toa, mas tem gente boa que mora aqui. Sou bobo, um bobo que escreve, um bobo que pensa, um bobo que lê. Sou bobo, mas já viajei e até participei de uma entrevista na TV. Sou bobo, um bobo que ama e às vezes odeia e faz cara feia quando a coisa aperta. Um bobo ativo, um bobo bem vivo, um bobo ligado, um bobo alerta. Cícero Alvernaz, 24-07-2019.
ORGULHO DE SER BRASILEIRO Não sei se todos pensam assim, mas quando ouço esses hinos nacionais: hino nacional, hino da bandeira e da independência eu me emociono e me sinto participante de um País, de uma história e de um legado do passado de lutas e de glórias. O meu peito vibra, meu coração pulsa mais forte e a emoção extravasa. Também me marca muito ver a nossa bandeira tremulando de novo, isto até parece um sonho. Espero que o Brasil agora seja mais amado e seja colocado no seu devido lugar, seja, enfim, valorizado e honrado por um governo patriota que leve a sua população a entender e a amar mais o nosso País. Isto não é política, isto é patriotismo (aquilo que os americanos tem de sobra) e que às vezes nos falta. A emoção é latente e o Brasil merece o nosso amor e o nosso orgulho de sermos brasileiros. 23-07-2019)
PACIÊNCIA É preciso ter paciência! Quem nunca ouviu esta expressão? A palavra "paciência" vem de paz e ciência (conhecimento) mostrando que é preciso cultivar a paz e ter conhecimento (entendimento) para viver bem neste mundo. É preciso ter paciência para lidar com certas situações e até para atravessar uma rua. Ter paciência com um vizinho, com um amigo e principalmente com quem quer "torrar a nossa paciência". Mas esse produto não se encontra para comprar, é preciso ser cul tivado e alimentado no dia a dia. Durante a vida aprendemos o valor da paciência, afinal vivemos em grupos e sempre encontramos alguém que vai nos obrigar a usar a paciência. Tem gente que tem pavio curto e se queima facilmente. A Bíblia diz: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração". (Romanos 12.12) Sem paciência ninguém consegue viver. (22-07-2019)
OVO Ovo de novo? De novo ovo? Pra que tanto ovo? Já enjoei de ovo, Chega de tanto ovo, Não quero mais ovo, Aqui só tem ovo! Não gosto de ovo, Tenho nojo de ovo, Não tem mais nada a não ser ovo? Ovo no café, ovo no almoço, ovo no jantar, ovo ao deitar, ovo ao levantar, ovo toda hora, ovo todo dia, ovo sem parar e a galinha da vizinha não para de botar. Cícero Alvernaz, 22-07-2019.