Postagens

Mostrando postagens de outubro 30, 2016
NÃO HÁ VAGAS No cartaz está escrito: "não há vagas". No coração está escrito: "temos vagas". As vagas estão disponíveis para quem quiser entrar, comer, beber, festejar, correr, andar, se deitar, beber, comer, conversar. Para quem procura um lugar há vagas, é só procurar. Há vagas para quem sofre e procura um amigo, há vagas pra quem tem fome. pra quem procura um abrigo. Cícero Alvernaz (autor) 06-11-2016.
SOU A FAVOR DA PEC 241 O cara, mal aconselhado por amigos, resolveu aproveitar a vida do seu jeito. Bebeu, farreou, comeu, dançou, se extravasou. Aprontou todas, exagerou em todos os itens e, como acontece sempre ou quase sempre, adoeceu, sentiu um troço e foi parar no hospital. Lá tomou injeção, mas pouco adiantou. tomou soro e nada valeu. Seu caso foi diagnosticado: ele teria que passar por uma cirurgia que, comumente, é abrir e depois fechar e costurar como se fosse uma bo la de capotão. O cara ficou com medo, nervoso, tremeu e até vomitou, mas teve que se sujeitar ao tratamento. Isto é só uma analogia do que está acontecendo com o Brasil. O PT bebeu todas, farreou, comeu, dançou, roubou com os amigos, extravasou. Aprontou todas, exagerou em todos os quesitos e praticamente acabou com a economia do País. O Congresso conseguiu cassar a chefe da trupe e agora o novo governante está tentando salvar o País aplicando injeções e fazendo um tratamento de choque. Mas vai ser preciso fazer u
UMA CURIOSIDADE Quem me conhece sabe que eu gosto de refletir sobre diversos assuntos. Como evangélico, respeito a todas as religiões e em todas tenho amigos e amigas que me são muito caros. Mas há coisas que me deixam curioso e até preocupado: os católicos dizem que Maria é a mãe de Deus, tem até uma reza, mantra ou jaculatória que diz claramente: "Mãe de Deus, rogai por nós..." Gostaria de entender, sem desmerecer quem assim crê, como Maria, mãe de Jesus, mulher de José, po de ser mãe de Deus se Deus é o Criador de tudo e existe de eternidade em eternidade, conforme lemos no Salmo 90? Alguma coisa não bate nesta equação. Maria foi mãe de Jesus, escolhida por Deus para tal missão. Maria era noiva de José, e era virgem até o nascimento de Jesus, conforme está escrito nos evangelhos. Em Mateus 1. 25 está escrito: "E José não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus". Após o nascimento de Jesus, Maria e José se casaram e tiveram
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA  Dizem que dia 20 de novembro é o "Dia da consciência negra". Agora já estão dizendo que novembro é o mês da consciência negra. Eu nunca gostei desses rótulos que tentam realçar ou chamar a atenção para alguma coisa. Entendo que a consciência não tem cor, ou tem todas as cores e que o preconceito ou a discriminação sempre existiu e existe, independente da cor, do gosto, do comportamento, da religião ou do nível cultural. Em muitas cidades brasileiras  é feriado dia 20, eu aproveitei para brincar um pouco: é feriado porque é o dia do meu aniversário. Mas brincadeira tem hora e tem limite. Preconceito é coisa séria e deve ser rechaçado, combatido e punido - independente do tipo do preconceito e da cor da pele da vítima. Já fui muito discriminado e sei como é isto. Por outro lado, o que passei me serviu de impulso e me fez valorizar mais a vida e alavancar os meus projetos pessoais. Consciência negra não devia ser um movimento a favor de uma determinada
CASA DE PAU A PIQUE Casa pequena, sem aparência, casa humilhada, muito zombada, que para muitos não vale nada. Casinha velha de pau a pique não é moderna e não é chique pra nada serve, pra nada presta, lá não tem luxo, lá não tem festa, lá só tem pobre, não tem dinheiro, lá não tem água, nem alimento, tem um cachorro todo sarnento que passa o dia só se coçando e às vezes late e às vezes dorme dentro de casa ou no quintal. Casa pequena, coisa humilde, sem nenhum luxo, sem aparência, que para muitos não vale nada. Casinha velha de pau a pique, não é moderna e não é chique fica lá longe á beira da estrada. Lá tem pobreza, mas lá tem gente que vale muito e tem nobreza, que é feliz, mesmo sem nada, gente querida, gente amada. Cícero Alvernaz (autor) 02-11-2016.
OCUPAÇÃO DE ESCOLAS Essa história de ocupação de escolas por alunos, que vai prejudicar até o ENEM, já foi longe demais. Alunos são usados por políticos de esquerda em nome de uma ideologia que já foi derrotada nas urnas para impedir o andamento de uma prova nacional e o funcionamento pleno de escolas. Fazer manifestações é legal e democrático, mas até certo ponto. Se querem protestar contra alguma coisa devem ir para a rua com faixas, cartazes e palavras de ordem e não ficar prejudicando a maioria dos alunos que quer e precisa estudar. Não sei até que ponto os pais desses alunos são culpados por isto, mas, até onde eu sei, os pais são responsáveis pelos filhos, que, no caso, também são alunos. Avisa pra essa gente que a eleição já passou e que o PT e os seus aliados perderam feio nas urnas. (02-11-2016)
CARETA Fazer careta, ser careta, ser malandro, espoleta, viver fazendo treta, mordendo borracha e caneta, parecendo o capeta nas asas da borboleta, pode a coisa ficar preta, mas por favor, meu amigo, não se meta, não se meta, pois a vida vale mais do que uma simples gorjeta. Cícero Alvernaz (autor) 02-11-2015.
SANHA Vendendo os sonhos, vendendo ilusões, trocando de lado, forjando emoções. Correndo sem pista, vivendo sem lei, comprando à vista, pagando... não sei. Levando trombada, fingindo de morto, saltando lombada, dormindo no porto. Pedindo socorro, a quem encontrar, no beco, no morro, na porta de um bar. Tecendo a noite na palma da mão, levando açoite de algum rufião. Buscando a sorte no jogo, no sexo, flertando co'a morte vivendo sem nexo. Perdido no escuro de alguma viela, detrás de algum muro à luz de uma vela. Pedaço imundo da periferia, cruel submundo, ninguém desconfia. Vendendo o corpo, trocando por nada, buscando conforto em mísera estrada. Que vida estranha, que triste opção! Que terrível sanha, sem comparação. Cícero Alvernaz (autor) 02-11-2015.
A DOR DO AMOR A dor do amor não é uma dor qualquer, tem seus caprichos, nuances e tem nome de mulher. É uma dor diferente que incomoda muita gente, uma dor funda, profunda e intermitente. A dor do amor é a dor da perda, da despedida, a dor que dói e nunca é vencida. Uma dor que nos acompanha todo dia, vem em forma de saudade, vem em forma de poesia, vem de manhã, vem à tarde, vem à noite castigando nosso coração com seu açoite. A dor do amor não é uma dor qualquer, é uma dor caprichosa, uma dor manhosa, uma dor que tem nome de mulher. Cícero Alvernaz (autor) 02-11-2016.
A SEMENTE A semente é o começo da semeadura, o começo da fartura, a razão do alimento, do sustento a contento. A semente, para nascer e crescer precisa morrer sob o peso da terra, precisa, para se tornar alimento, passar pelo sofrimento que a faz mais forte, pois o sofrimento que lhe é causado, na verdade a fortalece a ponto de germinar - e após vencer o peso da terra com seu esforço, sua vontade, ela ressurge numa plantinha frágil e fraquinha que se impõe ao sol e aos inimigos e vence todo perigo para enfim se tornar grande e poder florir e depois produzir seus frutos que servirão de alimento e de sustento para tantos. A semente, portanto, é o início, digamos, da vida, da força, da saúde, o milagre, o alimento que surge da terra depois do sofrimento. A semente é, sobretudo, o milagre operado por Deus a favor dos filhos seus. (29-10-2016)
SONHANDO ACORDADO É melhor sonhar acordado do que acordar depois de um sonho. Muitas vezes queremos sonhar e nunca mais acordar, mas de repente acordamos e muitas vezes choramos e ficamos tão tristonhos ao relembrar nosso sonho. É bom sonhar acordado, é bom viver e sonhar, caminhar por aí sonhando, tanta coisa desejando e viver imaginando um mundo justo, melhor. É melhor sonhar acordado, do que dormir e acordar sem ter sonhado. Cícero Alvernaz (autor) 30-10-2016.
CLICHÊS Ninguém vive sem clichês. Eles fazem parte do nosso português de todo dia, de toda hora. Fica difícil falar e escrever sem os malditos clichês. O que seria da auto ajuda sem os clichês? O que seria do papo, do guardanapo, da mesa, da reza, do sonho, da flor, do outono, do sono sem os malditos clichês? Ninguém vive sem clichês. Eles me seguem, me perseguem, e até se intrometem na minha poesia de toda hora, de todo dia, no meu espaço, no meu abraço, no meu caderno, no meu ensaio, no meu poema, na minha fala e no meu tema. Eu tento fugir, desistir, me esconder, mas eles me seguem, perseguem, pois fazem parte do meu português. Malditos clichês! Cícero Alvernaz (autor) 31-10-2016. O que é Clichê. Conceito e Significado de Clichê: Clichê, no sentido figurado, é uma ideia já muito batida, uma fórmula muito repetida... (Google)
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS CORREIOS? Está acontecendo algo com os correios e eu não sei dizer o que é. Mas sei que todo mês está ocorrendo atraso nas correspondências e isto prejudica muito os usuários, cidadãos que ficam aguardando a chegada dos boletos e afins e acabam sendo castigados pelo mau serviço prestado pelos correios. A situação está se agravando a cada mês e às vezes tenho que correr atrás de uma 2ª Via para pagar as contas tentando assim me livrar do prejuízo, d o acréscimo nas contas no próximo mês. Eu sei que a crise é grande no País, mas os correios sempre foram considerados e exaltados e sempre deram conta do recado, mas agora parece que eles também estão em crise. Trabalhei nos correios no ano de 1975 e sei como é a rotina lá dentro. Vi de perto e participei da seriedade desta Empresa Federal (EBCT). De lá para cá muita coisa mudou e por diversas vezes os seus funcionários entraram em greve penalizando os usuários. Era comum alguém dizer: “A única empresa do Gov