Postagens

Mostrando postagens de outubro 31, 2021
  O DOM DE ESPERAR A mãe espera o filho e sonha com seu nascimento, prepara seu berço, seu quarto, e enfeita o seu aposento. Conta as horas, os dias, com ansiedade e alegria, juntamente com a família, com amigos e vizinhos todos cheios de esperança, muito amor e confiança pra chegada da criança. A vida é um eterno esperar todo dia, toda hora, gente que chega e vai embora, mas um dia vai voltar. O lavrador espera a colheita com fé e com paciência. O empregado espera o fim da do mês pra receber seu salário e todos esperam o fim do ano sempre olhando o calendário. 02-11-2021.
  Minas não tem um mar de água salgada com ondas batendo na praia, mas Minas tem um mar de montanhas, um mar de rios, represas e cachoeiras, um mar de café onde um povo trabalha com fé. Minas tem um mar de queijo, um mar de prosa e muita coisa gostosa para quem quiser comer. 27-02-2021.
  EU, A ENXADA E O MATO DO QUINTAL Meu tempo de roceiro já passou. Hoje depois da caminhada resolvi dar umas enxadadas no mato do quintal e já no começo senti o peso da enxada e o que ela faz quando é levantada e depois é usada para capinar o mato. Faz uma coisa estranha e a gente apanha dela. Eu falo da enxada e da dificuldade em levanta-la e usa-la na terra capinando o mato do quintal. Mesmo assim eu consegui começar o serviço e se Deus quiser uma outra hora eu termino. Não estou com pressa e nem adianta ter pressa numa hora dessa. Peço a oração de todos! (03-11-2021)
  ELE NÃO SABIA Ele não sabia que o mundo é assim e apostava que tudo aqui era bom, apostava nas pessoas, desenhava rios e imaginava cachoeiras saltando nas pedras... Corria num trilho, abraçava um filho imaginário, amava ver livre um canário cantando em algum galho e parava para ver e admirar. Ele não sabia que o mundo era assim, pois o seu mundo era bom, era cheio de amor e paz. Ele não sabia, sequer imaginava que tudo aquilo que ele sonhava era abstrato, na verdade não existia, pois o seu mundo era cheio de poesia. 03-11-2021
  AMARGURA Se alguém me vir chorando não é de dor, nem de tristeza. Não é por abandono como um cão sem dono esperando alimento. O motivo deste meu lamento não é tão simples, nem tão comum. Na verdade, eu sou apenas mais um que vive assim nessa incerteza neste mundo estranho onde o bom é perseguido e o mal é protegido, onde a luz se apaga e o ser humano esmaga a esperança tirando o sonho e o sorriso da criança que perambula pela rua quase nua à procura de abrigo, buscando um ombro amigo vivendo em seu desassossego sem força e sem apego na sua desventura. Se alguém me vir chorando é esse o motivo da minha amargura. 03-11-2021.
  DISCRETA Ela é muito discreta, pro meu gosto até demais, mas isto atrai o poeta que quase sempre quer mais. É discreta no vestir e até no caminhar, quando a vejo sair fico sempre a olhar. Mas eu também sou discreto e não ultrapasso o limite, sou atento, sou correto, e não dou nenhum palpite. E assim a gente vai cada um com sua vida. Ela muito me atrai, na chegada e na saída. Vou caminhando assim com muita admiração, enquanto ela mostra pra mim toda sua discrição. 04-11-2021.
  OS TONTOS E AS SUAS TONTICES Alguém já me disse: "Você é um tonto!". Eu respondi: Se eu sou um tonto, deixa eu viver com as minhas tontices, depois a gente vê quem é mais tonto. Acho que todo mundo é "tonto". Toda pessoa é passível de ser enganada, cair num golpe, ser roubada e pode até ser morta e enterrada. Nesta vida é assim. Se até Jesus foi perseguido, preso e depois foi morto, imagina a gente! O cara que quer dar o golpe, dar o tombo, vem sempre com cara de santo, todo educado e cheio de elogios. A maioria dessa gente é assim. Fica difícil não acreditar na sinceridade da pessoa. Quando a gente desconfia e abre o olho o golpe já está consumado. Conheço várias histórias e já caí 3 vezes, mas não foi nada grave. O mundo está cheio de tontos e daqueles que se acham espertalhões. Agora com a popularidade da internet os golpes estão aumentando a cada dia. Já tentaram me dar golpe por telefone, felizmente eu não caí. (04-11-2021)
  UMA PESSOA TRISTE Uma pessoa triste é como um pássaro sem alpiste, é como um verso que ainda não existe. A tristeza é uma camada de dor e de incerteza que cobre o nosso coração e tira nossa beleza. Quando se está triste não adianta chorar porque o choro entristece mais. Não adianta sair porque uma hora teremos que voltar e rever tudo que ficou. Uma pessoa triste é como um rio que não mais existe, onde tinha água agora só tem areia, onde tinha beleza agora só tem coisa feia e vontade de chorar. Uma pessoa triste vive só a lastimar vive cabisbaixa sem o abrigo de um lar. 04-11-2021.
  Enquanto o mundo for mundo o ser humano será estudado, avaliado, mas nunca será totalmente diagnosticado. Isto acontece porque as pessoas mudam diariamente. É aí que entra o estudioso, o curioso e todos que gostam de especular. Tem pessoas que somem, parece que entram debaixo da terra, parecem crianças que somem e geralmente ficam aprontando alguma. Por isto às vezes encontramos uma pessoa e ela nos pergunta: "Eu te conheço de algum lugar?". E a gente vai responder o que? Tem perguntas que são idiotas. Da vontade de responder: Me conhece da... (essas coisas eu não escrevo nem falo). O ser humano é assim. Sei que pouca gente liga pra essas coisas, mas é uma realidade. O homem muda mais que camaleão. Cada dia está com uma casca nova. (04-11-20201
      ELE É INTELIGENTE, MAS É MEIO LOUCO Ou é inteligente ou é louco. Já ouvi muita gente falar assim se referindo a alguém. Tem pessoas que acham loucas, ou meio loucas pessoas que são inteligentes, pessoas que tem um QI acima da média. Pessoas que pensam, são criativas, são inteligentes, criam, consertam alguma coisa, inventam histórias, criam objetos e são acima da média. Fico pensando, por exemplo, como era Santos Dumont, considerado o inventor do avião. Mas ele obviamente não inventou esse avião que vemos hoje, inventou um aeroplano 14 Bis, um objeto que voava, planava sobre as casas e certamente assustava as pessoas. Mas Santos Dumont ainda jovem foi para a França e lá desenvolveu a sua arte e hoje é considerado mundialmente o "Pai da Aviação". Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira, MG, que hoje tem o seu nome, mas ainda jovem se mudou com os pais para Ribeirão Preto, SP. Ele era muito inteligente e com certeza não era louco. (05-11-2021)
  A VIDA Quem vai se despede e às vezes chora. Quem fica sente por quem vai embora. A vida é um vai e vem, um vem e vai, cada um com sua dor e com seu ai. A despedida é quase sempre sufocante, a vida para por um instante, tudo fica distante e o tempo estaciona. A gente chora e até se emociona, mas é preciso partir, ainda que os corações fiquem comovidos e até de longe ouvem-se os gemidos. Mas a vida segue firme e forte e só acaba quando chega a morte. 05-11-2021.
  SEGREDOS Toda pessoa tem os seus segredinhos, tem os seus segredos guardados, ou trancados a sete chaves. Não adianta dizer que não tem porque eu sei que tem. A criança desde a mais tenra idade já guarda os seus segredinhos, seja por capricho, ou por medo de apanhar. O pai ou a mãe olha e diz: "Eu sei que tem alguma coisa escondida, vamos, desembucha!". A criança jura que não tem nada escondido, mas o seu jeito de falar a desmente e ela acaba "entregando tudo". Tem gente que morre velho e leva consigo os seus segredos que guardou a vida toda. Eu tenho os meus segredos e creio que toda pessoa tem. Um dos motivos que a pessoa guarda segredos é que se contar muita gente não vai entender e vai espalhar segundo a sua interpretação. Se é para alguém "lucrar" com o meu segredo, então eu não conto. Tem aquelas clássicas histórias de pessoas que contaram segredos no leito de morte. Ia me esquecendo de uma coisa: a maioria das pessoas que contam os seus segredos o
  MINAS Cê num pricisa ir a Minas que eu te conto como é. Mas depois que eu te contá ocê vai querê ir com fé. Minas num tem portera no coração e na mente, em Minas a gente entra divagá e dirrepente. Lá tem água e tem a serra, tem paz e nunca tem guerra, tem amizade, saudade igual não se acha na terra. Minas tem prosa boa, tem gente ocupada e a toa, tem poesia do Drummond, tem um povo muito bom que adora conversá. Tem istradinha de terra, tem lagoa e tem açude, lugá de muita saúde, de fé e de muita crença e quando se tem doença tem remédio pra curá. Toma um chá de arguma planta que logo ocê se levanta e depois pede comida, sinal que já miorô. Minas é terra boa, a gente brinca e caçoa, mais isto é verdade sim. Tem istradinha de terra margiada de capim, tem a morena que passa cheia de amor e de graça. Tem o caboco que canta que até os males espanta, tem armoço e tem janta e tem café de manhã. Tem broa e tem melado, tem biscoito bem fritado pra gente cumê todo dia. Em Minas tem tudo isto e
  PODE CHEGAR! Você aqui é benquista, nem precisa pedir licença, você pede por educação, por gentileza, por beleza, e por sua criação. Afinal, você foi bem criada, estudada e orientada e seguiu como uma pessoa bem educada e até por isto é amada onde chega e quando chega. Você pode chegar sem medo e sem segredo e adentar a casa que é nossa e é sua, pois a nossa amizade continua e nunca irá acabar. Pode chegar, se sentar, e aproveitar o melhor que temos que aqui te oferecemos com carinho e respeito, pois você está em nosso coração que bate bem forte no peito.
  QUE CRIME ELE COMETEU? O pássaro caiu no alçapão, dali ele foi levado para uma gaiola e ali ficou com pouco alimento e sem liberdade. Olhei aquele pássaro e chorei ao ver a sua situação. Era um pássaro que voava livre antes de adentar àquela prisão. Era um pássaro livre de galho em galho voando de flor em flor pousando sozinho ou em bando. Aquele pássaro que cantava, agora chora. Por que ele está preso? Que crime ele cometeu?
  MINAS Em tuas esquinas o tempo passeia, as noites mineiras a lua clareia, estrelas no céu o mundo incendeia e a noite mineira é uma candeia. Minas, por que Minas? Porque o sonho é uma música constante e a vida é um mar ondulante, a alegria é um riso incessante que vem dos lábios quentes dos amantes. Minas é uma flor na haste, é uma cantiga cheia de poesia e contrastes que hoje canto pelas ruas da minha cidade. Minas é poesia cantante, é um verso que paira brilhante. Minas é amor e é saudade.
  O DOM DE ESPERAR A mãe espera o filho e sonha com seu nascimento, prepara seu berço, seu quarto, e enfeita o seu aposento. Conta as horas, os dias, com ansiedade e alegria, juntamente com a família, com amigos e vizinhos todos cheios de esperança, muito amor e confiança pra chegada da criança. A vida é um eterno esperar todo dia, toda hora, gente que chega e vai embora, mas um dia vai voltar. O lavrador espera a colheita com fé e com paciência. O empregado espera o fim da do mês pra receber seu salário e todos esperam o fim do ano sempre olhando o calendário.
  GENTE BOA E GENTE RUIM Em toda área da vida tem gente boa e gente ruim. Não podemos ignorar este fato, mas não devemos rotular ninguém, pois corremos o risco de nos enganar. Trabalhei com vários pastores e nem todos eram bons, mas, com certeza a imensa maioria era. Trabalhei profissionalmente com várias pessoas e umas duas ou três só deram mau exemplo de desonestidade, mas a imensa maioria era composta de gente boa. Acredito até que tenham bons políticos. Não vou citar nomes, mas conheço vários que são exemplo de trabalho e honestidade. E por incrível pareça esses geralmente são os mais perseguidos pela imprensa e pela coletividade. Se forem cristãos é pior ainda, aí a perseguição é redobrada. Mas não podemos ligar pra isto porque não vale a pena perder tempo com baixarias. Vamos escolher a boa parte porque esta permanecerá conosco e nunca nos será tirada.
 ISTO É MUITO TRISTE! A s pessoas esfriam no seu relacionamento, na sua amizade, na sua fé. As dificuldades da vida, os entreveros, os desacertos do dia a dia levam a pessoa a esfriar, a mudar de opinião, a mudar o seu padrão e as suas atitudes. Quanta gente já mudou, já esfriou comigo e vice versa? O ser humano não é um objeto, mas às vezes se muda e se altera com o tempo, dependendo da sua realidade. A mudança mais sentida é quando envolve a vida sentimental. Já sofri muito com isto. A pessoa ficava tão emocionada com a minha presença que até chorava, pouco tempo depois virou uma estátua fria, inerte e acabou me dando cartão vermelho e, obviamente me expulsando de campo. Mas eu procurei entender porque sei que o ser humano é assim mesmo. As pessoas esfriam como sopa e perdem o seu sabor. A pior frieza que existe é aquela em que a pessoa ignora a outra e não aceita mais nem a sua amizade. A partir daí é como se a pessoa não existisse mais. Isto é muito triste!
  OS 10 ESTADOS MAIS RICOS DO BRASIL 10 Lugar: Pernambuco. 9º lugar: Goiás 8º lugar: Distrito Federal (Brasília) 7º lugar: Santa Catarina 6º lugar: Bahia 5º lugar: Paraná 4° lugar: Rio Grande do Sul 3° lugar: Minas Gerais 2º lugar: Rio de Janeiro 1º lugar: São Paulo. *Este estudo foi feito com base no PIB (Produto Interno Bruto) de cada Estado. Fonte: Youtube.
  GRATIDÃO Uma das maiores qualidades do ser humano é a gratidão. Ser grato é reconhecer e agradecer um favor recebido, um carinho oferecido, um olhar direcionado, um carinho dado, um copo d'água compartilhado, a mão estendida salvando uma vida sem nada exigir em contrapartida. Por outro lado, a ingratidão dói, pois mostra um coração endurecido, pela falta de gratidão a um ser compadecido. Daí vem a ingratidão como resposta, vem a falta de amor, algo que todo mundo gosta e tanta falta nos faz. Ser grato é ser agradecido, é viver em paz e semear a paz.
  PREÇO DE BANANA Antigamente quando alguma coisa coisa custava pouco se dizia "é um preço de banana". A gente ganhava muita banana, às vezes ganhava o cacho ainda verde e colocava ele pra madurar. Ganhava pencas de bananas madurinhas e cheirosas. Hoje banana está custando "as bananas da cara". Hoje fui a uma feirinha e vi algumas bananas bem maduras, mas não estavam passadas. Vi uma banana de fritar e perguntei o preço, a pessoa me disse que custava 2 reais cada. Comprei apenas duas, espero que elas estejam boas depois de tirar a casca. A "crise da pandemia" tomou conta do mundo e no Brasil os políticos-bandidos de plantão a politizaram ao máximo, usam a desgraça para acusar injustamente o presidente, o chamam de genocida pra cima, numa demonstração de que eles são uma verdadeira escória da sociedade. Mais tarde vou fritar a minha "banana-ouro".
  Ele chamava ela de amor e tanto chamava que até esqueceu o nome dela. Um dia lhe perguntaram qual era o nome dela e ele não soube dizer. Afinal, amor não é nome próprio. Amor, é carinho, é uma brisa passando de mansinho, amor é amor.
  MINHA SIMPLES HISTÓRIA Eu sempre quis saber o básico, queria aprender a ler e a escrever o quanto antes para ler duas coisas: A Bíblia e poesias. Deus me ajudou tanto que além de aprender a ler eu comecei também a escrever. Uma coisa me levou à outra e a outra me trouxe até aqui. Para mim, a 4ª série estava muito bom. Me diplomei no final de 1965 como um dos 4 melhores alunos da classe. Eu era muito admirado pelas professoras e sempre era requisitado para participar daquelas festinhas cívicas da escola. Também tinha entretenimentos, jogos e concursos. Eu sempre me sobressaia. Quando terminei o Primário algumas professoras me incentivaram a continuar, mas o estudo seguinte só tinha na cidade que ficava há 30 km de São Pedro do Avaí. Eu, obviamente, não tinha condições de prosseguir. Felizmente, com muita luta, prossegui depois e cheguei a frequentar um Curso de Letras numa Faculdade. Minha história não para por aqui, mas vou fazer um intervalo. Um outro dia eu volto.
  O SENHOR CUIDA DE MIM Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Ele cuida de mim como cuida das aves e dos animais, como cuida dos pardais. Ele cuida de mim porque sou pobre e necessitado e muitas vezes eu já fui humilhado, mas ele sempre me reergueu, sua mão estendeu para mim e me acolheu com seu amor sem fim. Eu sou pobre, muitas vezes rejeitado e deixado de lado como um objeto, mas Ele com seu amor e com o seu afeto sempre cuidou de mim.
  CONTANDO NOS DEDOS Você me disse que ia voltar e era pra eu te esperar. Eu disse que ia te esperar contando nos dedos. Claro que eu estava brincando, mas acabei contando nos dedos como havia prometido. Você demorou e eu cansei de contar, mas não cansei de te esperar. Cinco dedos ou cinco segundos se tornaram uma eternidade, fiquei com saudade e você não voltou. Continuo por aqui contando os segundos, os minutos, contando nos dedos, sonhando com o momento em que você vai voltar.
  DEVOLVAM O MEU PAÍS! Sou do tempo em que as pessoas podiam dar a sua opinião, discordar e até ignorar certas coisas. Podiam dizer não, sim, talvez, pode ser, quem sabe... Hoje, se a pessoa der a sua opinião, dependendo do assunto, poderá ser presa sem direito a advogado e sem direito a fiança. Não podemos mais opinar, manifestar, sermos contrários a determinadas coisas sob pena de passar o resto da vida na cadeia sem nunca ter cometido nenhum crime. Nosso País ficou triste, quase sem liberdade individual e perigoso. Saudade do meu Brasil de antigamente. Vivi no tempo dos governos militares e era muito mais tranquilo do que é hoje. Por favor, devolvam o meu Pais!
  ORAI SEM CESSAR Tem gente que ora literalmente sem cessar. Meus pai era um desses. Eu admiro muito essas pessoas. A maioria das pessoas não acredita nisto e esse é um direito de cada um. Mas orar sem cessar é um mandamento bíblico! Aí você me pergunta: "E se a pessoa não acredita na Bíblia?". Nesse caso, o mandamento não serve para ela. Existem milhões de pessoas, inclusive religiosos, que não acreditam na Bíblia. É um direito delas. Por exemplo: conheço pessoas que nunca tomaram remédio, nem sequer uma injeção e são aparentemente saudáveis. Assim também é a vida espiritual. orar sem cessar é um mandamento bíblico, mas ninguém é obrigado a praticar esse mandamento. Deus não obriga ninguém a nada. Existe a porta estreita e a porta larga, a pessoa pode escolher. Jesus disse que a estreita conduz à vida e a larga conduz à perdição. Você tem livre arbítrio para escolher. Só não pode reclamar depois.
  ATITUDES CRISTOFÓBICAS Atitudes cristofóbicas são mais comuns do que parecem. O que são essas atitudes? Basicamente são atitudes contra aqueles que amam e seguem a Cristo em alguma igreja evangélica. Zombaria, gracejos, piadas totalmente sem graça e indiretas lançadas contra aqueles que amam e servem a Cristo. Já ouvi muito isto antes de saber o que é e como isto procede. Para essas pessoas todo pastor é um ladrão e todo crente, ou cristão é um boneco, um títere na mão desse pastor. O cristão é diferenciado, o que se faz contra ele e contra a sua igreja e o seu pastor não é crime, por isto a cristofobia é tão comum hoje em dia. Se a homofobia é crime, por que a cristofobia também não é? Com a palavra os pastores, líderes evangélicos e os deputados e senadores cristãos.
  MAL ME QUER, BEM ME QUER Quem nunca brincou de mal me quer, bem me quer? A gente desfolhava uma flor e ficava torcendo para o "bem me quer" ficar por último. Era sinal que alguém nos queria. Brincadeira de crianças e adolescentes que às vezes alcançava os adultos. Hoje nada mais é brincadeira, tudo é sério e muita coisa é mistério. Hoje o mundo mudou, a nossa cabeça mudou e muita coisa foi criminalizada. Hoje quase não se pode brincar mais. O mundo ficou estranho como uma cidade sem praça, o mundo ficou chato, feio e sem graça.