Postagens

Mostrando postagens de agosto 21, 2022
A CAMISETA MINEIRA Tenho uma camiseta na frente da qual estão escritos os nomes de todos os municípios mineiros que são 853. Visto literalmente o meu Estado com todos os seus municípios. Para quem ainda não sabe, Minas é o Estado brasileiro com mais municípios, não sei se isto é bom, ou se é ruim, mas sei que é assim. Minas tem muitas regiões, muitas divisões e diferentes costumes e isto o torna um Estado plural com regiões diferentes entre si, não só através do relevo, mas, sobretudo pela cultura e pelo desenvolvimento geral. Há regiões ricas, mais ricas, classe média, pobres e muito pobres. Minas é o 4º maior Estado do Brasil em extensão e um dos três mais ricos porque há muita diversidade. O turismo é uma das grandes riquezas de Minas, a agricultura, especialmente o café e outras fontes de riqueza. A pecuária, as indústrias, enfim Minas é um País dentro do Brasil. Por isto comprei a camiseta, não quero esquecer Minas, quero me vestir de Minas e me envolver na bandeira de Minas. (25-
  LUGAR ENCANTADO Parece um conto, um encontro, um encanto, pois é um lugar encantado em que se olha por todo lado e se vê a natureza viva, nascente e crescente bem diante de nossos olhos. Parece miniatura, mas é beleza pura, muita extensão, flores brotando do chão, alegria em profusão. Esse lugar é Minas, com suas montanhas e campinas, seus riachos de águas cristalinas, suas cachoeiras com sua espuma em forma de véu refletindo o céu e a sua beleza. Caminhando um pouco mais vemos a mata fechada e os animais em disparada, ou quietos no seu canto. A natureza florida exala beleza e vida com o capricho que lhe é peculiar. Fecho os olhos, respiro e começo a pensar: não existe este lugar, devo estar sonhando e não quero acordar. Mas ali está a natureza bailando ao vento e num momento eu vejo e sinto que tudo é a mais pura realidade. Sou de Minas, mas nunca tinha notado tudo isto, nunca tinha visto nem apreciado esse mundo de beleza e sonhos, esse mundo risonho, essa água toda, esse barulho,
  AMIGO Carinho de amigo, abraço de amigo, beijo de amigo, conversa de amigo, passeio de amigo, olhar de amigo, com fé, amizade, amor e bondade. Amigo é assim: um pensa no outro e se preocupa, com o outro se ocupa e até perde o sono. Amigos se ajudam na longa jornada, caminham na estrada, no meio do mato, contam segredos, pedem conselhos, pois tem confiança, depois se abraçam e enfim se despedem como criança. 22-08-2022.
  PSEUDÔNIMO Pseudônimo é um nome falso, algo muito usado entre os artistas, talvez para esconder o seu verdadeiro nome. Qualquer pessoa pode ter um pseudônimo, isto é também comum entre escritores e outras pessoas públicas, como políticos e outros. É um recurso muito usado como forma de proteger o verdadeiro nome. É como um apelido, mas, no caso, é um apelido chique. Eu nunca tive apelido e muito menos pseudônimo. Costumo dizer que o meu nome já é chique. Conta-se que um moço queria ser artista, mas o seu pai não queria e não deixava afirmando que ele ia sujar o seu nome. O pai até o ameaçou de morte, caso ele entrasse na carreira artística. O filho então lhe disse: Não tem problema: eu uso um pseudônimo. O pai então lhe disse: "Se você fizer isto eu mato os dois". Hoje, pseudônimo é muito comum e qualquer pessoa pode ter um. (22-08-2022)
  CENTRO DE MOGI GUAÇU Lá tem carro e gente a pé, tem broa de fubá e tem café, tem cachorro que não late, tem engraxate, tem loja e tem boteco, tem conversinha e tem xaveco, tem gente sem graça e tem cachaça, tem a moça da pastelaria, tem a quitanda da Maria. Lá tem banco pra sentar, tem Banco pra receber e pagar, lá tem igreja na praça, tem padre e às vezes tem missa, lá tem um rio, tem três pontes, numa só passa pedestre, lá tem doutor e tem mestre, lá tem de tudo, tem feijão, arroz e angu. Lá é o centro de Mogi Guaçu. 23-08-2022.
  EU NO BANCO Hoje eu fui a um Banco e não consegui usar a máquina. Apertei alguns botões com algumas opções, mas não houve resposta satisfatória. Fui em outra máquina e tentei de novo, mas não consegui a resposta que eu queria. Foi quando uma funcionária gentil e atenciosa veio me ajudar e me pediu o cartão. Foi aí que eu me lembrei que estava tentando usar a máquina sem inserir o cartão. Dei uma risadinha sem graça, confessei o meu fiasco e falei pra ela: "Esta vai pro Face". Isto nunca aconteceu comigo, mas com certeza, não tem nada a ver com a idade. Foi displicência mesmo, ou foi burrice. Foi tudo tão evidente que nem deu pra disfarçar. 23-08-2022.
     A MENINA A menina parecia cansada por isto ficou sentada balançando as pernas naquela cadeira. De vez em quando ela olhava de lado atraída por alguma coisa. De repente ela se levantou e foi naquela direção, parou e ficou olhando com admiração. Depois tentou colocar a mão, mas a retirou por medo ou por precaução. Se afastou e continuou olhando, depois novamente se sentou e ficou olhando. Aquele era o seu mundo, o seu interesse, a sua preocupação. O tempo passou, ela se levantou e sentou no chão. Quando de novo olhou não viu mais aquilo que tanto chamou a sua atenção. Se levantou e procurou, mas não encontrou o seu amigo cão. Só eu percebi esta cena que me inspirou e me trouxe emoção. (23-08-2022)
  FESTA Festa é alegria, mas às vezes termina em tristeza. Se a festa tiver bebida alcoólica, a probabilidade é grande. Dizem que o bêbado esquece do que fez. A cachaça é algo tão diabólico que sequestra a mente da pessoa. Tira a pessoa do ar literalmente. Toda bebida alcoólica faz isto. O álcool não foi feito para tomar como se fosse água, pois ele é chamado de aguardente. Porém, infelizmente, a cada dia aumenta o número dos consumidores de álcool. Uma pessoa bêbada não pode dirigir, não pode trabalhar, não tem condições sequer de viver em sociedade, pois não consegue se comportar minimamente bem em público. Festa é alegria, mas sem bebida alcoólica e sem nenhum outro tipo de droga. Afinal, festa é para se alegrar e a pessoa deve ter um mínimo de condições para festejar com dignidade e respeito. (23-08-2022)
  UMA NOITE Uma noite qualquer sem os óculos e sem mulher. Uma noite em claro quando o tempo não passa e a vida é só um sentimento, um lamento que não quer se calar. Noite sem estrelas e sem luar. Tempo que não passa e não pensa, um virar na cama sem fim e sem sentido. Uma noite qualquer sem os óculos e sem nada para ler. Apenas ouvir algum ruído que fere o meu ouvido. Já quase madrugada e nada de sono, nada de sonho, apenas um homem pensativo e tristonho perdido numa noite que se passa devagar, sem alegria, à procura do dia. 23-08-2022
  DURO NA PAÇOCA Mineiro mistura palavras que muitas vezes não dizem nada com nada e aquilo fica no ar e acaba pegando. Vai de geração a geração e acaba se tornando uma marca, um sinal na vida e no dia a dia de muitas pessoas. Ninguém sabe quem começou, de onde veio, nem o significado. A coisa pega como um sinal, algo que faz parte da natureza da pessoa. Com o tempo se torna quase um novo idioma e às vezes acaba indo pro dicionário. Parece que é só o mineiro que faz isto, mas não é. O mineiro ficou mais famoso por causa do seu jeito meio sério e ao mesmo tempo debochado. Até hoje ninguém conseguiu estudar e entender isto. Duro na queda, duro na paçoca, osso duro de roer. Eu nem esquento a cabeça com isto. Entra por um ouvido e sai pelo outro. Observação: Paçoca é um doce de amendoim macio e gostoso, mas às vezes fica alguma coisa dura na paçoca e pode até quebrar o dente. Daí veio a expressão: "Duro na paçoca". (24-08-2022)
  DÁ OU NÃO DÁ? Não dá, assim não dá, mas se não der que graça terá? O que dá nem sempre dá e o que dá às vezes não dá. Dando ou não, vamos viver sempre conjugando o verbo dar. Se não deu certo, tenta de novo que agora dará e se não der não custa de novo tentar. O que não dá é não tentar, pois quando se tenta a chance é grande de dar. Mas, enfim, se você acha que não dá, mesmo discordando de você eu tenho que concordar, afinal, se não pode como então dará? Dando ou não dando, de antemão eu posso lhe afirmar: é melhor não dar. 24-08-2022.
  PRESENTE Nem todo presente é um bom presente. Eu não sei por que presente se chama presente. Poderia ter outro nome. Eu nunca gostei de dar presente, acho que é por isto que nunca ganhei. Mas dizem que é bom ganhar presente. Tem o presente de aniversário e outros. O melhor presente é a presença de alguém que amamos. Já amei tanto e já me decepcionei tanto que até me esqueci como é amar. Mas com certeza deve ser uma coisa boa, mas depois fica ruim e machuca muito a gente. Hoje não amo mais, não vale a pena. A última vez que amei foi muito triste, até hoje tenho sequelas. Sofri muito e não quero mais esse tipo de sofrimento, pois é uma dor quase insuportável. O amor é um presente que deveria se chamar "ausente", pois brinca a zomba muito da gente. (25-08-2022.
  GENTE QUE ODEIA O BRASIL Não entendo brasileiro que não canta o nosso hino, que não gosta da nossa bandeira, que odeia o verde e amarelo, que só fala mal do Brasil, que zomba de quem é patriota, que não ama o nosso País. Tenho até dúvidas se um indivíduo deste realmente é brasileiro. Parece aquele jogador que só faz gol contra, ou dá a bola pro adversário fazer o gol. Um tipo que nenhum País merece ter. Nas redes sociais vejo muita gente assim. Hoje, muita gente odeia o nosso País por causa do nosso presidente. Essa pessoa não suporta gente patriota e o Brasil tem milhões de pessoas assim. Hoje eu fiz um comentário assim: "Se você não gosta do Brasil, por que não vai pra Cuba ou pra Venezuela?". A pessoa pode até odiar o presidente, eu entendo, mas jamais vou entender quem odeia o nosso País. 25-08-2022.
  O MENINO E O TEMPO O menino brincou com o tempo e se fez seu amigo, irmão. Caminhava, pulava, sorria, sem saber que era tudo ilusão. Na infância os dois caminhavam e falavam de tudo que havia. Só à noite então descansavam quando o doce menino dormia. Era tudo um sonho feliz do qual nunca se quer acordar. Passeavam unidos, sem pressa, caminhavam à beira do mar. Quando o tempo contava histórias que eram lindas e mui engraçadas, o menino não se continha: dava belas e longas risadas. À Escola os dois iam juntos e faziam a mesma lição. No recreio brincavam juntinhos e cantavam a mesma canção. Tudo era perfeita harmonia: o menino, o tempo, o sonho... Todo dia a vida sorria, era tudo feliz e risonho. Mas o tempo passou qual um vento e a vida aos poucos mudou. Do menino ficou a lembrança num sorriso que o tempo deixou. 14-03-1996.
     UMA FLOR E UMA PESSOA Uma pessoa não pode ser uma flor, e uma flor não pode ser uma pessoa. Uma flor tem perfume, atrai insetos, se despetala, seu cheiro exala e enche a sala. Uma pessoa caminha, trabalha, se endireita, se atrapalha, cai, levanta, se apequena, se agiganta, se renega, se entrega, se apega e se desapega. Uma pessoa tem que ter juízo, ter firmeza, e uma flor apenas tem que ter beleza. 20-08-2022.
  OS CASAIS Gosto de observar bem as coisas. Hoje tudo está diferente quando o assunto é sobre os casais. Antes, os casamentos eram mais duradouros, alguns passavam de meio século. Depois, por vários motivos, começaram as separações. As mulheres separadas seguiam as suas vidas sozinhas, era a chamada "carreira solo", enquanto os homens se casavam, ou tentavam se casar de novo. Com o tempo as coisas foram se equiparando e hoje quando o casal se separa, tanto a mulher quanto homem tendem a ficar sozinhos. Por isto vemos hoje tantos casais separados em que tanto a mulher quanto o homem estão sozinhos. As mudanças, as novidades, os atrativos, enfim, tudo, acabou alterando a vida das pessoas, principalmente no tocante aos casais. (20-08-2022)
  UM MAL ENTENDIDO Não diga! -Já disse! Então não diga mais nada. -Mas tem muito mais coisa! Então diga, diga tudo. -Tudo é muita coisa, só vou dizer que ele foi lá. Ele dormiu lá? -Sim, tomou banho, jantou e depois dormiu. Sozinho? -Não vi, não sei, mas acho que não. Que descarado! -E tem mais uma! Ele levantou tarde. Sinal que a cama e a companhia estava boa. -Devia estar ótima. Deixa ele comigo. Safado! (Pausa) -Espera aí! Estamos falando da mesma pessoa? Acho que sim! -Estou falando do meu tio Clarindo! Abafa o caso. Pensei que fosse o Jurandir. -Nem sei quem é esse Jurandir! Me desculpa! Houve um erro, um equívoco. -Ainda bem! Esquece isto. Não foi nada. Foi só uma coisinha que me ocorreu. -Tranquilo! Dessa vez o "seu Jurandir" escapou ileso. 20-08-2022
     MELHOR É SEREM DOIS DO QUE UM Na Bíblia encontramos várias duplas, ou seja, pessoas que caminhavam e trabalhavam juntas, eram amigos e companheiros. No Antigo Testamento encontramos algumas duplas que ficaram famosas e foram grandes amigos e servos de Deus: Davi e Jônatas, Elias e Eliseu, Moisés e Arão, Rute e Noemi e outros. No Novo Testamento tivemos Paulo e Silas, Pedro e João, Felipe e Natanael, Marta e Maria, Barnabé e Paulo e outros. Era muito comum duas pessoas andarem juntas e uma cuidar da outra. Haviam várias duplas que se revezavam dependendo do local, da necessidade e da ocasião. "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante". (Eclesiastes 4.10). Até hoje ainda há pessoas que trabalham em dupla, caminham juntas e se ajudam mutuamente na obra de Deus. (20-08-2022)
  PAMONHA COM QUEIJO Gosto de pamonha sem queijo, comprei uma hoje na feira, sem queijo. Gosto de queijo sem pamonha, mas não gosto de travesseiro sem fronha. Gosto de brincar com as palavras e tem gente que tem raiva disto. Alguém já me disse: "Você não escreve poesia, você só brinca". Escrever poesia é brincar de poeta como um menino na sua bicicleta, como um poeta que vai já de manhã no seu afã de escrever, criar e inventar versos no seu universo de letras, pontos, parágrafos e rimas. Agora vou parar de escrever. Já comi a minha pamonha sem queijo e vou ficar aqui esperando o seu beijo. (21-08-2022)
      E AGORA JOSÉ? Quantas vezes repetimos como o poeta Drummond: "E agora José?". De repente parece que tudo se fecha e não deixa sequer uma brecha por onde se pode olhar. Tudo fica escuro cercado de muro cheio de trepadeiras e a gente fica sem saber nada, só ouvindo besteira. Não sabe se vai, ou se volta, ou se fica, porque nada explica essa nossa situação. Tudo fica perdido e a gente fica esquecido e vendido sem valor, sem preço e sem endereço como um objeto qualquer, sem carinho e sem mulher. E agora José? E agora Mané? O que fazer da vida? O que esperar da vida? Não vemos nenhum lugar em que se possa segurar. Não vemos nenhuma mão estendida em que podemos confiar e então exclamamos: E agora José? (21-08-2022)
  UM OLHAR É uma luz, é um clarão que vem do céu até ao chão. Chuva que cai, brilho que atrai na imensidão. Bem forte e quieto que vem direto a nos tocar. É este o efeito que vem do jeito tão insuspeito de um olhar. Em nós injeta e nos projeta com sua luz. Ao mesmo tempo é céu e terra, tudo traduz. Nos deixa tonto com seu poder, com seu fulgor. É penetrante, inebriante e traz calor. É uma luz que nos fascina e ilumina o nosso espaço, que traz pureza e traz beleza qual um abraço. Não sei dizer, nem me conter, fico a pensar: como é que cabe tanto poder em um olhar? 21-08-2022.
     ENGOLINDO SAPO Engolir sapo é uma metáfora usada quando uma pessoa é obrigada a viver e a vivenciar uma situação difícil, obviamente sem a sua vontade. Ou seja, a pessoa, por algum motivo, é obrigada a passar por essa situação, muitas vezes constrangedora. Quem nunca "engoliu sapo?". Tem gente que engoliu tantos sapos que agora é obrigado a engolir rã porque não tem mais sapos. Eu já engoli alguns, mas felizmente não foram muitos. Mas conheço gente que deve ter "um brejo" no estômago de tantos que já engoliu. A pessoa nem liga mais, até gosta do "gostinho do sapo" e acaba se viciando nessa, digamos, função. Haja sapo nos brejos da vida! A saparia está por aí e os engolidores aumentam a cada dia. Esse "esporte" nada agradável faz parte da vida. Enfim, enquanto houver sapos haverá alguém disposto e engoli-los. Afinal, isto faz parte da convivência humana que, muitas vezes, é muito desumana. Afinal, quem nunca engoliu sapo? (21-08-2022)