Postagens

Mostrando postagens de abril 30, 2017
OURO PRETO Passei perto várias vezes, olhei, mas não cheguei. Vi fumaça, poeira e casario, senti uma espécie de arrepio, um estranho vento me visitou por um momento, fiquei perdido e calado, imaginei as histórias do passado, os contos, os pontos, os tantos fantasmas a andar pelas ruas, os guetos, a magia de Ouro Preto toda se abrindo no ar. Pensei em chegar, me sentar, olhar tudo em volta, brincar, mas me faltou coragem. Eu não queria voltar ao passado, fiquei com medo de repente, fiquei com medo de encontrar algum inconfidente e não saber o que falar, o que dizer. Ouro Preto, perdoe a minha timidez, mas eu prometo que da próxima vez vou finalmente te ver, te ver de perto e te conhecer como uma criança curiosa. Vamos conversar, nos entender, creio que será fluente a nossa prosa. Cícero Alvernaz (autor) 05-05-2017.
POETA E POESIA Defino o poeta como um viajante sem destino, alguém que se procura no meio da multidão, que se vê e que se lê no dia a dia, na vida, na sua floração, realidade ou ficção. Um poeta não é uma pessoa normal, pois sua visão é atemporal e a sua dor não é uma dor casual. Para definir um poeta não se pode ser poeta, por isto eu o defino como um viajante sem destino. Para o poeta, tudo pode ser poesia, como tudo pode ser noite em pleno dia. Para o poeta tudo pode ser p oesia, até um simples olhar. Aquilo que é inexplicável o poeta explica do seu jeito na sua forma de ver e de sentir, de ter e de exprimir. O poeta não inventa, mas se reinventa a cada dia. Cada momento é uma oportunidade para revisitar o passado e imaginar o futuro. Mas o que é a poesia na visão do poeta? Poesia é algo subjetivo, mas palpável como solidão e emoção e se pode levar na palma da mão. Poesia para o poeta é aquilo que dá sentido á vida. Pode ser algo que se vê ou que se sente, ou que apenas se imagina.
POR QUE CHOVE? Por que chove? Chove porque Deus se lembra da terra  e vê a sua necessidade.  Chove porque as plantas precisam de chuva para crescerem e frutificarem. Chove porque a vida precisa de chuva, a natureza precisa, o homem precisa e os rios necessitam da chuva. Por que chove? Chove porque Deus existe e Ele, somente Ele, tem poder para fazer chover e derramar a chuva sobre justos e injustos, provando assim o seu amor para com todos.
ANIVERSÁRIO Faz muito tempo que eu não comemoro mais aniversário. Eu comemoro diário, todo dia, diariamente. O ano tem 365 ou 366 dias, por que esperar passar  todos esses dias para comemorar? Eu comemoro cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo que ainda estou neste mundo como uma graça, uma dádiva de Deus. No dia do meu aniversário eu comemoro mais um dia de vida, um dia de glória, um dia de vitória entre tantos outros. E assim vou vivendo e tecendo os meus dias e formando este objeto, esta flâmula tão linda que se chama vida.
DEUS Deus não tem rivais nem iguais. Ele é único em sua natureza divina, todo poderoso, criador e sustentador de todas as coisas. Quem lê, estuda e crê na Bíblia, o livro sagrado, sabe disto e com essa realidade convive muito bem. Alguém tentou ser igual a Deus e foi expulso do céu. Jesus deu testemunho disto quando disse: "Eu vi Satanás caindo do céu como um relâmpago". (Lucas 10. 18). Satanás, a velha serpente, foi expulso do céu, um anjo que se rebelou e queria ser igual a  Deus. E hoje, muitos querem ser iguais a Deus, e muitos são adorados como se fossem deuses. Muitos tem imagens que são cultuadas como se fossem imagens santas, mas Santo só há um que é Deus. Santo, santo, santo, três vezes santo, como na visão vista pelo profeta Isaías no capítulo 6, versículo 3 do seu livro. O homem pode inventar, reinventar, mas jamais vai conseguir ser ou criar alguém igual a Deus. Não se trata de uma invenção, nem mesmo de uma religião, mas se trata de uma experiência e de uma conv
SURPRESA Eu nunca fui vítima de nenhuma surpresa, mas já participei de algumas. Na verdade, não existe "surpresa", pois sempre tem alguém que estraga a brincadeira. Surpresa é como segredo, já viu alguém guardar segredo? A partir do momento que alguém conta um segredo para alguma pessoa ele deixa de ser segredo, por isto ninguém guarda nem tem a obrigação de guardar. E surpresa é ainda pior. Tem sempre um "chato" que acaba contando, ou uma criança "desavisada" que dá com a lí ngua nos dentes. Já fui a algumas "festas-surpresa" e foi muito sem graça, pois o "surpreendido" já sabia até dos detalhes e teve que disfarçar e afirmar: "eu não sabia de nada". Até improvisou uma emoção e um mini choro para a coisa não ficar tão feia. Mas nem todo ator atua bem. Se alguém quiser fazer uma surpresa pra mim pode ficar a vontade, eu não estou sabendo de nada. Mas, com certeza, deixará de ser surpresa porque surpresa não existe. (02-05-2017
CORAÇÃO PARTIDO Dizem que o que eu escrevo não tem nexo, não tem graça, não tem rima, não tem sequer coordenação. Dizem que não tem sentido isso tudo que eu escrevo, que não tem vida, não tem poesia, não tem noção, nem nostalgia, que eu não sou poeta, e estou mais para pateta, mas quem disse que eu quero ser poeta? Eu não quero rótulos, não quero marcas, nem grife, não quero aplausos e não ligo para vaias. Não tenho pretensões descabidas, não quero possuir sete vidas, não quero tocar sete instrumentos, não quero que invadam meus pensamentos, não quero ser colocado num pedestal, não quero ser fulano de tal. A minha poesia é só uma tentativa, uma cortina que se fecha com a chuva, uma janela que se abre com o sol, uma história que ninguém mais conta, uma lua discreta que no céu desponta, uma ave perdida no quintal, um simples e medroso animal, um risco no chão do terreiro, um menino brincando no chiqueiro, um papagaio tentando falar, um jovem que não sabe namorar e pede para alguém l
DESPEDIDA Ninguém gosta de despedida e nem precisa gostar. Isto faz parte da vida e não adianta chorar. A vida também se despede quando a morte se apresenta e a gente logo cede, muitas vezes não aguenta. Se despede o caminhante, se despede o namorado, se despede o amante às vezes triste, calado. Se despede a menina quando vai para a escola, vai cumprindo sua sina carregando a sacola. Se despede o lavrador levando a sua enxada, beija a terra com amor buscando nova empreitada. Ninguém gosta de despedida, mas isto não faz diferença, ela faz parte da vida qual fria e cruel sentença. Cícero Alvernaz (autor) 30-04-2017.
AGUARDEM! Abril está terminando. Mês bonito, de temperatura agradável, cheio de feriados. Neste mês teve manifestação violenta de sindicalistas petistas no dia 28. Por falar em violência, eles estão marcando novas manifestações para o dia 1º de Maio. Os sindicalistas estão com medo de perder o imposto sindical, ou contribuição sindical, que sustenta as milícias do PT, segundo declaração do Senador Magno Malta. É muito dinheiro escorrendo como água, tudo tirado do bolso do explorado tra balhador. Todo ano, no mês de março, trabalhadores e trabalhadoras tem um dia de salário descontado do seu pagamento. É o imposto sindical, também chamado de contribuição sindical, cuja obrigatoriedade está prevista no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isto é obrigatório, portanto é vergonhoso e ridículo, mas é a Lei. Por causa da Reforma das Leis Trabalhistas, que já está no Senado, os sindicalistas estão se manifestando e prometem mais zoeira e bagunça para o dia 1º de Maio. Vem m
MAIO Maio mês maior melhor do que foi abril. Maio mês das mães das noivas do riso da flor do amor do lírio delírio do vento momento alento... Maio mês maior melhor já sorriu e se despediu do mês de Abril. Cícero Alvernaz (autor) 29-04-2017.