Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 24, 2019
PARA TE VER FELIZ   Para te ver feliz eu faço qualquer coisa.  Sou capaz de andar léguas montado numa égua,  sou capaz de descer precipício, de subir montanhas,  de cumprimentar gente estranha,  de dormir deitado num banco da praça,  de andar no escuro, eu juro,  sou capaz de tudo para te ver feliz.  Sou capaz até de deixar de escrever poesia,  deixar de saudar o dia com o seu brilho,  seu sol, sua luz, sua música que embala...  Sou capaz de andar sozinho pelas ruas de madrugada,  ou caminhar por aí sem conhecer a estrada.  Para te ver feliz eu faço qualquer coisa.  Para ver o seu sorriso eu compro um paraíso,  eu desenho uma flor.  Para te ver feliz eu lhe dou até a vida  e lhe entrego meu amor.  (02-03-2019)
FALSO Sorriso falso, amigo falso, dinheiro falso, colega falso, parente falso, vizinho falso, documento falso, tudo falso, mil vezes falso. Tanta falsidade existe na cidade, até a amizade muitas vezes hoje é falsa, quanta barbaridade, quanta decepção. A gente acredita num irmão e depois vê que ele é falso e não tem coração. Cícero Alvernaz (autor) 01-03-2019.
O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NA ESCOLA Dançar funk na escola pode, agredir os professores em sala de aula pode, brigar com colegas pode, falar palavrões na escola pode, xingar e agredir o Diretor pode, desrespeitar os funcionários pode, destruir o patrimônio pode, pichar a escola pode, matar aula pode, riscar o carro do professor pode, colocar fogo no lixo pode, quebrar lâmpadas da escola pode, pular o muro da escola pode, fumar na escola pode, namorar na escola pode, se esconder no banheiro pode, abrir o hidrante pode, fazer algazarra no corredor pode. Na verdade, tudo pode, só não pode cantar o Hino Nacional, isto, taxativamente, não pode! 01-03-2019.
SALVE A NAÇÃO BRASILEIRA! Quero falar, quero escrever, quero respirar algo que me faça bem, algo saudável que me faça sentir que a vida vale a pena, que o riso ainda existe, que o sonho persiste e que é possível não ser triste. Chega de notícias ruins, de acidentes e desastres, de confusões e retaliações. Mas parece que hoje nem dormindo a gente tem paz, pois cada dia vem com uma novidade, uma arbitrariedade, uma ameaça, trapaça e maldade. Mas eu gostaria que não fosse assim. Quando parece que estamos em paz, alguém anuncia guerra e avisa que vai acontecer algo, que vai ocorrer mais uma invasão, que o Brasil está indo para a destruição, que esse  governo é uma mera ilusão. E as discussões começam, ou continuam no Congresso Nacional com todo tipo de baixaria, com gritos e apartes, palavrões e provocações. O novo governo pretende colocar ordem nessa casa com uma proposta de moralização e de mais cuidado com os gastos públicos, com uma boa educação e uma saúde que melhor atende a classe
GENTE QUE PENSA Nem todo mundo pensa. Tem gente que não pensa,  faz as coisas e depois se arrepende e exclama: "eu fiz sem pensar!".  Mas por que não pensou antes? É preciso pensar, raciocinar, pesar as coisas, analisar as consequências... Depois de feito está feito, não tem como voltar atrás. É preciso pensar, contar até mil, ou mais, antes de assinar a papelada. Tem gente que não pensa e às vezes com um gesto perde tudo que levou anos para conseguir. Alguém já disse que eu penso demais. É melhor "pensar demais" do que não pensar. Pensa nisto! Cícero Alvernaz (autor) 26-02-2019.
NOITE Quando o dia se vai e a noite cai os grilos cantam, os homens se espantam com medo do escuro, mas surgem estrelas no céu infinito e a lua prateia a terra imensa na noite tão densa que a tudo domina com seu negro véu. Eu falo e repito, em tudo medito olhando ansioso assim grandioso o manto do céu. 25-02-2019.
PAI NOSSO Pai nosso que estais no céu, que estais na terra, que estais no ar, que estais no mar, que estais na rua, que estais no lar, que estais no campo, que estais no bar, que estais na cidade, que estais na roça, que estais no mercado, que estais na casa, que estais no sobrado, que estais no mato, que estais no sertão, que estais no viaduto, que estais na ponte, que estais no trem, que estais no bangalô, que estais no metrô, que estais na igreja, que estais na capela, que estais na porta, que estais na janela, que estais no beco, que estais na viela, que estais na porta, que estais no telhado. Seja o teu nome santificado, olha pra esses coitados que não tem o que comer, e põe juízo na cabeça de quem está no poder. Amém. Cícero Alvernaz (autor) 24-02-2019.
SER POETA Ser poeta não é só escrever poesia,  tem gente que escreve poesia e não é poeta.  Ser poeta é ser intenso e ter um coração imenso  onde cabem todas as alegrias e as tristezas do mundo.  Ser poeta é sentir-se só rodeado de pessoas,  é andar por aí a toa e voltar com as mãos cheias de versos.  Ser poeta é ser achado e procurar o passado no presente.  É se esconder de repente e não ser encontrado.  Ser poeta é saber que as palavras são vivas e agentes,  são armas do bem, transparentes,  amigas e companheiras, matéria prima do verso,  confidentes e parceiras, conselheiras e sempre presentes.  Ser poeta é sentir e enxergar a flor na sua essência,  é ter paciência com a vida, é saber que o sonho é realidade  e que a verdade brilha,  mesmo quando a mentira parece ser o caminho mais correto.  Ser poeta é sentir paz e ter afeto.  (24-02-2019)
SUA COMPANHIA Você sabe e conhece, você sabe e entende, mas eu não sei, não conheço, por isto às vezes padeço e me perco sem querer, te abraço, me refaço, e muita coisa eu penso, mas eu não sei explicar. O caminho não conheço, seus atalhos e perigos, não conheço os abrigos que tem à beira da estrada, não passei neste caminho, não fiquei nesta pousada, não pisei em seu espinho, não fiz esta caminhada. Você sabe e conhece tudo que aqui acontece e o que se pode encontrar. Por isto eu neste dia quero a sua companhia que me alegra e contagia neste longo caminhar. Cícero Alvernaz (autor) 23-02-2019.