Postagens

Mostrando postagens de abril 24, 2022
  MAIO Maio: mês maior, melhor do que abril. Maio: mês das mães, das noivas, do riso, da flor, do amor, do lírio, delírio, do vento, momento alento... Maio: mês maior, está chegando, já sorriu e até se despediu do mês de Abril. Cícero Alvernaz (autor) 29-04-2017.
  FASES DA VIDA Assim como acontece com a lua, tudo neste mundo são fases. Tudo se altera e muda e se transforma e muitas vezes isto é só uma questão de tempo. Eu paro e penso e volto no tempo e recordo coisas que aconteceram e que hoje jamais aconteceriam. O tempo era outro, a situação era outra, era outra a "cantiga". Já quase briguei por nada e hoje às vezes apanho por quase nada. Sinto que muitas vezes não vale a pena teimar, nem tentar. Tudo são fases, a cabeça muda, mudam-se as estações e a temperatura. Amizade hoje, muitas vezes é só uma palavra. A pessoa é amiga só até a segunda página do livro, depois vira as costas e se vai até sem se despedir. Tudo hoje é momentâneo, instantâneo, "fast-food". Você tem cinco minutos, nem um segundo a mais, jogo rápido como se diz. São as fases da vida: lua crescente, cheia, minguante, nova.. e por fim, só escuridão. São as fases da vida, são coisas do coração. (29-04-2022)
  O POETA O poeta não é gente, não é ninguém exatamente, ele fala e sente, portanto é diferente de muita gente. Para o poeta, uma flor não é apenas uma flor, um sonho é muito mais que um sonho: é quase uma realidade. Um amigo é um irmão, um simples aperto de mão é um compromisso, é uma atitude nobre, um abraço é um documento assinado. O poeta é um caminhante que vai pela vida em busca de versos e no seu universo palpitam rimas e desejos. No seu anseio de chegar, o poeta viaja e contempla estrelas numa noite imaginária. 27-04-2022.
  DOUTOR Doutor é quem tem algum doutorado, fez algum estudo específico e depois fez uma complementação e se especializou em alguma área. Hoje na minha caminhada diária alguém me chamou de "doutor". E pela forma como a pessoa me chamou não foi uma brincadeira, ou algum hábito, a pessoa falou sério e caprichou para que eu entendesse. Por um instante eu me senti um doutor, um pós graduado em alguma ciência. Hoje muita gente, além de mim, é chamada de doutor muitas vezes sem concluir nenhum curso superior. É comum se chamar político de doutor. Não vou citar nomes, mas já vi isto até pessoalmente e principalmente nos meios de comunicação. Existem mestres, doutores, professores e tantos outros a quem devemos parte do nosso conhecimento, pois são pessoas que estudaram, se prepararam e nos legaram parte do seu conhecimento. Conheci muitos professores e alguns doutores, mas eu não sou professor e muito menos doutor. Eu me defino como escritor, poeta e jornalista, mas na verdade eu so
  TRATE BEM O SEU ANIMAL Não maltrate o seu animal. Ele é apenas um animal irracional. Ele não sabe falar nem entende o que você fala. A linguagem dele é outra, ele balança o rabo quando quer se comunicar, ele late, ou mia, esse é o seu jeito de falar. Não maltrate o seu animal, trate-o com respeito, com carinho, e ele será o seu amiguinho de todo dia. Ele age por instinto, ele é sensível, amoroso, fiel e carinhoso. Você o escolheu e o adotou quando você o encontrou. Ele era pequeno, dependente, você sabia que ele não era gente, mas ele é carente e dependente também. Ele só quer o seu bem. Não o trate mal, trate bem o seu animal. 28-04-2022.
  FAXINEIRA Ele era casado com uma faxineira que faxinava tudo, além da cadeira. Ela faxinava o chão, o portão, a porta, a janela e a passarela. Faxinava o piso sendo rústico ou liso, faxinava o espelho, a cama, o quintal e às vezes até o animal. Ele era casado com uma faxineira que não podia ver poeira que faxinava sem dó todo pó que encontrava. Por fim, ele não aguentou tanta faxina e foi morar com uma vendedora que morava na esquina. 28-04-2022.
  RACISMO E PRECONCEITO Racismo existe e sempre existiu, mas isto não ocorre só com os negros. Eu já fui vítima de racismo e preconceito social. Lutei e hoje estou num outro patamar. Racismo e preconceito social não escolhem cor. O ser humano sempre foi preconceituoso e hoje também é muito comum o preconceito religioso. Isto faz parte da natureza humana. Cabe a cada um de nós superar essa mancha que existe no caráter de muitas pessoas, afinal, os seres humanos vieram da mesma matriz e isto independe do nível intelectual e cultural da pessoa. (28-04-2022)
  PAPO DE DOIS AMIGOS Não liga não! Ele é assim mesmo. Cão que late não morde, já dizia um velho ditado. Ele pode rosnar, latir, mas ele não tem dente e mesmo que tivesse ele não teria força pra morder. - Mas eu não estou preocupado com ele, estou preocupado comigo, pois não sei até quando eu vou aguentar esse desaforo. Aguenta mais um pouco aí, eu vou falar com ele, depois eu te dou um retorno. - Então eu vou aguardar mais um pouco, mas não demora porque a minha paciência não é de ferro, uma hora ela acaba. Tudo bem, já falei com ele e ele entendeu tudo e prometeu que vai te deixar em paz, não vai te chamar mais daquele apelido, nem vai mais te pedir pra repartir o lanche com ele no recreio. - Fala pra ele também que eu não gosto quando ele me chama de "Tanajura", nem de "Rato Branco", nem de "Vanessa", nem de "Cebolinha". Pode deixar, eu vou anotar todos esses nomes e vou falar pra ele só te chamar de Gervásio. - Está bom, mas eu não me chamo G
     FULCRO Ainda tem muitas palavras da nossa língua que eu não conheço. Hoje um famoso jornalista, do qual eu sou um ardoroso fã, estava fazendo um comentário político e no final ele pronunciou esta palavra. Fiquei pensando no seu significado, mas não me lembrei. Então resolvi consultar o Google e lá estava o seu significado: Fulcro: Substantivo masculino. 1- Ponto de apoio, sustentáculo, base. É uma palavra muito usada no jurídico. De vez em quando pessoas estudiosas ou curiosas se deparam com algumas palavras que a gente, à primeira vista, pensa que é um palavrão. Existem até muitos nomes próprios (nomes de pessoas) que a gente desconhece o seu significado. Como se sabe, todo nome próprio tem a sua origem, o seu significado. O meu nome não é um nome: é um apelido que foi dado a alguém que era muito inteligente - um grande orador romano. Seu nome era Marco Túlio Cícero. Voltando ao fulcro, o mesmo significa: Espigão que serve de eixo a um objeto. Sustentáculo, apoio. (Google). 26-04
  MEU JEITO DE QUERER Você não me quer por perto, pois quando eu chego perto você se ausenta. Se eu sento perto, você longe senta, depois você inventa algum motivo pra sair e me deixa sozinho. Eu fico sem entender, mas nada posso fazer, afinal você é assim. E mesmo sendo assim eu gosto de você. Parece estranho esse seu jeito de ser e de me tratar. Eu percebo em seu olhar uma forma de me olhar sem nunca me encarar como se algo ruim pudesse de mim exalar. Você parece estranha, mas procuro te entender. Às vezes chorando ou sorrindo, pela vida vou seguindo com meu jeito de querer. 26-04-2022.
     EU SÔ E SEMPRE FUI ASSIM Vô dá uma saída, vô corrê atrais dum trem. O mar hoje num tá pra pexe, quem não se mexe é poste. Por isto eu vô saí puraí, quem sabe assim eu num acho argum dinhero! Tem gente que quer emprego, mas num quer serviço. Esse mundo é um dispirdiço. Cada um na sua e todos andano na rua. Tem gente que não é vagabundo: é apenas um cidadão do mundo. Pisa no acelerador e vai fundo. De tanto andá torto ficô curcundo. Gosto de inventá uns trem assim, se quisé pode ri de mim, mas eu sô e sempre fui assim. Quem levanta cedo chega primero na fonte. Quem tem pressa come cru, ou come cumida de onte. Dexa eu parti daqui e caí no mundo, mais eu num sô vagabundo. (27-04-2022)
  HOJE É SÁBADO Hoje é sábado, dia 23 de abril de 2022. Para muita gente, hoje é um dia santo e nesse dia não se pode trabalhar. Coisa de religião e eu não discuto, pois cada um tem a sua crença e eu respeito. Sábado é um dia importante porque é véspera de domingo, o 1º dia da semana, o dia em que Jesus ressuscitou depois de passar 3 dias na sepultura, por isto muita gente celebra este dia. Para mim todos os dias são absolutamente iguais, a pessoa pode nascer ou morrer em qualquer dia da semana. Qualquer coisa, seja boa ou seja ruim, pode acontecer em qualquer dia da semana. A semana faz parte do mês e um ano tem 12 meses. Hoje é sábado, como podia ser qualquer outro dia. Estou aqui, como poderia estaria estar ali, lá, ou acolá. Não me preocupo com a morte porque sei que depois da morte tudo vai continuar. Temos uma alma que é imortal e um dia seremos revestidos de imortalidade, como nos diz a Bíblia. Um bom sábado para todos! 23-04-2022.
  À PROCURA DE MIM Cabisbaixo, pensativo, olhando em volta, querendo falar, mas sem ter com quem conversar nesta noite sem estrelas e sem luar, sem céu e sem nuvens, com um distante infinito por vezes esquisito, que bem longe se vê. É bem assim que me acho aqui, perdido em meus pensamentos, atrelado aos meus sentimentos que pairam por aí buscando razão, amor e emoção. Sem sair do lugar viajo e me perco, depois me encontro e me vou sem saber pra onde. Sinto falta de alguém que se foi a pouco me deixando só com os os meus pensamentos. Agindo assim caminho por uma estrada sozinho buscando razão para a minha vida, procurando entender o que se passa, o que se vai. Cabisbaixo, pensativo, olhando em volta me recomponho e me ponho a pensar, mas não encontro razão para estar nesta estranha situação. Vou esperar mais um pouco, depois, talvez, eu vou sair por aí à procura de mim. (24-04-2019)
  POR QUE OS ARTISTAS NÃO GOSTAM DO PRESIDENTE? A maioria dos artistas, ou pseudos artistas, estão se opondo ao presidente e isto pode-se ver todo dia na mídia e a maior parte dos meios de comunicação está fazendo oposição ao governo Bolsonaro. Por que será? O que será que o presidente fez de tão ruim para receber todo esse ódio e indignação? A mídia quase que em geral está contra ele. Jornalistas dos mais diversos meios de comunicação fazem uma verdadeira cruzada contra o seu governo. Por outro lado, o cidadão comum, em sua imensa maioria, ama e apoia o presidente. Por que será que os artistas odeiam tanto o presidente? No linguajar popular foi porque secou ele a teta, ou seja o governo deixou de dar milhões de reais para essa classe e está colocando esse dinheiro em obras para o bem da população. São milhares de obras começadas ou terminadas em nosso País. Enquanto os artistas xingam, Bolsonaro trabalha para o bem do País e a cada dia ele é mais popular. (24-04-2022)
  SE VOCÊ NÃO CRÊ Se você não crê não faz nenhuma diferença. Mas se você crê faz muita diferença, pois a crença em Deus é a crença na vida, nas pessoas, no bem, no futuro e no amanhã. Se você não crê não faz diferença nenhuma, mas se você crê e confia será melhor o seu dia e Deus abençoará a sua vida e a sua família. 24-04-2022.
  LIBERDADE Palavra tão falada e tão pouco praticada. Liberdade não é só a pessoa ser livre, mas é, sobretudo, ser totalmente livre e poder gozar de sua liberdade. Liberdade não tem limites, desde que se faça o que se permite dentro do contexto da lei, da ordem e do respeito. Liberdade não é um jeito de ser de entender, de viver e de crer. Liberdade é querer e poder, estudar e aprender, ser reconhecido e reconhecer. Liberdade, palavra muito falada e cantada, porém nem sempre respeitada. Liberdade é caminhar, seja pra onde for, ou por qualquer estrada. 24-04-2022.
  Em Minas eu quero que o Galo seja sempre campeão, que o Cruzeiro siga sempre a sua missão, que o América não caia de produção e que o Tombense tenha sempre motivação. 24-04-2022.
VIVER SOZINHO Viver sozinho num cantinho como uma flor, ou um passarinho quietinho no seu ninho, tal como uma criança à espera de um carinho. Viver sozinho sem ouvir um barulhinho, viver no seu cantinho, curtindo a vida sozinho. É esta a vida de muitos que vivem por opção seguindo o seu coração com amor e gratidão. Viver assim sozinho imerso na solidão as pessoas se acostumam e vivem por opção.