Postagens

Mostrando postagens de agosto 29, 2021
  O MEU AMOR O amor veio no tempo, passou sem pressa, me fez uma promessa, mas depois se esqueceu. Eu esperei a tarde toda, olhei na curva do caminho, até saí um pouquinho, mas não vi ninguém. O amor me prometeu um novo amor, mas esse amor não veio. Ficou no peito um desejo, um anseio e a esperança de que ele viesse um dia, mas ele certamente se esqueceu. Voltei pra casa cabisbaixo, lavei meus pés no riacho que corria, pensei numa poesia, mas ela não veio. Por fim, cansado, eu deitei e dormi, depois sonhei com meu amor, mas quando acordei e olhei o meu amor não vi. 02-09-2021.
  O POVO SÓ QUER LIBERDADE O Dia da Independência do Brasil, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822, portanto há 199 anos, este ano será comemorado em grande estilo. "Ouviram do Ipiranga às margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante", assim começa o nosso Hino Nacional que ficou muito tempo sem ser cantado, mas agora, felizmente, nós o cantamos com respeito e carinho. Neste ano o 7 de Setembro será diferente, milhões sairão às ruas para defender a nossa liberdade, pois a tendência é que ela seja tirada em breve com a regulamentação dos meios de comunicação e a limitação do alcance das religiões colocando uma espécie de mordaça na boca dos cristãos. É a força do comunismo que nunca esteve tão vivo como agora em nosso país. Devido a tudo isto, milhões vão sair às ruas no dia 7 de setembro de forma ordeira, mas conscientes daquilo que querem e exigem para o nosso país, que é o cumprimento da Constituição. (03-09-2021)
  DEXA DE BOBERA Levanta, sacode a puera, dexa de bobera, você não se machucou: você só quebrô um dente, seja homem, camarada, ou você não é de nada? A morena te largô, você ganhou na loteria porque ela te chifrô e fugiu cum Zé Maria. Dexa de choradera igual minino mimado, pega logo a sua enxada e vai logo pro roçado. Trabaiano ocê isquece, se cansa, dispois adormece e acorda descansado. 03-09-2021.
      O QUE SERÁ QUE VÃO FAZER COM BOLSONARO? Eu não sou político, nunca fui filiado a nenhum partido, nunca me candidatei a nada, nunca trabalhei para nenhum político, nunca tive nenhum cargo, nunca fui cabo eleitoral de nenhum candidato, mas sempre acompanhei a política, escrevi 34 anos em jornais, a maioria dos meus textos foram sobre política, nunca deixei de votar, nunca anulei o meu voto, nem votei em branco. Não sou político-partidário, mas gosto da política como uma forma de participar, de discutir, de opinar sobre diversos assuntos ligados à politica. Agora eu fico pensando o que o STF vai fazer com mais 70 milhões de brasileiros que apoiam abertamente o presidente Bolsonaro. É tanta gente que nem dá para fraudar a eleição. O que vão fazer com o presidente? Tentam encontrar crime nele, mas ele não cometeu sequer um deslize. Ser bom, honesto, trabalhador, cristão, patriota, amigo do povo não é crime. Se ele fosse um bandido estava tudo bem, mesmo que ele estivesse preso ele ser
  COM JEITINHO Vem com jeitinho, fala com carinho, me dá a sua mão com respeito e educação. Pode se sentar, ficar bem a vontade, aqui não tem maldade, lhe posso assegurar. Minha casa é muito simples como é meu coração, aqui somos iguais, filhos de Minas Gerais e criados no sertão. Vem com jeitinho, não precisa ter medo, aqui não tem segredo, tem café e pão. Tem água e tem toalha pra enxugar a mão. Depois pode sentar, também pode falar que lhe dou atenção. 04-09-2021.
 J OGO DE FUTEBOL As pessoas costumam dizer que um jogo de futebol dura 90 minutos, (ou dois tempos de 45 minutos), mas com os eventuais descontos e tantos outros imprevistos na verdade ninguém sabe quanto dura. Além da bola rolando, tem o intervalo de 15 minutos. Dependendo do que acontecer na partida, ou no jogo, o mesmo pode nem terminar. Pode sair do campo para a Delegacia mais próxima, como já aconteceu várias vezes. O torcedor quando vai a algum estádio tem que ir preparado porque não sabe que horas voltará pra casa e nem sabe se voltará vivo. Nos jogos em que eu fui, tudo ocorreu conforme o programado, tirando algumas brigas e algumas expulsões que são coisas rotineiras. (04-09-2021)
  OBJETOS DESCARTÁVEIS Tudo neste mundo é descartável. Desde objetos até pessoas passando por bens e outros produtos. Descartar é jogar fora com o tempo. No Brasil, o comércio de descartáveis é muito forte, há empresas que trabalham nesse ramo, pois tudo pode ser aproveitado quando se trata de objetos. Ai é que surgem os sucateiros, erradamente chamados de lixeiros. Mas quando se trata de animais e até de seres humanos isto é muito triste e deplorável. Muita gente, com a idade, acaba sendo descartada, encostada em algum lugar. Ainda bem que existem os asilos, as casas que acolhem essas pessoas, geralmente dirigidas por religiosos, ou empresários de bom coração. Mas o pior é quando a pessoa é descartada, mesmo estando em plena atividade. Quando a pessoa chega, muitos saem. isto já aconteceu comigo. Quantas vezes eu já fui deixado sozinho na sala! Não dá para imaginar a dor que isto causa. Só sabe quem já passou por isto. Nos sentimos menos que uma pulga no pelo de algum animal. (04-09-2
A poesia é como uma doença, mas é uma doença que cura, levanta, encanta e suplanta a dor. Eu diria que a poesia é a doença do amor.
 A VOLTA DO HORÁRIO DE VERÃO E u sou totalmente contra a volta do famigerado "horário de verão". Todo ano eu sofria com essa porcaria, tinha virose e outras doenças, mal estar, dormia mal e acordava pior ainda. Os favoráveis dizem que a pessoa ganha uma hora à tarde, mas se esquecem de falar que perdem uma hora de manhã. Quem tem que se levantar as 5 levanta as 4, perde no mínimo duas horas de sono toda noite. Imagina como fica o relógio biológico da pessoa! Como pode isto ser bom? Sou totalmente contrário essa porcaria de horário. (30-08-2021)
  MINEIRO Mineiro é quem nasceu em Minas, se criou em Minas e herdou o jeito mineiro, a fala, os gestos, o gosto e as manias dos mineiros. Mineiro ainda é mais: Mineiro é quem ama Minas, sente saudade, amor, emoção e carinho por Minas. Mineiro é uma pessoa diferenciada não só pelo seu jeito de andar ou de falar, mas é também pelo jeito de tratar as pessoas com aquele jeitinho cuidadoso. Mineiro fala: "Que mal lhe pergunte... Cê dá só uma licencinha, eu já vorto." Mineiro às vezes fica calado só assuntano e depois desata a falar como se não tivesse nada mais a fazer na vida. Mineiro é conhecido em todo lugar e geralmente é uma pessoa querida e de bom proceder. Eu nasci mineiro e serei mineiro enquanto eu viver. Mineiro é quem nasceu em Minas, quem ama Minas e quando fala em Minas muda o semblante, fica com a voz embargada pela saudade represada que se vê em seu olhar e pela vontade que tem de um dia lá voltar. (31-08-2021)
      DEMOCRACIA SUBENTENDE A VONTADE DA MAIORIA Imagina um pastor tomar posse numa igreja e ao iniciar ali o seu ministério pastoral não ser recebido nem reconhecido pelo ministério da igreja. E para piorar, o ministério, que deveria ajuda-lo, começa a "envenenar" os membros da igreja para tentar joga-los contra o pastor. Eu já vi algo semelhante a isto, mas felizmente o pastor controlou bem a situação, mostrou que não estava ali pra brincadeira e para aceitar picuinhas contra ele e sua família. Pois é isto que está acontecendo no Brasil. O presidente foi eleito democraticamente e de repente alguns comunistas e seus aliados esquerdistas fizeram e fazem de tudo para ele não governar. O que esse presidente pode fazer? Felizmente a maioria da população é composta de trabalhadores, cristãos, gente boa que dão todo apoio ao presidente que até agora tem feito um excelente trabalho. Mesmo assim, os contrários continuam tentando impedir que ele governe. O povo está se mexendo e algu
      ISTO AQUI É BÃO DIMAIS Por aqui tinha uma estradinha que hoje está coberta de mato. Por ela ninguém passa mais. Aqui é o interior de Minas Gerais onde judas perdeu as botas, aqui tem muito mato e muitas grotas, tem um riozinho manso que desce na baixada, tem um senhorzinho que eu vejo passar com uma enxada, tem um rapazinho que passa tocando uma boiada. Aqui é o interior de Minas Gerais, longe de tudo, perto de nada. Aqui tem uma gente engraçada, de coração bom, que tem um dom de conversar com a gente e oferece café com broa e leite quente. Gosto de passar por aqui e de encontrar essa gente, pois assim eu fico mais alegre e mais contente. Aqui é Minas Gerais, isto aqui é bão dimais. (31-08-2021)
  E COMO TEM GENTE ASSIM! Tem gente que quando pega no telefone esquece da vida. Pode o mundo virar de pernas pro ar, o trem descarrilar, o galo se esquecer de cantar a galinha de botar, pode acontecer de tudo que a pessoa não larga o telefone. Tem gente que é assim e assado, anda com o telefone por todo lado, sai lá fora, vai na rua, finge que vai parar, mas continua. E como tem gente assim!
  MENTIRA DE PESCADOR O Zé chamou o Bastião pra ir pescar. Mas o Bastião não tinha linha, anzol, nem vara e ainda faltava a isca e a coragem. Mas o Zé insistiu e o Bastião foi mesmo assim. A pescaria foi boa, pescaram muitos peixes, traíras, bagres, lambaris e carás. Voltaram felizes com feixes de peixes que até doía o braço. Mas como o Bastião pescou se ele não tinha anzol? Ele fez uma improvisação. Tinha tanto peixe que ele pescou com a mão. Ninguém acreditou nessa história, mas os peixes estavam lá para provar. O alvoroço foi grande e a admiração também, mas a história do Bastião não colou. Depois de muita discussão chegaram à conclusão que tudo aquilo não passou de uma mentira de pescador. Uma mentira bem contada se torna uma verdade. O diabo conta mentiras desde sempre e muita gente continua acreditando nele, mesmo sabendo que é mentira. (01-09-2021)
 O FUTEBOL ÀS VEZES IMITA A VIDA T odo mundo sabe que eu sou atleticano. Lá em Minas tem dois grandes clubes. O Atlético (Galo) e o Cruzeiro (Raposa). O Cruzeiro, que se chamava Palestra Itália e depois virou Cruzeiro, foi mais atrevido e acabou sendo beneficiado com isto. Por esta razão ganhou vários títulos importantes enquanto o Atlético ficava mais "ciscando pelas beradas". De uns anos para cá as coisas se inverteram. O Cruzeiro literalmente caiu em desgraça, dizem que é por culpa de algumas más administrações, e agora foi rebaixado e está numa crise terrível enquanto o Atlético, o time da massa, está muito bem e está construindo o estádio mais moderno do Brasil que deverá ser inaugurado em 2023. Essas são as voltas que esse mundo dá. O futebol às vezes imita a vida. (02-09-2021)
  JESUS, O BOM PASTOR Jesus é o bom pastor e nós somos as suas ovelhas. Ele disse certa vez: "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Fico imaginando como é ser guiado por este pastor. Certamente ele nos levará às águas tranquilas, aos campos verdejantes, às sombras quando o calor é abrasador, ao alimento quando a fome chegar. Ter Jesus como o nosso pastor é uma segurança, é a garantia de proteção absoluta. Mas para que isto aconteça temos que crer nele e recebê-lo como o nosso amado Pastor. Isto parece simples, mas não é, pois o mundo nos oferece coisas aparentemente melhores e a maioria escolhe os prazeres do mundo, pois é mais fácil, o caminho é largo e espaçoso. O Salmo 23 e João capítulo 10 falam sobre este Bom Pastor que deu a sua vida pelas suas ovelhas. (26-08-2021)
  ESTRADINHA DE CHÃO Tem uma estradinha que eu conheço, por onde passei, por onde andei. É uma estradinha da roça onde passa o burro com a sua carroça, onde passa o lavrador com a sua enxada, onde passa a patroa com a sua empregada e um boiadeiro tocando a boiada. Tem uma estradinha de chão onde o homem do sertão passa com sua fé e todo dia segue a pé pra colher milho e feijão. Essa estradinha é margeada de capim onde às vezes tem carrapato, onde tanta coisa abriga e lá também tem formiga que às vezes pica a gente. Já passei nessa estrada, velha estradinha de chão, sozinho ou com meu cachorro já subi e desci o morro, já cantei muita canção. (26-08-2021)
  DURO Estar duro é estar sem dinheiro, desprevenido e sem nenhum vintém no bolso. Hoje o que mais tem é gente dura. Mas a gente se segura mesmo assim, dá uns pulos de vez em quando e se garante. Tem gente que pra não ficar nenhuma dúvida puxa os bolsos pra fora pra mostrar que não tem nada, mas ás vezes o dinheiro está no Banco, no colchão, ou debaixo da cama. Eu nunca estive totalmente duro, mas imagino que deve ser muito triste. 26-08-2021.
  FOTOS ANTIGAS Hoje abri o baú da vida e me assustei. Me vi diferente numas fotos de papel meio apagadas sombreadas, mas sorridentes e quase falantes. O susto foi grande, mas eu me contive e depois me ative aos detalhes. Eu não tinha essa cara que tenho hoje depois de muito tempo passado. Eu era mais alinhado, talvez até um pouco debochado me achando o primeiro biscoito do pacote. As fotos ficaram boas, algumas com cara de broa, noutras eu ria a toa, mas isto é tudo passado. Hoje eu ainda estou por aqui e ainda tiro fotos. Mas hoje o tempo já passou e tudo que de mim restou é o resto do que eu já fui. 28-08-2021.
  VIDA DE TORCEDOR O torcedor é assim: torce até quando time está ruim. Mas evita falar em futebol, para não aumentar seu sofrimento que o persegue a todo momento. Ele fica tão desacorçoado que não liga mais o rádio, nem a TV. O time perdeu pro CRB e perdeu até pro ABC, depois perdeu pro Confiança e o torcedor perdeu a esperança. Cada jogo é uma tristeza, às vezes perde até de goleada, perde em casa, perde fora, "Esse time não vale nada!" Mas o torcedor de verdade torce mesmo sofrendo, sempre espera uma vitória, mas seu time, infelizmente, acaba sempre perdendo. 28-08-2021.
  MAMÃE É BRAVA Mamãe me chamou pra armuçá eu tava brincano no quintá. Fiz de conta que num iscutei e no quintá eu fiquei ocupado com as furmiga que as foias carregava enquanto mamãe me chamava. Eu fingi que num iscutei, minha mãe apareceu de onde num sei com uma vara na mão. Eu num vi quando ela chegou, mas senti quando ela me bateu com tanta força que até me istremeceu. Agora quando ela me chama eu saio logo a correr, pois eu sei que mamãe é brava, e vai de novo me bater. 29-08-2021.
  ELEIÇÃO NA VILA Cê vai votá im quem? -Num sei quem é os candidato ainda. Cè qué uma lista? -Sim, quantos é? Parece que é 8. (Pausa) Eu num cunheço ninhum deles. -Vota im carqué um. Eu ia votá no Borsonaro, mais ele num tá lista. -Isto é eleição daqui da Vila, num é pra presidente da Repúbrica. Intão não voto im nenhum. -Pur que? Purque eu só voto no Borsonaro. O resto é tudo imbruião. -Pensano bem ucê tem razão. Tamém num vo votá im ninguém. Vamo bebê uma pinga ca gente ganha mais. -Vamo! 30-08-2021
  APELIDOS COMUNS ENTRE FAMILIARES Saco de osso, Pau de virá tripa, Esqueleto, Zaroio, Palerma, Careca, Magricela, Gordo, Nariz Ribitado, Canela Fina, Cabelo de Milho, Leite Azedo, Pé Torto, Resto do Tacho, Molenga, Manga de Colete, Sarampo, Pintado, Esquerdo, Zé Ruela, Tampinha, Angu Perdido, Zé Priguiça e tantos outros. *Eu nunca aceitei nenhum apelido. 30-08-2021.