Postagens

Mostrando postagens de outubro 9, 2022
  CARMINHA Uma pessoa que é chamada de Carminha deve sê muito carma. Deve sê uma carma em pessoa. Deve sê quieta, compreensiva, e nada impulsiva. Deve sê um jardim florido, um segredo ao pé do ouvido, uma cantiga de ninar. Se a coisa saí do lugar é só chamar a Carminha para tudo de novo se ajeitar. 15-10-2022.
      O CARA DO SACO Por onde eu caminho diariamente sempre tem uns andarilhos, a gente não se fala, mas se dá bem. Nunca tive receios de passar por lá. Hoje eu vi que um entrou numa manilha grande daquelas que são colocadas em pé e quando eu fui passando perto ele estava saindo da manilha com um saco e me pediu para pegar o tal do saco. Eu não parei, apenas fiz sinal que estava com pressa e fui embora. Depois eu fiquei pensando se devia ou não ter pego aquele saco. Por fim, cheguei à conclusão que eu fiz o correto. Afinal o saco era dele e se eu não tivesse passado lá naquela hora ele ia pegar o saco do mesmo jeito. Por fim, entendi que agi corretamente e fiquei com a consciência tranquila. Cada um que pegue e carregue o seu saco. (15-10-2022)
  PROFESSOR Preparado Resistente Organizado Fundamentado Exigente Sábio Sereno Ordeiro Respeitoso. 15 de outubro, Dia do professor.
  QUANDO SE AMA Quando se ama se vive contente, Ama-se a vida de forma natural e convincente. Ama-se a liberdade de poder se expressar E o sagrado direito de ir e voltar E de poder sorrir quando quiser, Ou mesmo chorar quando sentir vontade. Quando se ama, não se ama apenas, simplesmente: Ama-se a vida, o sonho, o momento calmamente, Ama-se o rio, a plantinha, o orvalho, a semente... O amor não está restrito ao tempo, à razão, Não tão pouco se sujeita ao instante de emoção, Mas se faz e se eterniza ao pulsar do coração. Quando se ama não se prende a etiquetas, Ama-se o vento, a chuva, o sol, as borboletas, Ama-se a si mesmo e a quem se vê por perto, Seja na rua, na cidade ou num deserto. O amor não admite dúvidas, ou medo, E muitas vezes não se mistura, pois prefere o segredo. Cícero Alvernaz (autor) 10 de outubro de 2010.
  EU SEMPRE FUI BRASILEIRO Hoje saí para resolver umas coisas e fui vestido com uma camisa amarela onde está escrito em verde: "Meu partido é o Brasil". Felizmente fui e voltei em paz. Não é porque estamos nessa época que eu vou deixar de ser brasileiro. Eu sei que há pessoas excêntricas e ignorantes por aí. Já fui vítima de uma dessas pessoas no ônibus circular. Independente de qualquer coisa eu sempre fui patriota e na escola se cantava o Hino Nacional quando se hasteava a nossa Bandeira. Isto ocorria uma vez por semana e o respeito ao nosso pavilhão sempre foi muito grande. Lembro quando eu tinha um carro eu colocava uma toalha com as nossas cores no encosto do banco traseiro. Afinal, eu sempre fui brasileiro. (14-10-2022)
     A MOÇA DA PADARIA Tem dia que eu estou igual aquela moça da padaria. Quando alguém chegou e lhe perguntou se ela tinha um sonho ela levantou a cabeça, olhou para ele com os olhos banhados de lágrimas e exclamou: "O meu sonho é voltar pra Minas!". Tem dia que dá essa vontade, mas uma hora ela passa. Afinal, tudo que vem um dia passa. (14-10-2022)
     ÁGUA FRESCA Água fresca da bica, agua fria da cisterna, água gelada da geladeira, água da mina. Água da fonte, água debaixo da ponte. Tanta água que corre levando as mágoas que escorrem no coração. Fontes de desprezo gerando desespero na vida da gente. Mas a água dessedenta e até nos alimenta com a sua corrente. Tanta água que existe, tanta lágrima persiste em nossos olhos a correr. Tanto grito, tanto pranto pela face corre tanto que eu não posso me conter. É a vida que se vai, é uma folha que cai sem a gente entender. 14-10-2022.
      COISA MAIS BESTA A coisa mais besta que existe é discutir política nas redes sociais. É uma total e completa perda de tempo. Um tempo perdido que nunca mais será recuperado. Às vezes entro na página inicial e vejo isto, já até fiz parte desse time, mas não vale a pena. É só desgaste e discussão vazia ou cheia de desentendimentos e até alguns arranhões. Muita gente exaltada, algumas cegas e desnorteadas defendendo algo que não leva absolutamente a nada. Na verdade, eu nem preciso discutir porque quem me conhece sabe muito bem em quem eu vou votar. (14-10-2022)
  CUTUCANDO ONÇA COM VARA CURTA Quem nunca fez isto? O problema nem é o tamanho da vara: é aquilo que a gente cutuca. A vara pode ser comprida, mas a onça nunca sabe o comprimento da vara. O problema é a onça em si e não o comprimento da vara. Onça é sempre um problema, eu nunca vi uma, só na foto, mas mesmo assim dá medo. Morei na roça, ouvi muitos falarem em onça e afirmarem que já viram, mas eu nunca acreditei nisto. As pessoas falavam que viam até mula sem cabeça e saci pererê, além de fantasmas. Tem gente que vê até o que não existe. São os mentirosos de plantão. Já ouvi muitas histórias de arrepiar, o povo da roça é mestre nisto. Eu nunca cutuquei nenhuma onça, na verdade eu nunca vi onça nenhuma. Só no papel e na internet. (14-10-2022)
  A HORA DE DORMIR A hora de dormir é a hora em que o sono aparece. Se não tiver sono não tem como dormir. A gente deita e depois faz uma prece, e logo fecha os olhos e espera o sono vir. O sono é um amigo que nunca perde a hora. Ele na verdade nunca atrasa. Ele pode chegar aqui agora e logo depois ele pode ir embora. Esta hora é muito sagrada. É a hora tão esperada do sono. A gente tudo esquece e não pensa em mais nada, depois fica sozinho no abandono. 14-10-2022.
  A MORTE A morte é um sono do qual não se acorda aqui. É um sono diferente que acontece na vida da gente. Um sono cheio de sonhos e de caminhos que nos levam a um infinito onde ficaremos e ali descansaremos das lutas e dos sofrimentos que tivemos aqui. A morte é um descanso para o corpo e para a alma quando tudo, enfim, se acalma e também se aquieta. A morte é uma passagem, é a última viagem, é o último verso de um poeta. 14-10-2022
      EU SEMPRE FUI BRASILEIRO Hoje saí para resolver umas coisas e fui vestido com uma camisa amarela onde está escrito em verde: "Meu partido é o Brasil". Felizmente fui e voltei em paz. Não é porque estamos nessa época que eu vou deixar de ser brasileiro. Eu sei que há pessoas excêntricas e ignorantes por aí. Já fui vítima de uma dessas pessoas no ônibus circular. Independente de qualquer coisa eu sempre fui patriota e na escola se cantava o Hino Nacional quando se hasteava a nossa Bandeira. Isto ocorria uma vez por semana e o respeito ao nosso pavilhão sempre foi muito grande. Lembro quando eu tinha um carro eu colocava uma toalha com as nossas cores no encosto do banco traseiro. Afinal, eu sempre fui brasileiro. (14-10-2022)
  A MORINGA Uma vasilha feita de barro para colocar a água e mantê-la fresca. Não sei hoje, mas no meu tempo era muito usada na roça, mas tinha que ter muito cuidado porque ela se quebrava facilmente. Era muito útil aos trabalhadores, aos roceiros, afinal a água é fundamental, principalmente na roça. A moringa sempre me chamou a atenção devido ao formato dela: ela era "gordinha", tinha um bico e um lugar onde a gente segurava para leva-la. Era pesada porque era feita de barro e ainda tinha o peso da água. Eu era o bombeiro, a pessoa que era responsável pela água. Eu descia a lavoura, ou o pasto, e ia buscar água com a moringa. O mais difícil era subir depois. Mas no final tudo dava certo: a água era servida e o serviço era feito. Os trabalhadores então voltavam ao eito. (14-10-2022)
  ASSIM NASCE UM JORNALISTA Eu pensava muito e falava pouco. Às vezes eu escrevia, mas não mostrava pra ninguém. A única pessoa que lia alguma coisa minha era o meu pai que era também o meu incentivador. Meu pai foi a pessoa mais importante que eu conheci. Meu pai foi um grande incentivador. Assim os anos se passaram até que eu descobri a poesia, li, reli e depois me atrevi a escrever. Eu era então um adolescente que morava no interior de Minas. Depois que me mudei para o interior de São Paulo voltei a estudar e descobri que podia escrever para jornais e passei a colaborar com um jornal local. Aos poucos fui me tornando conhecido e um dia eu recebi um recado da editora-chefe do jornal que queria me conhecer e me tornei colaborador do jornal. Escrevi mais de 30 anos para esse jornal e me tornei um jornalista profissional. Hoje escrevo diariamente na internet, onde tenho um Blog, e já alcancei milhões de leitores. Meu pai dizia: "Uma longa caminhada começa com os primeiros passos&qu
  FICA COMBINADO ASSIM Fica combinado assim: eu vou sem você e você vai sem mim. Assim a gente não irá junto, não ficará junto e nem voltará junto. Você irá onde quiser e eu também. Ninguém vai dar explicações a ninguém. Se por acaso a gente se encontrar vamos fingir que somos dois estranhos. Você ficará com quem quiser e eu também. Assim tudo ficará bem, sem ciúmes e sem cobranças. Vamos aproveitar a festa e tudo mais que nos resta. Vai ser divertido o nosso passeio, sem medo e sem receio. Fica combinado assim: eu vou sem você e você vai sem mim. 13-10-2022.
  MINHA FESTA Serão poucos os convidados, serão escolhidos e preparados. Afinal, é muito especial essa festa. O local também será especial, bem escolhido, perfumado, e depois ornamentado. Na minha festa não haverá comes e bebes, não haverá dança, barulho, nem algazarra. Será uma festa silenciosa, não será uma festa luxuosa. Enfim, não será exatamente uma festa. Será um momento de congraçamento, uma festa poética e simples. Serão servidos versos com suas rimas e obras primas de vários poetas. 13-10-2022.
     VAMOS APROVEITAR Quem desaparece, um dia aparece. Quem a gente lembra, a gente não esquece. O tempo não apaga se a gente agradece. A vida é um prêmio que a gente não merece. Enfim, vamos viver e a Deus agradecer, pois esta vida passa e a gente vai morrer. Deixa tudo então passar e vamos aproveitar enquanto a gente aqui viver. 13-10-2022
  PRIMAVERA Saí lá fora e vi que era primavera. Senti um cheiro diferente de flores e vi que a natureza estava colorida. Percebi que tudo mudara de repente no jardim florido da minha vida. A Primavera começa em Setembro, mas às vezes eu me esqueço de aprecia-la. Me perco em meus versos, me envolvo na poesia e às vezes me esqueço de olha-la. Mas a Primavera chama a minha atenção com sua beleza e o seu sorriso florido. Eu olho de repente e então me lembro dessas flores que eu já tinha me esquecido. 13-10-2022.
  O CIRCO Vendo um avião passar anunciando a estreia de um circo aqui eu me lembrei de quando eu era adolescente lá em São Pedro do Avaí onde o Circo do Mosquito chegou e se instalou na praça principal daquele Distrito. Eu, menino curioso, dei uma olhada imaginando o que tinha por trás daquela lona. De repente eu até me imaginei dentro daquele espaço circense. Uma pessoa que trabalhava lá me viu e disse que eu era crente e ainda acrescentou: "Crente não xinga, não mente e é filho de boa gente". Eu não entendi nada na hora, mas saí daquele local, pois senti que não estava num lugar adequado pra mim. Depois fiquei pensando: Por que será que ele falou aquilo? Depois de adulto eu fui ao circo duas vezes, mas não gostei. Achei o humor muito forçado e achei o palhaço muito espalhafatoso. (12-10-2022)
  EM QUEM UM CRISTÃO VOTA? Um cristão vota em quem ele quiser. O voto é livre e tem pessoas que não votam e outras que nunca votaram. Eu voto há 48 anos e nunca deixei de votar. O voto é da pessoa, por isto muitos não votam, uns preferem ir pescar e outros preferem passear e namorar ao invés de irem votar. O Brasil é conhecido como um País de maioria cristã. Mas os cristãos são muito diferentes entre si. Por isto existem inúmeras igrejas cristãs. Existe o católico, o evangélico tradicional e o pentecostal que são grupos divididos e subdivididos entre si. Em quem um cristão vota? O cristão pode votar em quem ele quiser, ou mesmo não votar em ninguém. O problema de não votar é a consequência para o País, mas isto independe de ser cristão, ou de não ser. (12-10-2022)
  SEM NOÇÃO A gente conta uma coisa séria, triste e a pessoa dá risada. Tem gente que ri de um acidente, ri de um mal feito de um jeito como se aquilo fosse uma piada. Essa risada é uma coisa que não vale nada, que não serve pra nada, pois é uma atitude abusada e sem noção. Uma pessoa cai um tombo e a outra ri ao invés de acudir a pessoa. O ser humano às vezes é muito desumano e não sabe separar as coisas. Há tempo de rir e tempo de chorar, há tempo de colher e tempo plantar. É preciso separar as coisas. (12-10-2022)
  A REUNIÃO Certa vez um pastor me pediu para dirigir uma reunião na igreja. Eu fui na hora marcada, mas não apareceu ninguém. Esperei um bom tempo e quando me cansei de esperar fechei o templo e fui embora. À noite o pastor me perguntou como foi a reunião e eu lhe disse que foi boa, mas foi pouca gente. Ele pensou um pouco e me perguntou quantas pessoas foram e eu lhe respondi que foram 4 pessoas. Ele meio decepcionado me perguntou quais as pessoas que foram e eu lhe respondi: "Além de mim foram à reunião o Pai, o Filho e o Espírito Santo". (12-10-2022)
  MINHA MÃE Minha mãe vinha me fazer dormir. Eu não dormia enquanto ela não chegasse, mesmo que o sono viesse antes. Não queria dormir antes que ela viesse. Ela vinha ver se eu estava bem, se eu estava coberto, se eu estava direito na cama. Minha mãe vinha me fazer dormir como se eu fosse uma criança no berço. Um dia ela não veio e eu senti a sua falta. Acho que eu já estava dormindo quando ela veio. Minha mãe era o anjo que descia do céu e vinha me ver e velar por mim. Até hoje eu sinto falta desse gesto de minha saudosa mãe. (12-10-2022)
  NUM DIA QUALQUER Num dia qualquer eu passo por aí. Não sei quando, se irei de carro ou andando, se irei à noite ou durante o dia, mas sei que irei num dia qualquer. A saudade é grande, ela vai me levar. Irei nas suas asas com o coração em brasas e cheio de desejo. Num dia qualquer eu vou realizar meu sonho. Num dia qualquer eu passo por aí. Espero te encontrar a me esperar como se espera um carteiro com aquela carta tão esperada. Como a noite espera a madrugada e depois o canto do galo na alvorada. Num dia qualquer eu passo por aí. 12-10-2022.
  AQUARELA Com pincel e tintas olhando da minha janela eu desenho a Natureza qual uma linda aquarela. Inspirado e sensível me proponho a pintar, com meu pincel invisível que eu acabei de criar. Vejo longe os passarinhos docemente a voar. Outros estão em seus ninhos felizes a descansar. A tarde é doce e bela, já chega o fim do meu dia enquanto a minha aquarela inspira mais esta poesia E assim me emociono olhando essa beleza e me quedo no abandono fitando a Natureza. 12-10-2022.
  MANHUAÇU Já estive lá, morei lá perto. Naquele tempo a cidade parecia um deserto. Ruas estreitas, buracos, uma péssima iluminação. Muitos bairros ainda estavam em completa escuridão. No ar um cheiro estranho, na rua muita sujeira. Eu ficava às vezes sem ar por causa de tanta poeira. Quando eu subia nos morros eu quase não aguentava, tinha valetas, buracos, às vezes eu até chorava. Mas hoje a cidade cresceu e tudo se transformou, as ruas estão mais bem cuidadas, as estradas o governo asfaltou. Hoje Manhuaçu é outra, é muitas vezes maior. O povo tem mais conforto, a cidade é muito melhor. (12-10-2022)