Postagens

Mostrando postagens de maio 12, 2019
DÁ VONTADE Dá vontade de ficar num canto, não falar com ninguém, se possível nem respirar, não se mexer, não olhar, não ver, não enxergar, não ser, não amar, não correr, não falar. Dá vontade de ficar num canto, num lugar, onde não se pode falar, onde não se deve expressar nossa dor e sentimento, nossa lágrima, lamento, nosso sonho, nosso medo, nosso olhar, nosso segredo, nosso momento de dor. Dá vontade de ficar num canto, não falar com ninguém, não pensar em ninguém, não fazer barulho, não ter vaidade, orgulho, e de tudo esquecer. Dá vontade de ficar sem sorrir, sem reclamar, e bem baixinho chorar para ninguém ouvir, para ninguém escutar. Cícero Alvernaz, autor. 18-05-2019.
SE EU DESAPARECER  Se eu desaparecer de repente, por favor não me procure e não chame a polícia nem perturbe a ambulância, não chame o bombeiro ou a guarda municipal, não telefone pra mim, não me procure na rua, não me procure na praça entre as flores de um jardim, não fique desesperado me procurando afobado, lembra que eu sou assim. Foi apenas um momento que eu fui levado no vento, nas asas de uma poesia que apareceu no meu dia e me chamou pra caminhar. Se eu desparecer de repente, por favor não me procure, me deixa viver o meu sonho seja alegre ou tristonho, me deixa ficar ausente. Cícero Alvernaz, autor, 17-05-2019.
NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL Tem gente que se acha insubstituível e fica se gabando de sua importância, seja na igreja ou na sociedade. Às vezes pensa que sabe tudo e outra pessoa não vai conseguir preencher a sua falta, ou ausência. Quando uma pessoa se muda, ou morre, ela é substituída quase que automaticamente. Muitos, antes mesmo de morrer, ou se mudar, já são substituídos, ou treinam alguém para ficar no seu lugar. Muitas vezes quando o homem ou a mulher morrem, dentro de po uco tempo já aparece alguém para substituir. Os antigos diziam: "Viúvo é quem morre". A vida é assim: vai um e outro vem para ocupar o lugar vago. A pessoa morre e às vezes nem deixa saudade. O ser humano é assim mesmo, a pessoa está viva e pensa que nunca vai morrer, mas todos nós estamos na fila. E sempre vai aparecer alguém para nos substituir, afinal, nesta vida ninguém é insubstituível. (15-05-2019)
EDUCAÇÃO Educação não se aprende em escola, embora a escola seja um local onde se ensina a educação (no sentido de aprender a ler, a escrever e a contar) e muita gente confunde isto com educação. Educação, bons modos, respeito, ética, comportamento se aprende em casa. A função da escola é outra: é preparar a criança, o adolescente e o adulto para a vida, encaminhar, alfabetizar e formar profissionais, graduar pessoas para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho. Educa ção é primordial. Uma palavra, um gesto, respeito, saber entrar e sair, saudar as pessoas, aguardar o momento para falar ou agir, saber pedir e saber esperar... isto é fundamental no dia a dia. Aluno que não é educado em casa quando entra na escola fica pior. Briga, causa transtorno, xinga os professores e funcionários, picha, danifica tudo que vê pela frente e às vezes é até expulso da escola. Nas universidades federais se faz de tudo, já vi vídeos no You tube que mostram esse crime, essa lástima. Educação se apr
MINHA MÃE Minha mãe era linda. Era pequena, morena, de olhos verdes e muito esperta. Ela teve sete filhos em dois casamentos. Ficou viúva aos 27 anos e se casou com meu pai que era dois anos mais novo. Que eu saiba, ela pouco estudou, mas gostava de ler, principalmente a Bíblia que lia diariamente mesmo depois de ficar doente. Minha mãe corrigia seus filhos (naquele tempo se podia corrigir os filhos) e dava exemplo de uma mãe dedicada e amorosa. Alguém que se preocupava até  com os detalhes, enfim, com tudo que envolvia a nossa vida. Era uma mãe presente, às vezes até insistente e repetitiva, do tipo: mãe que espera o filho no portão e quer saber por que ele demorou tanto a chegar. Minha mãe gostava muito de cantar, talvez seja esta a lembrança melhor que eu tenho dela. E acabou legando isto aos filhos, todos cantores e adoradores. Espero que estas palavras toquem, de certa forma, os meus raros leitores. (14-05-2017.