Postagens

Mostrando postagens de janeiro 9, 2022
  NÃO PRECISA DIZER MAIS NADA Não precisa dizer mais nada, você já disse e eu me lembro. Eu costumo ouvir e guardar, costumo até gravar para não esquecer. Por isto não precisa de novo me dizer. Sei que não faço parte do seu quadro, sei que já fui deixado e tive até o meu nome apagado como se eu não mais existisse. Não precisa dizer, não precisa ligar, eu já entendi e já estou consciente de que a gente não tem mais retorno. Eu estou bem, plantei novas flores, redescobri novos amores, realcei outras cores e fiz uma aquarela. Hoje eu me dedico a mim e me sinto feliz assim caminhando por aí, ou então eu fico por aqui olhando pela da janela. 14-01-2022.
  QUANDO VOCÊ SE FOR Quando você se for, deixa a porta aberta. Quero ter a certeza que de um dia irás voltar. Quero ter a esperança de que virás na hora certa e que não vais demorar. Você já saiu tantas vezes por essa porta e todas as vezes voltou. O caminho é o mesmo, a porta é a mesma, e eu sou o mesmo que das outras vezes te esperou. Quando você voltar eu estarei aqui, te esperarei saudoso e sem pressa. Você será uma estrela que virá do céu cheia de amor, trazendo lindas promessas. Vou te esperar como sempre fiz das outras vezes: estarei contando as horas e os dias pra te ver. Quando você voltar eu vou te receber e com a porta aberta nem será preciso você bater. 15-01-2022.
  JONAS, UM PROFETA FUJÃO Jonas era um profeta - assim eram chamados os homens de Deus no Antigo Testamento. Deus, certo dia chamou a Jonas e lhe deu uma missão: "Vai a Nínive e prega a minha Palavra". Mas Nínive era uma cidade grande e pecaminosa, a sua maldade tinha chegado até ao céu. Jonas, quando recebeu aquela ordem tremeu, pois tinha medo de ir e ser morto pelos ninivitas, que eram considerados um povo bárbaro, mas quando Deus manda, Deus cuida. Jonas pensou e resolveu não ir. Tomou um navio em direção à cidade de Társis, tentando assim fugir da presença de Deus. Vejam só a loucura que um homem faz! Entrou no navio desceu e foi dormir tranquilamente. Deus viu tudo e mandou uma tempestade que colocou aquele navio e a sua tripulação em grande perigo. De repente, o comandante desceu até ao porão e acordou Jonas. "Acorda e levanta dormente, pois vamos todos perecer". Jonas disse: "Não tenham medo, me joguem ao mar porque o culpado dessa tempestade sou eu&quo
       SENSIBILIDADE A sensibilidade não está na poesia, na crônica, na história, no conto, no romance, nem nas palavras, por mais lindas e tocantes que elas sejam. Uma pessoa pode ver, ouvir e não sentir, se o seu coração não for sensível. Infelizmente, a cada dia as pessoas estão mais insensíveis. Há pessoas que quando veem alguém chorando, ao invés de se sensibilizar acabam dando risada, ou debochando da pessoa. A sensibilidade não está apenas na pessoa, é preciso que a pessoa seja a própria sensibilidade.
  FOTO Se a foto é da mesma pessoa, por que uma foto é tão diferente da outra? Eu tenho foto parecendo comigo, outra se parece com um amigo, outra se parece com um suposto inimigo e, por fim, eu tenho outra que não tem nada de mim. Em outra às vezes eu fico parecendo um pé de amendoim. Pode isto, meu Cristo? 13-01-2022.
  JONAS, UM PROFETA FUJÃO Jonas era um profeta - assim eram chamados os homens de Deus no Antigo Testamento. Deus, certo dia chamou a Jonas e lhe deu uma missão: "Vai a Nínive e prega a minha Palavra". Mas Nínive era uma cidade grande e pecaminosa, a sua maldade tinha chegado até ao céu. Jonas, quando recebeu aquela ordem tremeu, pois tinha medo de ir e ser morto pelos ninivitas, que eram considerados um povo bárbaro, mas quando Deus manda, Deus cuida. Jonas pensou e resolveu não ir. Tomou um navio em direção à cidade de Társis, tentando assim fugir da presença de Deus. Vejam só a loucura que um homem faz! Entrou no navio desceu e foi dormir tranquilamente. Deus viu tudo e mandou uma tempestade que colocou aquele navio e a sua tripulação em grande perigo. De repente, o comandante desceu até ao porão e acordou Jonas. "Acorda e levanta dormente, pois vamos todos perecer". Jonas disse: "Não tenham medo, me joguem ao mar porque o culpado dessa tempestade sou eu&quo
  EU VI O LULA NA RUA, PODEM ACREDITAR! Hoje eu vi o Lula na rua. Era de manhã bem cedinho quando eu saí para caminhar. Olhei e fiquei na dúvida: será que é ele mesmo? Não ouvi nenhuma vaia, nenhum aplauso ou gritos estridentes com aqueles slogans com os quais ele já deve estar acostumado. Nem ouvi palavras de ordem, também não vi a aglomeração que acontece sempre quando Bolsonaro sai para ver alguma obra, para atender algum pedido, falar com a população, ou com os jornalistas. Esfreguei os olhos para ver melhor, pois eu não estava acreditando. Deu pra ver que era ele mesmo, até conferi a falta do dedinho na sua mão esquerda, não tive mais dúvida. Ele estava praticamente sozinho, apenas alguns seguranças o ladeavam no afã de protege-lo de eventuais ataques verbais ou físicos. Tentei chegar mais perto, mas quando eu estava chegando perto, bem perto, aconteceu algo inesperado: EU ACORDEI. Foi aí que eu pensei: para ver o Lula na rua só se for em sonho. (13-01-2022)
  O BEBÊ JAPONÊS Tem coisa mais linda do que um bebê japonês? Você pode dizer: os bebês são todos iguais e realmente são. Não tem bebê feio, nem bonito, não tem bebê estranho, nem esquisito, mas tem o bebê japonês. O cabelo escorrido, o olho meio fechado que a tudo vê de frente ou de lado, aquele jeito de olhar, aquela pureza, aquela meiguice, aquela beleza. O bebê japonês me encanta, pois a todos suplanta, sem querer e sem saber. Ele é assim, parece diferente, mas é igual a toda gente, é igual a todo bebê, mas, então por que ele se destaca tanto? Não se dizer, nem sei explicar, só sei que gosto de ver, que gosto de olhar e gosto de admirar. (13-01-2022)
  PERDI Perdi o seu endereço, perdi o seu número, perdi a sua foto, perdi até aquele cartão que você me deu. Perdi o seu sorriso, o seu carinho e aquele jeitinho de me olhar. Perdi o cheiro do seu perfume, não ficou nem um resto, perdi aquele seu gesto que eu tanto gostava. Perdi o seu jeito de me dizer palavras de agrado, o seu jeito de me olhar de lado, perdi de repente o seu jeito de me olhar de frente que me deixava tão contente, perdi, enfim, a sua companhia que tanta falta me faz, pois me dava alegria e me enchia de paz. 13-01-2022
  SÃO OS OSSOS DO OFÍCIO Tem gente que me pergunta se eu escrevo só poesia. Eu respondo: não, eu também escrevo receita de bolo, receita de remédio, mensagens diversas, piadas, poemas, crônicas, artigos, diálogos (que podem ser usados no teatro), nota de falecimento. Um dia eu escrevi uma nota de falecimento, muitas pessoas só viram o título e foi uma loucura, mas ninguém me ligou pra saber se eu realmente tinha morrido. Se me ligassem provavelmente a resposta seria sim. O grande escritor mineiro Fernando Sabino dizia que a única coisa que ele não tinha escrito ainda era uma missa. Quem escreve geralmente é muito visado, a maioria absoluta das pessoas não leem nada e os poucos que às vezes leem questionam, ou até mesmo criticam o conteúdo. Mas é como diziam os mais antigos: isto aí "são os ossos do ofício.
  NUNCA SE SABE E NUNCA SE SABERÁ Nunca se sabe e nunca se saberá por que a terra é assim e está sempre a girar. Por que as pessoas se amam e depois se odeiam, juram amar e cuidar na alegria e na dor, mas logo se esquecem do seu juramento. Nunca se sabe e nunca se saberá por que um filho odeia o pai e maltrata a mãe, por que a terra gira e nunca saiu do lugar. Por que se odeia se é tão melhor se amar? Tentei entender esse jogo de amor e incerteza, coloquei as cartas na mesa, mas não consegui jogar. Depois saí como cheguei no portão a chorar eu fiquei. Nunca se sabe e nunca se saberá. 11-01-2022.
      DEPOIS QUE O CRIME ACONTECEU NÃO PRECISA MAIS PRENDER O CRIMINOSO Alguns me perguntam: O que é ser um esquerdista? E eu respondo: Ser esquerdista é idolatrar o Lula, amar a Dilma, passar pano pro Haddad, admirar a Manoela e ser fã do Tiririca. Hoje eu vi um vídeo no Youtube em que um advogado do PT afirmou que depois que o crime aconteceu não adianta mais prender o criminoso. Isto explicaria por que não deveriam ter prendido o Lula. Na verdade, Lula deveria estar preso, ou cumprindo a sua pena numa prisão domiciliar, devido a sua idade avançada, além de devolver aos cofres públicos tudo que ele roubou juntamente com a sua quadrilha. Mas eu esqueci de um pequeno detalhe: nós estamos no Brasil. (12-01-2022)
  NO MEIO DO CAMINHO No meio do caminho tinha pedras e espinhos, Tinha buracos, tinha mato tinha carrapato e tinha gente. Nunca me esquecerei deste caminho, nem das estradas, algumas esburacadas, por onde eu trilhei lá em Minas. A gente tinha cuidado para não ficar atolado no barro quando a chuva era torrencial. Além de toda sujeira ainda tinha pedaços de pau. No meio do caminho tinha madeira, tinha lixo e sujeira e eu caminhava sozinho no meio do caminho. Minas hoje é uma lembrança boa que a gente lembra a toa, pois faz parte da nossa vida, da nossa infância perdida e da nossa adolescência querida.
  UM POETA ASSIM DÁ GOSTO Escrever sem ver e sem querer, simplesmente escrever sobre qualquer tema, escrever algum poema sem pé nem cabeça só pra desenferrujar a memória. Escrever sem inspiração em homenagem a alguém, ou em homenagem a ninguém. Um poeta assim dá gosto, ele tira versos da cartola, dedilha a sua viola como um bom violeiro. Esse poeta deve ser mineiro, se não é de nascença, é de convivência. Ele consegue formar versos de qualquer substância, até mesmo de algo sem significância. Esse poeta é um exemplo de poeta e de poesia, pois quase todo dia ele escreve e cada poema seu é um presente que Deus lhe deu. 10-01-2022.
  NOME COMPOSTO Não tenho filhos e nunca terei, mas se tivesse, por mim eu jamais colocaria nele um nome composto. Talvez o nome composto mais comum e mais usado seja José Carlos, que depois vira Zé Carlos e depois fica sendo Zé, ou só Carlos. Muitos pais colocam nome composto nos filhos porque é um destaque, tanto para o homem quando para a mulher, alguns soam estranhos e às vezes fica difícil até de pronunciar. Conheço casais que depois se arrependeram dos nomes que colocaram nos filhos e alguns filhos tentaram mudar o nome mas dá muito trabalho. E tem também os apelidos, alguns "estranhamente estranhos", mas que foram colocados com a "melhor da intenções". Tem apelido que pega tanto que a própria pessoa esquece qual é o seu nome verdadeiro. Eu nunca aceitei apelido porque não gosto e porque acho isto um desrespeito aos meus pais que colocaram o nome em mim. Talvez, dos meus parentes, eu seja o único que não tenha apelido. E nunca terei. (11-01-2022)
      DÁ COMIDA PRA ELE! Quando eu era criança era muito comum ficar doente, ou desnutrido, por falta de comida. A desnutrição causa doença porque o organismo fica sem força e abre a porta para várias doenças. Quando a coisa apertava os pais levavam a criança a um farmacêutico, que na maioria das vezes era um prático de farmácia, mas quando ele não tinha condições por falta de recursos e até de conhecimentos, ele encaminhava ou sugeria um médico. Naquele tempo era mais fácil encontrar uma nota de 200 reais na rua do que fazer uma simples consulta com um médico. Quando os pais conseguiam, a criança já estava quase morta. O médico, geralmente olhava e já diagnosticava e falava: "Dá comida pra ele!". A mãe voltava com o filho nos braços e quando chegava em casa se lembrava da frase do médico, mas quando olhava na sua despensa não tinha comida. Então ela dava para o filho o que podia fazer era um mingau de fubá com bastante alho e mais algumas coisas que encontrava na horta. Esse
  CONVERSA DE DOIS MINEIROS Alô! Cê já imbarcô? -Não, estou isperano o trem Mais ocê num ia de onibus? -Sim eu vô de ônibus, foi o que eu falei. Intão purque falô trem? É o meu jeito de falar. -Pruveita e come arguma coisa antes de imbarcá. Acho que não, eu tenho medo do trem me fazê mal na viage. -Nun fais não. Eu sempre como quando viajo. Mais ocê é ocê e eu sô eu. -Verdade, tinha me isquicido disto. Boa viage! Só quero te pirguntá uma coisa: tá tudo bem aí? -Num tá não, as galinha ainda num botô hoje, os porco num qué procriá, mais o resto dos trem tão bem. Intão tá bão, vo imbarcá que esse trem quando dá a hora de saí num avisa pra ninguém. Esses dias ficaro uns três pra traz. -Intáo vai sinão ocê vai cê o quarto dexado pra trás. Num vô nada, cê tá besta sô?
  A POESIA A poesia tem vida, ela é imprevisível, não marca hora nem dia, pode trazer alegria quando vem no seu momento, ou lágrimas caindo ao vento que vêm nosso rosto marcar. Às vezes vem de mansinho trazendo amor e carinho, às vezes vem de repente com seu jeito atrevido e nos deixa sem sentido, com vontade de chorar. A poesia tem vida, ela é imprevisível, quase sempre invisível quando quer se aproximar. Por isto devemos ficar preparados para ela, olhando pela janela, pois quando menos se espera ela poderá chegar. 08-01-2022
  DOM NATURAL E DOM ESPIRITUAL Dom é algo natural, pessoal e intrínseco, ou seja, é algo intimo relacionado à pessoa. Existem diferentes dons. Alguns conseguem aproveitar o seu dom em vários sentidos e situações, chegam até a ganhar muito dinheiro com o seu dom. Outros, porém, tem um dom maravilhoso, mas não sabem aproveitar esse dom. Segundo ouvi de algumas pessoas eu tenho alguns dons, mas nunca ganhei um centavo sequer com os meus dons. Nasci pobre e vou morrer pobre, mesmo tendo trabalhado praticamente a vida toda. Mas eu agradeço a Deus pelos meus dons. Existem dons naturais e dons espirituais, há pessoas que tem os dois e conseguem ganhar dinheiro com os dois. Na igreja eu era chamado de "cantor-mor" e hoje "canto no banheiro" já que a igreja se enjoou de mim, mas eu continuo cantando, escrevendo e desenvolvendo alguns dons que eu tenho. E assim vou levando a minha vidinha. (08-01-2022)