Postagens

Mostrando postagens de outubro 11, 2015
LUA CHEIA Se eu disser que te vi no brilho da lua cheia num céu carregado de estrelas como uma lua-menina que brilhava intensamente com carinho e magia cheia de amor e poesia... Pois eu te vi claramente me olhando sorridente bem assim, nitidamente, como se fosse uma estrela entre tantas que brilhavam e pelo céu cintilavam piscando na imensidão. Se eu disser que te vi quando a lua apareceu, juntinhos, você e eu, numa linda carruagem que deslisava no tempo por sobre nuvens macias tantas frases me dizias, mas eu não pude entender... Se eu disser que te vi e ainda estou recordando, me dirás que estou sonhando, mas eu direi, com certeza, com carinho e firmeza que estou feliz e te amando. Cícero Alvernaz (autor) 17-10-2015.
CHIFRE O chifre tem vários significados, dependendo da região. Alguns significados são muito comuns e até abjetos, pois são levados pro lado da zombaria, da caçoada, muitas vezes sem sentido: apenas para zoar a pessoa. Mas, sobretudo, o chifre é comum a vários animais e serve como proteção contra as pessoas ou contra outros animais. O animal é dotado desta arma e dela se vale em vários momentos. Existem vários formatos de chifre e um dos mais interessantes são os dos veados, em forma de galhos. Mas "chifre" pode significar muita coisa.  E pode ser apenas um ornamento ou um berrante, que fica exposto na casa de alguém. Em Minas, quando a pessoa está bêbada, se diz que "ela encheu o chifre". E tem muita gente de chifre cheio por aí, até no transito. Vou parar por aqui senão alguém poderá querer me dar umas chifradas. No bom sentido, é claro. Cícero Alvernaz (autor) 15-10-2015
CALOR Um vapor que sobe e desce, se espalha e devora, e fica em volta, irrita e revolta por dentro e por fora. E traz ansiedade, desânimo tanto, fraqueza, espanto, sei lá mais o que. Que vem e que fica em mim e em você. E vem a secura, cansaço, tontura, terrível vapor! Ficando deitado, em pé ou sentado é o mesmo terror. Cícero Alvernaz (autor) 15-10-2015.
EU AMO MINAS GERAIS! Minas é plural, são existências várias, é fartura de sons, é poesia cantante, é água que desce espumante, é o gado mugindo distante, é gente feliz e falante, é Minas toda galante, é a vida, enfim, palpitante, brotando entre as montanhas, a riqueza de seus cafezais, tudo isto é Minas Gerais. Minas é sonho, a mais pura realidade, é a roça sempre linda, o barulho da cidade, a beleza natural que emerge sem igual, são as matas a bailar sentindo o beijo do vento, passarinhos a cantar escondidos na floresta, Minas é isto e mais, isto é Minas Gerais. Minas é plural, são nuances várias, é poesia, é viola, cantador e seresteiro, é alegria diária, tão famosa culinária que atrai a tanta gente... Minas é festa, é gente que gosta de prosear e recebe bem a gente. Minas é linda demais, eu amo Minas Gerais! Cícero Alvernaz (autor), 15-10-2015.
PROFESSOR Caneta na mão, ou escrevendo na lousa, os olhos repousam bem cheios de amor. Coração palpita, o corpo se agita, profissão bonita tem o professor. Olhando distante, às vezes aflito, um tom pesaroso de quem acredita. É o professor que ensina com amor, profissão bonita tem o professor. A classe se agita e não o respeita, mas ele suporta e em tudo acredita. E com tolerância supera a dor, profissão bonita tem o professor. E com paciência supera barreiras, transpõe obstáculos, pois sempre acredita. E não desanima na luta e na dor, profissão bonita tem o professor. Cícero Alvernaz (autor) 14-10-2015.
NO MEIO DO CAMINHO No meio do caminho tinha um ninho, de dentro desse ninho vi sair um passarinho, no meio do ninho tinha um caminho de dentro desse ninho vi sair um passarinho. Nunca me esquecerei (e agora aqui sozinho) me recordo que no meio do caminho tinha um ninho, tinha um ninho no meio do caminho, no meio do caminho tinha um ninho. Cícero Alvernaz (autor), 13-10-2015.
EX Ex marido, ex mulher, ex sogro, ex sogra, ex cunhado, ex BBB, ex presidente, ex tenente, ex conferente, ex agente, ex gerente, ex combatente, ex padre, ex pastor, ex crente, ex intendente, ex técnico, ex professor, ex nadador, ex jogador, ex doutor, ex advogado, ex magistrado, ex presidiário, ex funcionário, ex escritor, ex pintor, ex crítico, ex político, ex ladrão, ex rufião, ex prostituta, ex soldado, ex poeta, ex exegeta, ex pateta... Essa história de ex me cansou de vez, tchau pra vocês! Cícero Alvernaz (autor), 14-10-2015.
UM PASSARINHO ME CONTOU Um passarinho me contou que a vida é assim: um pouco de saudade, um tanto de maldade, um pouco de você, um outro tanto de mim. Um sorriso, uma graça, carinho de um vento que passa, andar por aí sem destino, depois se sentar numa praça, encontrar algum amigo que nos sirva de abrigo, que nos fale do seu dia, de seus sonhos, de poesia. De suas expectativas, de suas perspectivas, de suas decepções, de seu mundo, das paixões... Mas que também me ouça e me empreste o seu ombro, afinal, somos amigos, somos velhos confidentes, lutamos com unhas e dentes pra manter a amizade. Um passarinho me contou que a vida é assim: um pouco de saudade, um tanto de maldade, um bocado de paixão. A vida é, sobretudo, proteção, também escudo, a vida é tudo e nada, uma pequena estrada carregada de emoção. Cícero Alvernaz (autor) 13-10-2015.
O impeachment sai ou não sai? A casa cai ou não cai? Chega de tantas mumunhas, não impeça que o Cunha faça o que tem de fazer. O Brasil não pode aguentar tanta gente a lhe roubar. Afinal, o impeachment sai ou não sai? A casa cai ou não cai? Cícero Alvernaz (autor), 13-10-2015.
ROJÃO Quando alguém solta um rojão até estremece o chão, os animais ficam com problemas de audição, é uma danação, o mundo vira uma explosão, quanto mau gosto, meu irmão! Quando alguém solta um rojão, seja pelo seu time do coração, ou por motivo de alguma religião a gente quase sofre uma convulsão, dói o ouvido e o coração, mas não tem apelação. Deveria haver uma proibição, em nome da nossa audição, e até por uma questão de se ter educação que ninguém mais soltasse rojão, pois isto só gera mal estar e confusão. Cícero Alvernaz (autor) 12-10-2015.
POETA Eu ficava meio encabulado quando alguém me chamava de poeta. Hoje eu não fico mais. Eu antes não sabia o que era poeta e alguns falavam pejorativamente: "Oi poeta, tudo bem?" Eu percebia que era chacota, até mesmo caçoada e não entendia nada e também não aceitava, não gostava quando alguém assim me chamava. Hoje, se a pessoa caçoa, zomba e até dá risada eu não sinto nada e às vezes até ignoro. Muita gente não conhece o mundo, pensa que poeta é vagabundo, pessoa mal encarada que não liga pra nada e vive cantando suas paixonites com suas esquisitices, sem ter responsabilidade, andando de cidade em cidade... Eu ficava meio encabulado quando alguém me chamava de poeta, como se isto fosse um palavrão, um termo de baixo calão, mas hoje eu sinto uma honra e ouço com muita alegria quando alguém se refere à minha poesia e faz o seu comentário. Sou poeta sim, sou operário, a poesia é o meu salário com o qual eu me mantenho neste meu viver di
QUEM TEM MEDO DO CUNHA?  Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara dos Deputados, é a bola da vez, como se diz no jargão político. Desde que foi eleito tem se mostrado oposto ao comportamento deste governo como oposição aos desmandos que foram perpetrados neste País. E, como já era esperado, ele tem recebido muitas denúncias de ter contas no exterior, inclusive envolvendo a sua família. Há uma obsessão em incriminá-lo como forma de “aliviar” um pouco as falcatruas deste governo e, quem sabe, trocá-lo por alguém que joga neste time que até agora só perdeu.  Se ele, Eduardo Cunha, é devedor que pague, que seja afastado, cassado e, portanto, trocado. Mas, sabe-se, (até que se prove o contrário) que tudo isto é uma manobra para o governo ganhar mais tempo e, quem sabe, conseguir terminar este péssimo mandato, que ninguém mais entende e que pouquíssimas pessoas apoiam. É uma estratégia do PT e de seus aliados para enfraquecer a oposição que, diga-se de passagem, até agora esta manobr
O POSTE "Quem fica parado é poste". Quem nunca ouviu esta frase? O poste fica parado, mas produz e alimenta, inventa e reinventa, nos dá luz e nos sustenta. Nele ficam as amigas e os casais de namorados por muito tempo parados debaixo de sua luz. O poste tem serventia, seja de noite ou de dia, é o banheiro dos cachorros que a ele pedem socorro para então se aliviar. O poste, que nunca sorriu, muitas juras de amor ouviu de casais enamorados, quietinhos e abraçados com uns beijos bem beijados que ali, entrelaçados, juraram fidelidade. Mas o tempo, que maldade! muitas juras esqueceu. E assim, o velho poste, jaz no seu mesmo lugar, enquanto bem junto dele bem encostados nele muitos estão a se amar. Cícero Alvernaz (autor) 11-10-2015.
MANIFESTO Ela passa por mim, dá meia volta e volta. Isto não me alegra nem tampouco me revolta: Para mim é indiferente. Não faria a menor diferença se ela seguisse em frente. Mas mesmo assim eu fico pensando, imaginando que seja algo importante. Ela não me diz nada, dá meia volta e segue a sua estrada, e eu fico parado recordando o nosso passado. É difícil esquecer tanto sonho sonhado, tanto riso escancarado e aquele beijo roubado... A gente se entendia como o sol ao meio dia e a sombra que eu não via. Ela passa por mim e nem sequer me olha, nem faz um pequeno gesto. Mas eu sinto de repente que tem algo entre a gente, e escrevo estes versos em forma de manifesto. Cícero Alvernaz (autor) 08-10-2015.
UM HOMEM SE ARRUMANDO Me arrumando: fazendo a barba, dando mais uma olhada no espelho, fazendo mais uma careta, conferindo o visual, vendo se está tudo normal ou se falta algum dente, alisando os cabelos, piscando o olho esquerdo, depois o direito, piscando os dois, sem saber o que fazer depois, afinal, sempre falta algo, nunca se está perfeito, nunca se está tão chique como a gente gostaria. Tem o detalhe da roupa, será que esta combina? Tem a gola da camisa, se ela está bem lisa, ou se está amarrotada, depois tem sapatos e meias, mas isto fica pro fim, não sei se está bom assim, vou dar mais uma olhada: "espelho, espelho meu..." Vou escovar bem os dentes e passar fio dental, fazer mais uma careta, meu rosto está vermelho ou será que é o espelho? Lá se vai mais de uma hora, não sei pra que tanta demora se vou só ali na esquina, mas é que tem uma menina que pode estar por lá... Parece que vou numa festa, dizem que homem detesta ficar as
A ARTE DE TOMAR BANHO Se tem uma coisa que eu admiro nas mulheres é como elas tem facilidade para tomar banho. Tem algumas que tomam até cinco banhos por dia. Tomam banho antes de sair, tomam banho quando voltam, tomam banho quando levantam, tomam banho quando vão dormir...  Parece que elas tem mania de tomar banho. Há algo imperativo que manda e exige: "Vai tomar banho!". E elas vão e se deliciam sob o chuveiro. Saem de lá fresquinhas, felizes e perfumadas, mas ai do homem que se aproximar,  encostar e elogiar:  "Você está cheirosa, gostosa, deliciosa..." - "Sai pra lá seu fedido!". E o homem, sem opção, sai olhando pro chão. Cícero Alvernaz (autor) 09-10-2015.