Postagens

Mostrando postagens de dezembro 12, 2021
  O GALO AGORA TEM DOIS BI Times e torcidas rivais já deram muita dor de cabeça e muito trabalho pra polícia. O torcedor do Cruzeiro gozava o torcedor do Atlético afirmando que esse time não tem BI campeonato (o Atlético, na verdade, tem um tetra campeonato sul americano). Agora que o Galo tem dois BI brasileiros conquistados este ano aquela torcida está criando uma outra forma de agredir o torcedor rival. Na verdade, as torcidas agridem umas as outras. Isto existe simplesmente porque não existem dois times iguais, nem as camisas são iguais e o fanatismo é muito grande, tanto de um lado quanto do outro. (18-12-2021)
  SOMOS MUTANTES Sou do tempo em que nas igrejas tinha conjunto coral, banda musical, quarteto, grupo de crianças, de jovens, de senhoras, de senhores, cantoras e cantores com seus louvores de adoração. Eu sei que hoje tudo se modernizou, que não tem mais espaço pra essas coisas, que isto está ultrapassado. Hoje muita gente não leva mais a Bíblia na igreja porque a Bíblia está no celular. Não se lê mais a Bíblia porque ela está no monitor, hoje bate-se mais palmas do que canta. Hoje é tudo moderno e a maioria acha melhor assim, fica mais leve, mais solto, mais relax. Mas eu sou do tempo passado: não "sentava tudo misturado", só se fosse casal casado, hoje senta namorada com namorado, homens e mulheres juntos, nada é separado. Hoje a modernidade é algo aconselhado e facilitado. Isto é muito comum hoje, mas quem é do passado estranha um pouco e se sente meio peixe fora d'água. Eu sou antigo, usei muito paletó e gravata, mas hoje a realidade é outra e a tendência é continuar
  CÃIBRA Essa coisa é de matar a gente. Até pra escrever o nome é estranho e diferente. Hoje de manhã eu tive cãibra na perna esquerda e até agora está doendo. Eu sei que é por falta de comer banana nanica que isto acontece, por isto os atletas comem tanta banana nanica. Imagina um jogador de futebol com cãibra! Quando uma pessoa fala muito alguém diz que "deu cãibra na língua de tanto falar". E quando a pessoa não gosta de falar, o que será que acontece com a língua dela? Cãibra é terrível e a gente não pode fazer nada, só tem que torcer para passar logo, mas depois que passa continua doendo ainda por muito tempo. Sobre esse tema daria para escrever muito, mas por hoje chega. (16-12-2021)
  UM FILHO À ESPERA DA MÃE No ponto sentado ou de pé, com fé o menino espera a mãe. Olha longe com seu olhar de filho que sente saudade, mas nada vê. Senta de novo num tamborete e olha um bilhete que alguém escreveu, mas ele quer mesmo é olhar e ver a sua mãe chegando, pois a espera é longa, o sol já está quente e a sombra não o cobre totalmente. De tanto esperar ele se cansa e quase perde a esperança, mas uma pequena luz se acende e ele entende a demora, mas de saudade quase chora. A mãe foi à cidade, não o levou porque estava com pressa, mas antes de ir lhe fez uma promessa: "Me espera que eu volto logo e vou lhe trazer um presente". Mas o melhor presente que ele quer e deseja para o consolar é a sua mãe de volta, pois ele está cansado de tanto esperar. 16-12-2021.
  SENTIMENTO DE PAI Depois de tanto tempo o filho se lembra do pai e chora. O pai morreu já faz muito tempo, mas a lembrança é viva, recente e está sempre presente. O filho lembra detalhes, lembra do olhar do pai, do seu jeito de falar e de agir, de chegar e de sair. O mesmo jeito, a mesma maneira de tratar as pessoas, a mesma educação, a decepção com a colheita e com o preço do café. O mesmo sentimento de pai, o mesmo cuidado, um olhar de lado talvez para disfarçar alguma coisa. Depois de tanto tempo o filho imagina o pai chegando e às vezes reclamando de alguma coisa que estava fora do lugar. O mesmo cuidado, a mesma atenção e o mesmo sentimento. Meu pai era assim, eu me lembro, recordo os detalhes, seu jeito de tratar as coisas sempre colocando Deus em primeiro lugar. Este sentimento eu carrego comigo, lembrança do meu melhor amigo, aquele que se necessário fosse daria a vida por mim. E hoje sou assim, como se eu fosse uma criança eu trago tudo isto em minha lembrança. (16-12-2021)
  QUEM GOSTA DE POESIA? "Eu já lhe disse que não gosto de poesia!". Tudo bem, é bom que sobra mais pra mim, mas tem pra todo mundo, tem pra quem gosta e até pra quem não gosta. É uma triste constatação, mas a porcentagem de pessoas que gostam de poesia não deve chegar a1%. Por isto às vezes eu digo: Nasci na década errada e agora não posso fazer nada para mudar, ou alterar esta situação. Na minha família eu não conheço ninguém que gosta de poesia. Eu tinha um cunhado que gostava, mas ele infelizmente faleceu. Era uma grande pessoa, um excelente amigo. Tirando este, os demais não gostam, ou até detestam. Estou falando de quem eu conheço, mas eu não conheço mais ninguém, ou conheço uma meia dúzia que gosta. Acredito que não seja só poesia, muitas outras manifestações artísticas estão no limbo, ou debaixo de alguma pedra e, portanto, prestes a desaparecer. Isto é comum, já aconteceu com várias expressões artísticas, ou mesmo esportivas, ou culturais. Mas eu não desisto daquilo q
  SEM PÓ PRO MEIO DIA Esta expressão é muito comum lá em Minas. O café do meio dia é tradicional entre os mineiros e ficar "sem pó pro meio dia" é ficar numa situação difícil e complicada. O que não falta hoje são pessoas que estão assim, tanto na vida material, amorosa, quanto na vida espiritual. Como se diz: "Tem gente vendendo o almoço pra comprar a janta". Enquanto isto, tem outros que estão ganhando "os tubos" com a miséria de milhões. O Governo Federal está ajudando muito, mas não sabemos até quando isto será possível. O Brasil é um dos três países do mundo que estão se saindo melhor nesta pandemia. Isto não é política, isto é fato mais do que comprovado. Hoje nós podemos dizer que temos um presidente amigo do povo, sensível, honesto, trabalhador e cristão. Isto está acontecendo pela primeira vez na história do nosso País. Falo como jornalista, não sou político, nunca fui filiado a nenhum partido, portanto nunca me candidatei a nada.
      DESENCONTROS DA VIDA Tudo que uma mulher quer é casar, ter um filho(a) e depois ser avó. Vem uma criança que mal sabe falar e diz: "Vó, eu gosto do cê. Vó, eu te amo". Depois vem alguém e diz: "Você tão jovem e já é avó?". Eu nunca serei avô porque nunca tive filhos e jamais poderei ter, mas ser avó é mais "chique" do que ser avô. Pelo menos é o que me parece, claro que toda regra tem exceção. Quando um homem não é pai é como se ele não existisse de verdade, é como uma árvore frondosa que não tem fruto, como um rio sem peixe, ou um mar sem ondas, fica sem graça. E a mulher que se casa com um homem que não pode ter filho acaba ficando sem o filho e sem o homem, continua solteira, mesmo sendo casada. E o homem não é casado, nem é solteiro. Uma casa sem filhos e sem netos é como uma igreja sem Bíblia e sem fiéis. Enfim, é como uma poesia que foi escrita sem inspiração.
  NAMORADA Namorada é tudo e não é nada. Pode ser uma paixão desenfreada, ou pode ser apenas uma ilusão e mais nada. Muita gente namora e não é namorado, admira e não é admirado, ama e não é amado. Fica iludido, mas não é correspondido, perde o sono pensando na amada que não é a sua namorada. É uma paixão tão lascada que quando fala a boca fica até salivada, mas a danada não sabe de nada. Já passei por isto e sei como é. Amei com garra e paixão e por fim a minha namorada era só ilusão. E quando descobri a maçada fiquei com a cara no chão. 17-12-2021.
  "E CONHECERÃO QUE SOIS MEUS DISCIPULOS" A pessoa que lê a Bíblia geralmente é diferente. Por que será? As santas escrituras são a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, por isto as pessoas que leem a Bíblia são diferentes, são chamadas de crentes, ou seja, aqueles que creem. Todas as religiões e religiosos leem a Bíblia, mas a leem de uma forma diferente. Minha mãe dizia: "Eles leem a Bíblia como se ela fosse um jornal". O crente não apenas lê a Bíblia, ele medita na Bíblia de dia e de noite, como está escrito no Salmo 1. Essa é a principal característica do cristão. Sendo assim, o crente é conhecido até pela sua aparência e quando abre a boca geralmente ele fala da Bíblia. Um dia eu estava numa banca de jornal e uma pessoa me falou afirmativamente: "Você é crente!". Eu achei aquilo incrível e perguntei-lhe: "Por que você tem tanta certeza?" Ele me disse: "É pelo seu jeito de olhar". Jesus disse; "E conhecerão que sois os meus discíp
  SER AMIGO Ser amigo é mais do que ser irmão. É mais do que ser namorado, ser marido, ou ser patrão. Ser amigo é ser alguém confiável, ser amável, ser amado, e estar guardado no coração. Ser amigo é como ser um fruto, uma planta, um tesouro. É como ser brilhante como o ouro, ser rico e duradouro. Ser amigo é mais do que ser irmão, pois irmão é carne, sangue, e ser amigo é ser alma e coração. 18-12-2021.
  PROCURA-SE UM AMIGO Acabo de ouvir e ver num vídeo do Youtube a leitura deste poema de Vinicius de Moraes e o recomendo. Cada dia estou mais seguro que não há nada mais lindo no mundo do que a poesia. Já nasci poeta, mas demorei muito pra assumir essa condição. Já fui zombado e até humilhado por gostar de poesia e por tentar escrever poesia. Isto não tem importância, não faz diferença, não aumenta o meu amor e a minha crença na poesia. A poesia vive e existe em mim desde sempre, coisa de antepassados, pessoas que nunca conheci que, de certa forma, inculcaram em mim este amor e este dom. "Procura-se um amigo. Não precisa ser homem, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, dos cantos do ventos e das canções da brisa". (Vinicius de Moraes).
  CUSTO-BENEFÍCIO Volta e meia eu ouço isto. Mas o que é custo-benefício? Todo mundo fala, mas nem todos sabem o que é. Isto acontece muito, dizem que falar até papagaio fala. O mais importante é saber o que está falando, conhecer o que foi reproduzido através da fala. Custo-benefício é isto: Custo é aquilo pelo qual nós pagamos, é um custo, custou tanto, e Benefício, é o bem, o lucro, o retorno que aquilo nos trás. Muitas vezes nós arcamos com um custo e em contrapartida não temos quase nenhum benefício. Isto acontece muito. Investimos num objeto que depois só nos traz prejuízo. Custo-benefício serve pra tudo. Custo é investimento e benefício é o lucro que temos em função deste custo. (15-12-2021)
  EU COMEMORO O NATAL DE JESUS Imagina fazer uma festa para alguém importante que vai chegar de um País distante, preparar tudo com exímio bom gosto: o local, o jantar, as bebidas, os talhares e tudo mais. Eu nem falo do custo, falo do benefício que esse personagem vai trazer a todos pela sua presença e pelo que ele pode fazer em favor de todos. Ele é tão especial que pode ser adorado porque ele é divino. Imagina só se acontecesse algo assim! A ansiedade seria grande pela sua chegada tão esperada e preparada nos mínimos detalhes. Imagina se no dia, na hora e no momento marcado para a sua chegada aparecesse de repente alguém para substitui-lo. Não! não pode, pois ele é insubstituível. Mas ele não veio e alguém enviou um substituto que não tem nada a ver com ele. Ia aparecer um senhor idoso de roupa vermelha, barba branca, com um saco de quinquilharias para serem distribuídas com as crianças. Decepção geral! O nome desse indivíduo intrometido é Papai Noel. O Natal hoje é assim, por isto
  VAI O TREM Vai o trem com alguém que me quer bem. Vai o trem com alguém a quem eu quero bem. Esse trem vai e vem e sempre traz alguém, traz muita gente, uns tristes e outros contentes, uns ricos, outros pobres, uns plebeus e outros nobres. Esse trem vai e vem sobre a linha levando alguém. Esse alguém que vai no trem me quer bem e a saudade deste alguém faz de mim um refém. Vai o trem e eu não sei bem aonde vai esse trem. Não sei o seu destino e aqui como um menino eu fico pensando no trem e uma lágrima cai, pois nesse trem vai alguém a quem eu quero bem. 15-12-2021.
      LER É BUSCAR CONHECIMENTO NAS LETRAS Quando uma pessoa não lê está deixando de aprender alguma coisa. Está perdendo a oportunidade de se melhorar intelectual e socialmente. Ler é buscar conhecimento nas letras e todos nós sabemos que as letras falam. Ninguém está sozinho se está de posse de um bom livro. Eu, muitas vezes andando pelas ruas pegava algum papel jogado só para ver se nele tinha algo escrito. Certa vez andando por uma rua de Belo Horizonte me deparei com a página de um livro, me abaixei e peguei, ela estava um pouco amassada, abri-a e li. Era um poema de Cecília Meireles: "Sugestão". Gostei tanto que o coloquei no bolso e levei comigo. Sempre fui assim, acho que até mesmo antes de nascer. Sou apaixonado pelas letras, pelo conhecimento. Acho isto muito mais do que chique, pois é uma necessidade. Devido a esse meu costume consigo falar com qualquer pessoa sobre os mais variados assuntos. Eu tenho uma tática: quando não sei procuro mais ouvir do que falar. Por
      DEFESA Defesa da mulher, defesa da criança, defesa dos animais, defesa do meio ambiente, defesa da alegria, defesa da tristeza, defesa do bêbado, defesa da prostituta, defesa do jovem, defesa dos velhos, defesa de quem luta, defesa de quem chora, defesa de quem grita, defesa de quem se irrita, defesa dos rios, defesa dos mares, defesa do pés, defesa dos calcanhares, defesa do corpo, defesa dos sapos, defesa dos trapos, defesa do lobisomem, só não tem a defesa do homem. 11-12-2021.
  RESOLUÇÃO Vou me esforçar, vou me redobrar, esticar a corda e subir no muro, correr no quintal sempre e sem parar. Vou pegar no cabo da velha enxada, vou lavrar a terra, vou subir a serra, vou descer correndo, vou gritar bem alto pra você ouvir, vou me esforçar, vou me redobrar e não vou chorar, afinal sou forte e não temo a morte, não vou me calar. Vou me esforçar e você vai ver o que vou fazer. Não vou me entregar, não vou me negar, sei que vou vencer. 12-12-2021.
  UM CASO QUE NUNCA MAIS ISQUICI Falei um trem bobo e logo pircibi que ela num gostô do dito. Tentei cuncertá, mais o cuncerto piorô inda mais o trem. Fiquei sem graça, mas guentei calado. Essas coisa só contece cum quem tá vivo, num adianta querê remendá. De repente ela oiô pra mim e falô: "Num tem portância não, eu intendi direitin o que ocê quis dizê e concordo". Mas nessas artura eu já tinha isquicido o que tinha dito e ficô o dito pelo não dito. Ela me oiô de novo e deu uma piscadinha marota aí eu sinti firmeza, senti que o trem ia dá certo. Fiquei naquele vai num vai e acabei num indo. Pensei em falá otro trem, mais risurvi num falá. Quando eu pensei que o trem já tinha cabado ela me chamô de lado e me deu um bejo no rosto. Eu pensei im devorvê, mais fiquei pensativo. Nessas artura eu já tava mei paxonado, mais num pudia demonstrá. Pra terminá o caso, nois passamo a noite junto, só que eu na minha casa e ela na casa dela só pensano no acunticido. De verdade mesmo só fic
  QUEM SERÁ, QUEM SERÁ? Quando cai demora pra levantá, quando incói demora pra isticá, quando chora demora pra consolá, quando cansa demora pra discansá, quando ismurece demorá pra arribá, quando inguiça demora pra disinguiçá, quando intristece demora pra se alegrá. Quem será, quem será? É esse minino que vive em mim que veio de longe e aqui chegou assim. Não sabe falá, nem sabe acená, não sabe sorri e só sabe chorá. Esse minino não tem nenhum juízo, só dá trabaio e dá prijuízo. Mas eu já falei, já dei um aviso: se não miorá, se não me ajudá, eu vô mandá ele imbora pra Macapá.
  TORCEDOR Seja santista, palmeirense, ou corintiano. Seja flamenguista, botafoguense ou atleticano. Seja tricolor, gremista, ou colorado. Seja do Rio, São Paulo, Minas, ou outro Estado. Seja alvinegro, azulino, alviverde, seja o que for. Seja campeão, ou não, seja contra ou a favor. Na verdade, o importante e o que conta neste instante é que és um torcedor. 13-12-2021.
  EU APENAS TENTEI SER FELIZ Amanhã eu já terei esquecido, já não terei mais remorsos, nem lembranças, andarei pelas ruas sem medo e sem pavor caminhando sossegado como se nada tivesse acontecido. No meu rosto não terei marcas do que aconteceu, nas minhas mãos não terei sangue e nos meus olhos não terei medo. Também não terei segredo nenhum para guardar. Andarei pelas ruas livre e soberano como num descampado, sem olhar de lado temendo alguma represália. Amanhã eu já terei esquecido de todo acontecido, não ouvirei nenhum grito ou gemido, afinal o que fiz? Eu apenas tentei ser feliz. 13-12-2021.
  VOCÊ PODE FAZER DE TUDO Você pode me impedir de ir na sua casa e até de passar na sua rua. Você pode me impedir de te olhar, ou mesmo de te cumprimentar. Você pode me evitar, passar perto de mim sem me olhar como se eu não existisse, como se eu fosse apenas uma sombra. Você pode me ignorar numa festa, ou num mercado, ou numa praça. Você pode dizer que eu não presto, que eu não tenho graça, que eu sou feio e até que eu não existo. Você pode me dispensar, me arranhar, me cuspir. Você pode me expulsar, me xingar, me perseguir. Você pode fazer tudo isto e muito mais, você pode fazer tudo que te satisfaz, mas você nunca vai tirar a minha paz.
  DISPESA Eu fui fazê a dispesa, comprá uns trem pra fazê no fugão, mas os trem tá muito caro. Cumecei pelo arroz, comprei o açuca dispois, o óleo, a batatinha, mais quando fui vê uma carninha meu dinhero deu um grito, acho que ficô afrito por causa do preço. Eu pensei: eu num mereço toda essa caristia, será que é a pandimia, ou será a infração? Num momento eu parei e cumecei a pensá o que eu pudia comprá com o dinhero que restô. Comprei uma abobrinha e um poco de chuchu, fubá pra fazê angu e só dois quilo de arrois. Pensei e raciocinei: isto aqui só dá pra dois. Depois lembrei da limpeza e fui vê o materiá, mas não consegui comprá. A cesta estava pro meio e ainda fartô o recheio pra fazê a abobrinha, tamém fartô o tempero para dar aquele chero e aquele bom sabor. De repente fui pro cacha pra pagá minha dispesa e eu tinha a certeza que o meu dinhero ia dá. A moça oiô pra mim e me falô bem assim: "Só isso é que deu pra pagá". (14-12-2021)
  VOU ME ESFORÇAR Vou me esforçar, vou me redobrar, esticar a corda e subir no muro, correr no quintal sempre e sem parar. Vou pegar no cabo da velha enxada, vou lavrar a terra, vou subir a serra, vou descer correndo, vou gritar bem alto pra você ouvir, vou me esforçar, vou me redobrar e não vou chorar, afinal sou forte e não temo a morte, não vou me calar. Vou me esforçar e você vai ver o que vou fazer. Não vou me entregar, não vou me negar, sei que vou vencer. 12-12-2021.
  MIGUEL Ele é um anjo desses bem pequenos que ainda não fala nem voa. Um anjo pequenino, um menino, que curte sua vida numa boa. Anjo que dorme sem estar cansado e repousa calmamente no seu leito. Anjo que brinca e às vezes chora, e adora mamar no peito. Ele é um anjo pequeno, diferente, o mais interessante dos anjinhos! Bem pequeno, risonho, dependente, e não gosta de ficar sozinho. Um anjo que reclama quando acorda, pois talvez sonhasse que estava no céu. Anjo criança ou uma criança-anjo? Este anjinho se chama Miguel.