Postagens

Mostrando postagens de setembro 4, 2022
  MÃE A Pátria é mãe, a terra é mãe, mas a mãe é mais do que uma mãe. A mãe conhece o filho, mas o filho nem sempre conhece a mãe. A mãe cuida do filho, mas o filho nem sempre cuida da mãe. Há mães que não valorizam a sua maternidade, mães que não agem como mães. O filho sofre quando a mãe não o protege, não cuida dele. Então o filho chora e implora, mas a mãe o ignora. Muitas mães abandonam os seus filhos à sorte e eles sofrem e muitas vezes são apanhados pela morte. Mas essas mães são uma exceção, pois a mãe de verdade pensa e age com amor e com bondade. 07-09-2022
  UM PEREGRINO Perna cortada, unha encravada, mão enfaixada, bolso sem nada, pé na estrada, vou sem parada. Sou peregrino, velho e menino, vou apressado, desajeitado, e sem destino. Ninguém me olha, ninguém me quer, vou sem mulher e sem cachorro, se alguém vier e me encarar, saio de lado, peço socorro. Vou pela estrada esburacada, rumo ao nada vou sem ninguém. Sou andarilho, sem pai, sem filho e sem mulher. Sigo sozinho o meu caminho cheio de pedras e de espinhos. Tudo me dói e me corrói, mas eu prossigo. Não tenho pátria, não tenho amor, não tenho amigo. 07-09-2022.
  AMO ESCREVER A gente faz o que gosta. Fazer o que gostamos é bom, mesmo que ninguém mais goste. Eu nasci para escrever e fazer mais algumas coisinhas. Imagino que só 2% das pessoas gostam, mas eu insisto porque gosto e curto muito isto. É como se eu tivesse um filho, ou descobrisse algum remédio para curar a doença e o tédio. Tem gente que gosta muito de alguma coisa e não liga se ninguém gosta. Por exemplo: tem gente que adora pescar, mesmo que não pegue nenhum peixe. A minha paixão sempre foi pelas letras, mas as pessoas, em geral, não leem, muitas não conseguem ler sequer o itinerário do ônibus que vão tomar. Tem gente que odeia as letras, alguns escrevem errado até o próprio nome. A paixão do brasileiro geralmente é por outra coisa. (08-09-2022)
  PÁTRIA AMADA A Pátria é a nossa casa, o nosso abrigo, nosso ombro amigo onde sempre encontramos segurança contra o perigo. A Pátria amada sabe tudo e não nos nega nada, nos mostra o caminho, a estrada, e ainda nos dirige e nos guia. A Pátria amada é uma fonte de alegria, de amparo e até de poesia. Essa Pátria nos protege e nos guia sob o céu de anil. A nossa Pária amada se chama Brasil. 08-09-2022.
  NO PASTO No pasto é onde os animais pastam, o pasto é comida. O pasto faz parte da vida, e não há nada mais importante do que o alimento, a comida. Sem alimento e sem sustento a gente vira um vento que é capaz até de voar. Não tem como viver sem comida, sem o agronegócio que alimenta tantas vidas aqui e no exterior. Assim como o animal precisa do pasto a gente também precisa do alimento seja lá onde for. 09-09-2022.
  CANDIDATO Resolvi ser candidato nas próximas eleições, eu tenho aqui o meu plano e as minhas convicções. Se você é eleitor eu sou o seu candidato, alguém criado no mato que passou necessidade, depois veio pra cidade, estudou e aqui venceu, essa pessoa sou eu. Eu sou o seu candidato, não roubo, não xingo, não mato, sou trabalhador de fato desde o tempo da enxada, caminhei em longa estrada até chegar por aqui e hoje sou um candidato que foi criado no mato, em São Pedro do Avaí. 09-09-2022.
  O GATO O gato em cima do fogão, o gato deitado no chão, tomando banho de língua, caçando rato no paiol, o gato tomando sol, paquerando a gata, miando no escuro, o gato em cima do muro, ou em cima do telhado. Gato esperto que pula e corre, o gato tem sete vidas, mas um dia morre. O gato é um animal diferente, às vezes tem medo da gente, mas às vezes vem de mansinho implorando algum carinho. O gato deita e se estica, parece até que está morto. Mas o gato é muito vivo, é um animal muito ativo, gosta de ficar deitado, fingindo que está dormindo, o gato é muito engraçado. 01-09-2022, Cícero Alvernaz
  ESTOU EM MINAS Estou em Minas, meu pensamento está divagando por Minas. Estou em Minas e Minas está em mim. É tudo tão simples como andar por aí olhando a beleza que se sobressai na natureza. Mas Minas é algo pessoal que extravasa o normal, o trivial. Minas é um sonho alado que se sonha acordado, afinal, Minas é o meu Estado. Estar em Minas é estar em casa, é caminhar e voar sem asa e percorrer estradas, matas e ver rios e cascatas que saltam aos nossos olhos. Estou em Minas, no meu pensamento, no meu sentimento, buscando alento e vivendo esse momento com carinho, alegria e fé. Quero comer broa e tomar café, andar de charrete e a pé, Minas sempre foi o que é. Estou em Minas, ou melhor, Minas está em mim por isto sou assim: um misto de caipira, artista, jornalista e poeta. Mas, sobretudo, eu sou um mineiro que busca na flor e no seu cheiro a sua origem mineira. (03-09-2022)
  NA CONTRAMÃO Na contramão da direção, do lado errado da condução vem de frente um caminhão. Quem está na contramão não tem ação, não tem visão. Na contramão da vida, sem documento e sem saída, perdido na estrada, no espaço, sem carinho e sem abraço. A estrada se fecha, escurece, desaparece. Fica em forma de uma cruz, apaga a luz e desparece. Nessa hora não adianta gritar e se desesperar. Na contramão é preciso parar e voltar com lentidão e pegar de novo a verdadeira mão de direção e colocar na estrada certa a nossa condução. 04-09-2022.
  "ALÉM DE LINDO É INTELIGENTE" Eu já ouvi isto, mas faz muito tempo. Eu era lindo quando era adolescente, pelo menos algumas pessoas achavam e eu acreditava e tinha gente que me invejava e por conta disto eu quase apanhava. Culpa da minha suposta beleza. Essas coisas a gente nunca esquece. Na verdade eu não me considerava lindo nem inteligente e isto me deixava constrangido e correndo perigo, afinal a inveja mata e o invejoso quando não mata agride, além de xingar a gente. Mas o tempo passou e hoje eu não corro mais este perigo. A minha suposta beleza o vento levou, a chuva molhou e o sol queimou. "Além de lindo é inteligente". Essas apreciações e elogios me custaram caro, pois até hoje não sou bem visto por alguns por causa dessa fama. Mas eu convivo bem com isto, pois sirvo a Cristo e ele me protege, na verdade sempre me protegeu dos invejosos que às vezes ficam de plantão só aguardando uma ocasião. Sou fraco, mas tenho comigo a força e o poder da oração. (05-09-
  EU VI Eu vi, mas não distingui, não reconheci o que vi, mas eu vi. Ver pode ser apenas ver, sem querer e sem entender. Só vê quem tem visão, só sente quem tem coração, só respira quem tem pulmão. Eu vi, mas não distingui, não reconheci, mas vi e depois fiquei curioso, pensativo e com medo. Eu podia guardar o segredo, mas eu a vi passar e não posso negar. A gente vê e na hora não sabe o que viu, mas depois se lembra, mas aí a pessoa já partiu. Porém, o mais importante é que eu vi e depois senti. 05-09-2022.
  MEU GOSTO MUSICAL E INSTRUMENTAL Eu sei que há controvérsias, mas pra mim o instrumento mais lindo, o som mais lindo, os acordes, a beleza e a inspiração é o acordeão, ou sanfona. Desde criança que eu ouço e nunca enjoei. Na igreja era comum ver e ouvir os hinos tocados por esse instrumento às vezes em conjunto com outros instrumentos. Quando eu era adolescente às vezes eu entrava até num bar, onde menor era proibido entrar, para ouvir aquele som lindo e melodioso que atraía muita gente. Bons tempos aqueles em São Pedro do Avaí, (Manhuaçu, MG) onde nasci e fui criado! Até hoje eu paro para ouvir um instrumento deste. Se não o ouço ao vivo, eu o ouço na internet onde as opções são muito variadas. E assim vamos tocando, ouvindo, aplaudindo e vivendo. (05-09-2022)
  PERGUNTAS Acho que já escrevi que respondo qualquer pergunta que alguém me fizer. Gosto mais de responder aquelas perguntas que eu não sei. Isto me faz sentir um sabidão e ao mesmo tempo um bestalhão, mas pelo menos eu me divirto. Se me perguntarem como se chama a capital da Tchecoslováquia eu respondo que é Praga, a capital da Rússia é Moscou e a de Minas Gerais é Belo Horizonte. Para responder uma pergunta a gente não precisa saber: é só ter criatividade. Na escola onde eu trabalhava tinha uns alunos que ficavam pra fora da sala e gostavam de me fazer perguntas pra ficar matando aula. Eu dizia: só respondo quando você for pra dentro da sala de aula. Eu sabia que eles queriam me enrolar, mas o lugar deles era dentro da sala e o meu lugar era fora da sala. Tem gente que não gosta de perguntas, eu gosto e respondo todas que me fizerem. (05-09-2022)
  SOU DO TEMPO Sou do tempo do radinho de pilha na cabeceira da cama. Sou do tempo da "Voz do Brasil, do Repórter Esso". Sou do tempo da lamparina, do fogão à lenha onde a gente assava batata e comia com vontade. Sou do tempo da enxada, do machado, da vassoura atrás da porta, do quintal, do curral de porcos, da vaca leiteira, da cabrita e do bode com o seu chifre e o seu cheiro peculiar. Sou do tempo do cafezal, do arrozal, do almoço de domingo, dos amigos, da bola de plástico, de olhar o céu à noite e contar as estrelas. Sou do tempo da estrela cadente, da amizade verdadeira, da paquera, da felicidade, do dinheiro contado pra pagar a venda, dos casos, das piadas, das lendas, das brincadeiras muitas vezes sem graça. Sou do tempo em que a gente vivia feliz de verdade e sem nenhuma falsidade. (05-09-2022.
  NASCI EM MINAS Nasci em Minas, cresci em Minas, vivi em Minas, estudei em Minas, lá eu me me criei, me alfabetizei. Amei em Minas, corri em Minas, lá sorri, também chorei. Nasci em Minas, sou de Minas, de Minas Gerais que tem o seu ouro, suas águas minerais. Sou de Minas que está em mim, tenho Minas do princípio ao fim. Penso em Minas todo dia, falo de Minas na minha poesia. No meu canto triste, na canção alegre, sempre em minha rima Minas me inspira, Minas é meu verso, minha obra prima. Nasci em Minas, vou morrer em Minas, vou ficar em Minas para sempre em Minas porque lá em Minas, terra tão querida foi onde eu nasci, onde iniciei esta minha vida. 02-03-2021.
  MÃE A Pátria é mãe, a terra é mãe, mas a mãe é mais do que uma mãe. A mãe conhece o filho, mas o filho nem sempre conhece a mãe. A mãe cuida do filho, mas o filho nem sempre cuida da mãe. Há mães que não valorizam a sua maternidade, mães que não agem como mães. O filho sofre quando a mãe não o protege, não cuida dele. Então o filho chora e implora, mas a mãe o ignora. Muitas mães abandonam os seus filhos à sorte e eles sofrem e muitas vezes são apanhados pela morte. Mas essas mães são uma exceção, pois a mãe de verdade pensa e age com amor e com o coração. 07-09-2022
  O DIA DA INDEPENDÊNCIA O 7 de setembro foi além do imaginado. Muita gente pensou que seria esvaziado devido a proximidade da eleição, pois ele seria muito politizado e quem não gosta de política não iria. Mas quem acompanhou pela internet viu que não foi nada disto. Teve sim alguma conotação política, mas foi, sobretudo, uma festa da democracia e do patriotismo. O verde e amarelo coloriram as ruas e as praças pelo Brasil, foi isto que se viu 200 anos após o grito da Independência proferido por Dom Pedro I o qual ecoou às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no distante 7 de setembro de 1822. (07-09-2022)