Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 14, 2021
  ESQUECERAM DE MIM Um dia aconteceu algo marcante comigo em Manhuaçu, foi no ano de 2010. Eu fui de carro com duas irmãs e uma sobrinha para ensinar o caminho, a cidade e os endereços de alguns parentes. Quando terminamos as visitas estávamos na praça principal sentados e de repente as minhas irmãs saíram, se foram e esqueceram de mim. Minha sobrinha, que na época tinha uns 12 anos e hoje é psicóloga, ficou um pouco comigo. Quando vi que as minhas irmãs tinham ido embora falei para a minha sobrinha: "Jaque, elas esqueceram de mim". Minha sobrinha me disse: "Tio, só agora que o sinhor percebeu isto?" Eu quase chorei, depois peguei minhas coisas e fui procurar um hotel. É triste se sentir abandonado, principalmente depois de ter sido tão útil. (14-02-2021)
  MALDITO PT! Eu votei no referendo de 2005 sobre as armas, que era para decidir se o povo podia se armar, ou não. Era SIM ou NÃO, eu votei no SIM, apoiando o armamento, ou o direito das pessoas se armarem, se assim o desejassem. O SIM ganhou com mais de 85% dos votos, mas o governo não respeitou o resultado do referendo. Foi decepcionante para quem votou a favor do povo. O governo daquele tempo era o maldito PT. Esse foi um dos motivos que eu peguei nojo desse partido, dessa ideologia que não respeita a vontade soberana do povo. Se eu já não votava no PT antes, depois é que eu não votei mesmo e jamais votaria nesse partido que traiu a confiança do povo e rasgou o resultado daquele referendo. Maldito PT!
  EU NO BANHEIRO Toda casa deveria ter pelo menos dois banheiros. Mas ás vezes tem um só e ele ainda é mal cuidado. Banheiro sujo é complicado, a gente só entra e usa porque é de extrema necessidade. Demorei um pouco para conhecer banheiro, na roça naquele tempo não tinha, hoje já tem. Eu fui criado sem conhecer banheiro e demorei pra me acostumar com a ideia. Quando vim pra cidade tive que me acostumar, afinal aqui não tem outro lugar pra gente ir. O mais complicado foi tomar banho, tudo apertado, sem lugar até pra colocar a roupa que eu ia vestir depois. Mais engraçado foi na hora de abrir o chuveiro, uma pessoa me disse que dava choque eu acreditei, mas não sabia bem o que era choque. Era só uma brincadeira, mas eu fiquei com medo. Me explicaram o que eu tinha de fazer, abrir o registro para a água sair, mas depois eu não consegui controlar o jato da água e o pior é que ninguém podia entrar no banheiro pra me ensinar. Foi um sufoco. Eu quando saí não sequei o banheiro e a minha irm
  MANHUAÇU Manhuaçu, cidade sofrida, muitas vezes esquecida pelo governo estadual. Os candidatos só vão em época de eleição pedir os votos da população, enganar os eleitores que já tem as suas dores e seus muitos dissabores herdados no dia a dia. Manhuaçu, uma terra dadivosa, cidade maravilhosa de povo bom e pacato. Lá nasci em 54, em São Pedro do Avaí, pertinho de Realeza onde eu ia passear. Depois o tempo passou e hoje aqui estou na minha avançada idade. Porém, me lembro saudoso daquele tempo gostoso, cheio de amor e saudade. (16-02-2021)
  EU PASSEI NA SUA CASA Eu passei na sua casa, queria muito te ver, mas ela estava fechada, sem ninguém pra me atender. Bati na porta ansioso, mas nenhum barulho ouvi, esperei por um momento e depois então saí. Saí triste, pesaroso, queria muito te ver, fui embora assim choroso e sem nada entender. Eu voltei para a cidade, perdi a minha viagem, só me restou a saudade com sua triste imagem. Eu passei na sua casa, mas um dia voltarei, mas vou te avisar primeiro, porque hoje não te achei. 17-02-2021.
  MENINO BRIGUENTO Menino briguento, catarrento, boca suja, menino sem educação e sem coração que só fala palavrão e bate no seu irmão. Menino que não estuda, que não se ajuda nem ajuda ninguém. Menino nervoso que xinga, esbraveja, que o mal só deseja e não faz o bem. Eu quero dizer-te com todo carinho que na sua vida não estás sozinho, mas tens um amigo que te compreende, te ama e entende seu jeito de ser. E este amigo está sempre contigo, na noite escura ele é sua luz. Este amigo te livra do mal e também do perigo, seu nome é Jesus. (17-02-2021)
  EU PENSEI Eu pensei que a vida fosse mais simples, sem tantos pesadelos e atropelos. Pensei que todo dia eu ia acordar de manhã, abrir a janela e ver o sol. Pensei que o meu dia fosse sempre pleno de alegria, com a beleza e a simplicidade das flores. Que ao sair no portão recebesse sempre um bom dia e um sorriso de uma criança. Pensei que a esperança seria sempre a minha fiel companheira. Eu pensei que a vida fosse mais simples, que a alegria sempre me abraçasse e me beijasse. Eu pensei que fosse assim, mas não é. A vida é bem diferente, tem dia que a gente chora, sente dor, sente a falta do amor e do carinho e vaga sozinho por aí. Hoje eu sei que a vida é assim e também sei que ela um dia terá o seu fim. (17-02-2021)
  GOSTO DE ENTRAR EM LOCAIS PÚBLICOS Sou igual cachorro: gosto de entrar em igrejas, mas entro também em cemitérios, prédios públicos como: prefeitura, câmara municipal, museu, teatro, centro cultural e bibliotecas. Quase sempre eu sou bem recebido nesses lugares e ás vezes até ganho um cafezinho. Por que estou falando isso? Porque sei que muita gente não entra nesses lugares que são lugares públicos, portanto são do povo, da coletividade e sempre tem algo para ser visto e até admirado. São locais de silêncio, de paz e de boa conversa. Por outro lado, tem lugares onde evito entrar por exemplo: bares, cinemas, salão de dança, locais moralmente suspeitos e só entro em velório se conhecer bem a família do finado, não entro só por curiosidade. Tem alguns lugares em que um dia eu gostaria de entrar. Tem lugares que para entrar tem que colocar uma roupa própria e às vezes ficar longo tempo na fila aguardando passar por uma inspeção. Sou curioso, mas também sou estudioso e procuro sempre apre
  MENTIRA DE PESCADOR Dizem que todo pescador mente, mas eles dizem que só aumentam a verdade. Mentira de pescador é coisa comum, essa é a sua realidade. Os peixes que ele pega são grandes, tem pra mais de metro e meio, ele fala essas coisas sem piscar e sem ter nenhum receio. Ele não pega peixe pequeno, não sei qual é a simpatia. Ele só pega peixe grande, ele pesca todo dia. Dizem que todo pescador mente, mas isto não é a realidade. Eu conheço um que é mudo: não mente, nem fala a verdade. 12-02-2021.
  ÂMAGO Há muitos anos um amigo que morava lá em casa estava olhando uma revista e de repente se virou pra mim e exclamou: "Você não sabe como se escreve amigo!". Eu disse: claro que sei. Ele falou: "Não sabe, está aqui na revista". Eu fiquei meio curioso com aquela afirmação, afinal "amigo" é uma palavra tão comum! Eu então lhe disse: quero ver, só se escreveram errado, pode ter sido um erro gráfico. Ele disse: "Tenho certeza que ocê não sabe". Entendi aquilo como um desafio, ele sabia que eu escrevia, pois escrevo desde criança. Ele me passou a revista "Jovem cristão", colocou o dedo na palavra e disse: "Dá uma olhada pra vê se ocê sabe!". Eu olhei e comecei a rir, ele não achou graça nenhuma. Eu disse; aqui não está escrito "amigo", você leu errado. Ele ficou meio chateado e eu mostrei pra ele a palavra. Na verdade, estava escrito "âmago" e ele leu amigo. Ele arregalou os olhos e me perguntou: "Mas
  SEJA VALENTE Olha pra frente, não olha de lado, não olha pra trás, anda calado. Presta atenção, tenha cuidado, veja onde pisa, fique ligado. Seja esperto, igual seu pai, saiba o que quer, saiba onde vai. Olha pra frente, tenha cuidado, não olha pra trás, não olha de lado. Seja esperto seja prudente, pisa com força, seja valente. 12-02-2021.
  JÁ FUI UM TREM MELHOR Já fui um trem melhor do que sou hoje. Hoje sou um trem mais gasto pelo tempo, tenho menos paciência e uma tosse que às vezes aparece, uma saudade quando anoitece e umas cantigas que me fazem chorar. Hoje sou um trem cansado, às vezes tenho dificuldade até pra olhar de lado, virar o pescoço, no tempo que eu era moço eu virava até do avesso, pulava corda, jogava bola, descia e subia correndo no pasto deixando meu rastro na terra ou no capim. Eu era bem assim e era bem mais lá no interior de Minas Gerais, onde nasci e fui criado. Hoje, depois dos sessenta, a gente não aguenta muita coisa, mas em compensação tem experiência de vida vivida, passada e repassada nessa estrada cheia de curvas e bifurcações. Já fui um trem melhor, hoje eu nem apito mais. A única coisa que eu quero é um dia voltar pra Minas Gerais. (13-02-2021)
  Vejo uma estrela brilhando sozinha no céu. Será que ela é egoísta, manhosa, talentosa ou orgulhosa? Seria ela engenhosa, enxerida, exibida ou fogosa? Ela não é nada disto. Ela apenas se perdeu das outras. Tem a estrela cadente. Esta deve ser a estrela decadente. 13-02-2018.
  SEM NOÇÃO "Você é um sem noção!". O que é isto? Eu sei que sou um sem dinheiro, sem amigo, sem companheiro, mas sem isso aí eu não sou. Afinal, o que é isso? "Deixa pra lá, cê num ia intendê mesmo!". Ah, mas agora eu quero saber. E se for uma coisa ruim, e se for uma coisa boa? Então eu sou um "sem noção". A primeira vez que eu escutei isto foi assim mesmo: na lata, como se diz. Hoje a coisa evoluiu bem mais: hoje tem "sem noção, sem vergonha, sem juízo, sem dinheiro, sem eira nem beira, sem um cão pra latir no terreiro, sem brilho, sem caráter, sem graça, sem leitura, sem coragem pra nada, sem conhecimento..." Eu posso ser tudo isto, mas não sou um "sem noção". Eu tenho noção, tanto tenho que estou escrevendo sobre este assunto e você está lendo. Este é um sinal de que você tem noção. (13-02-2021)
  HÁ 30 ANOS Hoje é dia 13 de fevereiro de 2021. O que eu fazia nesse dia há 30 anos? Há 30 anos eu tinha 36 anos, estava louco pra casar, mas nem sabia o que era namorar. Há 30 anos eu já trabalhava na escola, já tinha minha vida bem encaminhada, mas ainda me faltava muita coisa. Me faltava, sobretudo, maturidade, saber o que realmente eu queria. Há 30 anos eu já escrevia e começava a mexer com o computador. Parece que eu tinha tudo, mas na verdade eu não tinha nada. Eu tinha 36 anos, nessa idade tem gente que já é avô e eu não tinha sequer namorado ninguém. Meu amor era a igreja que depois me deu um "belo chute no traseiro" (me desculpem a expressão) e eu fiquei cambaleando por aí. Há 30 anos, exatamente em 1991, sou meio ruim de matemática, eu estava construindo a minha casinha, só faltava o acabamento. Hoje, pensando bem, eu era feliz e não sabia, como diria o grande cantor e compositor mineiro, Ataulfo Alves. Hoje sou uma lembrança viva, com meus desalentos e minhas tris
  BULA DE REMÉDIO Acho que ninguém lê bula de remédio. Eu já dei umas olhadas, mas "só por cima". Um dia um farmacêutico me falou que se a pessoa ler a bula não toma remédio nenhum. É muita contraindicação, segundo a bula remédio faz mais mal do que bem. E ele me explicou que o problema não é o remédio em si, mas a pessoa que vai tomar. Por isto tem tudo bem detalhado, pois de repente uma pessoa pode ter um problema que não sabe e se tomar pode ter alguma reação. Tem tantas doenças que ninguém sabe quais delas tem. De repente uma pessoa pode estar com uma doença grave e não saber. E se fizer todos os exames às vezes não constata. Por isto a bula é cheia de tantos detalhes, afinal o remédio não foi feito pra matar, mas a intenção é curar a pessoa, ou remediar, como o próprio nome já diz. Por exemplo: um remédio pra dor de cabeça pode atacar os rins, o fígado e, principalmente, o coração. Pior nisso tudo é que ninguém vive sem remédio. Ontem mesmo eu fui à farmácia, mas evito c
  ROSA Dizem que a rosa é a flor mais formosa com suas pétalas cor-de-rosa e os seus espinhos que a protegem no jardim ou à beira de um caminho. A rosa é cantada em verso e prosa, é amada e desejada, flor mimosa que o mundo elegeu. No canteiro, beirando a estrada, no palácio enfeitando seu jardim essa flor a tudo enfeita independente da sua cor. Ela é sempre aclamada, por toda pessoa amada, pois representa o amor. 14-02-2021.
  MEU AMOR SORRIU PRA MIM Meu amor sorriu pra mim, ou eu estava sonhando? Não foi sonho porque eu vi e não estava dormindo. Mas dizem que pode-se sonhar acordado. Seja como for, meu amor sorriu pra mim, por isto estou assim: estou sonhando até agora e não vou embora enquanto ela não aparecer aqui. Quero vê-la de novo sorrindo, mesmo que eu esteja dormindo, ou fingindo estar. Quero ver o seu sorriso, ver se abrir o paraíso que para longe me leva bem junto da minha Eva. 14-02-2021.
  TIRAR FOTOS Hoje isso é uma arte e uma profissão, mas é também um passatempo, uma distração e uma higiene mental. Quem gosta faz disto um vício e até uma profissão. Quem gosta vai gostar sempre mais e acaba tirando foto até de uma formiga ou de um mosquito. Vou confessar: eu sou vidrado nisto. Não sei sair sem levar a minha máquina, de repente pode pintar alguma coisa, se não tiver outra coisa eu tiro foto de mim, dando um sorriso ou fazendo uma careta. O que não falta é motivo para essa minha aventura. Tem gente que me critica e eu falo em resposta: "Você pode estar fazendo coisa bem pior e ainda não percebeu". Não estou maltratando nem agredindo ninguém com isto. 11-02-2021
  MINAS GERAIS Para que tantas minas? Para que águas tão cristalinas descendo nas pedras lisas e escorregadias? Para que tanta montanha, tanto vale, tanta fauna, tanta flora que vejo agora nesse instante, mesmo estando tão distante? É Minas Gerais, um Estado que marca, identifica e prende a pessoa. Minas paralisa e enlouquece, a pessoa até esquece onde está e o que vai fazer. A natureza plena, os rios e as cachoeiras, os pássaros e os animais, lá longe os cafezais, riquezas tantas e tais, fruto de Minas Gerais. O homem se entrega e se apega ao espetáculo que vê e que sente. A história viva contada em versos e a cores relatando fatos e amores que se eternizaram na luta pelo ouro, na entrega de homens fortes que enfrentaram a morte e os invasores. Mas Minas continua esbelta e altaneira estendendo o seu manto em cada canto, em cada verso, em cada olhar. Lá se foram séculos de história e de bravura dos heróis que não se entregaram, mas lutaram até a morte. Tenho orgulho de ser mineiro e po