APENAS UM SORRISO Um sorriso teu, menina-moça, pode num instante me alegrar, pode transformar meu sofrimento, pode impedir-me de chorar. Um sorriso teu, um gesto amigo, pode me trazer de volta a paz, pode me erguer, me dar coragem, e fazer-me alguém bom e capaz. Um sorriso teu, linda menina, tem tanta meiguice e beleza, que me faz feliz, me faz contente, afastando assim toda tristeza. Mas sequer percebes que eu existo e sozinho vivo a todo instante. Embora aqui presente ao meu lado de mim estás ausente e mui distante. Vermelho Novo, MG, 10-12-1983.
Postagens
Mostrando postagens de outubro 15, 2017
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
CAFÉ COM LEITE Tomar café com leite, ou pingado, como dizem por aqui, ainda é muito comum seja em casa ou em algum outro lugar. É uma mistura bem agradável e também saudável e muitos apreciam por demais. Café com leite também pode ser aquela pessoa que está na brincadeira, mas não é levada a sério, ninguém liga pra ela. Na vida, muitas vezes somos "café com leite", e a nossa presença em alguns locais sequer é percebida. A opinião desta pessoa não conta e a sua participação é praticamente nula. Às vezes eu prefiro ser encarado desta forma, fico no meu canto e não participo da "brincadeira". Quando eu era criança, fui "café com leite" várias vezes por imposição dos demais, hoje, para mim, isto é opcional. A vida é também uma brincadeira na qual muita gente se envolve e muitos saem feridos. Um dos conselhos que já ouvi foi não levar a vida muito a sério, mas a vida também é séria e pode ser perigosa. Hoje tomei café com leite quando me levantei. Normalmente
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A SAUDADE A saudade me pegou de jeito, fez morada no meu peito, fez estrada nos meus olhos, fez caminho no meu sonho, fez tristeza no meu dia, fez o verso da minha poesia, fez o livro da minha estante, me levou pra bem distante, povoou meu pensamento, alargou meu sentimento, encheu a minha cabeça, apressou meu caminhar e também me fez chorar como se eu fosse criança que perdeu o seu brinquedo, ou de noite sente medo ausente de quem tanto ama deitado sozinho na cama. A saudade me pegou de jeito, fez morada no meu peito, me deixou assim perdido como um pássaro ferido, como um barco a navegar sem destino pelo mar... A saudade de alguém me fez sentir um refém, um carente sem carinho, um homem vagando sozinho, um rio sem margem, sem água, alguém chorando as mágoas por não ter o seu amor. A saudade me pegou de jeito, fez morada no meu peito e provocou muita dor. Cícero Alvernaz (autor) 20-10-2017.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
É maravilhoso encontrar alguém que se sacrifica pela gente, inventa passeios, lanches, orienta, direciona, sorri, puxa e empurra quando é preciso e ainda faz um carinho leve e gostoso num momento inesperado e ao mesmo tempo muito esperado. Pra mim, amar é dividir tudo, não só a cama, não só o prato, não só o quarto, não só o sonho, não só o dia, não só a alegria, não só a fruta, não só a luta, não só a poesia; amar é dividir tudo, compartilhar tudo, repartir tudo, é falar muito e ás vezes ficar cabisbaixo e mudo. 20-10-2017.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
ZAQUEU, O PUBLICANO (Lucas, 19) Zaqueu era um homem rico e queria ver Jesus, seu coração desejava receber do céu a luz. Mas Zaqueu era pequeno, pequenino, quase anão. E era difícil vê-lo por causa da multidão. Mas Zaqueu queria tanto, e com tanta fé estava que correu mais que depressa e subiu na figueira brava. Quando a multidão passava e Zaqueu fazia planos, Jesus chamou com voz meiga a Zaqueu, o publicano: "Zaqueu, desce depressa, venha comigo falar, pois hoje desejo muito em sua casa pousar". Zaqueu desceu apressado como se fosse criança, e recebeu de Jesus salvação e esperança. Cícero Alvernaz (autor) 05-07-1990.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
AS PALAVRAS As palavras têm movimentos, tem luz e tem som. As palavras são mágicas, pois formam imagens, recantos e paragens bucólicas. Com elas formamos cenários vários e instigamos situações e momentos antes inimagináveis. Através da fantasia e da imaginação criamos universos diversos e voamos ou flutuamos nas suas asas. A pessoa que as ignora caminha sozinha, pois não tem o ingrediente que forma seu conto, seu canto e seu poema. Há um vazio na alma que não pode ser preenc hido nem colorido se não há a força e a presença indispensável das palavras. Elas não formam apenas livros: formam diálogos, papos informais, comunicação e tudo mais. São mais do que uma simples brincadeira ou passatempo: são o alimento para a alma que suaviza e acalma o momento. Tudo acontece a partir das palavras, pois elas têm movimentos, luz e som. E, sobretudo, têm vida.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
DOENTINHO Estou doentinho e sei qual a razão: muito calor e esse horário de verão. Não dormi direito, isto é muito claro e lógico, mexeram no meu organismo, caducaram meu relógio biológico. Não sei com que direito essa gente se impõe. Fazem de nós o que querem, nossa saúde expõe. Estou doentinho, já sentindo os efeitos. Por que essa gente é tão má? Quais são os seus direitos? Cícero Alvernaz (autor) 17-10-2017.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
RECOMEÇO Eu te vi quase menina pequenina lá na roça, me encantei com os seus traços. queria lhe dar uns abraços, mas só pude te olhar. Te olhei discretamente, te vi assim de repente, meu coração bateu forte, mas eu disfarcei - e por sorte nada mal aconteceu, pois seu pai não percebeu. Eu te vi como uma flor, cheguei a sentir seu perfume, também senti seu calor, quis provar do seu amor, mas consegui me conter. Te olhei e te amei, mesmo sem nada saber, mesmo sem nada entender, mesmo sem nada poder, te amei como um menino, tão frágil e tão pequenino... Os anos passaram depressa e você logo cresceu e mudou para a cidade, tanta coisa aconteceu! E passaram tantos anos que até perdi a conta, mas depois de tanto tempo, tantas idas, tantas vindas, tanto sonho, tanta espera, o amor nos encontrou, e tudo, enfim, recomeçou. Cícero Alvernaz (autor) 16-10-2017.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
ACRÓSTICO Luz pequena que me guia, Olhos lindos, cor do mar, Um sorriso sempre aberto, Risonha e sempre a cantar, Doce encanto e beleza, Espelho da mãe natureza, Sol de amor sempre a brilhar. Amizade e carinho, Linda flor a se abrir, Versos da minha poesia, Estrela brilhante a sorrir, Rosa linda do jardim, Nuvem de amor e ternura, Anjo sorrindo pra mim, Zelosa e fiel criatura. 16-10-2017.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
AMAR Amar é se jogar no mar e se soltar sem pressa pra voltar, é não olhar e atravessar sem se importar com o que possa encontrar no meio do mar, nas ondas a rolar, nos peixes a saltar, no sol a se queimar, no mar a borbulhar, nos navios a voltar, nos pescadores a pescar, no dia a se declinar... Amar é se jogar no mar e se soltar sem temer o perigo a espreitar, as gaivotas a voar, tubarões a ameaçar, baleias e outros monstros do mar, perigos tantos a rondar, faróis a iluminar, noite escura a chegar, às vezes querendo chorar, mas corajoso a nadar enfrentando a turbulência do mar. Amar é se jogar no mar, é sorrir e às vezes chorar, lágrimas tantas a derramar, mas sempre acreditar que vale a pena amar. Cícero Alvernaz (autor) 16-10-2017.