Postagens

Mostrando postagens de julho 3, 2022
  PODE SER Pode ser que seja, ou que não seja o que se deseja, ou se almeja. Talvez não seja o que se deseja, mas seja algo que não se deseja. O mundo é assim: cheio de desejos e lacunas, cheio de ensejos e divagações. São linhas e entrelinhas que se encontram e se definem. Pode ser que essas linhas demarquem nosso corpo e o nosso caminho. Talvez assim seja, como algo que se deseja, mas que nunca se tem. E assim, de sonho em sonho, de beijo em beijo desejado, mas não contabilizado se possa ter, enfim, o último desejo realizado. 05-07-2022
     APEGO Você pode não gostar de nada que eu faço, não gostar sequer do meu abraço. Você pode não gostar do meu olhar, do meu sorriso, do meu jeito sem juízo, dos meus gestos, de quando eu falo, ou de quando me calo. Enfim, você pode não gostar de nada e até ficar atrapalhada quando eu chego, mas não podes negar que sentes por mim um grande apego. 05-07-2022.
  RELIGIÃO Religião é liberdade de expressão e de sentimentos. É convicção de ideias e de pensamentos. É uma força, é um dom, é um comprometimento. Religião é, sobretudo, uma fé, uma convicção que nasce e se transforma em algo sagrado. É pessoal, é natural, é também indispensável para quem nela crê e está arraigado. Religião é se ligar em alguma crença que para muitos é uma loucura, uma doença, mas, na verdade, é uma grande virtude. A pessoa crê e tem certeza, seja na alegria, ou seja na tristeza, seja no sofrimento, ou seja na saúde. 05-07-2022.
  TU VIESTES Tu viestes e já começou a festa. As luzes de teus olhos clareiam o recinto. Tuas mãos me tocam e me fazem sentir que algo bom irá acontecer. Tu estás linda e me olhas, eu disfarço, mas também te olho. Tu viestes embelezar a festa, o teu perfume sinto e ele me embriaga, tua presença linda me afaga e eu sinto o teu calor e a tua presença de uma forma real e intensa. Fico sem palavras, sem adjetivos, para descrever tua beleza. Me aproximo de ti e a gente procura uma mesa. Esta noite será longa e festiva, cheia de alegria e vazia de tristeza. 05-07-2022.
  ESSE COMPANHEIRO É JESUS Ele anda com dificuldade por causa da sua idade, mas segue firme o seu caminho. Ele às vezes anda sozinho, às vezes anda acompanhado, pois alguém vai ao seu lado, mas ele não o vê. Esse companheiro invisível faz até o impossível pra que tudo corra bem. O ampara e o guia, durante todo o dia e à noite também. Esse companheiro é fiel, ilumina os seus passos com a sua divina luz. Companheiro inseparável, paciente e amável, esse companheiro é Jesus. 06-07-2022.
  A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO Não existem pessoas 100% chatas, mal educadas, maldosas, briguentas, ou mesmo mentirosas. Na verdade, toda pessoa tem um pouco de cada coisa. Ninguém é 100% nada. Imagina uma pessoa 100% má, ou 100% religiosa! Assim fica difícil viver, ou se relacionar com as pessoas. Toda pessoa é chata de vez em quando, mal humorada, invejosa, ou pedante. Assim como ninguém é 100% bom, ou mal, ou 100% poeta. Eu tinha mania de tentar escrever poesia quando bem quisesse, mas isto não funciona, às vezes eu quero, mas a poesia não quer e ela é quem manda. Não existe ninguém 100% nada, nem 100% feio, nem 100% bonito. Se a pessoa fosse um objeto ainda poderia ser, mas o ser humano é pensante, atuante e limitado. Eu não tenho pretensão de ser mais do que eu sou, embora eu possa aprender algumas coisas ainda, aliás, a vida é um eterno aprendizado. 06-07-2022
  NADA COMO UM DIA DEPOIS DO OUTRO "Eu não estou com cabeça pra isto". Quem nunca ouviu esta frase? E precisa "estar com cabeça" para ouvir alguma coisa? Esta expressão traz no seu bojo um asco, um nojo, uma falta de vontade, ou medo de ouvir a verdade. A pessoa que fala isto pensa que "está saindo por cima", mas um dia qualquer, com certeza vai ouvir. Tem gente que simula uma enxaqueca para desviar do assunto. Pessoas há que querem tergiversar, desviar, entrar num atalho e se safar, mas uma hora a coisa vai estourar. Chega de entrar em desvios, ficar arredio, só olhando de longe, com cara de quem fez algo sujo e quer se esconder. Uma hora a coisa pega, inflama e a pessoa vai ouvir as verdades, mesmo que esteja na cama. Nada como um dia depois do outro e uma noite mal dormida no meio. Quem muito engana, seja homem ou mulher, um dia vai ouvir o que não quer. (07-07-2022)
     CENTRO DA CIDADE Hoje estive lá no Boulevard do centro e conheci algumas pessoas, conversei com outras e admirei quase tudo que vi. Conheci artistas, torcedores de um certo time, jovens, crianças e velhos. E ainda tomei um suco gelado e gostoso. Estou admirado com as mudanças positivas por que passa a nossa cidade. Confesso que eu não gostava de ir ao centro. Além de acanhado, eu o achava pouco humano, mal cuidado como se fosse sem vida e sem cor. Hoje vejo mais beleza, limpeza e percebo que até o humor das pessoas melhorou. Entendo que o centro da cidade deve ser realmente o centro da cidade, não apenas ser chamado assim, afinal é a área mais valorizada e, provavelmente, a mais conhecida da cidade. Hoje o centro da cidade faz jus a esse nome.
  QUANDO VOCÊ NÃO VEM Tudo fica muito estranho quando você não vem. A casa perde a cor, a comida perde o sabor quando você não vem. O riso foge da boca, a tarde é triste e louca, o som se perde no ar. Quando você não vem eu fico assim também e às vezes começo a chorar. Não sei por que é assim nem quando será o fim desta espera tão sentida. Parece que tudo acabou e o mundo se desmoronou, perdeu-se o encanto da vida. Mas depois eu me refaço desse impasse tão cruel e recebo o seu abraço como de um anjo do céu. 07-07-2022.
      "VOCÊ JÁ ME FALOU ISTO" É um "desmancha prazer" quando a gente está falando com alguém e lá pelas tantas a pessoa nos interrompe e diz: "Você já me falou isto". Ou seja, não precisa falar de novo, eu já sei. E a gente num momento fica sem graça e depois se lembra que não falou com a pessoa aquilo que ia falar e, portanto, aquilo foi só uma desculpa para nos interromper e assim calar a nossa boca. Esta é uma forma "educada" de falar que a gente passou dos limites, extrapolou o nosso tempo e a paciência da pessoa. Uma forma de dispensar a pessoa usando outras palavras. Já ouvi muito isto e fiquei sem ação quando deveria falar, ainda que eu realmente já tivesse falado. Às vezes o nosso erro é não enfrentar e depois ficar cabisbaixo e arrependido de não ter sido mais ousado. A gente quase sempre deixa pra depois e quando o "depois vem" a gente deixa mais pra frente e vai sempre adiando até que um dia não tem mais o que adiar. Admiro p
  UMA BREVE REFLEXÃO Muita gente está reclamando da alta dos preços. Realmente, os preços subiram muito, não só no Brasil, mas em todo o mundo devido a Pandemia e isto está causando um caos, não só no Brasil, mas em vários países do mundo. Eu fico pensando se o Brasil ainda tivesse um presidente corrupto desviando bilhões de reais dos cofres públicos qual seria a situação atual do nosso País. Muita gente não valoriza isto, mas é de fundamental importância que qualquer País tenha um presidente honesto e, de preferência, que seja patriota, trabalhador e que ame e procure entender os cidadãos. Imagina se o Brasil tivesse hoje um presidente como teve recentemente, como será que estaríamos hoje? Que tal refletirmos um pouco sobre esta pergunta? (08-07-2022)
  BOM DIA! A paz de Deus, a paz de Cristo, a paz de Jesus, a paz do Senhor, a paz do Espírito Santo, paz seja convosco, ou simplesmente: a paz. O importante é ter paz. "Tende paz com todos", este é um mandamento bíblico e isto nada tem a ver com religião. Tem pessoas que falam tanto em paz, saúdam as pessoas com a paz, mas vivem dando cotoveladas uns nos outros. Este não foi o exemplo de Jesus, o príncipe da paz. Ele disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou" (João 14.27)
      MEUS VERSOS Muitas vezes eu me emociono quando leio meus versos em voz alta. Parece que eu estou falando comigo, me alertando do perigo, ou brincando de alguma coisa. Parece que tem alguém falando comigo, talvez me chamando de amigo, caminhando comigo e me chamando de irmão. Despois de tudo então eu sinto uma grande emoção. Esses versos não existiam antes e jamais existiriam se eu não os escrevesse. Eles são únicos neste mundo, tem um sentimento profundo e uma voz que não se cala. Esse sentimento que paira num momento a nada se iguala. Ele é o pulsar do meu coração ele é a minha fala. 06-07-2022.
      O MUNDO SEMPRE FOI ASSIM E JAMAIS VAI MUDAR Tem uma coisa na qual muita gente ainda não se ligou. Quando uma pessoa não gosta de outra esta pessoa tem todos os defeitos possíveis, desde o mau hálito até unha encravada, passando por loucura, orgulho e até problemas pessoais e íntimos. A pessoa, basicamente, não serve pra nada. Isto tem acontecido com muita frequência ultimamente. Sempre quando ouço dizer que alguém falou alguma coisa de mim eu procuro ignorar e geralmente a pessoa se desculpa depois, ou eu vejo que ela se sente envergonhada quando se encontra comigo, ou está perto de mim. Não faz muito tempo, alguém falou algumas coisas "não tão boas" a meu respeito, eu ignorei, não me magoei e procurei continuar sendo do mesmo jeito que eu era, afinal, quem procura perfeição tem que se arrumar bem e passar todo dia no salão, mesmo assim ainda poderá ficar algum defeito saliente. O mundo sempre foi assim e jamais vai mudar. (06-07-2022) Ju 2
     GLOBO LIXO! Durante uma matéria da Globo na qual um repórter está lamentando a queda no preço da gasolina e do botijão da gás um cidadão entrou na frente do microfone e gritou: "Globo lixo!". Isto demonstra o repúdio da maioria dos cidadãos brasileiros contra essa emissora que "na maior cara de pau" lamenta tudo de bom que está acontecendo no Brasil atualmente. O ódio a Bolsonaro é crescente na imprensa e no meio artístico. Isto se explica pelo fato de ele ter cortado verbas vultuosas que eram destinadas a esse segmento da sociedade. Até nisto Bolsonaro prova que é um presidente diferenciado. Ele cortou as verbas públicas que eram dadas a artistas e aos meios de comunicação para com isto comprar o apoio deles. Bolsonaro, com isto, priorizou o apoio do povo. (05-07-2022)
  SÓ TENHO PENA DO NOSSO CORAÇÃO É triste saber que não vou mais te ver. A gente esteve tão próximos, tão apegados um ao outro, mas fomos separados por alguma lei, pela decisão de alguma rainha ou rei, pelos caprichos do destino, você tão jovem ainda e eu pouco mais que um menino. Foi um tempo bom que vivemos, sem discordâncias e sem brigas, éramos pessoas amigas, dividíamos o pão, a cama e o colchão, mas agora não dá mais não. Lá se foi a nossa união, o nosso sorriso e só ficou o prejuízo. É triste saber que não vou mais te ver. Mas se o mundo e a vida são assim pra você e pra mim - que seja então. Só tenho pena do nosso coração. 02-07-2022.
  BRINCANDO COM AS PALAVRAS Eu brinco com as palavras e elas brincam comigo. Elas são minhas amigas e eu delas sou amigo. Elas falam e eu ouço sem correr nenhum perigo e assim nós vamos juntos, por este mundo eu prossigo. As palavras são mui lindas e enfeitam meu poema. Sem elas eu não consigo escrever sequer um tema. Elas vêm e me abraçam com carinho e amizade, seja na roça, no mato, ou seja aqui na cidade. Os meus versos são singelos, mas eles tem sua beleza. Eles falam tanta coisa com amor e singeleza. Eles falam de alegria, mas às vezes de tristeza. Eu brinco com as palavras, falo com toda franqueza: não há nada tão belo no mundo quanto a nossa natureza. 03-07-2022.
  EU SOU ROCEIRO Eu sou roceiro, já trabalhei na roça, plantei milho e capinei. Colhi café e depois peneirei. Minha enxada eu usei, com ela eu capinei e a poeira levantei. Eu sou roceiro, ou pelo menos já fui. Trabalhei na roça no cabo da enxada, suei, me sujei, mas não me arrependo de nada. Este é um trabalho nobre que geralmente é feito por pobre. Se o roceiro não planta, o morador da cidade não almoça, nem janta. Eu sou roceiro, ou pelo menos já fui. Levantava de manhã, pegava os meus apetrechos e seguia para a roça. Se o lavrador não planta, ninguém almoça, nem janta. 03-07-2022.
  EU VENHO APENAS PRA TE VER Por que você se contrai quando eu chego? Eu venho apenas pra te ver e sequer penso em te tocar. Meu interesse é apenas te ver e te olhar. Não tenho pretensões, sei que não posso, sei que não devo, por isto não me atrevo a sequer me aproximar. Eu venho apenas e somente pra te olhar. Não tenho outra ideia, outra intenção, nem penso em sequer tocar em sua mão. Eu venho apenas pra te ver e sequer eu penso em te tocar. Meu interesse é apenas te ver e te olhar.
  FALAVAS POUCO Falavas tão pouco, mas eu te ouvia e percebia seu jeito triste de melancolia. Falavas pouco e eu tão louco queria tanto que tu falasses. Mas não ouvia sequer um ai, um som qualquer da flor que cai. Eu não ouvia, nem via nada, mas eu queria, oh minha amada! Falavas pouco, ou quase nada, e eu te via assim calada. Ouvia sempre seu pensamento, sua alegria e o seu lamento que era pouco ou quase nada, pois tu ficavas sempre calada. Mas eu ouvia até um verso pairando livre no universo. Como eu queria ouvi-la um dia! Por ti faria um lindo verso e te daria minha poesia. 03-07-2022.
  BOA NOITE! Boa noite pra você que saiu, mas que vai logo voltar. Boa noite pra você que hoje vai paquerar, ou vai sair por aí e com alguém vai conversar. Boa noite pra quem fica, boa noite pra quem vai, boa noite pra quem já saiu e para quem nunca sai. Boa noite, que assim seja, para quem foi à igreja e para quem foi ao bar. Boa noite pra quem ama e pra quem só sabe odiar. Boa noite para todos a quem eu estou a saudar. 02-07-2022.
  O MENINO O menino não queria crescer. Queria viver e reviver para sempre na sua meninice. Correr atrás do vento, brincar no meio do mato, jogar pedras a esmo, brincar com as formigas, rolar no barro, tomar banho de chuva, brincar no escuro. O menino não queria mudar a sua vida, a sua rotina, não queria mudar os seus sonhos e a sua realidade. Não queria trocar a roça pela cidade, não queria mudar a sua idade, mas queria continuar a sua vida com pureza e criatividade. Mas o menino, mesmo sem querer, cresceu, depois se enamorou por alguém e sofreu. (04-07-2022)