Postagens

Mostrando postagens de março 26, 2017
ABRIL Abril abriu, se descortinou e surgiu, sorriu e amou. Eu vi no calendário que estamos nesse mês lendário, nesse mês que hoje se abriu. Esse mês tem trinta dias que podem ser bem mais que trinta poesias, ou quem sabe ser menos ou não ser nenhuma. Mas não será por culpa do mês que em poesia já se fez com suas manhãs tão lindas, suas tardes joviais e no céu lindos sinais que todo mundo já viu e de repente descobriu que já estamos no mês de Abril. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2017.
POESIA  Poesia também é insistência, teimosia, loucura, demência... Mas, por favor, não tente explicar! Toda vez que tentei caí, me machuquei, e depois me arrependi. Poesia é tudo que não sei, e nunca saberei, mas a Deus pedi. 01-04-2017.
BOLHA DE SABÃO Brincadeira de criança, passatempo, diversão. Soprar e depois ver subindo uma bolha de sabão. E depois soprar de novo e vê-la subir transparente. Acompanhar seu trajeto, depois sorrir de contente. Ela sobe linda e leve e se perde pelo ar. Se quiser fazer mais uma é somente assoprar. Brincadeira de criança do meu tempo de menino. Ver a bolha de sabão e acompanhar seu destino. Cícero Alvenaz (autor) 31-03-2017.
SOLIDÃO  A gente percebe que não está agradando quando está sobrando e prestes a ser jogado no lixo. Todo mundo fica te evitando, dando indiretas, ou mesmo diretas, cochichando e até te deixando. De repente, você está sozinho, só com os seus dedos e com os seus medos. Há um vazio sem eco e você fica como um boneco olhando pras paredes. Mas aparece alguém, talvez por engano e diz: desculpa, entrei no lugar errado. Depois, alguém aparece e lhe faz a pergunta mais idiota que e xiste: "Você está sozinho aí?". Dá vontade responder, mas você engole seco, pois tem medo que as coisas piorem mais ainda. A partir daí você passa a gostar da solidão e passa a entender que solidão não existe e você começa a filosofar. Solidão rima com multidão e também com coração. É uma rima pobre, mas é uma rima. Você nem ouve mais barulho de ninguém e nem de talheres. Está só e gosta de estar assim. E filosofa: é melhor estar sozinho do que mal acompanhado. Por fim, você agradece a Deus por ser e esta
ELA NÃO ME CONTOU Ela não me contou, mas eu descobri, vi no seu olhar, li no seu pensar, descobri nos seus gestos e até no seu andar sem querer eu vi. Ela não me contou, mas eu descobri. Atrás de sua beleza eu vi uma nuvem de tristeza, quis perguntar, mas não tive coragem. Ela me parecia preocupada, falava muito, mas pouco dizia, fingia ter alegria, mas só tristeza eu via. Ela quase chorava quando eu recitava alguma poesia. Ela não me contou, mas eu descobri. Percebi seu momento e vi seu descontentamento, tentei lhe falar, mas não consegui. Quedei-me assim, senti sua dor, seu olhar me falou e meu coração percebeu o que realmente lhe aconteceu. Cícero Alvernaz (autor) 30-03-2017.
SALMO 133  "Ó quão bom e com suave é que os irmãos vivam em união!". (Salmo 133. 1). Viver em união, unidos, coesos, enlaçados sempre foi o desejo e o sonho de todos os irmãos. Porém, isto está cada mais mais difícil e mais longe de acontecer. União de verdade mesmo, só será possível no céu. À medida em que a igreja foi crescendo e se tornando mais conhecida, também ela se fez mais rica, mais poderosa e cada vez mais desunida e mais dividida. Por isto, hoje existem tantas ig rejas que se dividem e se subdividem e formam grupinhos muitas vezes sem a estrutura mínima para um bom funcionamento. Literalmente, igrejas de fundo de quintal. E para piorar, ainda existe "a caça ás bruxas" que consiste em desligar ou excluir aqueles irmãos que "dão trabalho", que não aceitam cabresto, ou que "sabem demais". É como escolher arroz: cata os marinheiros e joga no lixo. Mas marinheiro também é arroz! Mesmo que estes sejam joio, Jesus disse: "Deixai-os cres
ALVERNAZ Está na letra, está no nome, essa curiosidade que me consome, está no pingo, está no i, está no que vi por aqui. Está no J de Jesus, está também no C da cruz, está no A de Alvernaz, essa curiosidade tão mordaz, essa vontade de correr atrás que não me deixa desistir jamais. Está na fronte, está na fonte, está no rio, está na ponte, está também no meu olhar esse desejo de ir e de ficar, e de escrever o que não sei nem soletrar. Está na letra, está no nome, está na força do meu sobrenome esse desejo que me faz capaz. Essa fome que não se satisfaz é herança da família Alvernaz. Cícero Alvernaz (autor) 28-03-2017.
LOUVOR Derrama na alma que pede paz e calma diante das turbulências da vida. Aquece o espírito que eleva o contrito e sara a pessoa ferida. Traz o céu até nós ao ouvir o som dessa voz tão mansa e melodiosa. Me eleva a Deus que me escuta e dissipa a luta que ameaça meu ser. Me enche de paz, minha vida refaz e restaura o meu ser. Este é o louvor que espalha amor e me faz reviver. Cícero Alvernaz (autor) 28-03-2017.
ESQUERDA  Esquerda esquerdista, esquerdalha, esquerdopata, esquerdinha, esquerdada, esquerdacha, esquerducha, esquerdagem, esquerdicha, esquerdixo, esquerduça, esquerdilha, esquerdigo, esquerdiva, esquerdona, esquerdulha, esquerdoca, esquerdama, esquerdose, esquerdeba, esquerdinga, esquerdeja, esquerduta, esquerdelha, esquerdor, esquerdiga, esquerda, esquerdista, esquerdalha, esquerdopata, esquerdinha... 26-03-2017.
SEU OLHAR Seu olhar de menina desprotegida atrai o meu olhar. Nos olhamos e nos afastamos aos poucos sentindo a luz que nos toca.  Sem palavras nos falamos e nos comunicamos no espaço imenso que nos une. De novo nos olhamos e uma estrela pisca no seu olhar. Tudo nos aproxima e nos separa na magia desse momento.
A VIDA Como numa peça de teatro, a vida tem seus atos, seus momentos inexatos, seus contatos e seus formatos. Gosto de falar sobre a vida porque estou vivendo e a amo. Parece que falar da vida nos dá o direito de viver mais e mais intensamente. E a vida é cheia de nuances, cores e sabores. No amor, num dia estamos as "mil maravilhas" e no outro nem lembramos mais o que aconteceu no dia anterior. Para quem bebe, tem a ressaca e muitos bebem para se aquecer e outros bebem para  esquecer. Tudo isto faz parte da vida, de nossa corrida desenfreada, muitas vezes em busca de nada. A vida não é uma peça de teatro, não é um filme e também não é uma novela. A vida é uma realidade: trabalha-se hoje para comer amanhã e continua trabalhando e comendo para viver e não para morrer. Todos gostam de viver, mas nem todos dão o devido valor á vida. E depois, quando a perdem, ela fica para sempre perdida. (26-03-2017)