Postagens

Mostrando postagens de julho 31, 2022
     BANHO Tem o banho de sol, o banho de lua e o banho de água. Tem o banho de rio, de mar, de lagoa e o banho de cachoeira. Tem o banho de mangueira, o de bacia, o de caneca e de balde e o de cuia. Tem até o banho de língua, mas esse aí só o gato sabe tomar e dar. Ninguém vive sem banho, nem que seja dia sim, dia não, ou pelo menos uma vez por semana. Banho é asseio, é saúde, é uma necessidade fundamental para o ser humano. Eu acabei de tomar banho, como faço todos os dias, pelo menos uma vez ao dia. (05-08-2022)
  DESFILE DE 7 DE SETEMBRO Sempre assisti e acompanhei as festividades do dia 7 de Setembro, que antigamente era chamada de "parada de 7 de setembro". Escolas desfilavam, militares desfilavam, corpo de bombeiros desfilava, guardas municipais desfilavam enquanto as autoridades civis, militares e religiosas assistiam no palanque. Hoje eu nem sei se existe mais esta programação que levava milhares de pessoas à Avenida dos Trabalhadores. Este ano, faltando ainda pouco mais de um mês para o dia 7 de setembro surgem boatos que não haverá o desfile por questões políticas. Como se sabe, hoje em nosso País está tudo muito politizado. É uma pena que o desfile de 7 de Setembro poderá ser cancelado devido a politicagem que tomou conta do nosso País por causa da popularidade do nosso presidente. (05-08-2022)
      NÃO SE APEGUE Não se apegue a ninguém, me apeguei e me danei, foi só ilusão, decepção e sofrimento. Não se deve apegar, não se deve apaixonar e nem se entregar. Temos um tesouro que vale mais do que ouro e devemos guardar. Não se apegue a pessoas, elas são boas, mas mudam, enjoam, pegam ranço da gente e de repente se vão e levam o nosso coração. Se apegar pode ser bom no momento, mas depois vem o lamento, vem as consequências e um grande sofrimento. 06-08-2022.
  EU ESTIVE PERDIDO Não, eu não estou perdido. Eu estive perdido, sim, mas já fui achado. Estive vagando por aí desgarrado, não olhava pra frente, só olhava pro lado. Eu às vezes olhava pro chão, esfregava as mãos, ficava impaciente, parecia que eu estava inconsciente, pois nada me deixava contente. Não, eu não estou perdido. Eu estive perdido, mas já fui achado. Eu estava sozinho, cansado quando vi alguém do meu lado me chamando de "meu filho". Não entendi, nem o reconheci de pronto, mas gostei de ouvir aquela voz. Me animei, me reencontrei e encontrei ânimo para prosseguir a jornada nessa minha longa estrada. 06-08-2022.
  TRISTEZA E ALEGRIA Dizem que tristeza não paga dívida, mas alegria também não paga. Alegria e tristeza são as duas faces de uma mesma moeda. A gente pode estar triste agora e alegre daqui a pouco, ou vice versa. Não há mal que sempre dure, não há bem que não se acabe. Quando caminho medito muito nisto. Me lembro de como já fui triste e do quanto eu já chorei. Amores que não deram certo, a pessoa parece que ama e até corre atrás da gente e poucos meses depois chuta a gente como se fôssemos uma bola. A gente não entende e por isso sofre, mas "não há tristeza que sempre dure e não há alegria que um dia não se acabe", pois tudo isto faz parte da vida e isso tudo um dia vai acabar quando a morte chegar e então seremos renovados, transformados e nunca mais a tristeza vai sequer se aproximar de nós. É assim que eu creio e ninguém muda essa crença que há em mim. (03-08-2022)
     AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO Inverno, Primavera, Outono e Verão são as quatro estações do ano. O Inverno é frio, a gente às vezes sofre e tem que se agasalhar. A Primavera é o tempo das flores em que a beleza é vista e admirada em todo lugar. Depois vem o Outono, mês dos frutos em abundância e igual crianças subimos nas árvores, os colhemos e comemos quase sem parar. O Verão vem a seguir com o sol e o seu calor abrasador. É o tempo de sair, se refrescar, viajar e passear. Deus fez tudo perfeito e devemos ficar satisfeitos e a Ele agradecer e o glorificar. 02-08-2022
  TEMPO DE CRIANÇA É indizível o carinho que eu tenho pela minha cidade natal e pelo meu Estado natal. Não há nenhum exagero nisto, não há nenhuma conotação indireta com outros lugares que eu também amo, mas o nosso berço é especial e para muitos é inesquecível. Aquele tempo marca muito porque foi o começo de tudo. Como uma planta quando nasce é cuidada, a gente não esquece o cuidado recebido naquele tempo. Há poemas, músicas, histórias, filmes e até pinturas que retratam isto. A infância e a adolescência são uma quadra da nossa vida que sempre lembramos porque foi quando tudo começou. Quem não se lembra do tempo da infância e da adolescência? Eu me lembro de detalhes e consigo materializar através das letras. É uma pena que hoje quase ninguém lê mais! A figura mais importante que lembramos são os nossos pais, depois os professores, os parentes, os vizinhos, os amigos... Os caminhos, os trilhos, as brincadeiras, as cantigas, as árvores, os frutos, o primeiro amor... Quanta saudade de t
  POEMA E POESIA Poema e poesia para muitos é a mesma coisa, mas não é. Ambos caminham juntos, participam dos mesmos assuntos, caminham no mesmo céu e são unidos na tela e no papel. Amam as mesmas estrelas, o mesmo azul do céu. Poema e poesia são a mesma tristeza e alegria, mas não são iguais. O poema é a forma, são os versos bem juntinhos, poesia é a essência, é a vida do poema, a beleza e o tema, que soa para nós com seu gesto e a sua voz. 03-08-2022.
  NOSSO QUERIDO PRESIDENTE Ele entra e toma café numa casinha, seja à beira da estrada ou da linha. Ele vai a pé, ele caminha com humildade, amor e fé. Ele encontra pessoas e as abraça, ele dá risada, brinca, acha graça. Ele fala com o povo seja onde for sempre demonstrando alegria e muito amor, ele é humilde, ele é gente, ele é o nosso querido presidente. Ele tem um jeito especial e muito raro. Seu nome é Jair Messias Bolsonaro. 03-08-2022.
      EU ME VENDI Não foi fácil concretizar o negócio. A venda passou por trâmites legais, por discussões acaloradas. O preço não era o mais importante. A venda, esta sim, era importante. Eu me vendi, mas antes me emprestei, me aluguei e fui escravo sem nada receber, por isto achei melhor me vender. Eu não tinha opção, tudo que podia fazer eu fiz e não fui feliz, então eu me vendi. Já não sou mais meu, já não sou mais eu, me vendi aos caprichos de alguém que me olha com desdém e me chama de ninguém. Mas foi melhor assim. Foi bem melhor do que abreviar meu fim. Pelo menos eu tenho onde ficar e repousar, pelo menos eu tenho do que me alimentar. Melhor do que ser meu e passar a minha vida a chorar. 03-08-2022
  BOM DIA! Te dei o meu bom dia, lhe estendi a mão, e assim eu lhe mostrei a minha educação. Você me respondeu, e deu-me atenção, mostrou ser educado por sua reação. Bom dia pra você que sempre me aprecia que lê os meus escritos, que lê minha poesia. Te dei o meu bom dia mostrei educação, abrindo um sorriso lhe estendi a mão. Que tudo corra bem na sua longa estrada, que Deus te abençoe, te ajude na jornada. Cícero Alvernaz (autor) 04-08-2018.
  PENSO Penso, fico calmo, fico tenso e penso. Pensar é bom, pensar é um dom. Penso quando me sento, quando me levanto, quando estou acompanhado, quando estou sozinho, quando estou chorando, quando estou sorrindo, penso até quando estou dormindo. Penso, repenso, depois escrevo com base no que penso. Meu pensamento se materializa em versos, em ações, e a partir daí eu tiro as minhas conclusões. Penso e pensando eu me lembro de Cristo. Um filósofo disse certa vez: "Penso, logo existo". 04-08-2022
  BEIJO Beijo de mãe, beijo de pai, beijo de irmão, beijo de tio, beijo de tia, beijo de avó, beijo de avô, beijo de vizinho, beijo de parente, beijo de animal, beijo de gente, beijo sem graça, beijo sem fé, beijo na mão, beijo no pé, beijo com gosto, beijo com fé, beijo de amor, beijo de homem, beijo de mulher, beijo molhado, beijo bem dado, beijo encomendado, beijo por interesse, beijo falso, beijo sem vontade, beijo verdadeiro. Tem gente que beija todo dia e beija o ano inteiro. 04-08-2022.
  PERGUNTAS As pessoas perguntam muito, as pessoas que são indagadas geralmente mentem muito. As pessoas deveriam pagar pra perguntar, afinal perguntar é um interesse de quem pergunta e não de quem é perguntado. Quem é perguntado pode ficar calado sem a obrigação de responder, afinal ninguém ganha nada pra responder perguntas. Já ouvi perguntas absurdas: "Quantos anos você tem? Quanto você ganha? Você é casado? Você mora onde? Você procura amizade ou relacionamento? Você... As perguntas se sucedem e caem como uma bomba de efeito retardado. São tantas perguntas que eu não sei qual responder primeiro e a pessoa depois diz: "Só mais uma perguntinha... e essa "perguntinha" geralmente é a pior de todas. Essa é pra acabar de matar. As pessoas deveriam cobrar uns 100 reais por pergunta. Afinal, perguntas só interessam a quem pergunta. (04-08-2022)
  É PRECISO FALAR Ficar calado envelhece, turva as vistas, causa dor. Ficar cabisbaixo e pensativo afasta o amor, cria dúvidas e anseios. Olhar pro chão, contar os grãos de areia, pegar na mão, tudo isto acaba sendo em vão. É preciso falar, conversar com as formigas, com os grilos, dar bom dia ao passarinho, perguntar por que ele está tão sozinho. É preciso falar, esboçar um sorriso, nem que seja tímido e triste. Fazendo assim a vida evolui e participa e o nosso bem estar se antecipa e tudo se harmoniza ao redor. É preciso falar, pois assim tudo será bem melhor. 04-08-2022.
  NOSSO PRESIDENTE Eu sei que aqui tem gente que não gosta dele, deve até ter algum lulista perdido por aqui, mas o nosso presidente é um show de presidente e de gente. É muito humilde, popular, gente do bem, cumprimenta todo mundo. Ele é tão popular que levou uma facada de um bandido esquerdista, mas Deus conservou a vida dele. Bolsonaro é o primeiro presidente cristão que o Brasil já teve. Todo dia eu agradeço a Deus por ter vivido até aqui e ter o privilégio de votar nesse presidente. Respeito quem não gosta dele, mas eu gosto e não tenho por que esconder essa minha admiração por ele. (04-08-2022)
  INTELECTUAL Não sou um intelectual como muitos podem pensar e até afirmar. Sou um mero aprendiz, um menino que já foi feliz quando morava no interior de Minas. Mas eu não sou, nunca fui e nunca serei um intelectual. Sou um simples poeta sem fama e sem cama que derrama os seus versos por aí. Sou a luz que acende e clareia a noite de estrelas cheia, um poeta que anseia e busca o seu verso no universo lindo da poesia. Não sou um intelectual, sou apenas um menino que se olhou no espelho da poesia e descobriu o que na vida tanto queria. Não sou um intelectual como muitos podem pensar e até afirmar. Sou apenas alguém que quer viver, sorrir e amar. 04-08-2022.
  DO QUE GOSTO Gosto da placidez do dia, gosto daquele momento de alegria que irradia poesia no meio do dia. Gosto de ver o sol nascer depois de uma madrugada fria, gosto de acompanhar e contar as horas do dia, gosto de sentir aquele ventinho que me arrepia. Enfim, gosto de paz e de alegria. Me sinto bem assim e é nessas horas que flui em mim a poesia. Gosto, enfim, de andar a pé sem pressa e sem meta, também gosto de andar de bicicleta sentindo o vento no rosto enquanto pedalo rumo a nenhum lugar, pois pedalo a esmo sendo eu mesmo a me guiar enquanto estou a pedalar. Assim a vida é melhor e a minha paz é mais completa, real e maior. (05-08-2022)
  ESCREVER É UM ETERNO APRENDIZADO Eu nunca fui engraçado, se já fui alguma vez foi por acaso, foi naturalmente. Mas tem gente que é engraçada sem forçar nada. Há pessoas que tem o dom, da mesma forma há pessoas que são totalmente sem graça e quanto mais se esforçam, mais sem graça elas ficam. Tudo que é forçado não é natural. Para escrever temos que agir com naturalidade. A poesia não flui se ela for forçada. Ela tem que jorrar naturalmente. É claro que isto vem com a prática diária usando as palavras sem forçar a barra, afinal as palavras são a essência de quem escreve. A vida é um aprendizado e escrever é um eterno aprendizado. (01-08-2022)
  ANOITECE Anoitece, o dia se despede, a noite se aproxima calma e serena e aos pouco entra em cena. Estrelas aparecem no céu e acenam, tudo se muda, se altera, a natureza respira fundo e o mundo aguarda a chegada da noite. Luzes aos poucos se acendem, uma lua tímida surge no céu e nos acena com o seu clarão. Pessoas se recolhem, apressam os seus passos rumo à sua morada. A noite finalmente chega com sua face negra convidando a todos para se recolher aos seus aposentos. Tudo está escuro, com exceção da lua e das luzes da rua. A vida nos convida ao descanso, ao recolhimento, e uma linda canção se ouve nesse momento. 01-08-2022.
  POESIA Poesia começa com P de paixão e de perfeição, depois vem o O de olhar, vem o E de esperar, vem o S de sorrir, vem o I de insistir e para terminar vem o A de amar. 10-05-2015.