Postagens

Mostrando postagens de janeiro 10, 2016
A NOITE A noite é a parte do dia que nos convida ao repouso, ao amor e á reflexão. Noite, para muitos, pode significar tristeza, desamparo, angústia e frustração. Mas, de fato, a noite é um convite ao descanso depois de um dia cansativo e tumultuado. Passada a noite, surge bela e radiante a manhã. Animados e descansados então podemos trabalhar e produzir com força, garra e fé. No fim do dia, a noite nos espera para nos fazer companhia, nos aproximar dos amigos e aproveitar o momento para refletir e conversar. O mesmo Deus que fez o dia, também fez a noite, cada um com o seu propósito e importância.  E não há coisa melhor do que dormir e descansar  depois de um dia estafante de trabalho e realizações.  Então caímos nos braços da noite e só acordamos  quando o relógio despertar ou o galo cantar. Cícero Alvernaz (autor)
EMBORNAL Alguém já ouviu falar ou sabe o que é embornal? Eu sei, mas quero saber se vocês também sabem, ou se sabem ou conhecem por outro nome, outro formato, outra foma, outra configuração. Quando se pergunta nem sempre é porque não se sabe. Existem perguntas e perguntas. Existem perguntas reflexivas, perguntas irônicas, perguntas explicativas, perguntas passivas, perguntas ativas, perguntas mortas, perguntas vivas... Bem ou mal eu já usei muito embornal: para levar cadernos na escola, para colher alguma coisa no quintal, para levar livros na igreja, para levar sementes na roça e para planta-las. Enfim, ainda se usa muito o embornal, independente do seu formato, de sua conjugação ou de sua configuração. Cícero Alvernaz (autor) 15-01-2016.
CARTÃO Cartão de Banco, cartão de crédito, cartão de débito, cartão de visitas, cartão amarelo, cartão vermelho, cartão verde, cartão do Bolsa Família, cartão do trabalhador que ele pica de manhã bem antes do suor. Cartão, cartão, cartões... Que à vida traz emoções, porém, muitas vezes, terríveis decepções, e estranhos sentimentos, somados a lamentos e vontade de partir. Cartão que nos deixa a sorrir, pois faculta a nossa entrada num outro País, numa terra sagrada... Cartão que nos manda ir embora, nos expulsa do campo pra fora, direto para o chuveiro. São tantos cartões, arroubos, decepções, e sonhos realizados... Mas o melhor cartão ainda não foi inventado. Cícero Alvernaz (autor) 15-01-2015.
SOL E CHUVA Sol e chuva brigam pela roupa no varal. Agora tem uma aragem, coisa tímida, mas é sempre um sinal de esperança. Nuvens negras toldam o céu carrancudo, chuva à vista que vem no prazo certo, no momento e na hora certa quando Deus achar que deve envia-la. Há sempre um suspense, uma torcida, um sinal de chuva, de sol, um sinal de vida. E há sempre um suspiro, um desejo, uma vontade que paira e se aquece com os raios tímidos do sol. Enquanto isto, a roupa brinca no varal, dança e zomba da torcedora, ou melhor, da lavadeira. Cícero Alvernaz (autor) 15-01-2016.
LONJURA DOS CAMPOS Lá na na lonjura dos campos, das planícies, das baixadas, se ondulando ao vento manso o capim e a plantação, longe se perde e se esconde e nem se sabe pra onde vagueia o gado no pasto, pois só se vê o seu rastro depois que ele se foi. Cavalo, vaca e boi, quadrúpedes todos ali, na distância que se perde, se confunde no horizonte, lá nos confins do mundo, mundão velho sem porteira, o vento sopra com medo na tarde toda fagueira. A tarde a todos convida para, enfim, se recolher, pois a noite se aproxima e o dia se despede... Tudo fica diferente, sapos coaxam no brejo, o sol se esconde sem pressa, estrelas piscam no céu. Vem a noite, vem o canto, vem a reza, ladainha, todos debaixo do manto, pois a noite se avizinha. Lá na lonjura dos campos, das planícies, das baixadas, a vida se faz encanto margeando as estradas. Cícero Alvernaz (autor) 14-01-2016.
ACONTECE MUITO DISTO  Eu estava assuntando agora cá comigo e descobri o seguinte:  As pessoas nem sempre dão conta do que acontece.  Muitos não percebem nem o que acontece por perto  e querem saber de coisas lá de longe.  Presta atenção pra você vê:  Tem gente sendo enganada dentro de casa  e fica preocupada com o que está acontecendo na vizinhança.  Parece que estão cegos ou não querem ver o que se sucede.  Gente que não dá conta, acha que não tem precisão de saber,  pensa que já sabe, mas não sabe de quase nada.  O mundo está cheio de gente assim:  Vigiam a vida dos outros, capinam a roça dos outros,  mas deixam a deles morrer no mato.  E depois, passado o caso, vão chorar e dizer:  ninguém me avisou.  Mas esse trem ninguém avisa mesmo! Cícero Alvernaz (autor) 14-01-2016
PODE IR Pode me deixar e pode ir, não quero que fiques por dó ou por remorso. Ficarei bem, ficarei até melhor, pois já estive bem pior e já sofri bem mais, e já chorei demais. Pode ir, te deixo ir, vai, o teu caminho segue. Na estrada encontrarás abrigo, aqui encontrarei amigo, além tu estarás em paz. O sonho me virá, virão estrelas, terei prazer imenso em vê-las. Cícero Alvernaz (autor) 14-01-2016.
ATENDENTE DE FARMÁCIA A elegante atendente, prestativa, sorridente, usa todos os seus meios pra bem atender o freguês. Com seu batom vermelho, com seu sorriso branco, esbanjando simpatia e um pouco de audácia lá no balcão da farmácia é um exemplo de pessoa que atende bem a gente com simpatia e bondade nos deixando a vontade e sem medo de falar. Ela está de parabéns com seu jeito competente. Eu aguardo a minha vez, pois assim, daqui pra frente, com certeza, minha gente, eu também serei freguês. Cícero Alvernaz (autor) 14-01-2016.
JESUS O céu não o quis, o mundo não o quis, a cruz não o quis, a sepultura não o quis, então ele ressurgiu, se levantou, me abraçou, me amou e me quis (e eu o quis) pra me fazer feliz. Cícero Alvernaz (autor) 13-01-2016.
ESTOU NO SEU CORAÇÃO Se você me procurar e não me achar, não fique triste não! Não fique com esta carinha decepcionada, tristinha, procurando-me em vão. Se você não me encontrar, não fique triste não. Talvez eu esteja sozinho, ensimesmado, quietinho, num canto a meditar... Se você não me encontrar não pense que eu fugi, ou então me escondi de todos e de você. Volte a me procurar! Pode ser que eu esteja sozinho lá na igreja conversando com o meu Deus. Não fique assim tão tristinha a procurar-me em vão. Se você me procurar e não me achar estou no seu coração. Cícero Alvernaz (autor), 12-11-1987.
DIFERENÇAS É difícil conviver com as diferenças, normalmente nos achamos os melhores. Somos mais inteligentes, mais corretos, enquanto o outro é apenas o outro, ou talvez seja só um João Ninguém, que não sabe nada e que nada tem. Só nós temos razão e importância, o outro é muito diferente, age sempre de forma inconveniente, não tem capacidade... É difícil conviver com as diferenças, seja no mato, no mar ou na cidade. É difícil conviver com as diferenças, é por isto que há tantas desavenças. Neste mundo, cada um quer ser o tal. Mas Deus criou a todos com o seu jeito, por isto temos qualidades e defeitos, e o mundo é cada vez mais desigual. Cícero Alvernaz (autor), 11-07-2010.
TE QUERO Te quero a noite inteira depois de um dia de sol. Te quero todinha, inteira, qual peixe mordendo o anzol. Te quero assim: me querendo, tão linda, de amor me falando. Te quero se estou escrevendo, se estou parado ou andando. Te quero me olhando e sorrindo, nós dois olhando o luar. Te quero chegando ou partindo, olhando as ondas do mar. Te quero assim acordado, também te quero dormindo. Te quero na chuva molhado, pra mim todo dia é lindo. Te quero a noite inteira, adoro seu jeito de ser. Te quero todinha, inteira, pra sempre eu vou te querer. Cícero Alvernaz (autor) 13-01-2016.
CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA  O ser humano, equilibrado e sóbrio, tem muita sabedoria  e experiência para transmitir e ensinar.  Pausadamente, falando sem pressa e sem se interromper  nem ser interrompido, sem atropelos nem cobranças ou insinuações,  uma pessoa com estes pré requisitos pode transmitir muitas lições,  no bom sentido.  O segredo de tudo é ter calma, raciocínio,  a busca  pela palavra certa e exata no seu tempo.  Não precisa de muita teoria, mas sobretudo,  é necessário uma boa prática, vivência e convivência  para expor um pensamento com bom intento,  domínio e propriedade.  E pode-se falar de qualquer assunto,  não há censura nem proibições.  Fala-se de tudo, do dia a dia, do cotidiano,  dos planos e até de religiões.  Mas, tudo feito com sabedoria e sobriedade,  sobretudo com equilíbrio, educação,  conhecimento e inteligência. Cícero Alvernaz (autor) 13-01-2016.
 VAMOS EM FRENTE!  A chuva não dá tréguas  muita gente já deve estar reclamando. Quem trabalha em janeiro, quem viaja em janeiro, que reclama em janeiro, quem passeia em janeiro, quem ama em janeiro, quem vive em janeiro... Mas, sobretudo, quem sabe que já estamos em janeiro, primeiro mês do ano. Já ouvi dizer que o primeiro mês é o mais importante no contexto do ano. Na verdade, janeiro é um mês bem peculiar, pois ele marca não só o início do ano como também o fim das festas de fim de ano. Olhando por este prisma, pode-se dizer que ainda deve ter muita gente arrotando as festas de dezembro. Mas vamos em frente que janeiro chegou e trouxe a chuva para abençoar o povo e para molhar a terra e lavar as roupas do ano novo. Cícero Alvernaz (autor) 13-01-2016.
LUA DE MEL O mel é denso, abundante, e se espalha debaixo da cama. É o apogeu de um casal no quarto quando se ama. Duas pessoas perdidas, agora reencontradas, não por acaso unidas, loucamente apaixonadas. Sem regras e sem protocolos, sem relógio e sem tempo. Apenas sentindo o bater de alguma carícia do vento. Vento manso, imaginário, que balança o arvoredo. Tanto sonho represado, misto de amor e de medo. O mel jorra e se espalha, se mistura com a lua. Som que vem e se mistura com os cânticos da rua. Cícero Alvernaz (autor) 12-01-2016.
ABENÇOADO Abençoado seja o teu dia, a tua vida e a tua ocupação. Que tenhas sempre alegria e que na tua mesa nunca falte o pão. Abençoada seja a tua lida, o teu desejo e a tua oferenda. Abençoada seja a tua vida, que a tua bênção se estenda. Abençoado seja o teu andar, os passos que te levam mais além. Abençoado seja o teu caminhar na estrada em que semeias o bem. Abençoado seja o teu sorrir, a tua casa e o teu espaço. Abençoado seja o teu partir, que Deus te guie em cada passo. Cícero Alvernaz (autor) 12-01-2016.
POR QUE? Por que foge a flor? por que se esquiva? Por que se vai ao longe sem adeus? Por que morre a flor se é tão viva? Por que foge a flor aos olhos meus? Por que foge a tarde em seu caminho e se vai tão só a se perder? Por que foge o dia tão sozinho e permite tudo anoitecer? Por que foge o sonho como a flor e ser perde além a fenecer? Por que morre o sonho sem adeus, se sonhar é tão bom e se tão bom é viver? Por que foge a vida sempre assim? Sonhos, nuvens, sons, entardecer... Por que morre a vida e tem fim se viver é tão bom e se tão bom é viver? Cícero Alvernaz (autor) 16-06-1988.
ROMANTISMO Um relógio floral, a rua cheia de gente, alguém chega de repente e traz um cheiro de flor. O relógio em silêncio nos diz que chegou a hora, mas o amor não tem hora: é apenas o amor. Num momento vem o sonho, traz de longe mil lembranças. Flores, estrelas, crianças, e por fim algum olhar. Um relógio floral, a rua imensa vazia e um som de alegria se espalha pelo ar. Cícero Alvernaz (autor) 21-11-1991
FOFOCA Fofoca espalha qual fogo em palha, arde e queima e sempre teima em continuar. Fofocar faz parte, deve ser alguma arte que alguém quer ensinar. Ela faz fofoca, depois se entoca e diz: "não fui eu quem falou, eu de nada sei e nem quero saber". Ela tudo nega e nunca se entrega e quer se esconder. Que maldito costume, pior que estrume, pior que lavagem, pior que goteira em balde sem alça. Ela fala e resmunga e nunca comunga, que pessoa mais falsa! Cícero Alvernaz (autor) 11-01-2016.
ANDANÇAS Caminhei de rio acima, de ladeira, de aguapés, muitas voltas, muitas léguas, muitos pontos e revés. De andar me vi cansado, me quedei então curvado qual bichinho fatigado, doeu muito os meus pés. Caminhada sem destino, sem ter pressa de chegar, eu me vi como um menino pela vida a vagar. No cavalo da história, pelas páginas do tempo, me quedei então cansado açoitado pelo vento. E por todos os caminhos eu me achei em desatino, procurando a estrela tão amiga do menino. Mas o tempo foi passando escorrendo nos meus dedos, como chuva que desenha, molha tudo e causa medos. Nas andanças desta vida eu senti doer meu peito, sofri muito e chorei, mas venci com o meu jeito. Pelas curvas dos caminhos eu sozinho meditei e me vi desanimado, depois pra casa voltei. Cícero Alvernaz (autor) 11-01-2016.
A EXCELÊNCIA DO AMOR Quero falar-lhes a respeito do caminho que é o melhor de todos! Se eu tivesse o dom de falar em outras línguas sem tê-las aprendido, e se pudesse falar em qualquer idioma dos homens ou dos anjos e, no entanto, não tivesse amor, eu seria como o sino que ressoa ou um prato que estaria só fazendo barulho. Se eu tivesse o dom de profetizar e conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento, mesmo que eu tivesse o dom da fé, a ponto de falar a uma montanha e fazê-la sair do lugar, se não tivesse amor nada seria. Se eu desse aos pobres tudo quanto tenho e entregasse meu corpo para ser queimado vivo, e, contudo, não tivesse amor, isso não teria valor algum". (I Corintios 13).
EU VIM DE LÁ Eu vim de lá, de lá pra cá, daqui pra lá, e vou pra lá. Eu vim aqui para ficar sem me importar com tudo que eu deixei lá. Eu vim de lá, de lá de longe e aqui de perto posso entender o meu pensar, o meu correr que posso ver sem me importar com tudo que eu deixei lá. Eu vou pra lá quando puder quando eu quiser eu vou voltar. Mas por enquanto eu fico aqui com os meus versos, meu sonhar, pois vim aqui para ficar sem me importar com tudo que eu deixei lá. Cícero Alvernaz (autor) 11-01-2016
DEIXA A MENINA SONHAR Deixa a menina sonhar que sonhar é bom, deixe-a correr no sonho, deixe-a crescer no sonho, deixe-a voar no sonho, deixe-a amar no sonho, deixe-a sorver o sonho que sonhar é bom, que sonhar faz bem. Deixa a menina sonhar que a vida é um sonho, que o mundo é risonho, que tudo é assim, que tudo se faz de sonho e de paz. Deixa a menina sonhar, e quando ela acordar faça-a sonhar de novo. Cícero Alvernaz (autor) 11-01-2016
 DESCULPAS E MENTIRAS  Quando uma pessoa não quer falar com a gente  ela diz que a net está ruim, que está ocupada,  que vai sair, que chegou visitas, que vai atender o portão,  ou diz simplesmente: vou dar uma saidinha e já volto. E não volta.  A gente, inocente, acredita em tudo e até torce  para que dê tudo certo para a pessoa.  Quando a pessoa volta, depois de alguns dias,  a gente pergunta se está tudo bem  e então ela repete tudo que disse antes,  e diz simplesmente: vou dar uma saidinha e já volto. E não volta.  A gente, inocente, acredita em tudo e continua torcendo  para que dê tudo certo para a pessoa...  Mas um dia a gente desconfia e finalmente  descobre que tudo era desculpas e mentiras da pessoa. Cícero Alvernaz (autor) 11-01-2016.
ABRAÇO Estendo os braços e me fecho num abraço feito um laço bem apertado. Sinal de amizade, calor e bondade, amor enlaçado. Um forte abraço é a rima que faço em forma de um laço de amor e ternura. Certeza de vida, carinho, guarida, bondade, doçura. Estendo os braços e formo um abraço, em forma de um laço selando a amizade. É a marca que fica e se multiplica por sua bondade. Cícero Alvernaz (autor), 11-01-2014.
HORA DA COMIDA A hora da comida é a hora mais sagrada, se não tem lugar à mesa se senta até na escada. O cheiro que vem da cozinha preenche toda a casa, é a comida quentinha que chegou, pois não atrasa. Ninguém deixa pra depois, pois ela pode esfriar, comendo feijão com arroz queremos nos saciar. A fome parece grande, são muitos os comedores, "aqui tem comida pra todos" falou Maria das Dores. E todos se satisfazem com essa comida gostosa, e depois pras cozinheiras oferecem uma rosa. Cícero Alvernaz (autor) 10-01-2016.
QUERO SER MELHOR Não quero ser apenas o que sou, pois isto não acrescentaria nada. Ser um ramo á beira de um rio, uma criança tremendo de frio, um animal fora da manada. Ser um tronco sem folha, um cabo sem vassoura. Ser um riso sem dente, um frasco sem detergente, um rojão que não estoura. Não quero ser apenas o que sou, quero ser, seguramente, melhor. Ser um brinquedo sem criança, um sanfoneiro sem dança é ruim e pode ser pior. Não quero ser apenas o que sou sem a intensão de progredir. Não vale a pena ser porto sem navio, sem conforto, sem ter condições de partir. Eu quero ser melhor, ser luz, ou pelo menos não ser treva. Ser um amante dos versos, conhecer meus universos, ser um Adão com minha Eva. Cícero Alvernaz (autor) 10-01-2016.
LEMBRANÇAS Aqueles olhares que falam e dizem o que querem, mesmo que não queiramos ouvir. Aqueles gestos que ficam e no coração se intensificam, e nos fazem chorar e sorrir... Aqueles abraços que apertam e estreitam velhas amizades, que vêm depois de tanto tempo carregados de sonhos e saudades. São momentos de intensa emoção que fazem pulsar mais forte o coração. Aqueles sorrisos espontâneos que se abrem como flores num jardim que não existe. Aquelas palavras mansas que caem se o vento as balança lembrando que o amor persiste. São pétalas que voam, pássaros que sobrevoam buscando algum pomar. São lembranças que insistem, são carinhos que resistem quais crianças a brincar. Cícero Alvernaz (autor) 10-01-2016.
A IMPORTÂNCIA E O VALOR DA BÍBLIA Tenho ouvido e visto muitas pessoas criticarem  duramente a Bíblia (sem conhece-la)  ou ofenderem, até com palavras impublicáveis, aqueles que procuram seguir os seus ensinos. Fico pensando: como pode um ser humano se prestar a isto?  Como eu posso criticar e menosprezar aquilo que eu não conheço?  Experimente olhar para o sol em seu fulgor,  tente e veja se consegue. Conseguiu?  Se nós não podemos olhar para o sol, uma criação de Deus,  como podemos nos achar capazes de criticar  e blasfemar contra a sua Palavra?  Se você não crê, pelo menos tenha a hombridade  de respeitar aqueles que creem.  Recentemente, alguém me disse que a Bíblia  é um livro como outro qualquer,  que foi escrita por homens.  Eu lhe disse: com certeza, ela foi escrita por homens,  porém, foi escrita por homens sábios e santos,  inspirados pelo Espírito Santo, como bem disse o Apóstolo Pedro.  Ela foi escrita por cerca de 40 autores  em um período de 16 sécul
 HOJE É O QUE CONTA!  É gostoso falar de ontem, do passado,  mas a nossa realidade, de verdade, é hoje.  É hoje que vivemos, sofremos e aprendemos  e cultivamos nosso jeito, nossas manias e costumes. Há coisas que vemos e refletimos no nosso dia a dia,  e muitas delas nos fazem chorar.  Outras, no entanto, nos fazem sorrir. Há detalhes que poucas pessoas percebem ou entendem, mas fazem parte da vida.  É hoje que vivemos e procuramos viver bem,  pois só assim a vida vale a pena.  O passado faz parte de um tempo,  de um período que se foi.  Era tudo diferente e, no geral, eu acredito que era melhor,  mas é hoje que vivemos, portanto temos que melhorar  o nosso presente e pensar na vida daqui para frente.  O passado ficou, se erramos  ou se acertamos não há mais como mudar.  A vida é o que conta, e para vivermos bem  depende essencialmente de cada um de nós,  de nossa postura e de nossa comunhão com Deus.  O mais é teoria, filosofia e cabeça vazia. Cícero Alver
GALO NO HORTO                             O Galo no Horto quase foi morto,                             Jogou todo torto com o Tijuana.                             Sem inspiração e sem emoção                             Naquele alçapão jogava sem gana.                                                         Foi quase um fiasco, um tal de Riascos                             Se fez de carrasco: abriu o placar.                             O Galo jogava, mas não se encontrava                             E o tempo passava bem devagar.                                                         Depois empatou: Ronaldinho cruzou                             E Rever marcou animando a torcida.                             Porém no gramado o time acuado                             E muito marcado não tinha saída.                                                         O Galo é forte, brincamos com a morte,                             Arriscamos a sorte num lance pen