Postagens

Mostrando postagens de dezembro 15, 2013
NATAL Natal das crianças e dos presentes, Natal de todas as gentes, Natal de som e de luz. Festa maior da cristandade, nascimento de Jesus. Natal da árvore enfeitada, Natal da mesa com comidas variadas e de tantas bebidas a jorrar. Natal da terra e do céu, festa de Papai Noel que as crianças sonham encontrar. Natal do presépio com seus muitos animais, Natal de músicas, e de luzes a piscar, Natal das vitrines... e o povo a olhar procura seu segredo decifrar na magia que a todos vem brindar. Mas, enfim, o que é Natal? Festa? Música? Poesia? Natal é a festa que reúne o ser humano e mistura o sagrado e o profano. Natal a isto se traduz: festa que, em geral, se desconhece o aniversariante Jesus. Mogi Guaçu, SP.
MILAGRES DE DEZEMBRO No mês de dezembro acontecem muitos milagres. E são milagres simples, coisas corriqueiras, mas que só acontecem neste mês. As pessoas ficam mais apressadas e também mais sensíveis diante das diferenças sociais que sobressaem mais nesta época. A fraternidade é invocada e ás vezes é praticada valendo-se da propaganda e do tradicional "espírito natalino" que é aguçado nestes dias. É uma época meio contraditória, pois também sobressai a busca pelo material e os apelos são muitos para o consumismo desenfreado que age como uma febre coletiva. Dezembro é o último mês do ano, mas isto não quer dizer que seja o último mês de nossas vidas. Muitas pessoas agem como se a vida e o mundo fossem acabar em dezembro. Daí, toda esta correria, atropelos e busca por espaços. Em geral, aproveito esta época para descansar um pouco, refletir e tentar por algumas coisas em ordem para poder começar bem o próximo ano. Isto não é regra geral, mas para mim funciona. Não nos esqueç
PENSANDO NA VIDA Estou pensando na vida. Este tempo que se arrasta e que se esgarça e perde fragmentos pelo caminho. As experiências vividas, as emoções incontidas e os sonhos frustrados. Sei que tudo isto faz parte da vida que é a soma destes momentos variados e diversificados. Tudo isto junto forma a vida, que é como um rolo que se desenrola na medida em que vivemos, sorrimos e sofremos. O apóstolo Tiago perguntou: "O que é a vossa vida?". Ele deu a sua resposta, cada um tem a sua resposta, mas a melhor vem de Deus: o autor da vida. Hoje, perde-se a vida por tão pouco! Até por uma linha de uma pipa que nada mais é do um brinquedo assassino que tem matado muita gente ao longo dos anos, e ninguém faz nada para impedir isto.Essas coisas me revoltam e me deixam decepcionado. Ah vida! Vida que passa, tempo que se arrasta e que se esgarça e aos poucos vai se perdendo pelo caminho. Eu amo a vida, mesmo que ela ás vezes seja tão sofrida, incompreendida e tão perseguida.
DECEPÇÃO A decepção, em geral, vem acompanhada de um misto de reações incluindo alívio, revolta e desânimo. Quem se decepciona chora por dentro e lamenta, mas não se entrega, apesar da tristeza e do desânimo. A decepção forma uma ruptura, um deslocamento dentro da gente e causa um amargo na boca e um desejo de desaparecer do mapa. Mas, calma! O próximo passo poderá ser gratificante, o dia seguinte poderá ser brilhante e doce na medida em que cremos e acreditamos nele. Quem se desespera diante da primeira derrota não merece alcançar os louros da vitória. Muitas coisas nos ocorrem para nos fortalecer em nossa caminhada. Fiquei decepcionado sim, mas não depende de mim: sou um telespectador, um ouvinte, um visionário e um circunstante. Amanhã será um outro dia, uma outra oportunidade vai surgir e a alegria de novo irá sorrir. É só aguardar e se apossar do que virá ao nosso encontro. A vida sempre foi assim e não será agora que ela vai mudar. Quem viver verá! Mogi Guaçu, SP, 18-12-2013.
MULHER FUMANDO Uma mulher fumando é um sonho se acabando, é alguém se afogando, uma criança chorando, um rio sem leito, sem água. Uma mulher fumando é uma cena tão triste que o poeta não resiste e derrama sua mágoa. Mulher, estrela tão linda, criada para brilhar, porém, a vejo sem graça envolta nesta fumaça, inalando nicotina, envenenando o ar... Esta tão linda menina, tão meiga e tão pequenina, por que vive a fumar? Mulher me lembra perfume, tanta beleza resume que nem consigo explicar. Mulher me lembra carinho, o mais florido caminho por onde queremos passar. Mulher fumando é tão triste que o poeta não resiste: senta e se põe a chorar. Mogi Guaçu, SP, 18-02-2009.
TEU SORRISO Teu sorriso enche a sala de beleza, e alegra e transforma o ambiente. Dá mais vida e afasta a tristeza, tudo fica mais bonito e mais contente. Faz lembrar o cantar dos passarinhos, faz lembrar o despertar da natureza. Teu sorriso é doçura e carinho, teu sorriso enche a vida de beleza. Você fica mais bonita e atraente, e inspira e alegra o meu dia. Tudo em volta se transforma de repente, e eu sinto me tocar a poesia. Vejo abrirem-se os portais do paraíso, e de longe vem surgindo uma luz. Sinto paz contemplando o teu sorriso que me atrai sobremaneira e me seduz. Você faz o nosso mundo mais risonho, de uma forma que não posso explicar. E transforma minha vida em um sonho, sem motivos pra sofrer e pra chorar. Mogi Guaçu, 28-09-2007.
AFASTA DE MIM O RANCOR No fogo, na brasa, no sonho, na mágoa, afasta de mim o rancor. No trato, no fato, no mato, na água, não tire de mim este amor. No riso, no pranto, no tanto, na vaga, afasta de mim o rancor. No belo, no exato, no tato, na paga, não tire de mim este amor. No selo, no gelo, no sulco, no espelho, afasta de mim o rancor. No ciso, no inciso, no velho, vermelho, não tire de mim este amor. No estalo, no embalo, no beijo, no grito, afasta de mim o rancor. No jeito, no leito, no rio, no rito, não tire de mim este amor. No viço, no verso, no raso, no breve, afasta de mim o rancor. No longe, no perto, no quente, no leve, não tire de mim este amor. Mogi Guaçu, 15-12-2013.
MINHA PEQUENA Você é a minha pequena, tem pena de alguém que te ama! Eu penso em você todo dia nos versos da minha poesia, em pé ou deitado na cama. Você é a minha razão, paixão que me vem e domina. Tem dó deste homem que chora e escreve estes versos agora pensando na minha menina. Você é a minha semente, é gente que gosto de amar. No chão do meu peito cansado seu carinho foi plantado e fez o amor germinar. Você é a minha pequena, meu tema, amor e canção. Você é o meu universo, meu canto, meu choro, meu verso, ternura do meu coração. Mogi Guaçu, 16-07-2010.