Postagens

Mostrando postagens de maio 15, 2022
  FALAR SOZINHO Escrever é falar sozinho. É uma boa saída para quem não tem ninguém pra conversar. Falar sozinho se chama "monólogo" e faz parte da vida de muita gente. Dizem que quem fala sozinho é doido. Não deve ser porque eu nunca fui internado por doidice e falo sozinho desde criança. Por isto me aventurei pelos caminhos das letras. Se ninguém me lê, eu me leio e me releio e dou risada de mim e do que escrevo. Já escrevi de tudo, só me falta escrever um diálogo com um mudo. Essa prática já me ajudou muito. Acho até que ainda estou vivo por conta disto. Afinal, se a pessoa fala sozinha ela tem poderes para falar com a morte e até para convencer a morte. Na verdade, essa pessoa deve ser muito forte. (18-05-2022)
      A NOSSA VIDA Todo mundo fica velho, só não fica velho quem morre novo. Ficar velho, ou morrer ainda jovem faz parte da vida. O tempo de vida varia e quanto a isto há um segredo. Acredito que uma pessoa já nasce com os seus dias contados e os seus caminhos marcados e demarcados. Há muitas coisas que não sabemos sobre a vida e sobre a morte. São segredos que Deus guardou para si. Ele é o dono da vida e todos os desígnios estão nas suas mãos. A nossa vida é como um sopro, é como uma flor, como a relva, como a fumaça que passa, como um vento, como uma canção que ecoa e como um pássaro que voa. A nossa vida na verdade não é nossa: ela pertence a Deus. (18-05-2022)
  A CULPA PELO FRIO É DO BOLSONARO Parece incrível, mas tem gente falando que essa onda de frio é culpa do Bolsonaro. Já o culparam por tudo, desde batida de carro, queda de avião e até pelo cachorro que latiu fora de hora. Descobrem coisas sempre com o intuito de culpar o presidente. Se esquecem que há um contexto mundial onde todos os países estão sofrendo com os resquícios da pandemia e da guerra e o Brasil, obviamente, faz parte deste contexto. Imagina se tivéssemos um presidente desviando bilhões para os "amiguinhos" que defendem a mesma ideologia, construindo metrô e aeroporto em outros países com o dinheiro do BNDES e cometendo outros crimes. Ainda bem que Bolsonaro é honesto, cristão, patriota e trabalhador, além de ter uma boa equipe de ministros. O Brasil agradece. (19-05-2022)
      APELIDO Frederico é Fred, Francisco é Chico, José é Zé, Manoel é Mané, Benedito é Benê, Sebastião é Tião, Maria é Má, Joana é Jô, Margarethi é Margô, Benedito é Dito, Zezinho é Zezito e Vitor é Vito. Esse trem é assim, é um trem esquisito. O nome escolhido vira apelido e às vezes a pessoa esquece o próprio nome. Já vi muitos casos assim. Esse costume que existe não serve pra mim. Meu nome é meu nome sem por nem tirar. Eu não respondo se o meu nome a pessoa não chamar. 19-05-2022.
  É SÓ UMA POESIA Às vezes não diz nada, é uma pedrinha na calçada, um risco na estrada, a pena de um passarinho, um singelo versinho. É só uma poesia, mas o que é uma poesia? Pode ser uma nuvem de dia cruzando o céu, uma abelha, um favo de mel. É só uma poesia! Uma luz que irradia, um copo de água fria que mata a sede, alguém deitado na rede, um sabiá cantando, um animal pastando, uma criança brincando. Às vezes não diz nada, mas pode dizer tudo. Um sonho de madrugada, um animal na estrada, uma florzinha perfumada, o sorriso de uma fada. É só uma poesia, uma poesia e mais nada. (19-05-2022)
  BOAS LEMBRANÇAS Boas lembranças são sempre lembranças boas: fogão de lenha no frio, café quente, calor humano, bom papo, amizade. Dessas coisas tão humanas a gente sente saudade. Isto faz bem, aquece, coisas que a gente não esquece, pois o tempo não apaga e a vida não exclui. Boas lembranças são sempre momentos bons que a gente não esquece. Coisa boa que acontece e depois deixa saudade: fogão de lenha no frio, café quente, calor humano, bom papo, amizade. Dessas coisas tão humanas a gente sente saudade. 19-05-2022
  UM POUCO DE FUTEBOL Hulk é o melhor jogador do Brasil e um dos melhores do mundo, mas não joga na Seleção, ou seja, não basta ser o melhor: tem que ser santo, curandeiro, profeta, cangaceiro, aventureiro, relojoeiro e trapaceiro. Para o técnico da seleção, Hulk não merece jogar no seu time. Eu sempre pensei que a Seleção fosse composta pelos melhores jogadores em cada posição. Mas o Hulk não faz parte desse ideário, ele não é sequer um selecionável. Por que será? Hulk poderia jogar em qualquer time do mundo, ou pelo menos fazer parte do grupo como líder e conselheiro, mas na Seleção de seu país ele não pode jogar. Por estas e outras razões que eu não torço para a Seleção desde 1998. (20-05-2022)
  ESTA É PRA NINGUÉM LER Bolsonaro deve ser o único presidente do mundo que é chamado de genocida, mas já salvou milhares de vidas como capitão, deputado e como presidente. É chamado de racista, mas é amigo de todos, independente de credos e cores. O Deputado Federal mais votado do Rio, que inclusive usou o sobrenome do presidente na sua campanha, tem o apelido de Hélio Negão. Bolsonaro é chamado de homofóbico e misógino, além de fascista, nazista, comunista, corrupto e outros adjetivos, mas ninguém nunca provou nada contra ele, pois ele é amigo de todos e respeita a todos. É cristão, mas nunca zombou nem criticou outras religiões. É honesto, coisa rara entre os políticos. É amigo do povo, está sempre no meio de sua gente, por onde passa uma multidão se aglomera e o segue. Isto sempre aconteceu com pessoas de bem. Jesus era chamado de tudo. Diziam até que ele tinha demônio. E Bolsonaro é apenas um seguidor de Jesus. (20-05-2022)
  O SER HUMANO É COMO UMA BOLA O ser humano às vezes é como uma bola. Existe a bola cheia, aquela que pula e às vezes até quebra a vidraça e existe aquela que está meio murcha, quase não pula e quando a gente chuta ela não ganha velocidade. E tem aquela que está murcha, furada e nem com uma bomba a gente consegue encher. Somos bolas neste mundo, rolando ou pulando vamos caminhando cada um com o seu jeito e o seu formato. Às vezes somos "bola murcha" e por isto somos deixados num canto e não fazemos parte do jogo da vida. Muitas vezes eu já me senti assim. É uma experiência estranha, incômoda, chata, mas pode ser um aprendizado, desde que a gente aproveite isto para o nosso bem. Dizem que esse mundo é uma bola. Se isto for verdade essa bola já deve estar bem murcha, um sinal evidente de que ela deve estar furada. Claro que tudo isto é uma metáfora, mas as metáforas também fazem parte da nossa realidade. Não sei se somos bolas, mas, com certeza, já levamos muitos chutes pela v
  TRISTE Triste, olhar triste, semblante triste, coração triste, triste de uma tristeza que a gente não resiste de tão triste. Triste, andar triste, pensamento triste, sentimento triste de uma tristeza que não passa. Triste na rua, triste na praça, triste, triste, muito triste de uma tristeza que não passa. 17-05-2022.
  POESIA DA NOITE Onde a noite se esconde e de lá envia estrelas que salpicam pelo céu. Onde aparece a lua passeando toda nua pelo céu. Onde os astros se enfeitam e brincam no infinito, onde tudo é bonito quando a noite cai, quando o dia vai, quando cai a sombra, quando cai a noite, quando a luz se acende clareando a rua fazendo coro com a lua que surge detrás da nuvem que desliza no céu. Onde a noite se esconde vaga o meu pensamento, e então aproveito o momento pra despedir-me do dia e lhe dedico esta poesia. 17-05-2022.
     O FRIO JÁ COMEÇOU Vai começar a discussão entre os que dizem que que gostam de frio e os que não gostam. Todo ano é assim e eu acho graça dessas coisas. Um dia eu falei para uma pessoa: Você gosta de frio? Então você deve andar seminua pela rua para aproveitar o frio. Claro que foi uma brincadeira, pois ninguém jamais faria isto. Eu sou sincero, eu não gosto, fui criado num lugar muito frio no interior de Minas e para piorar a gente não tinha agasalho. Sofri muito, esfriava tudo, desde a ponta do pé até a ponta do nariz. Essas coisas a gente nunca esquece. Ficam as lembranças e parece que a gente sofre até agora. Eu estudava de manhã e naquele tempo a gente não podia faltar à aula, o estudo era muito mais sério do que hoje. Uma pessoa que tinha a quarta série podia dar aula. Eu ia à escola de manhã, sofria muito, mas valeu a pena. Praticamente tudo que eu aprendi foi naqueles quatro anos de Primário. Aquilo foi o meu alicerce para a vida. Naquele tempo a Educação honrava esse nom
  FRIO Dói a mão, o pé, o nariz mina água, a garganta fica ruim, o corpo esfria, gela, congela, o olho sai água, as pernas tremem, o pé esfria, os óculos embaçam, a voz não sai direito, dói o peito, vem uma tosse chata que ataca sem dó e a gente fica só, fica triste, chateado com esse frio danado que veio do Polo Norte trazendo mal estar e até a morte. 18-05-2022
  ALGUÉM VAI TE ABRAÇAR Você vai sozinho, alguém te olha e pode pensar que você vai sem destino. Pode imaginar que você é um menino sem casa, um passarinho sem asa e sem alimento, um simples elemento como outro qualquer. Você vai sozinho andando devagarinho, de vez em quando para e mede o caminho. Olha longe, olha perto e pensa, e depois repensa. Pensa em voltar e retomar a sua vida, caminhar em direção à sua casa, depois abrir o portão por onde saiu há pouco com a alma triste e o coração partido. Você saiu ferido, mas agora está curado. A caminhada te fez bem, você viu passarinhos, viu formigas, viu até pessoas boas e amigas que te deram a mão. Agora você volta pensativo e sem pressa. Vai abrir o portão, vai sentir apertar o coração e depois vai entrar e vai rever o seu porto, o seu lar e alguém sorrindo vai de novo te abraçar. (18-05-2022)
  DETESTO O FRIO! Detesto o frio! Pessoas ficam doentes, problemas respiratórios e outros. Há todo tipo de incômodo, dificuldade para levantar cedo, muito sofrimento (eu nem falo das pessoas que moram na rua), muita complicação, todo tipo de limitação, problemas gerais, até acidentes são provocados, enfim, prejuízos para todos os lados. Quando alguém me diz que ama o frio eu logo imagino essa pessoa quase sem roupa andando de madrugada pela rua para curtir o frio. Afinal, se eu gosto de alguma coisa eu não fujo dela, eu corro para bem perto dela. Mas me parece que isto não acontece e nunca aconteceu. 18-05-2022
  AQUELA MÚSICA Aquela música que a gente ouvia que tanta coisa dizia, na verdade pouco dizia, pois a gente a ouvia, mas quase nada entendia. Ouvia só por ouvir, afinal era bom ouvir, mesmo sem entender e às vezes até sem querer. Aquela música falava de alguém que amava alguém mas não era correspondido, mas mesmo assim amava e a cada dia mais se apaixonava mesmo sem ser amado, sem ser correspondido. A gente se identificava com o que o cantor cantava e cada vez mais se interessava pelo que ele cantava. Não ser correspondido faz parte da nossa vida, tanto de você quanto de mim. Quem nunca amou assim? 15-05-2022
  INSPIRAÇÃO Não precisa correr atrás da inspiração, quando ela quiser ela vem, ou não vem. A inspiração tem vontade própria, tem sentimento, raciocínio, tem seu jeito de ser e de querer e pode aparecer quando menos a gente espera. Não tente forçar nada, não faça nada, espera que uma hora ela aparece. Pode ser em casa, andando na rua, na praia, ou até mesmo no banheiro. Ela pode chegar numa hora inesperada e te intimar, te pedir e te sensibilizar a lhe atender e aceitar. A inspiração tem suas vontades as quais sobrepõem à nossa vontade. Por outro lado, você pode atende-la ou não. Ela não te obriga, não te xinga, nem briga, ela apenas aparece do nada no seu mundo, na sua vida e solenemente te convida. (16-05-2022)
  O SACO Sou do tempo em que tudo que era ruim pra pessoa ela dizia que era "um saco". Às vezes até as pessoas eram "um saco". Quando a pessoa não gostava de alguém dizia que essa pessoa "era um saco". Saco virou símbolo de tudo que é ruim. Depois o "saco" foi caindo em desuso e aí inventaram outra coisa. Eu que sempre fui um observador (e até hoje muita gente me odeia por causa disto) fico pensando: por que saco? O que as pessoa tem contra o saco? E aos poucos fui descobrindo a razão dessa ojeriza que muitos ainda tem com o referido objeto. Hoje me lembro dessas coisas e costumo achar graça, pois sou do tempo em que o saco era muito usado lá na roça. O que seria da gente se não existisse esse objeto tão útil e que depois passou a ser sinônimo de coisa que não presta? (16-05-2022)
  A VIDA É ASSIM A gente fica andando por aí sem rumo procurando algo que não sabe bem o que é. Olha tudo e não vê nada especial. De repente para e observa uma flor, uma folha, um pássaro, um cão. Temos a impressão que tudo parou de repente e que só existe a gente no mundo. Depois sai e continua - e aquela cena pequena e comum continua na nossa mente. Um homem passa, uma criança corre e brinca, um casal aparece, um gato se assusta e sai correndo. A gente se sente um estranho em meio a tudo, mas logo se refaz. A vida é assim. Um dia estaremos bem longe daqui e tudo que vimos e curtimos não existirá mais. (16-05-2022)
  RIR É O MELHOR REMÉDIO Por favor, pessoal! Não levem muito a sério tudo que eu escrevo. Imagina se tudo que uma pessoa falasse ou escrevesse fosse sério! A pessoa não ia poder brincar, jamais poderia contar uma piada, ou mesmo dar uma risada. O escritor tem direito a momentos de descontração, assim como qualquer outro mortal na face da terra. Antigamente tinha uma revista americana que publicava uma página onde se lia: "Rir é o melhor remédio". Alguém se lembra dessa revista? Na época, era a revista mais lida no mundo. Eu devo ter algumas edições guardadas até hoje. Essa revista se chamava: Reader's Digest, que em português significa "Resumo do leitor." Portanto, rir é o melhor remédio e eu gosto de rir e também de escrever alguma coisa "menos séria" de vez em quando. (16-05-2022)
     LIXO Material imprestável, algo que não é reciclável, resto de algum produto, material sem nenhum valor, sem nenhuma serventia, algo que está em estado de decomposição. Enfim, lixo. Toda casa tem, em toda rua passa o caminhão recolhendo e levando para o aterro sanitário. Mas nem tudo que é jogado no lixo é lixo. Há pessoas que remexem o lixo procurando alguma coisa de valor para vender. Vejo isto todo dia de manhã quando vou caminhar. Lixo é algo que restou do que um dia foi alguma coisa útil que teve a sua serventia, mas apodreceu, estragou, quebrou e precisa ser descartado e jogado fora. Na nossa vida também precisamos jogar fora algumas coisas que não servem mais. Mas isto fica a cargo de cada um, pois cada um tem noção de si, de sua vida e de seus valores. Enfim, nem tudo que chamamos lixo realmente é lixo. Isto depende da visão de cada um. (16-05-2022)
  A MÃO A mão que afaga é a mesma apedreja. A mão que rouba um bar é a mesma ajuda uma igreja. A mão que trabalha é a mesma que agride um trabalhador. A mão que ajuda um senhor é a mesma que rouba um doutor. A mão que alimenta é a mesma que cumprimenta. A mão que acena é a mesma que afugenta. A mão que apedreja é a mesma que serve numa igreja. A mão que destrói é a mesma que constrói. A mão que levanta é a mesma que suplanta. A mão que faz carinho é a mesma que agride um vizinho. A mão que trabalha é a mesma que às vezes atrapalha. A mão que conduz é a mesma que prega alguém numa cruz. Saibamos usar nossa mão ajudando sempre o nosso irmão. 16-05-2022.
  COISAS QUE NÃO SE SEPARAM Mulher e celular, arroz e panela, caneta e papel, lua e céu, caipira e radinho de pilha, enxada e lavrador, mineiro e queijo, poeta e rima, cachorro e poste, estrela e céu, abelha e mel, viola e violeiro, político e propina, rua e esquina, engraxate e graxa, banco e praça, cristão e Bíblia, parafuso e porca, garfo e colher, batom e mulher, concha e escumadeira, livro e leitor, mulher bonita e jogador, meia e sapato, buraco e rato, porta e batente, cadeado e corrente, padeiro e massa, vidro e vidraça, pena e peteca, calça e cueca, luz e interruptor, tinta e pintor, igreja e pastor, sol e suor, não e por que, eu e você. (17-05-2021)
  A PESSOA A pessoa faz o que sabe e o que pode. Cada um é assim no seu espaço, no seu contexto. E a gente faz por amor e também pelo prazer de fazer e, obviamente, pelo que recebe em troca. Quando a gente faz o que gosta geralmente faz bem feito porque aquilo é como se fosse o nosso retrato, a nossa assinatura. Ali está a nossa digital, o nosso olhar, o nosso sangue, a nossa força e o nosso orgulho de ter feito algo e depois poder assinar a nossa obra. Uma pessoa viu uma criança bonita e elogiou a beleza dela. O pai da criança estava perto e todo orgulhoso disse: "Ele é o meu filho, fui eu que fiz ele". De certa forma, ele estava certo. Claro que isto foi uma brincadeira. Nós fazemos muita coisa no correr de um dia, de uma semana, de um mês e de um ano. Imagina quanta coisa fazemos no correr da vida? Depois, obviamente, descansaremos e, finalmente, vamos colher os frutos na eternidade. (17-05-2022)
  TUDO BEM? Espero que esteja tudo bem, que esteja tudo em paz, mas sei que não está. Na verdade não está tudo bem para ninguém, mas a gente geralmente fala que está. Se eu disser que não está a pessoa vai me perguntar: Por que? e eu vou ter que responder e a pessoa certamente não vai me entender. Por isto eu digo que está tudo bem, mesmo que não esteja nada bem. Nossa vida é assim: às vezes temos que responder "sim" quando "não" é a melhor resposta. Temos que fingir que está tudo bem quando quase nada está bem. Fico pensando: se as pessoas fossem sinceras em suas respostas como seria este mundo? 15-05-2022.
      QUANDO UM AMIGO SE VAI Quando um amigo se vai a porta se fecha, o silêncio enche a sala, o corpo se abala e o riso se esconde. Fica uma tristeza no ar que não quer ir embora, fica uma fumaça lá fora anunciando que algo aconteceu. Fica um sentimento de perda, um vazio sem esperança, um olhar como de uma criança, um pesar, uma desesperança, quando um amigo se vai. 15-05-2022.