Postagens

Mostrando postagens de março 28, 2021
O SER HUMANO É COMPLICADO DE ENTENDER "É o que tem aqui, se não quisé cumê não come. Está achano que aqui é restorante? Pobre tem que cumeê o que tem e se não tivé nada não adianta reclamá. Quem tá cum fome come quarqué coisa, num fica isprementano e reclamano. Pobre luxento e mar agradicido aqui num tem veis. Quem tá cum fomi come e inté lambe os beiço". Esse papo aí é muito comum, tem gente que reclama da comida e nem agradece o que tem. Quanta gente não tem nada pra comer e às vezes não tem força nem pra reclamar. Esse mundo é assim mesmo: uns tem demais e outros tem de menos, ou não tem nada. Se houvesse uma partilha de bens todos iam ficar bem melhor, mas também pouco ia adiantar. O que tem que haver é incentivo para as pessoas produzirem e não ficar dependendo do governo ou das outras pessoas. Essa desigualdade sempre existiu. Jesus disse certa vez: "Os pobres sempre tendes convosco". A pobreza, muitas vezes, é uma opção da pessoa, muitos preferem viver assim,
  ÀS VEZES Às vezes não faço nada, só fico olhando o tempo, às vezes conto os minutos a cada sessenta segundos. Às vezes olho lá fora imaginando meu mundo, depois respiro profundo assim como faço agora. Às vezes não faço nada e às vezes faço tudo, meu nada é tudo e nada, poeira da velha estrada, pensamento que se vai, estrela brilhando de dia nos versos da minha poesia, chuvinha mansa que cai. 01-04-2021. Cícero Alvernaz (autor)
  ADEUS De repente naquela manhã em uma viagem tranquila quando a brisa refrescava o dia e tudo parecia calmo e sereno no ar um murmúrio de paz eis que de repente tudo se desfaz e o ônibus para abruptamente no acostamento acordando os passageiros. O susto foi inevitável e o motorista desceu do ônibus e constatou que um pássaro havia se chocado contra o ônibus e se espatifou. Alguém se levantou e exclamou: ele está morto. Um profundo silêncio carregado de dor num instante se fez. Adeus. 01-04-2021.
  EU QUERIA TE VER BEM Eu não queria te ver assim com esse rosto triste, com esse olhar sem brilho, com esse jeito de quem não dormiu bem à noite e não se levantou bem. Eu não queria te ver assim por isto fiquei preso em mim, sem ação e com um aperto no coração que me fazia chorar por dentro. Eu queria te ver bem com o mesmo brilho e o olhar de quem viu a lua, de quem andou na rua e encontrou um amigo, mas você está assim e mal olha pra mim, talvez com receio de que eu te pergunte alguma coisa. Eu queria te ver bem e sentir que está tudo bem e que a vida vai continuar bem para que todos se sintam igualmente bem. 02-04-2021.
  LENDO E OUVINDO DRUMMOND Passo horas lendo e ouvindo Drummond. Não me julgue por isso! Sou assim mesmo, sou diferente e esquisito, não sou feio, nem bonito, não sou pobre, nem rico, às vezes não sei se vou, ou se fico, mas acabo ficando por aqui, lendo e ouvindo Drummond enquanto o dia passa e o sol brilha na vidraça comunicando que a vida está lá fora me esperando, mas eu estou aqui dentro lendo e ouvindo Drummond e isto é muito bom. 02-04-2021.
  CALOTEIRO Caloteiro é quem dá calote, quem compra e não paga, quem pega dinheiro emprestado e não paga, também conhecido como mau pagador e que, portanto, vive dando prejuízo às pessoas. Por incrível que pareça, tem gente que vive disto e aqui no Brasil não existe solução pra isto. Não há lei que obrigue uma pessoa a pagar o que deve, mesmo que tenha assinado promissórias. Emprestou pra gente assim, pode esquecer, tem gente que paga com a vida, mas não paga com dinheiro. Na minha opinião, isto é pior do que roubar porque a pessoa, propositadamente, está enganado a outra e causando um prejuízo que pode lhe acarretar vários problemas. Hoje, a mania é pegar dinheiro emprestado e depois colocar a culpa na pandemia, usando isso como desculpa para não pagar o que deve. Já tive alguns pequenos prejuízos com isto. Hoje, se a pessoa me pedir um empréstimo eu lhe dou o telefone do Banco, ou de alguma financeira que são empresas especializadas nesse tipo de negócio, afinal, eu não sou Banco. (
  EU ESTIVE PENSANDO Eu estive pensando por que estou aqui. Eu poderia estar lá ou ali, ou não estar em lugar nenhum. Eu poderia ser uma fumaça invisível cobrindo o vale, ou estar no pico de uma montanha distante bem perto do céu. A minha existência poderia ser inexistente, transparente e perdida. Poderia ser como um vento que passa e vai sem deixar sinais, como um sorriso discreto que pouca gente vê e sente. Eu estive pensando por que estou aqui. Não sei e nunca saberei, mas se aqui estou é porque preciso estar. 02-04-2021.
  A SINA DO TRABALHADOR BRASILEIRO O trabalhador paga tudo: Paga água, luz, IPTU, comida, gás e remédio. Paga tudo e mais um pouco e às vezes quase fica louco de tanto pagar. Quando recebe o pagamento já vem tudo contado e descontado, embrulhado num lenço como antigamente e depois é guardado, muitas vezes debaixo da cama, ou em cima do guarda-roupa. O trabalhador paga tudo: Paga pra nascer, paga pra viver e paga pra morrer. Mas hoje tem mais um pagamento que ele faz: hoje o trabalhador paga para apanhar da polícia, apanha de cassetete na rua porque inventou de vender alguma coisa para levar leite pra criança que chora em casa. O trabalhador hoje é menos que um escravo: é um cidadão perseguido e seguido pela polícia que bate nele e ainda diz que é para o seu bem. É triste a sina do trabalhador! Perdoem o meu desabafo. (03-04-2021)
  ADEUS De repente naquela manhã em uma viagem tranquila quando a brisa refrescava o dia e tudo parecia calmo e sereno no ar um murmúrio de paz eis que de repente tudo se desfaz e o ônibus para abruptamente no acostamento acordando os passageiros. O susto foi inevitável e o motorista desceu do ônibus e constatou que um pássaro havia se chocado contra o ônibus e se espatifou. Alguém se levantou e exclamou: ele está morto. Um profundo silêncio carregado de dor num instante se fez. Adeus. 01-04-2021.
  A GRATIDÃO É UM SENTIMENTO NOBRE Depois do amor, a qualidade maior de um ser humano é a gratidão. Aprendi mais esta com o meu pai. Ele sempre ensinou e praticou a gratidão. Ele dizia: "Volta lá e agradece, fala brigado". Eu voltava meio sem jeito e falava: brigado! A gratidão é espiritual, humana, racional e emocional. É um sentimento que extravasa. Eu escrevi um texto que foi muito lido: "A gratidão é um sentimento nobre". Eu digo mais: além de ser nobre ela também enobrece a pessoa. Numa oração a primeira coisa que devemos fazer é agradecer a Deus. Primeiro a gratidão, depois a confissão. Quem serve a Deus sabe bem disto. (27-03-2021)
  DE GRAÇA RECEBESTE, DE GRAÇA DAI A pessoa nunca prevê as coisas que podem acontecer. Tem gente que afirma que prevê o futuro e tira dinheiro das pessoas em troca disto. Tem gente que paga até para alguém olhar a mão. Tudo que a gente paga é um negócio, é uma compra e é feito às claras, geralmente sem nenhuma enganação. Um dia eu estava numa cidade de Minas e uma pessoa estava pedindo para ler a mão. Fiquei observando uma senhora que foi até ela para se expor a isto. A pessoa demorou a fazer a "leitura" e a senhora desistiu no meio, deu uns trocados pra ela e ela xingou a senhora porque queria mais dinheiro. Acho que a senhora se arrependeu no meio do caminho. Eu achei graça daquele episódio e na hora passou muita coisa pela minha cabeça. Nada que é espiritual pode e deve ser pago. A Bíblia diz: "De graça recebeste, de graça dai". (28-03-2021)
  Você não vai ler? -Não vou! Então pode deixar que eu mesmo escrevo e eu mesmo leio. Afinal, todo escritor é um leitor, assim como todo motorista é um condutor e todo médico, ou dentista, é um doutor. 28-03-2021.
  UM ANIMAL DE RUA Um animal de rua que vive no mato, um gato sem dono e sem morada, praticamente sem nada, sem carinho e sem casa, sem comida e sem abrigo, sem dono e sem amigo. Um gato carente que raramente vê gente E quando vê às vezes é maltratado quando deveria ser bem alimentado e bem tratado por alguém de bom coração. Um animal de rua vê um menino e o seu destino a partir daquele momento foi um lar onde ele ficou abrigado, foi bem cuidado e muito amado. 29-03-2021.
  ANGU Em Minas tem o angu, um alimento que não pode faltar em nenhuma refeição. A gente come com comida, com leite e café e até só com café. Angu é de origem africana, mas os mineiros também gostam e no restante do Brasil é chamado polenta, mas a polenta é temperada, o angu mineiro só tem o básico. Angu com feijão, arroz e uma mistura desce bem. Tem gente que adiciona também um ovo frito e alguma verdura ou legume. O mais importante é o tempero mineiro que tem o seu segredo que não pode ser revelado. Mas o angu é o principal, não pode faltar na mesa, não pode faltar no prato do mineiro que se preza. O famoso angu com frango é muito apreciado e portanto muito consumido. Não tem como se alimentar sem o angu, fica faltando no prato o principal. Angu parece algo místico, indispensável e insubstituível. Em Minas, pelo menos no meu tempo, era assim. 29-03-2021
  NA FOTO TODO MUNDO É LINDO Na foto todo mundo é lindo, ou pelo menos tenta ser. Foto é um momento, muita gente se arruma toda para se fotografar, afinal é preciso aparecer bem na foto. Mas o que vale mesmo é a nossa foto de todo dia, de toda hora, de todo momento. A foto é um instante, um sorriso muitas vezes forçado, um olhar enviesado para frente ou para o lado. A foto não fala, não reclama, não odeia nem ama, não exige, não mexe, não tem perfume e também não fede. Muita gente se ilude pela foto, ama pela foto e também odeia pela foto. Alguém já disse que não tem foto feia, mas tem sim, eu já vi fotos horríveis, tanto dos outros quanto minhas. Foto hoje virou mania nacional e todo mundo quer aparecer bem na foto. (29-03-2021)
  O VENTO Para mim será um sonho numa noite calma com o vento sibilando e aos poucos entrando no meu quarto, chegando com o seu hálito fresco e perfumado tocando minhas pálpebras, roçando meu corpo numa efusiva demonstração de carinho e afeição enquanto acordo feliz e o procuro, mas ele se afasta um pouco e fica me olhando com seu olhar meigo como a dizer: "dorme meu anjo, me perdoe por te acordar no meio da noite!". 03-01-2021.
  VAI TOMAR BANHO! "Está na hora do banho!", a mãe falou para o filho de um ano e meio. É uma hora triste para muitas crianças, algumas choram e se debatem, banho significa limpeza e as crianças, em geral, gostam de ter liberdade, brincar na terra e até no barro, depois entram dentro de casa todo lambuzado, pelo menos lá na roça era assim. Mas o banho é muito necessário e até saudável. Antigamente, uns dos xingamentos muito usados era: "Vai tomar banho!". Até hoje não sei bem o seu significado, afinal, mandar alguém tomar banho não é xingamento. A criança, mesmo sem querer, vai para o banho. No meu tempo o banho era dado na bacia e acabava derramando água e molhando o quarto, pois a maioria das casas não tinha banheiro. Em Minas ainda tem muitos lugares que são assim. Tomar banho é bom, é limpeza e saúde, o que eu mais achava ruim era quando entrava água com sabão nos meus olhos. Eu sofria muito por causa disto, mas hoje, felizmente, o banho é agradável, muito saudá
  JOGANDO CONVERSA FORA Eu nunca comemorei aniversário, nunca ganhei presente de aniversário, nunca fiz aniversário, mas também nunca me importei com isto. Chega uma hora da vida em que se está mais interessado em viver os últimos anos e já se começa a imaginar como será a nossa nova casa da qual nunca mais nos mudaremos. Comemorar aniversário é bom, já fui a alguns e até gostei, mas isto já faz tempo. Vida social não é pra mim, ficar em rodinhas jogando conversa fora e bebendo não faz o meu tipo. As vezes que fui acabei ficando sozinho num canto observando e admirando algum objeto, ou entrei no banheiro para escutar o silêncio e admirar o local limpo e perfumado. Não sei ser de outro jeito, até o meu papo é meio confuso e incompreensível para muita gente. Admiro pessoas que são diferentes e se distraem e dançam e jogam conversa fora como se conversa nada valesse. Costumo dizer que falo como se estivesse escrevendo e escrevo como estivesse falando. (30-03-2021)
  FUI UM TOLO Você não gosta de mim, eu acho melhor assim porque eu não fico iludido querendo e te amando enfim. Gostei da sua sinceridade, só não entendi porque você não me disse a verdade que havia entre mim e você. Você fingiu que gostava, pensei até que me amava. Fiz o máximo que pude para ficar com você, me dei, me doei, e até me sacrifiquei por acreditar em você. Viajei a noite toda, passei frio, passei sono, por acreditar em você. Hoje eu vejo a verdade, pois foi tudo falsidade. foi tudo enganação. Na verdade eu fui um tolo, mas fiz tudo com pureza, com amor, sinceridade, porém eu fui enganado, hoje estou decepcionado vivendo a realidade. 31-03-2021.
  O GRITO Eu não gosto de grito, nem sei pra que serve o grito, só serve pra tocar boiada, que se perde na estrada. Tem grito de sofrimento tem grito de fé, tem grito de lamento, tem grito de dor até. Mas tem grito de alegria, grito de amor e de folia, grito de festa, grito de guerra, grito que estremece toda terra. Eu não gosto de grito, quando ouço eu me irrito, dá vontade de gritar, responder com outro grito. Eu prefiro silêncio, vento passando mansinho, prefiro palavras de carinho que me vem como um gemido e que chegam bem pertinho e tocam no meu ouvido. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2021
  ÀS VEZES Às vezes não faço nada, só fico olhando o tempo, às vezes conto os minutos a cada sessenta segundos. Às vezes olho lá fora imaginando meu mundo, depois respiro profundo assim como faço agora. Às vezes não faço nada e às vezes faço tudo, meu nada é tudo e nada, poeira da velha estrada, pensamento que se vai, estrela brilhando de dia nos versos da minha poesia, chuvinha mansa que cai. 01-04-2021. Cícero Alvernaz (autor)
  EU SÓ QUERO VIVER É só uma fome a toa, isto passa. Comida não tenho, mas tenho saúde, dinheiro não tenho, mas tenho virtude. Me "deram um pau" porque eu desobedeci o lockdown, tentei vender umas peras porque não tem mais feiras, quebraram a minha barraca, me xingaram de babaca, amararam os meus braços, taparam as minhas vistas, me chamaram de bolsonarista só porque eu sou a favor do tratamento precoce. É só uma coisa a toa, amanhã estarei numa boa. Mesmo que alguém ameace não quero que ninguém corra e nem se desespere. Odeio essa escoria, é a turma do Dória que vem nos prender. Mas eu só quero trabalhar, eu só quero viver. 25-03-2021.