Postagens

Mostrando postagens de novembro 6, 2022
      O CASO DO LISTERINE Hoje fui ao centro da cidade resolver umas pendências Antes de sair, como geralmente eu faço, coloquei Listerine na boca e quando cheguei no ponto o ônibus já estava passando, eu dei sinal e entrei no ônibus e depois percebi que eu não tinha cuspido o Listerine. Me sentei e pensei o que eu ia fazer: descer do ônibus, ou cuspir pela janela? Resolvi não fazer nenhum dos dois e esperei chegar no ponto onde eu ia descer. Foi uma experiência até engraçada, ainda bem que eu não tive que conversar com ninguém. Depois que desci e cuspi eu achei graça, pois aquilo nunca tinha acontecido comigo. São coisas que acontecem no nosso cotidiano. (10-11-2022)
  PENSANDO BEM Pensando bem, a gente não vale nada. É igual um caminhão quebrado na estrada: não segue em frente, nem volta pra trás, não sai da frente, não desocupa a estrada, só atrapalha, só dá prejuízo, irrita a gente, tira a gente do juízo. A gente só serve quando alguém precisa da gente, seja pra trabalhar, ou seja pra votar. Depois esquece, nem lembra o nome e a gente depois some, se perde no mapa, fica por aí como um livro sem capa. Pensando bem, a gente não vale nada. É igual um caminhão quebrado na estrada. 10-11-2022.
  A MENTIRA O contrário do verdadeiro, o falso, o contraste, o outro lado, a parte obscura, a afirmação errada, o engano. Quem mente não sente, não se sensibiliza, não tem critério, está do lado oposto, defende o adversário, acusa o inocente, tergiversa, não conversa, não se abre, não se entrega, nega. A mentira é filha do diabo, o diabo é o pai da mentira, portanto quem mente é filho do diabo. Mas a mentira para muitos é praxe, é costume, é um vício, é como se fosse um ofício. 11-11-2022
  EU VENHO DE LONGE Eu venho de longe onde a vida começou, onde tudo iniciou há muitos tempos passados. Venho do mato e da cidade e hoje tenho saudade do meu lugar encantado. Venho de longe, bem longe, onde o vento encosta as folhas que juntas enfeitam o chão. Venho do Estado de Minas com seu povo e seu chão. Venho cantando a cantiga sem maldade e sem briga enquanto bate o coração. Eu venho do meu Estado onde um dia eu nasci e muitos anos vivi com muito carinho e bondade. Venho da minha casinha, do meu lugar encantado cheio de amor e saudade. 12-11-2022
  A BARATA Apareceu uma barata, a danada quase me mata de susto, de medo, de nojo, sei lá! Pousou bem no computador, ai que susto, que horror! Então tive que matar. Sem saber o que fazer peguei o SBP, ou o Raid, nem sei bem, esguichei na cara dela com toda força, sem dó, a danada comeu pó e eu fechei a janela. Eu acho que veio da rua, ou da casa da vizinha, também pode ser da cozinha, talvez da lavanderia. Eu tenho horror à barata, se eu não mato, ela me mata de susto ou de correria. Cícero Alvernaz (autor) 12-11-2015.
  VIRA-LATA Se tem cão vira-lata, também tem gato vira-lata, tem porco vira-lata e tem até galinha vira-lata. Vira-lata virou sinônimo de pessoas sem rumo, sem destino, sem morada como os cães que vagam por aí mexendo nas latas de lixo procurando algo para comer. O ser humano não é um vira-lata: ele tem nome, sobrenome e identidade. Vive na roça e na cidade, às vezes vive debaixo da ponte, ou mora sob alguma marquise, mas nem por isto perde a sua identidade de ser humano. Já ouvi dizer que tem gente que é como um vira-lata, mas isto nunca se deve falar de um ser humano. Todos nós somos filhos de um País, temos nacionalidade, liberdade e identidade, cada um tem o seu valor, o seu jeito e merece respeito. (12-11-2022.
  SANFONEIRO Ô sanfoneiro puxa o fole da sanfona que a gente quer dançar. Já passou da hora dessa festa começar. Toca sanfoneiro que a gente quer dançar. Puxa o fole, não se enrole se você sabe tocar. E se você não sabe dá pra outro, pois a gente quer dançar. A gente veio aqui não foi para brincar. Pega essa sanfona e mostra pra essa gente que você sabe tocar. Ô sanfoneiro, bem ligeiro, pois a gente não tem tempo pra perder. A gente quer dançar até o dia amanhecer. (09-11-2022)
  TE PROVOCO Te provoco só pra ver o teu sorriso. Te assanho só pra ouvir você gritar. Você sabe o quanto eu de ti preciso, e o quanto gosto de ti provocar. Eu não gosto de te ver assim calada, cabisbaixa, longo tempo a pensar. Eu adoro ouvir sempre a risada que ecoa estridente pelo ar. Te provoco só pra ver a reação. Seu sorriso - minha fonte de prazer, me aquece e me traz inspiração, e assim eu não consigo me conter. Cícero Alvernaz (autor), 08-11-2013.
  VIDA DE TORCEDOR O torcedor é alguém que torce e às vezes contorce e se retorce. Chora, acredita, ignora, implora, vem e depois vai embora. O torcedor xinga, fala palavrão, esmurra a porta, o portão, e muitas vezes até cai no chão. O torcedor é pura paixão. Sacode a cabeça, chuta quem estiver na frente e de repente chora, seja de alegria ou de tristeza. O torcedor não se domina, não se segura, é pura loucura. Mas quando o jogo acaba tudo se muda, pois afinal nada mais se pode fazer, além de se contentar com o fato do seu time perder. E depois, sem jeito e sem opção, só lhe resta tentar esquecer a sua desilusão. 09-11-2022.
  NOJO Ultimamente estou vomitando sem parar. Tenho nojo das trapaças, do que andam fazendo pelas praças, do que fazem escondido. Tenho nojo. Não aguento mais ser vigiado como alguém suspeito seguindo pela rua e sendo seguido como se fosse um bandido. Tenho nojo de quem me vigia de noite e de dia, me sinto sem liberdade nessa idade, nessa vida dura sendo alvo de censura. Quero a minha liberdade plena, uma vida calma e serena, o meu direito de ir e vir. Até quando? 09-11-2022
  EXISTE MUITA ACUSAÇÃO LEVIANA Eu posso ser acusado de várias coisas, como já fui, as acusações são normais. Acusaram Jesus de expulsar os demônios pelo poder do maioral dos demônios chamado Belzebu. Hoje muitas acusações são comuns e levianas. Mas, enfim, o mundo sempre foi assim. Eu já fui acusado até de não tomar banho. Até hoje acho graça disto. A pessoa que não deve, no fundo, no fundo tem dó da pessoa que o acusa. Eu era acusado de ser um preguiçoso e trabalhei uns 40 anos, inclusive na roça e trabalho até hoje, mesmo depois de estar aposentado. O trabalho dignifica o homem. (07-11-2022)
     AMOR, ONDE ESTÁS AGORA? Amor, onde estás agora? Por ti meu coração chora desde quando você foi embora. Você se foi e eu fiquei assim, fiquei com pena de mim, fiquei desse jeito: com dor no peito e sem saber exatamente o que dizer e o que fazer. 07-11-2022.
  CRÍTICAS À SELEÇÃO DO TITE Está todo mundo criticando a convocação da Seleção. A copa vai começar dia 20 e já começa mal, afinal uma grande parte da imprensa não ficou nada satisfeita com a convocação do Tite. Eu não assisto mais, nem torço mais para essa seleção desde 1998 quando, na minha opinião, a seleção entregou aquela Copa para a França perdendo aquela final por 3 a 0. Agora vem essa convocação estranha, mas como eu não acompanho mais a Seleção, pra mim não faz diferença nenhuma. Vamos aguardar mais comentários e críticas e, quem sabe, algum elogio à seleção do Tite. O mais importante será o resultado final. (07-11-2022)
      RECEITA DE BOLO Não sei fazer receitas, mas agora tenho que aprender ou inventar. Certas coisas eu não posso mais escrever, mas posso fazer receitas com muito cuidado. Amor e ódio hoje estão misturados num mesmo pote, num mesmo pacote e muita gente até confunde um com o outro. Mas fazer receitas de tortas, bolos e outras iguarias ainda se pode. Meu bolo não é bem um bolo, nem uma torta: é algo que se come de noite, de dia e se delicia. Nessa receita tem muitos ingredientes, tem componentes frios e quentes. Estou treinando e vou acabar confeccionando, meio sábio, meio tolo, o meu delicioso bolo. (07-11-2022)
  JÁ ACABOU Já acabou e ninguém me avisou. Estou por aqui e não vejo ninguém. De repente vem alguém e me informa que já acabou o show. Acabou o show da vida, acabou a pipoca, a mandioca, a tapioca, o vinho e o refrigerante. Eu continuo sozinho esperando por alguém que não vem, não veio e nem virá. A festa já acabou, nosso mundo desmoronou, meu time perdeu, meu sonho morreu, meu amor me esqueceu e tudo enfim pereceu. Já acabou e ninguém me avisou. 08-11-2022.
  EU ASSUMO A MINHA LOUCURA Já me disseram que eu sou louco. Já nasci assim e agora não tem mais como mudar. Na verdade, todo mundo é louco, pelo menos um pouco. A diferença é que uns são loucos disfarçados e outros são loucos assumidos. A vida é uma loucura. Quando eu era criança eu era louquinho, depois cresci e fiquei louco, agora já posso dar aulas dessa matéria. Já me disseram que eu sou louco. No começo eu não gostei, mas agora tomo isto como um elogio. Se uma pessoa de bem, inteligente, correta, educada, sadia, honesta e cristã é considerada louca, ser louco deve ser muito bom. Então eu assumo a minha loucura. (08-11-2022)
  "SOCA O DEDO NO LYKE!" Quando escrevo às vezes eu me lembro daquele cara que faz vídeo no Youtube e sempre fala: "Soca o dedo no lyke sem dó, deu muito trabalho pra fazer, soca o dedo no lyke". Estava vendo as minhas memórias de 2013, quando fiquei doente e quase morri por ter ficado muito nervoso com um aluno lá na escola e hoje isto faz 8 anos. Estava olhando algumas publicações e percebi que a única que recebeu vários likes foi aquele relato que eu fiz sobre a minha doença: teve 34 joinhas. Isto mostrou a preocupação dos meus amigos virtuais. Hoje já tenho mais lykes, bem mais. Isto significa que consegui atrair várias pessoas, amigos e admiradores do meu trabalho. (08-11-2022)
      BEIJO Beijo seu rosto com gosto, com carinho e amizade. Beijo suas mãos com emoção, com amor, sinceridade. Assim, de beijo em beijo aumenta o nosso desejo, nosso amor, nosso carinho. Porém depois você vai e eu fico aqui sozinho. Mais tarde me lembro de tudo, fico feliz, fico mudo, fico horas a pensar... O tempo passa, me leva, qual Adão pra sua Eva, qual as ondas vão pro mar. 08-11-2022.
  SIMPLES Pássaro no galho: simples como o dia, canta com alegria sua sinfonia, simples e contente voa de repente no azul do dia. Longe o procuro bem além do muro, pela amplidão. Simples, muito simples com sua plumagem e sua canção. Ouço de repente seu cantar feliz. Meu dia se enche de tanta alegria que, sem perceber, começo a escrever mais essa poesia. 08-11-2022
  VOCÊ RIU DE MIM Você riu de mim, depois virou o rosto pra eu não desconfiar. Eu não desconfiei, mas em tudo acreditei e tive certeza que você zombou de mim. Aquilo me fez muito bem e me ajudou também, me deu força e coragem. Me fez crescer por dentro, melhorou a auto estima, eu dei a volta por cima depois que você zombou. Você ruiu de mim, se escondeu, mas mesmo assim eu tudo vi. Aquilo mexeu comigo, foi como um abraço de amigo, uma palavra de fé. Agora sou mais confiante, mais forte, mais relevante, e estou sempre de pé. 08-11-2022
  EU SÓ SEI CONVERSAR Se você quiser brigar a gente briga, mas eu vou lhe dizer uma coisa: eu não sei bater, eu só sei apanhar, eu não sei brigar, eu só sei beijar, eu não sei correr, eu só sei ficar, eu não sei gritar, eu só sei falar. Se você quiser brigar, procura outro porque eu não sei brigar: eu só sei amar, eu só sei perdoar, eu só sei conversar. 08-11-2022.
  VERDE E AMARELO Eu visto verde e amarelo e às vezes fico exposto à crítica, mas esse meu gesto nada tem a ver com política. Dentro do meu peito bate um coração brasileiro e eu não sou o primeiro a fazer isto. Na verdade, eu até insisto, pois afinal aqui nasci e até agora vivi. Nossas cores lindas: verde, amarelo, azul e branco são as cores do dia, da alegria vivida, as cores da nossa vida, do nosso sonho. Eu visto verde e amarelo e o meu anelo é ver esse país cada vez melhor e mais belo. (06-11-2022)
  AMIGO DO PEITO Amigo que em meu peito se ajeita seja o dia que for e o momento. Amigo que está sempre do meu lado, mesmo estando distante e ocupado. Amigo que é parceiro e irmão, que conhece minhas dores e meu pranto. Amigo que me liga, se informa sobre mim, me entende e me ajuda até o fim. Amigo que suporta esse meu jeito, esse jeito de alguém que não tem jeito. Amigo que nas horas mais difíceis é um amigo que não vê o meu defeito. 05-11-2022.