Postagens

Mostrando postagens de maio 1, 2022
  ESCREVO SOBRE MINAS Escrevo e falo sobre Minas com o coração aberto e a alma feliz. Escrevo como alguém que viveu e aprendeu a viver naquele espaço. Como alguém que enfeixou num abraço aquele lindo Estado que ficou marcado na retina com seus campos, montanhas, e suas águas cristalinas que hoje representam Minas sem igual, um Estado-plural que atrai e fascina. Escrevo sobre Minas com saudade, pois na minha idade trago guardado no peito aquele carinho e aquele jeito alvissareiro do povo mineiro. Minhas palavras estão no coração e na mente e não são suficientes para descrever tudo que pude viver e sentir no meu passado vivido naquele lindo Estado. (06-05-2022)
  Vô largá do seu pé, vô pegá na sua mão. Vo te convidá pa tomá um café e vô te oferecê um pão. Se você num aceitá eu num vo chorá, num vo achá ruim, mesmo que você num ligue mais pra mim. Daqui pa diante a nossa vida será assim. 06-05-2022.
AMOR Amor palavra doce, linda como se fosse uma flor. É doce, mas tem amargor, provoca dor, sofrimento, faz doer o coração e nos traz perturbação. O amor não tem culpa se não sabemos usa-lo, se o transformamos em paixão sem medida e durante a nossa vida ele tem sido mal usado e o temos desfigurado. O amor é puro e seguro o amor é incansável, mas não sabemos usa-lo e vamos em nosso embalo, sem freio e sem receio e de tanto abusar do amor ficamos chorando de dor e nos partimos ao meio. 06-05-2022.
  A NOITE A noite é a parte escura do dia, é o período do descanso, da família finalmente unida, de reuniões às vezes concorridas, de bebidas e de muita falação. A noite é o momento esperado para ficar lado a lado a namorada e o namorado muitas vezes apaixonados. A noite guarda segredos, às vezes sustos e medos, homem e lobisomem, sombras no chão, assombração, histórias, cantigas e lendas. A noite traz anseios, às vezes medos e receios, histórias passadas, vultos na estrada. Mas eu prefiro a noite para descansar e, se possível for, amar até o novo dia raiar. 05-05-2022.
  SEGUNDA FEIRA Tem gente que não gosta de segunda feira, dia de levantar a poeira e encarar uma nova semana. Segunda feira é o recomeço de tudo, é mais uma semana começando e se abrindo diante de nós. Gostando ou não, esta é a nossa realidade, não adianta reclamar. O que adianta é se levantar e ir trabalhar. Afinal, nascemos lindos, mas não nascemos ricos. Não é isto que todo mundo diz?
  ORAÇÃO E REZA Quando se fala em oração muita gente pensa em reza, mas reza não é oração e vice versa. Oração vem do coração, é uma improvisação, depende do momento, da necessidade e do sentimento. Oração não é algo decorado, é algo natural. O profeta Jonas orou no ventre de um peixe, muitos outros oraram em cavernas perseguidos por reis e rainhas más como aconteceu com o profeta Elias, Jesus orou no Jardim e na cruz, Paulo orou na prisão e Sansão orou diante dos inimigos que zombavam dele e Deus lhe deu forças para destruir a todos eles. Reza é algo decorado, é uma repetição que pode ser feita em conjunto ou individualmente. Oração é um pedido, ou um agradecimento. Pode ser um gemido geralmente acompanhado de lágrimas e muito sentimento. A Bíblia fala de oração, de Gênesis a Apocalipse, porém nada fala de reza. (06-05-2022)
  É PRECISO Para alguém correr na frente, outro alguém tem que correr atrás. Para alguém viver e sentir, alguém tem que chorar ou sorrir. Para que haja sonho é preciso alguém dormir. Para alguém amar é preciso que alguém deseje ser amado. Para que a vida produza e se conduza bem é preciso que alguém faça o bem. Para alguém sorrir é preciso que haja graça. Para alguém passear, sentar e namorar é preciso que haja banco na praça. Para alguém viver em paz é preciso que haja paz e não haja apenas desgraça. 06-05-2022.
  ESCREVO SOBRE MINAS Escrevo e falo sobre Minas com o coração aberto e a alma feliz. Escrevo como alguém que viveu e aprendeu a viver naquele espaço. Como alguém que enfeixou num abraço aquele lindo Estado que ficou marcado na retina com seus campos, montanhas, e suas águas cristalinas que hoje representam Minas sem igual, um Estado-plural que atrai e fascina. Escrevo sobre Minas com saudade, pois na minha idade trago guardado no peito aquele carinho e aquele jeito alvissareiro do povo mineiro. Minhas palavras estão no coração e na mente e não são suficientes para descrever tudo que pude viver e sentir no meu passado vivido naquele lindo Estado. (06-05-2022)
      DEIXA PRA LÁ Deixa pra lá, não vale a pena contestar, não vale a pena discutir, nem brigar. Amanhã será um novo dia, quem sabe de amor, de alegria e um lindo sol a brilhar. Deixa pra lá, mais vale um mau acordo do que uma boa demanda. Mais vale um choro do que um sorriso falso. A briga nem sempre favorece, deixa pra lá, esquece. Pensa no bem, no amor, na amizade, pensa na vida, no carinho, na bondade. Deixa pra lá, não vale a pena contestar, não vale a pena discutir e nem brigar. Agindo assim, você só tem a ganhar. 05-05-2022.
  A NOITE A noite é a parte escura do dia, é o período do descanso, da família finalmente unida, de reuniões às vezes concorridas, de bebidas e muita falação. A noite é o momento esperado para ficar lado a lado a namorada e o namorado muitas vezes apaixonados. A noite guarda segredos, às vezes sustos e medos, homem e lobisomem, sombras no chão, assombração, histórias, cantigas e lendas. A noite traz anseios, às vezes medos e receios, histórias passadas, vultos na estrada. Mas eu prefiro a noite aproveitar para descansar e, se possível for, amar até o novo dia raiar. 05-05-2022.
  VELÓRIO Geralmente quando uma pessoa está triste se diz que ela está "com cara de velório". Mas será que velório tem cara? Já fui a muitos velórios, alguns cheios e outros praticamente vazios. Em alguns vi muitas pessoas conversando, em outros vi gente chorando e tem aquelas pessoas que ficam do lado de fora sentados em algum lugar. O primeiro velório que eu me lembro foi da minha avó Querubina, foi em casa, pois naquele tempo não tinha local para velar ninguém. Eu era muito criança, mas me lembro. Tem velórios que são muito concorridos, outros são vazios e ficam esquecidos. Às vezes fico pensando qual seria a reação do finado se ele soubesse o que se passa no velório. Eu geralmente tenho muito respeito com esses lugares, mas nem todo mundo respeita. Enfim, acredito que este é o último local onde as pessoas gostariam de ir. Mas isto faz parte da vida e, provavelmente, todos seremos velados um dia. (03-05-2022)
  O PRESENTE Se você não gostar pode me devolver. Eu gosto, por isto dei pra você como lembrança, como presente este mimo. Espero que você goste e que faça bom proveito e que lhe seja muito útil. Não sei bem o seu gosto, muito menos o seu desgosto, mas senti de lhe dar este presente. Pensei bem antes, pois acho importante que você goste e que lhe sirva e seja útil. Se por acaso você não gostar, pode me devolver e eu saberei te entender. 03-05-2022.
      RUA ESCURA A rua está escura e eu já liguei um monte de vezes na Prefeitura, mas até agora foi só promessa. A rua continua escura e não existe uma alma pura que venha dar a luz a esse cidadão que vive na escuridão. O poste em frente a minha casa já faz meses que está no escuro, dá até dó do coitado que vive calado, mas eu sei o quanto ele está sofrendo na escuridão. Tem dia que isto me corta o coração. 03-05-2022.
  BENZINHO Tem gente que adora falar usando diminutivos. Gosta tanto que acaba se parecendo um diminutivo ambulante. Eu acho bonito isto, alguém uma vez me chamou de benzinho e eu gostei. Foi só uma vez mas foi inesquecível. Nunca mais ninguém me chamou assim, mas isto me marcou tanto que eu não me esqueci. Por outro lado, já fui chamado de "tonto" e de diversos outros adjetivos. Mas isto faz parte da convivência que nem sempre é harmônica. Por causa de algumas coisas que me aconteceram eu acabei partindo pro lado da escrita. Acho mais fácil e até mais proveitoso escrever do que falar. Voltando aos diminutivos, eles muitas vezes representam uma forma de carinho que a gente às vezes nunca mais esquece. Nunca mais fui chamado de benzinho, mas guardo isto na lembrança com muito carinho. (03-05-2022)
  ROMÁNTICO Tem umas coisas meio estranhas nesta vida. Quando a pessoa escreve poesia, ou alguma coisa considerada romântica normalmente se pensa que o indivíduo é uma pessoa romântica e vive sempre poetizando e atraindo pessoas e vive como se estivesse numa bolha onde tem muitas flores, rosas azuis, brancas, amarelas e vermelhas perfumadas que estão sempre lindas e nunca morrem. Em geral, idealizamos algo assim. Mas a realidade faz parte da vida, o sonho é apenas um momento, um idílio que às vezes temos quando estamos dormindo, quando não temos um pesadelo, ou perdemos o sono e ficamos o procurando pela noite a dentro. Romantismo hoje praticamente não existe mais. Se aparecer uma pessoa romântica geralmente ela será tratada como alguém inútil e fora da realidade. Românticos não são levados a sério, geralmente um namorado romântico é a última coisa que uma mulher deseja. Talvez seja por isto que eu nunca tive sorte no amor. 04-05-2022
  SUSTO Eu levei um susto, mas o susto também levou um susto e acabamos achando graça do susto que levamos. O susto ficou assustado e eu cheguei a tremer de tanto susto, mas o susto passou, tomei um copo d'água e fiquei calmo e sereno. Eu nunca tinha levado um susto tão grande a ponto de assustar o susto que se assustou comigo. Por fim, fiquei amigo do susto e lhe fiz um pedido: por favor nunca me assuste mais. E ele, ainda meio assustado, me confessou: "Você foi a primeira pessoa que me assustou". (04-05-2022)
  Meu amor, minha flor, meu calor, meu suor, meu odor, meu amor seja onde for.
  FÉ Uma das palavras mais importantes que existe só tem duas letras. Ela resume muita coisa e tem um poder muito grande sendo capaz até de remover montanhas. Essa palavra está na Bíblia onde é repetida inúmeras vezes. Hoje essa palavra se tornou comum e passa de boca em boca muitas vezes sem ser digerida, saboreada, nem aproveitada. São apenas duas letras, mas é grande a força que tem. A palavra que lhe digo a qual reparto contigo, agora eu digo qual é: É a palavra fé. 01-05-2022.
  ARTE O ser humano vive fazendo arte e a cada dia inventa uma nova arte. Todos somos artistas independente da arte que fazemos. Nossa arte é natural, normal e geral. Já nascemos fazendo arte e depois vamos por toda parte espalhando a nossa arte. Somos os verdadeiros artistas pelos campos, pelas pistas, pelas praças, pelos quintais, pelos caminhos, pelos arraiais, nas cidades e nos matagais. Nossa arte nos acompanha por toda parte como um dom e nos incentiva sempre a fazermos algo criativo e bom. 01-05-2022.
     A FALA DO LULA Lula falou que Bolsonaro não gosta de gente, ele gosta de policial, como se policial não fosse gente. O que seria da gente se não fossem os policiais? O que seria do Brasil se não existissem os policiais militares? Mas tem gente que não gosta deles, por que será? Bolsonaro gosta de gente e entre essas pessoas estão os policiais que cuidam de nossa segurança. Só uma observação: Policial é gente extremamente importante para a segurança da coletividade em nosso País. (01-05-2022)
  DRAMA Tem gente que ama fazer drama! Faz drama até deitado na cama. Por que alguém fechou uma porta, ou a deixou aberta lá vem o drama! Porque a torneira pingou, lá vem outro drama. Se a comida queimou, haja drama! Tem gente que é dramaturgo e não sabe. Podia ganhar muito dinheiro escrevendo dramaturgia. O drama faz parte da vida de muita gente às vezes porque a pessoa já nasceu assim, às vezes porque gosta de aparecer e assim aborrecer as pessoas. A vida, em si, já é um drama, não precisa dramatiza-la mais. Mas isto faz parte da natureza humana. É uma espécie de autocomiseração, ou uma forma de chamar a atenção. A criança às vezes chega a rolar no chão porque quer mais atenção, ou não foi atendida em sua reclamação. E assim caminha a cidadã e o cidadão neste mundo que é um verdadeiro dramalhão. (02-05-2022)
  QUEIJO E BEIJO Mineiro gosta de queijo, mas também gosta de beijo. Todos gostam de queijo, mas nem todos gostam de beijo. Na verdade, queijo e beijo é só uma rima e as rimas nem sempre somam, ou ajudam, às vezes elas atrapalham. Mas eu falava de queijo, falava de mineiro, gente boa dimais lá de Minas Gerais. O mineiro se destaca na arte por toda parte, mas geralmente é discreto e também é correto. O mineiro nem sempre chega primeiro, mas uma hora chega! Mineiro fala diferente com um sotaque que atrai muita gente. Se eu não fosse mineiro de nascimento, com certeza eu seria mineiro de sentimento. 02-05-2022.
  A OPINIÃO DE UM JOVEM ELEITOR Eu sou jovem e já tirei o meu título de eleitor. Este ano eu vou poder finalmente votar. Estou ansioso por esse momento em que eu vou participar da "festa da democracia", ou seja, eu vou poder me expressar através do voto no candidato que eu já escolhi. Meu candidato é uma pessoa simples, uma pessoa dedicada que ama o Brasil acima de tudo. Será um privilégio poder votar e assim dar a minha contribuição como cidadão brasileiro que tem direitos e deveres para com a Pátria. Eu sou jovem, não sei quase nada de política, mas sei que um presidente deve ser patriota e honesto, além de ser trabalhador e cristão. Não vou falar o nome do meu candidato para não soar como campanha eleitoral, pois segundo o calendário eleitoral ainda não estamos no período de campanha, embora alguns futuros candidatos já estejam fazendo uma campanha "por debaixo do pano". Estou ansioso para finalmente sufragar o meu voto. (02-05-2022)
  1º DE MAIO Hoje é dia 1º de maio e para muitos hoje é o dia do trabalho. Para mim todos os dias são dias do trabalho e dos trabalhadores e até de quem, por algum motivo, não trabalha. Hoje é o dia de todos: homens, mulheres, crianças e até dos animais. Isto não quer dizer que hoje não seja o dia do trabalho e do trabalhador, pois os trabalhadores são muito importantes e merecem ter um dia para eles, um dia para homenagear a todos os trabalhadores do Brasil. Portanto, hoje é um feriado nacional. Os mercados estão fechados, ou seja o comércio está fechado, mas a feira livre funcionou normalmente. Eu gosto de observar essas coisas e às vezes tirar lições delas. Claro que nem tudo pode e deve ser entendido e concordado, mas tudo pode e deve ser discutido e observado. Maio chegou e que ele seja um mês de muito trabalho e de muito progresso. (01-05-2022)
  ALMOÇO DE DOMINGO A mesa é grande e os convidados estão famintos. O almoço está quase pronto e a fome já passou do ponto. Um olhar comprido vê a mesa esticada, vê a comida colocada e a bebida já pode ser visualizada. É o almoço de domingo tão esperado e tão desejado pelos convidados que mal esperam esse momento tão aprazado. Estômago roncando, boca salivando, pessoas se olhando e talvez se perguntando: "Será que o almoço vai demorar?". Mas o almoço sempre demora e às vezes não tem hora para ficar pronto. A fome não espera, a fome se acelera e passa na frente. Tem gente que não aguenta mais tanta demora e alguns até já foram embora. 01-05-2022.