Postagens

Mostrando postagens de maio 22, 2022
 ASSUNTOS ENTREMEADOS Os assuntos atraem outros assuntos que por sua vez atraem diversos assuntos que são atraídos por outros assuntos que se atraem mutuamente e os assuntos acabam se transformando num só assunto entremeado com outros assuntos. 
  CANTANDO NO BANHEIRO Quem nunca cantou no banheiro? No banheiro todo mundo é cantor: baixo, contralto, soprano ou tenor. A voz fica melodiosa, aguda e afinada. Sempre gostei de cantar, as músicas mais antigas eram lindas e me empolgavam, me transformavam num autêntico cantor e até hoje eu canto. Já fui chamado de cantor-mor quando frequentava uma igreja. Mas acho que isto era uma brincadeira. Voltando ao banheiro, acredito que pelo fato da pessoa estar sozinha ela se arrisca mais e o local fechado também ajuda o eco da voz e fica tudo mais concentrado. Conheci alguém que cantava tanto no banheiro que se esquecia do banho e se deixasse ele ficava horas naquele show. Alguém tinha que chamar e bater na porta para ele ouvir, tal a concentração e o enlevo. A verdade é que no banheiro geralmente todo mundo é cantor, mas quando tem público a voz some, a garganta se fecha e as pernas tremem. Nesse caso, o melhor é continuar cantando no banheiro. (26-05-2022)
  PASSOU DA MEIA NOITE Hoje já é amanhã, passou da meia noite, eu estou acordado, sentado, nem sequer estou deitado, afinal deitar sem sono e no abandono faz lembrar um cachorro sem dono. Já passa da meia noite, zero hora agora, vou ficar aqui, não vou embora, quem está alegre não chora, quem não tem namorada não namora e quem não vai ficar já vai embora. 27-05-2022
  O FRIO O frio é filho do tempo, também é parente da chuva ele aumenta com o vento e a gente usa luva. Na casa da minha tia senti um frio danado, me encolhi, me agasalhei e quase morri congelado. O frio pode matar, se a gente não se cobrir, é preciso agasalhar e também se prevenir. Autor: Cícero Alvernaz
     A VIDA É ASSIM A vida é assim e sempre foi. Não adianta achar ruim nem reclamar. É melhor deixar correr e procurar esquecer o que passou, o que se foi. Não adianta insistir, se desgastar. Ninguém vai se interessar em ajudar seja quem for, afinal cada um tem a sua dor. A gente tem que aprender a se virar sozinho. A vida é assim, já tive pena de mim, já me escondi e me desabafei comigo. Eu só precisava de um amigo, mas os amigos somem nessa hora. Eles vão embora como o vento e nos esquecem num momento como a gente esquece o que comeu no almoço. A vida é assim e sempre foi. Não adianta chorar nem reclamar. 27-05-2022.
     POUCO Hoje eu vou escrever pouco. Pronto, já escrevi POUCO. Mas isto é muito pouco, é tão pouco que eu vou escrever mais um pouco, além desse pouco que eu escrevi. Pouco é uma quantidade pequena, algo que não dá nem para encher o buraco de um dente, como se dizia antigamente. É tão pouco que poucos percebem e muitos nem veem. Tem gente que come pouco, tem outros que tem pouca saúde, pouco dinheiro e pouca paciência. Alguém me disse certa vez: "Espera só um pouco que eu já vou". Estou esperando até hoje e ela não apareceu. Nessas alturas ela até já se esqueceu. Com certeza ela fez pouco caso de mim, mas eu não me importei nem um pouco. Afinal, eu já imaginava o que ela tramava e tinha pouca esperança que fosse acontecer alguma coisa. Tem gente que não espera nem um pouco. Quando uma mulher fala: "Espera só um pouco" eu já sei que esse "pouco" não será tão pouco assim. Mas, com certeza, sempre vale a pena esperar mais um pouco. (27-05-2022)
  A POESIA A poesia é pouco lida e curtida porque fala de vida, mostra a ferida, a alma partida, mostra a flor no deserto, o amor que não deu certo, encara de perto e não se intimida. São poucos que conseguem adentrar ao seu recinto, ver, rever e conhecer seu lado tinto, forte e temido como a morte. Mas a poesia fala de vida, vida real, social, desigual, repartida. Vida que não se intimida diante da loucura suicida. Cícero Alvernaz
  NUM É QUE EU ISCRIVI UMA POESIA! Um dia eu iscrivi um trem e gostei tanto que li e reli, depois parei e falei: "Num é que eu iscrivi uma poesia De lá pra cá disimbestei a iscrevê poesia e num parei mais. Não sei quantas iscrivi, mas deve passar de 5.000. Isto não é propaganda falsa, nem é brincadeira de poeta, mas é fato verídico. Se for preciso eu posso provar, pois tenho um Blog com mais de 5.100 publicações. Vortando ao cumeço, eu fiquei ispantado com o que foi inventado e num parei mais. Aquele trem ficou muito bão, bão até dimais. Eu já tinha lido muita poesia de poetas antigos na escola, nas festinhas da escola eu sempre participava lendo poemas, crônicas e textos que se referiam a alguma comemoração. Eu não tinha vergonha nenhuma de participar enquanto muitos alunos tinham até medo de participar. Um dia eu iscrivi um trem e gostei tanto que li e reli, depois parei e falei: "Num é que eu iscrivi uma poesia!". E continuo escrevendo até hoje.
  O CAFÉ E A TOALHA O café gosta da toalha e a toalha ama o café. Quem nunca derramou café na toalha? Tem gente que usa toalha descartável porque já sabe que a toalha vai beijar o café e ele vai retribuir. Depois os dois vão pro lixo onde vão se amar ardentemente. Já derramei café na toalha muitas vezes, além de deixar cair pedacinhos de pão, aquelas cascas que saem enquanto a gente come. Mas isto não tem problema, é só balançar a toalha que ela fica limpa. Mas o café se abraça à toalha e ambos se beijam com vontade e muito desejo. Depois do café a dona de casa pega a toalha e a coloca numa bacia junto com outras roupas para lavar. O café ama a toalha e esse amor é correspondido. Só a dona de casa é que não curte esse romance sem graça e sem sentido. Afinal, isto significa mais trabalho para ela. (24-05-2022)
  MEU CORAÇÃO Do lado, bem do lado, mas um pouco afastado, meu coração bate por alguém. Não sei o que ele tem, talvez ele seja refém de uma dor, de um sentimento e isto lhe causa sofrimento ou dissabor. Do lado, do lado esquerdo meu coração fala e reclama talvez porque ele ama e não é amado. Não sei o que é isto, também não entendo o que está acontecendo com o meu coração. Ele reclama, mas eu não entendo e não compreendo a sua linguagem. Eu fico pensando e imaginando aquilo que passa no meu coração. Talvez seja engano, talvez eu não saiba, talvez nada seja daquilo que penso. Mas meu coração é mesmo assim e bate cansado e descompassado dentro de mim.
  REFÉNS Somos reféns de nossos gestos, de nossos pensamentos e de nossas atitudes. Ficamos presos ao nosso passado, até enjaulados sem nada saber. E assim nos julgamos tão livres, tão soltos, mas somos reféns, queiramos, ou não. A nossa vontade nem sempre é nossa, os gestos, os passos, nem sempre são nossos. Somos reféns da nossa atitude sem graça ou virtude, cruel, egoísta. E assim derrapamos e às vezes tombamos pra fora da pista. Por que ser assim se a vida é boa e se ela voa buscando seu fim? Vivemos perdidos em nosso egoísmo, marchamos pro abismo já pertos do fim.
  NOITE FRIA Se prenuncia uma noite fria, é hora de se preparar para o frio no fim deste dia. As mãos já estão frias e os pés também, mais tarde mais frio vem e deve chegar perto de zero grau. É bom se preparar para não encarangar, nem ficar duro feito um muro. Frio é isto e tem gente que aposta que gosta de frio. Pode até ser que goste. Afinal, nesse mundo tem de tudo que se pode ter e pode ter até quem goste de sofrer.
  MEU PÉ DE LARANJA LIMA Li o livro "Meu pé de laranja lima", mas já faz muito tempo. Na época era um livro muito lido, escrito por José Mauro de Vasconcelos e lançado em 1968. Um romance infanto-juvenil que foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países. Faz muito tempo que eu li, mas não me esqueci de como era lindo aquele livro. Livros são assim: nos encantam e nos direcionam. Perde muito quem não lê, pois quem não lê é pior do que quem não vê ou não ouve porque o que mais conta na leitura é a imaginação, a viagem pelo livro, as paradas e as pousadas, as estradas e as risadas dadas, ou as lágrimas derramadas. Quem lê descortina o horizonte, vê distante e viaja na leitura. É uma pessoa pura porque imagina como uma criança e vive a sua vida cheio de esperança.
  EU TE VI Eu te vi, mas não te reconheci. Não sei se você me viu, mas eu te vi. Te vi de longe, tentei me aproximar, mas fiquei no meio do caminho e na dúvida não me aproximei. Depois olhei, mas não te vi. A dúvida me alcançou, não sei se você me olhou e se olhou não sei se me reconheceu. De repente eu saí e não mais te vi. Enfim, não entendi o que realmente aconteceu entre você e eu. Por fim eu desisti e até hoje eu não sei se realmente eu te vi.
  LAMENTAMOS A SUA PARTIDA Ele ficou para trás, não o veremos jamais. Ele ficou, não veio, e não virá nunca mais. Nós o deixamos lá, muita gente esteve lá e muita gente chorou. Foi tudo muito estranho, uma triste despedida, ele ficou sem vida. Voltamos então para casa naquela tarde sombria, nosso peito estava doendo, nossa mente estava vazia. Lá não houve despedida, pois ele ficou sem vida. Demos o último adeus, o entregamos a Deus, lamentamos a sua partida.
  PLANTAÇÃO Na vida tem a planta e tem o pranto. A planta nasce da terra e o pranto nasce dos olhos acompanhado de lágrimas e suspiros. Gosto de ver uma plantação bonita, verde e formosa crescendo embalada pelo vento. Fico olhando e admirando a beleza da natureza, a vida que sobressai em cada planta que nasce do chão. É um sinal de vida, garantia de fartura nessa etapa tão sofrida e dura. Sinto gratidão, meu coração se alegra e se entrega enquanto a vida se regozija pelo milagre da plantação que nasce linda do chão.
      O FOLCLORE NO FUTEBOL O que eu acho mais legal no futebol é que o futebol é folclórico. O futebol já teve, entre outros, o Fio Maravilha, o Serginho Chulapa, o Dario Peito de Aço, o Mirandinha e agora tem o Aloísio Boi Bandido que foi repatriado e está jogando no simpático América Mineiro. Futebol também é cultura e precisa ter muito conjunto para as peças poderem funcionar bem. O que estraga o futebol é o clubismo que às vezes causa discussões, brigas e até mortes entre os torcedores. No mais, futebol é graça, é raça e pura diversão. Sempre gostei de futebol, embora nunca tenha jogado. Mas sempre fui um estudioso desse esporte que, sem dúvida, é o mais popular que existe no mundo e hoje movimenta bilhões de reais. (22-05-2022)
  TUDO É POESIA Há exagero nessa afirmação, mas isto foi proposital. Tem gente que pensa que poesia é só Sonetos, mas existem outras formas de se escrever poesia. Drummond, o nosso maior poeta, era modernista e raramente usava a rima e jamais foi um sonetista. A poesia do Drummond a princípio soa estranha, mas depois tudo muda. "Tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra" é um de seus poemas mais conhecidos e queridos e a princípio não parece nada, ou seja, é nada com nada. Poesia é arte pura e arte não se explica e nem se critica, simplesmente aceita, ou rejeita. Na verdade, tudo, ou quase tudo é, ou pode ser poesia.
  ENFIM, FOI ISTO QUE ACONTECEU Um carro andando de marcha ré, um rico andando a pé, um mineiro dispensando um café que alguém lhe ofereceu. De repente você apareceu, mas eu não percebi e depois me arrependi, mas você já tinha ido e eu não tinha percebido. Fiquei parado sem entender, tanta coisa que acabou de acontecer. A mente ficou mexida, as coisas saíram do seu lugar, parecia uma história que ninguém soube explicar. Tudo ficou estranho, coisa fora do lugar. Um carro veio de marcha ré e quase passou em cima do meu pé, um mineiro dispensou um queijo que alguém lhe ofereceu, esta ninguém entendeu, nem o Zé e muito menos eu. Mas, enfim, foi isto que aconteceu.
  O SENTIDO E A RAZÃO DO MEU VOTO O meu primeiro voto foi em 1974 e eu nunca votei em branco e nunca anulei o meu voto. Nem sempre votei com o coração, mas sempre procurei votar com a razão. Algumas vezes eu votei de coração e com a razão, Claro que eu não vou citar os candidatos nos quais eu votei, mas Bolsonaro foi um deles e eu não me arrependi. Eu não acredito que tenha alguém perfeito, principalmente na política, mas sempre tem algum candidato que merece o meu voto. Alguém me disse: "Mas você votou em tal candidato?". Eu respondi: sim, votei por dois motivos: Por que o voto é meu e porque eu achei que o referido candidato merecia o meu voto. No Lula eu nunca votei e jamais votaria porque ele, o seu partido, e quem ele defende e apoia não merecem o meu voto. Nunca fui esquerdista, nem comunista e sempre fui a favor da liberdade, da classe média e sempre fui contra o aborto. Só isto aí já explica o motivo de eu nunca ter votado no PT.
  UM AVISO AOS DESAVISADOS DE PLANTÃO Coisa chata é a gente falar uma coisa, a pessoa não entender, a gente explicar de novo e a pessoa mesmo assim não entender e nem ligar e ficar com raiva porque a gente falou uma coisa e depois explicou e ela não entendeu. Depois, se a gente continuar é perigoso até apanhar porque a pessoa não quer entender e nem vai querer a explicação que a gente der. Nesses casos é melhor que a gente fique calado, ou acabe sendo alvejado sem aviso prévio por algum objeto sem rumo e sem direção. A comunicação hoje em dia está muito difícil. É melhor ficar calado para evitar que a gente seja alcançado por algum objeto com destino certo - que quando não acerta passa perto. Fica aí o aviso para os desavisados de plantão que não gostam de apanhar e detestam confusão.
  CADA UM NA SUA Cada um na sua, seja em casa ou na rua, cada um com sua roupa, sua manha, seu chilique. Cada um com seu anzol, pois cada um tem um sol que brilha desde a manhã. Cada um no seu afã, no seu pijama de seda, às vezes de cara azeda, às vezes abrindo um sorriso. Cada um no seu quintal, no seu bem, ou no seu mal, seja ele um zé qualquer, ou seja fulano de tal. Cada um com sua fama, cada um com sua cama, seu rifle e seu embornal. Cada um com seu tijolo, a cabeça, o miolo, cada um com seu quintal. Cada um com sua estrela, sua lua e seu brilho, cada um com o seu verso, sua rima e seu filho. Cada um com sua ilha, sua filha e seu neto, cada um com sua raiva, seu amor e seu afeto.
  EU PRECISO VIAJAR Viajar é muito bom, eu preciso viajar. Eu preciso viajar, seja pra qualquer lugar. Pra cidade, pro deserto, seja longe ou seja perto. Viajar é muito bom, é um gosto, é um dom, é uma necessidade. Passar uns tempos na roça e me esquecer da cidade. Ouvir o galo cantando e recordar o passado, caminhar na estradinha e no pasto ver o gado. Levantar de manhãzinha, ver nas plantas o orvalho, depois ver os passarinhos pulando de galho em galho. Eu preciso viajar, eu quero ir para Minas, comer a comida da roça e correr pelas campinas. 23-05-2022.
     O TRISTE FIM DO DÓRIA Eu sei que este é um assunto que ninguém aqui gosta de ler, mas é um assunto importante do ponto de vista jornalístico. João Dória não existe mais, ele foi prefeito de São Paulo e atualmente era o governador. Depois de fazer tanta besteira e criar tanta confusão, principalmente por ocasião da pandemia, Dória não existe mais como governador. Ontem chegou ao fim o seu reinado e como um déspota ele saiu abandonado e extremamente criticado. Dória, para quem não sabe, foi mais um que se elegeu com os votos e a popularidade de Bolsonaro e como tantos outros logo depois o traiu. Hoje ele já vive no esquecimento e é considerado por quase todos o pior governador da história de São Paulo. Ele entrou pela porta da frente e saiu pelas portas do fundo. Creio que ninguém mais se lembrará dele. (23-05-2022)
  LER E ESCREVER É UM GRANDE PRAZER A gente que escreve e gosta de escrever parece um tonto rodando em volta de outro tonto que vai tonteando até cair de tão tonto. É muita tonteira pra pouca tontice, ou vice versa. A gente escreve e curte o que escreve, mesmo sabendo que raramente alguém vai ler. O normal é ninguém ler, afinal são letras que formam palavras, é muito esforço e ainda tem palavras difíceis de entender. Afinal, para que ler? Alguém já me disse: ler não enche barriga de ninguém. Mas a leitura não é para encher a barriga. A função da leitura é informar, trazer conhecimento, informação e melhorar a auto estima da pessoa. A leitura é fundamental. No meu tempo de primário a gente lia em voz alta na frente da classe e valia ponto. Estudei no tempo dos governos militares (1964/1985) quando o Brasil teve um grande avanço em todos os sentidos. A maioria das estradas, pontes e ferrovias que temos hoje foram construídas naquele tempo. Vivi naquele tempo e posso dizer isto sem medo d
  CELEBRIDADE O que é uma celebridade? Eu não sou, meu vizinho não é, nenhum parente meu é, não conheço ninguém que seja. Quem são as celebridades? Casagrande, Xuxa, Tiririca, Faustão? Celebridade é o trabalhador que levanta cedo e sem medo pega a sua ferramenta e vai trabalhar.
  QUANDO DUAS PESSOAS SE APAIXONAM Quando duas pessoas se apaixonam esquecem do dia, misturam saudade com alegria, entendem que tudo é poesia e passam os dias contando estrelas. Quando duas pessoas se apaixonam perdem a noção do que é ser e ter, do que é fazer e depois se arrepender. Enfim, esquecem de viver e não conseguem se conter.
  MUDANÇAS OCORRIDAS NA ACADEMIA GUAÇUANA DE LETRAS A Academia Guaçuana de Letras já tem mais de 20 anos. Na verdade vai fazer 23 anos em setembro. Durante esse tempo ocorreram muitas mudanças nas reuniões ordinárias - e isto me parece normal em qualquer grupo formado com alguma finalidade específica. No começo, para ser membro da Academia de Letras era feita uma eleição. Para se fazer uma reunião o presidente usava uma pauta e durante a reunião várias pessoas participavam lendo algo que escreveu, ou até mesmo cantando alguma música. Os membros assinavam uma lista de presença. O secretário fazia uma ata da reunião e na reunião seguinte lia essa ata. No final tinha a oração e depois tinha os "comes e bebes", conhecido como a hora do lanche. A gente seguia essa pauta religiosamente. Como tudo no mundo muda, a Academia de Letras também mudou. Afinal ninguém é de ferro, ninguém é imutável. (Cícero Alvernaz, ex presidente da Academia Guaçuana de Letras, Biênio 2012/2013) (24-05-2