Postagens

Mostrando postagens de outubro 22, 2017
O DIA O dia não é o conjunto das horas que o relógio marca e assinala. O dia são fatos, boatos, comportamento, cão passando na rua mijando no poste, gente passando na ponte sem pressa, sinais de transito que ninguém obedece, criança com manha que grita e arranha, pipoqueiro, sorveteiro, vendedor, sapateiro, religioso querendo vender o seu peixe, carro estacionado sobre a calçada, gente que fala de tudo, mas nunca diz nada. O dia não é o conjunto das horas que o relógio marca e assinala. O dia é um fugir sem pressa e sem rumo, é um velho sentado na escada mascando seu fumo. Cícero Alvernaz (autor) 27-10-2017.
SEUS OLHOS Luz que vem e irradia iluminando meu dia como estrela matutina, são seus olhos que me olham, são seus olhos de menina. Dentro deles vejo a vida, a beleza que me inspira, são verdes iguais safira, são profundos como o mar com sua beleza sem par. Seus olhos de tanta beleza também guardam a tristeza quando estão a chorar, e me deixam comovido sem saber o que falar. Até quando estás dormindo vejo seus olhos tão lindos bem fechados, mas brilhantes, fico tempo a te olhar e me sinto bem distante. Cícero Alvernaz (autor) 27-10-2017.
ESCADA De degrau em degrau subindo ou descendo, devagar ou correndo eu uso a escada. Eu gosto dela, pois é divertida e bela com frio ou calor, mas muitos preferem subir ou descer no elevador. Eu gosto da escada e às vezes faço dela a minha diversão, subindo ou descendo seguro no corrimão. Nela eu subo radiante, depois paro um instante, e eu sempre me divirto na escada rolante. De degrau em degrau vou subindo devagar, vou sem pressa e sem medo, pois sei que vou chegar. Se me canso, paro um pouco, afinal, eu não sou louco, também não sou apressado, subo sempre devagar, pois tem alguém a me esperar. Cícero Alvernaz (autor) 26-10-2017.
TE AMO Quando se diz "te amo" se faz uma declaração. É o amor em movimento, indo e vindo a contento como água que escorre como flor que nunca morre, como som de um instrumento. É fácil dizer "te amo", mas é difícil amar. O amor provoca sofrimento, choro, lágrimas, tormento, faz doer o coração. Este grande sentimento é amor em profusão. O amor é caprichoso, muitas vezes é manhoso, mexe muito com a gente, nos faz tristes e contentes sem nos dar explicação. O amor tem suas asas, mas nos prende com correntes. Cícero Alvernaz (autor) 26-10-2017.
PODIUM A gente pode nunca subir ao podium, mas devemos competir e sempre acreditar. A vida não nos deixa escolhas ou opções, somos chamados à luta toda manhã e não podemos recuar sob pena de sermos desclassificados. Olhar o tempo e catar versos nem sempre significa conquistas. Esses pensamentos ou máximas são vertentes de uma realidade absoluta. A gente semeia, mas nem sempre colhe, nem sempre vê o fruto da semeadura. A vida é meiga, linda e cheirosa, mas também é dura, forte e teimosa. Cícero Alvernaz (autor) 26-10-2017.
ACONCHEGO Uma casa, um ranchinho, tapera ou choça que vi, uma terra arrasada, de pobreza devastada onde canta o bem-te-vi. Uma morada distante bem no fundo do sertão, longe de tudo que existe, longe da povoação. Um ranchinho de pobreza onde canta o sabiá, onde o gado passa perto, anda pra lá e pra cá. Onde a tarde vai serena e a noite vem caindo, onde a vida é um sonho e o mundo é mais risonho e tudo vai se abrindo. Uma casa, um ranchinho que não tem nada de chique, tapera de pau a pique, onde existe só pobreza. Lá, porém, tenho certeza, há carinho e bondade, há amor, simplicidade, Deus habita nesta casa com a sua santidade. Cícero Alvernaz (autor) 25-10-2017.
PROBLEMAS Me peguei pensando o seguinte: todas as pessoas tem problemas, pois eles existem e se apresentam nas mais diferentes formas. São tantos problemas que até fica difícil enumera-los ou conhece-los. Problemas pessoais, emocionais, físicos, conjugais, sentimentais, gerais, de ordem financeira, religiosos, existenciais e mais. Por isto é bom não julgar as pessoas, porque não conhecemos os seus problemas e também, geralmente, não podemos resolve-los. São muitas dores, dis sabores, horrores e tremores que acabam envolvendo e dominando as pessoas numa avalanche que acaba, muitas vezes, soterrando as pessoas. Todas as pessoas tem problemas, portanto, todas devem ser tratadas com respeito, carinho, paciência e tolerância. Na verdade, eu não conheço nem os meus problemas, como poderei conhecer ou julgar os problemas de outrem? Uma dica: se você não pode, ou não quer ajudar, evite atrapalhar. Lembre-se: muito ajuda quem não atrapalha. (25-10-2017)
O TREM DA VIDA O trem da vida não para nas estações, sacoleja, vai adiante, faz barulho e apita, corre livre e se agita como qualquer animal, prossegue sempre cansado, indo rumo ao seu destino brincando qual um menino que não pensa no futuro, viaja até no escuro... O trem da vida já deu a sua partida sacoleja sobre os trilhos, ele apita e avança, brincando como criança ele segue noite adentro, ele segue todo dia, ele avança nos meus versos formando a minha poesia. Cícero Alvernaz (autor) 24-10-2017.
LINDA MULHER Fugi de você, evitei falar com você, fiz de tudo para não te ver, até tentei te esquecer, mas tudo isto junto e somado não obteve nenhum resultado, pois você apareceu de repente numa curva qualquer, me olhou e me sorriu, meu coração tremeu e se partiu por você, tão linda mulher. Cícero Alvernaz (autor) 24-10-2017.
TRISTE ISTO!  Uma das primeiras coisas que eu aprendi na escola é que nome próprio sempre se começa com letra maiúscula, que toda frase tem que ser começada com letra maiúscula, que antes de p e b só se usa a letra m (exemplo: sombra), que não se deve abreviar as palavras (exemplo: vc), que entre vogais o s vale z (exemplo: casa), que as vogais são 5: a, e, i, o, u - e as demais letras do alfabeto são chamadas consoantes. Isto faz muito tempo e hoje "caiu de moda", hoje vale  tudo, vale até escrever você com ç (c cedilha), como estou cansado de ver por aí. Nota-se que a educação não é a mesma. Vivi no tempo dos governos militares (de 64 a 85) e no Brasil havia respeito, segurança e educação de qualidade. Havia educação básica, a qual prepara os alunos para as próximas fases e sem ela todo o processo educacional fica prejudicado. Por esta razão, hoje, mais de 80% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, sabem ler, mas não sabem interpretar o que lê. Triste isto! 24
EU IA TE MANDAR UMA MENSAGEM Eu ia te mandar uma mensagem, escrever um recadinho, dizer que lembrei de você quando passei perto do parquinho onde a gente esteve outro dia. Eu ia te falar da minha alegria ao ver o seu sorriso estampado, ia falar do nosso encontro, do nosso jeito de se olhar, das vezes que a gente se beijou, ia falar de quando a gente se abraçou, ia falar do brinquedo em que a gente brincou, ia falar do medo que você teve quando o nosso mundo girou. Eu ia te mandar uma mensagem, escrever um recadinho numa folha de papel, ia imaginar você lendo, recordando e querendo de novo se encontrar comigo... Eu ia dizer que acima de tudo eu sou o seu amigo, mais do que amigo: protetor, ia te chamar de meu amor e de meu bem ia dizer que te quero também. Mas na pressa e com tanta emoção eu preferi te mandar meu coração. Cícero Alvernaz (autor) 24-10-2017.
ISTO É MAIS DO QUE UM SIMPLES DESABAFO  Com o dinheiro que os políticos desviaram e desviam para o interesse próprio, de familiares e de outros, daria para transformar este País em um grande País, em apenas alguns anos. São bilhões de reais desviados, roubados, tirados do povo, do cidadão contribuinte que acabam fazendo falta no dia a dia dessa sofrida população. O dinheiro que o PT roubou em 14 anos através de seus líderes com a aquiescência de seus aliados daria para melhorar substan cialmente esse País. Dinheiro roubado que até hoje não foi e nem será recuperado, dinheiro que foi mandado para o exterior para fortalecer e patrocinar ditaduras comunistas em vários países, tanto da América quanto da África, que construiu o Porto de Mariel, em Cuba, e a refinaria de petróleo de Pasadena nos Estados Unidos e outras obras em países da América do Sul, que a imprensa noticiou à larga e todos tomaram conhecimento, mas nada foi feito. Dinheiro gasto com farras, viagens, dinheiro usado e desv
ZAQUEU A história de Zaqueu (Lucas 19) é diferente, curiosa e única. Ela tem um contexto interessante onde podem ser explorados vários pontos salientes. Ele era publicano, funcionário do governo romano e podia cobrar impostos de quem quisesse, quanto quisesse e até arrumar motivos para tirar mais dinheiro do contribuinte da época. Por esse motivo ele era odiado por muita gente. Mas quando ele ouviu falar de Jesus a sua vida mudou. Ele se interessou em conhecer a Jesus e isto  se tornou para ele uma obsessão. Quanto ele soube que Jesus ia passar por Jericó, a cidade das palmeiras, ficou entusiasmado e não coube em si de tanta curiosidade. Como Zaqueu era de pequena estatura ia ser difícil ver Jesus, também por causa da multidão. Zaqueu arquitetou um plano: correu, subiu numa árvore e ficou aguardando o momento. Podemos imaginar a ansiedade daquele homem entre as folhas daquela figueira! Quando a multidão passava, Jesus parou, olhou para cima e gritou: "Zaqueu, desce depressa porque
PRINCESA SEM CASTELO Menina olha da janela e procura sua flor. Com sua simplicidade a menina se esforça, mas não vê a sua flor, pensa na sua roseira, pensa até no espinho, depois olha no caminho, vê que alguém está chegando, vê que o mundo é pequeno, mas aos poucos vai crescendo, aos poucos vai aumentando. Menina olha da janela e procura seu amor. Com seu olhar de princesa, de princesa sem castelo, princesa linda da roça que mora em uma choça, mas possui muita riqueza. Possui amor e beleza e muita simplicidade, possui um lindo sorriso que lhe faz bem mais bonita, possui o ouro mais fino, o andar mais atraente quando seu corpo se agita. Cícero Alvernaz (autor) 22-10-2017.
NÃO CONHEÇO NINGUÉM Não conheço o mundo, nunca fui à África, não conheço a América e ignoro o Japão. Só conheço o meu quarto, os meus livros, algumas pessoas, alguns animais... Não, eu não conheço nada, não conheço ninguém. Não conheço a Rússia, a foice, o martelo, aquele Regime esquisito... Sou uma criança boba que não sabe matar. Não tenho pretensão a grandes coisas... Esse mundo é grande, confuso, e não vai melhorar. Não me perguntem sobre o mundo. Eu não sei! Ele pode ser bom, ser bonito, não faço a menor ideia! É tudo tão complicado, tão misterioso... Não me arrisco a falar sobre coisas que nunca mirei. Cícero Alvernaz (autor) 18-05-1983
PARA SEMPRE Para sempre fica restos de lembrança, saudade-criança, pedaços de outrora. Fica incrustado restos do passado que é sempre lembrado na vida de agora. Para sempre fica tarde na pracinha, menina-florzinha que sorriu pra gente. Fica na memória toda uma história que encerra glória e nos faz contentes. Vermelho Novo, 10-12-1983.