Postagens

Mostrando postagens de janeiro 27, 2019
EU NÃO TENHO MEDO Eu não tenho medo de cachorro, não tenho medo de gato, não tenho medo de boi no pasto, não tenho medo de cavalos, nem de outros animais. Eu tenho medo do homem, tenho medo do ser humano que rouba e que mata, que vem e maltrata, que briga, que bate, que atira, esfaqueia, que xinga, que ofende, que mente, que insulta, que odeia, que agride, que fala e provoca com sua maldade. Eu não tenho medo de cachorro, não tenho medo de animais, eu tenho medo do homem, deste eu tenho medo até demais. Cícero Alvernaz (autor) 02-02-2019.
O AMOR EXISTE SIM O amor existe no sorriso, na lágrima que desce e no rosto que enrubesce. O amor existe sim. Ele está na dor da saudade, na beleza dos versos, no canto dos pássaros e no olhar da criança. O amor existe nas coisas simples que o dia nos apresenta. Na pessoa que levanta ou se assenta, na palavra que muito representa. O amor existe nos pequenos gestos manifestos por mais simples que eles sejam. Ele existe nos casais que se beijam de olhos fechados e de corações bem abertos. O amor existe sim. Ele tem nome e cor, ele é mais do que amor: é o encontro da alma com o espírito, do rio com o mar, amar é viver, amar é sonhar. Amar é crescer e saber que a melhor coisa que existe é viver e amar. Cícero Alvernaz (autor) 01-02-2019.
CARINHO Carinho é expresso num gesto,  num sorriso, num aperto de mão,  no bater do coração descompassado,  num olhar de lado ou de frente,  num toque de repente,  numa palavra que se encaixa,  num jeito de se levantar, ou de se sentar,  na atenção que se dá,  num abraço, num beijo no rosto,  num carinho feito com gosto,  numa promessa, num encontro,  num verso que se escreve,  numa brisa leve, num livro que se abre,  numa flor que se oferece,  numa oração, numa prece...  Carinho é expresso no vento,  ele surge num momento  e então se oferece. (31-01-2019)
MAIS UMA VEZ A GANÂNCIA FALOU MAIS ALTO Não gosto de escrever sobre acidentes, tragédias, desgraças, crimes ambientais e afins. A grande imprensa já alardeia isto com excessos de informação, riqueza de detalhes e exageros. Tudo foi muito triste, refiro-me ao que ocorreu novamente em Minas, num espaço de apenas três anos. Não gosto de comentar essas coisas, criticar ou espezinhar, apenas lamento o ocorrido devido a ganância, que não leva em conta o sofrimento alheio e a perda de tantas vidas. Por que o ser humano é assim? Por que o dinheiro, a riqueza tem mais prioridade quando o assunto é lucrar e se enriquecer? Não sabemos ainda quantas pessoas morreram em Brumadinho (MG), mas sabemos que pode passar de 300 pessoas. Nessas alturas, o número não é o mais importante, afinal os seres humanos não são números ou vogais, estatísticas e tais. Ninguém vai pagar por isto, muitos pagaram com a vida esse ato hediondo que se repetiu e pode se repetir de novo e até com mais intensidade. Não gosto
DOIS COMPADRES -Ô cumpade Zezinho, cumé que cê tá hoje? -Hoje tô mei pra baxo, cumpade, num tô bão não. -Pro causo de quê sô? -Uns probreminha aqui. -Se ocê pudé contá quem sabe eu ti ajudo. -Nada não, cumpade, dexa pra lá! -Ô cumpade, mais amigo é pressas coisa! -Eu levantei mei desanimado, cum aperreio... -Mais isso passa, cumpade! -Pior qui tô piorano... -Toma um chá! -Num sei, chá de quê? -Um chá pra levantá o morá. -Já tomei remédio, mais num adiantô nada. -Tá bom, cumpade, já vô ino. -Até mais, cumpade! -Desejo miora pro cê, cumpade! -Brigado cumpade! Já tô mió. Cícero Alvernaz (autor) 28-01-2019.
VOCÊ CHEGOU ANTES DA CHUVA Você chegou antes da chuva, você veio correndo para não se atrasar, para não se molhar. Você veio, trouxe a chuva, trouxe a água, trouxe o vento, você veio num momento e chegou sem avisar. Eu te esperava saudoso, te esperava carinhoso, você veio de repente, trouxe a chuva, a enchente, e encheu meu coração de amor e emoção. Nós dois olhamos a chuva que caía calmamente e molhava a calçada, encharcava a estrada... Tudo ali foi tão marcante nesse tempo tão distante que eu me lembro o instante que marcou sua chegada. Cícero Alvernaz (autor) 29-01-2019.
SEGUNDA FEIRA Dia da preguiça, dia em que tudo enguiça, dia de moleza, dia de tristeza... Nada disto! Segunda feira, pelo visto, é dia de trabalhar, dia de pegar no malho se levantar e malhar. É um dia bom para quem ama, é o segundo dia da semana, e como dizia o meu pai: "Quem perde a segunda feira perde a semana inteira". Segunda feira é sagrada, começo de uma semana abençoada, quem trabalha sabe disto, pois o Senhor Jesus Cristo com sua sabedoria abençoou este dia. Cícero Alvernaz (autor) 28-01-2019.
MAR DE ROSAS Não precisa um mar de rosas, uma só me bastaria, eu ia provar seu perfume, ia te amar todo dia. Para que um mar de rosas se a vida é assim? Bastaria uma rosa para você e pra mim. A rosa é flor tão linda, é tão meiga, é tão bela! Quando eu te vejo passar eu te olho da janela. A vida não é mar de rosas: tem espinhos e incertezas, tem desavenças e brigas que só nos trazem tristezas. Mas eu amo esta vida, pois ela tem emoção, tem momentos de alegria, de amor e de paixão. Cícero Alvernaz (autor) 27-01-2019.
PEDINTE, PEDIDOR, OU MENDIGOS? Eles estão em todas as cidades, em pontos estratégicos estendendo a sua mão e pedindo "uma esmolinha pelo amor de Deus". São tantos e tão comuns que às vezes até passam despercebidos. Se não ficarmos atentos corremos o risco de tropeçarmos em algum. É constrangedor esse quadro e muitas vezes faz doer o coração. O que fazer? Dar ou não dar, eis a questão! Durante muito tempo eu dei a "esmolinha", mas me sentia mal, então resolvi não dar mais. En tendi que esse ato de pedir não é apenas uma necessidade, mas é uma espécie de profissão, uma dependência da caridade pública. Cheguei à conclusão que o ato de dar esmolas não resolve nada e acaba incentivando as pessoas. Sei de pessoas que ficaram ricas pedindo esmolas, sem falar naquelas que fingem ser doentes. Devemos estimular a produção e não a mendicância. Por isto não dou esmolas. (26-01-2019)