Postagens

Mostrando postagens de janeiro 13, 2019
UM DIA ELE SE FOI Um dia ele se foi e eu pensei que ele voltaria logo, talvez antes de escurecer ele já estaria de volta.  Mas a tarde veio e logo depois veio a noite e ele não voltou. Meu pai não voltou e eu senti a sua falta como um filho órfão, como um caminhante sem caminho, como alguém que vaga sozinho, como uma estrada sem luz, como um dia sem sol... Um dia ele se foi e eu fiquei esperando a sua volta, fiquei olhando o caminho, fiquei ouvindo quietinho o barulho que ele fazia quando chegava, mas o silêncio estava presente e meu pai estava ausente nesta noite diferente, noite longa e tenebrosa sem ouvir seus casos, sua prosa, sem ter a sua presença eu senti uma tristeza imensa. Um dia ele se foi, só a tristeza ficou porque ele nunca mais voltou. Cícero Alvernaz (autor) 18-01-2019.
ME DEIXA AQUI  Me deixa aqui com este meu jeito, com este meu medo, com este meu sonho, com minhas vontades, com minhas saudades ferindo meu peito. Me deixa aqui pensando em tudo, calado e mudo, sozinho sentado, alguém sem ninguém e apaixonado, pensando na vida, no olhar da querida que um dia se foi... Me deixa aqui com minha poesia, bebendo meu verso na palma da mão. Me deixa aqui olhando a distância, com minhas lembranças, sentindo bater o meu coração. Cícero Alvernaz (autor) 18-01-2019.
SÁBIO E INTELIGENTE Uma pessoa pode ser sábia e inteligente. O ideal é ter as duas qualidades, mas há pessoas que são sábias e não são inteligentes e vice versa. Sábio é um adjetivo mais completo, enquanto inteligente é mais uma qualidade comum. Uma pessoa pode nascer inteligente, mas a sabedoria é adquirida com o passar da vida. A experiência e às vezes o sofrimento podem moldar uma pessoa e torna-la sábia. A inteligência é algo nato, a criança pode ser inteligente. Eu sempr e fui considerado inteligente, pois quando entrei na escola, aos sete anos, já sabia ler e escrever. Mas para ser sábio temos que viver, sofrer e aprender muito com a vida. O homem mais sábio que pisou nesta terra se chamava Salomão. Entre tantas frases que Salomão escreveu, destaco esta: "Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância". (17-01-2019)
SEI LÁ, NÃO SEI Sei lá, não sei, não sei agora talvez porque não é a hora e acho que nunca saberei. São mistérios desta vida tão estranha e tão querida, caminhar sem ter destino e chorar como um menino que apanha do seu pai. Sei lá, não sei, não sei aqui expressar como é este caminhar e para onde se vai, a gente levanta e cai, mas não deixa de seguir cada instante, cada dia, com tristeza e alegria. Sei lá, não sei, eu só sei que é a vida, tão estranha e tão querida que nos leva, nos atrai, desse jeito a gente vai, num instante a gente cresce e depois se envelhece como a flor que murcha e cai. Cícero Alvernaz (autor) 17-01-2019.
PEDIDO DE NAMORO -Quer namorar comigo? -Vou pensar, depois te falo. -Pensa logo! -Sim, vou pensar. - (pausa) -Já pensou? -Estou pensando... -(pausa) -Quer namorar comigo? -Ainda não sei. -Então você não quer, se quisesse já teria resolvido. -Vou pensar, depois te falo. -(pausa mais longa) -Quer namorar comigo? -Quero! -Demorou, não quero mais. 16-01-2019.
CÍCERO Cícero, cicerone, aquele que sabe, que ensina, explica, e nunca complica e só simplifica pra gente entender. Quem tudo conhece e guia o turista, ensina o artista, o verso traduz, acende a luz da fé, do saber, e faz seu dever de um bom cidadão. De noite ou de dia faz sua poesia e tem alegria no seu coração. Cícero Alvernaz (autor) 16-01-2019.
AMAR É BOM Amar é bom, gostar é muito bom, mas há sempre um risco, uma triste possibilidade, uma dura realidade que vem sem avisar, que vem sem prevenir, que vem pra nos ferir, que vem pra machucar. A gente ama e se entrega, faz de tudo, se apega, e depois se vê sozinho por aí pedindo carinho, chorando em um cantinho como se fosse um animalzinho que se perdeu no caminho... Amar é bom, gostar é muito bom. mas sofrer é triste, é uma dor que ninguém resiste que dói por fora e por dentro com tristeza e desalento e com muito amargor. Amar é bom, gostar é muito bom, mas é triste perder alguém que nos fazia tão bem, mas se foi sem avisar e nos deixou a chorar sentindo imensa dor. Cícero Alvernaz (autor) 16-01-2019.
A MENINA DOENTE Calada, sozinha, pequena e meiga, eu vi a menina deitada na rede. Quieta, inerte, sequer balbuciava, ali ela estava com fome e sede. Olhei o seu rosto pequeno, sem cor, toquei no seu braço que frio estava. Olhei os seus olhos que estavam sem brilho, pedindo auxílio de alguém que passava. A triste menina jazia doente, não tinha abrigo, que triste estado! Eu fui num instante seu pai, seu irmão, o seu coração batia cansado. Tentei ajuda-la, mas não consegui. Então fui embora tristonho, pensando... Jamais esqueci o quadro que vi, e agora aqui estou recordando. Aquela menina ficou para sempre na minha memória, na minha canção. Eu não a conheço, não é minha filha, mas hoje ela brilha no meu coração. Cícero Alvernaz (autor), 22-06-2008.
CALOR INSANO Janeiro com o seu jeito, seu romance, seu calor, menina passa na rua, vai andando, vai com pressa, trabalhador sai de casa, vai correndo, cria asa, vai em busca do trabalho, todo mundo na corrida pra defender sua vida, trabalhar pela comida, pelo pão de cada dia. O poeta tudo vê e faz a sua poesia, a tudo ele assiste, com seu olhar meigo e triste ele rabisca os seus versos numa folha de papel. Tudo para de repente, pois o sol está bem quente neste janeiro de brasa o calor a tudo arrasa nesse começo de ano. Mas a vida vai assim pra você e para mim, com esse calor insano que nos causa tanto dano, até parece o fim. Cícero Alvernaz (autor) 14-01-2019.
SINTO FALTA Sinto falta do banho na cachoeira, sinto falta das brincadeiras, do amor e da pureza. Sinto falta do sorriso tão infantil e tão puro, do meu lugar seguro onde eu podia brincar sem medo de me machucar, sem medo de ser machucado, sinto falta do meu lugar encantado, da minha linda infância que se perdeu na distância, em São Pedro do Avaí. Hoje é tudo diferente e esta é a vida que a gente está vivendo aqui. Tenho saudade de tudo que eu tinha nesse tempo: bons amigos, bons exemplos, mas hoje tudo é passado. Das sinceras amizades só ficaram as lembranças, e hoje só resta saudade do meu tempo de criança. Cícero Alvernaz (autor) 13-01-2019.