Postagens

Mostrando postagens de julho 23, 2017
FAMÍLIA Nunca se falou tanto em família e nunca se ignorou tanto a família como nesses dias. Afinal, o que é família? Alguém já disse que a família é a célula mater (mãe) da sociedade. Sem a família não há continuidade, não há evolução da sociedade, ou seja, tudo para, tudo se estagna. Famílias são laços e quanto mais fortes, quanto mais dobras tiver o laço mais forte ele fica. Em Eclesiastes 4. 12 lemos: "E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão  de três dobras não se quebra tão depressa." Se a família é tão importante para Deus e para a sociedade, por que tanta gente quer destruir a família? Hoje, falar em família tradicional formada por um casal para muitas pessoas é quase uma afronta. A família tradicional, com base bíblica, está sofrendo muitos ataques e com o tempo poderá até ser extinta.Quero deixar bem claro nesta reflexão que foi Deus quem inventou a família e só Ele poderá extingui-la. Nenhum movimento, seja ele qual for, destruirá a fa
DOM DA POESIA Ele tem o dom da poesia, mas pouca gente sabe pouca gente quer saber. Muitos o veem como um doido, um "sem cabeça", um tresloucado, um sem juízo, um bobo, um louco, mas a poesia é a sua loucura, falar com passarinhos, de alma pura, andar a esmo, brincar com formigas, não discutir, não entrar em brigas, viver às vezes cabisbaixo, falar sozinho, declamar versinhos, sua vida, geralmente, é assim. Ele tem o dom da poesia, escrever versos é a sua alegria, versos que surgem do nada, animal que vai em disparada, dia de sol, noite enluarada, estrelas piscando, caindo na estrada, fazenda de gado estouro da boiada, ele escrevia e não dizia nada, ninguém entendia e nem se importava, um poeta que a tudo amava, mas ninguém o valorizava. Cícero Alvernaz (autor) 28-07-2017.
POBREZA Pobreza é falta e necessidade, ausência de algo na vida, falta de amor e de comida, falta de roupa e de calçado, é amar e não ser amado, chorar e não ser consolado, correr e não alcançar, pedir e não ser ajudado, ter fome e não ser alimentado. Pobreza é não ter e desejar, é querer e não ter como comprar, é viver uma vida de carência no meio de gente sem consciência, sem bondade, sem ação. Pobreza é pedir o alimento, conviver com a tristeza e o lamento sem ter sequer um pedaço de pão. Cícero Alvernaz (autor) 26-07-2017.
EXTRATERRESTRE Às vezes me sinto meio extraterrestre, um ser fora da realidade em relação ao que vejo atualmente. Ainda leio livros e até jornais, leio nomes de ruas, placas de carro, sinais de trânsito, revistas e até bulas de remédio. Ainda escrevo em jornais e até em revistas se tiver espaço e faço questão de saber as últimas notícias. Leio e escrevo sobre política e até dou uma olhada na economia, que ultimamente anda oscilando muito, mas no Brasil ela está melhorando paul atinamente. Sou curioso, gosto de geografia, demografia e outras grafias mais. Gosto de olhar mapas políticos, geográficos, relevos, rios, florestas, climas, bacias hidrográficas, desertos, cordilheiras... Mentalizo as 5 regiões do Brasil e as divido econômica e demograficamente. Ainda leio placas, avisos, alertas e observo quando tem erros de português, principalmente trocando s por z e vice versa. Me sinto quase um extraterrestre no meio desta "geração coca cola", mas não dou bola pra muita coisa que
OS PARADOXOS DO CASAMENTO CRISTÃO Eu não sei como é o casamento em outras religiões, mas na religião cristã é confuso e cada igreja segue uma forma de pensar ou de interpretar a Bíblia. As exigências, supostamente baseadas na Bíblia e nas leis do País, acabam criando mais confusões do que soluções.  É claro que o brasileiro arruma um jeitinho para tudo, mas esse jeitinho às vezes prejudica a vida de muitas pessoas na igreja, principalmente se ela fizer parte do ministério. A pessoa que por algum motivo precisa se separar continua como membro ativo da igreja, mas nunca é como era antes. Segundo alguns pastores, não existe divórcio, ou só existe em caso de quebra dos votos, ou traição, como alguns costumam chamar, mas isto no mundo de hoje é difícil provar, além do mais, é preciso saber exatamente o que é "adultério", pois Jesus disse que aquele que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela. (Mateus 5.28) ou seja, neste caso a igreja está cheia
DIA DO ESCRITOR Hoje é o Dia do Escritor, este fazedor de histórias, de contos, de contas, de versos e de universos. Criativo e criador, o escritor hoje é quase uma figura decorativa neste mundo moderno com a sua tecnologia "self service" em que tudo pode ser saboreado rapidamente, engolido, digerido sem a necessidade de apreciar o gosto e o sabor. Escritor é chato, pensador, exato, criativo, inventor e trabalha com figuras de linguagem, nuances, subjetividades, cores, flores e sabores. Hoje  é o Dia do Escritor, esse teimoso por natureza que escreve enquanto a vida passa como se a vida não passasse e a noite não chegasse. Escrever é como semear: sempre alguma semente germina, brota, nasce e vinga em meio a milhares que foram plantadas. Por isto é preciso semear sempre, afinal, só colhe os frutos quem semeia com amor e aguarda o momento da colheita. (25-07-2017)
CORAÇÃO  Quem será que criou o desenho do coração? Certamente foi um artista muito inteligente e que pensou bastante antes de criar o "seu coração". O desenho desse órgão vital do ser humano causa emoções e até "segundas intenções", pois se virarmos pra baixo ele deixa de ser um coração e se transforma em outra parte do corpo muito atraente. Esse desenho do coração não tem nada a ver com o coração de verdade: foi uma criação e não uma cópia. Na criação há imaginação e nem sempre há fidelidade ao original. Imagino que pouca gente já pensou nisto e já se deu conta que o desenho do coração, provavelmente, teve outra intenção. De qualquer forma, vamos continuar acreditando que aquilo é um coração. É melhor assim. (22-07-2017)
PALADAR DA MANHÃ A frescura das palavras que tecem o dia e atravessam a noite e na madrugada continuam sua caminhada pelos campos na sua cavalgada rumo á alvorada rumo ao dia carregadas de poesia num tempo em que o sorriso é uma marca, um sonho que abarca a paisagem fresca com a frescura das palavras que tecem o dia e atravessam a noite e se escondem na alma do poeta que materializa o seu verso e o entrega como um pão fresco ao paladar da manhã. Cícero Alvernaz (autor) 24-07-2017.