Postagens

Mostrando postagens de janeiro 2, 2022
      LUGAR ABENÇOADO Estive em Minas Gerais, passei pelo território mineiro, não fui o último nem o primeiro que fez essa constatação: Minas é um Estado que traz paz ao coração. Tudo ali é magia, poema, amor e poesia no cantar dos passarinhos, no esplendor da natureza enchendo de paz e beleza a todo e qualquer cantinho. As montanhas onduladas, as sinuosas estradas por onde feliz eu caminho. Minas sorrindo me diz que é possível ser feliz com tanta beleza em volta, com tanto amor represado, com tanto carinho ofertado neste mundo encantado que é lindo por demais. Belezas de Minas Gerais, este chão abençoado, este tão rico Estado que neste País se destaca. Em todas as regiões deste formoso Estado o seu povo abençoado reverbera no seu canto tanta beleza e encanto que aqui ficou marcado. (08-01-2022)
  PARA ENSINAR TEM QUE APRENDER PRIMEIRO Quem sabe é porque teve humildade para aprender. Ninguém nasce sabendo, ninguém ensina sem antes ter aprendido o suficiente. Muitas vezes a pessoa que sabe não é bem vista, às vezes a pessoa é criticada e até zombada e humilhada porque sabe. Mas, na verdade, para saber ela teve que aprender, se sacrificar, estudar e se aplicar aos estudos para aprender. Jesus, quando tinha 12 anos, foi esquecido no templo em Jerusalém, seus pais, Maria e José, quando deram falta dele foram ao templo e o encontraram entre os doutores da lei. Jesus não estava aprendendo com os doutores, ele estava ensinando. Quem quiser saber e ensinar, apenda primeiro, se esforce para aprender e depois estará capacitado para ensinar. Hoje, infelizmente, quem aprende geralmente não tem oportunidade para ensinar. Muitas igrejas não aceitam o ensino e procuram afastar, ou desligar pessoas que tem um certo conhecimento. Para aprender tem que sentar, ouvir e se fixar no que está sendo
  VOTAR NÃO É UMA OBRIGAÇÃO: É UM DEVER DO CIDADÃO Se eu votar em branco, ou anular o meu voto vai acontecer alguma coisa? É o mesmo que dizer: se eu não comer, ou não respirar vai mudar alguma coisa? Não resolve, nem acontece nada, mas você morre, só isto. Quem não vota, não participa, não se interessa, não deixa de ser um cidadão, não vai preso e nem recebe nenhum outro castigo. Por este motivo muitos não votam, ou nunca votaram. Mas então, por que uma pessoa vota? Na verdade, a grande maioria vota porque quer participar do processo eleitoral e cumprir o seu dever de cidadão. Tem gente que nunca votou e mete o pau nos políticos. Isto é incoerente, afinal a pessoa se omitiu e deixou de cumprir o seu papel de cidadão-eleitor. Como eu vou criticar uma festa se eu não participei dela? Isto é incoerente. Tem gente que nunca votou, este é um direito da pessoa. Só acho incoerente, pois se a pessoa não votou, como vai criticar? (07-01-2022).
  IGREJA Ninguém é obrigado a entrar em nenhuma igreja, ninguém é obrigado a frequentar nenhuma igreja, ninguém é obrigado a doar um real para nenhuma igreja. Todos são voluntários, colaboradores, frequentadores, participantes, obreiros e ajudantes. Não há nada mais democrático do que uma igreja. Frequentei igrejas desde criança e nunca fui induzido a doar nada. Se doei alguma coisa foi de livre a espontânea vontade e por amor à causa. Dízimos. ofertas e outras colaborações sempre foram voluntárias. Mas hoje existem os "inimigos da fé", pessoas que torcem a verdade e inventam histórias, algumas até macabras, contra as igrejas. Enfim, sempre foi assim, mas quem é cristão sabe discernir as coisas e não cai em palavrórios e maledicências sem sentido e sem noção. (07-01-2022)
  RETRATO TRISTE, MAS REAL Tem pessoas que morrem e ninguém sente a sua falta, ninguém sente saudade. Muitas vezes é pior do que um animal que, geralmente, as pessoas sentem falta e até choram. Tem gente que morre como se nunca tivesse vivido, nunca tivesse produzido nada, nem ajudado a ninguém. Só é enterrado porque é uma obrigação do Estado. Ninguém vai ao velório, não tem cortejo até o cemitério, apenas alguns funcionários fazem o seu trabalho de enterrar. Há pessoas que nascem, vivem e morrem como se nunca tivessem existido. Se vão como uma folha seca no outono, como um animal sem dono, ou como uma estrela sem brilho. São pais que não tem filhos, filhos que não tem pais e irmãos que não tem irmãos. Enfim, não têm ninguém. Viveram sozinhos, embora tenham familiares, e morreram igualmente sozinhos. Eu fico pensando como pode ser isto. Gosto de pensar nessas coisas porque a vida humana é muito importante e a morte é o selo, é o final, é a despedida de alguém que viveu, produziu e sofr
  A FORÇA DO PENSAMENTO Ela pensou em mim quando eu pensei nela. O pensamento é uma forma de comunicação entre a mente e o coração. Geralmente quando a gente pensa a gente fala, mesmo sem querer e sem perceber. Por isto a gente fala sozinho em casa ou andando num caminho, e o pensamento cria asa e vai bater na casa em que a pessoa está. O pensamento voa e pousa em outra pessoa, isto é bem assim, por isto eu sei que ela pensou em mim quando olhou da janela, pois naquela hora eu estava pensando nela. 07-01-2022.
QUEM SE LEMBRA DO MENSALÃO DO LULA? A administração do PT começou com o Mensalão, os Deputados eram pagos mensalmente para votar a favor do Governo. (O único deputado que não votou a favor do governo corrupto do PT foi Bolsonaro). O Mensalão seria motivo para o impeachment do Lula, mas como os Deputados iriam votar e aprovar o impeachment se estavam ganhando dinheiro todo mês? Por fim, apesar de tanta roubalheira, Lula escapou e quem sofreu o impeachment (que significa impedimento) foi a Dilma, uma cria do Lula, tão corrupta quanto o seu criador. Agora que temos um presidente honesto querem tira-lo da presidência. Afinal quem manda no Brasil é o povo trabalhador, ou são os políticos corruptos? (07-01-2022)  
  SAUDADE Saudade rima com vontade. Quem tem vontade tem saudade e quem tem saudade tem vontade. Quem tem saudade tem vontade de ver e de beijar alguém. Tem vontade de conversar, sair pra passear sem ter hora pra voltar. Saudade é querer estar perto estando longe, é não querer estar longe, mas não poder estar perto. Enfim, saudade é sentir a falta de alguém, sentir a ausência que vem e fica e quando vai a saudade se multiplica. Saudade é algo que invade, independente da hora, às vezes a gente chora, mas a saudade não vai embora. 06-01-2022.
  EU JÁ AMEI DEMAIS Eu já amei demais, bem mais do que eu podia, bem mais do que eu sabia e até mesmo do que eu queria. Amei os cabelos e amei os seus olhos que me fitavam, amei a boca e o sorriso que se abria e para você eu fiz uma poesia. Mas na verdade eu não sabia se eu amava ou se eu sofria, eu só sabia que o meu olhar pedia o seu olhar e o coração sentia e ficava a pulsar. Eu já amei demais, amei até mais do que podia, mas hoje muito mais eu amaria. 06-01-2022.
  VICE Vice presidente, vive prefeito, vice governador, vice campeão, vice rei, vice comandante, vice que é vice vice que não é vice. Mas o que é um vice? O que faz um vice? Para que serve o vice? Quem inventou o vice? Será que alguém sabe o que é um vice? Tem vice que não age como vice, mas quer ser o titular, quer "estar por cima da carne seca", quer mandar. Se dependesse mim não haveria vice. Afinal, vice não serve pra nada, vice geralmente não trabalha, tem vice que só atrapalha. 05-01-2022.
  COMO PODE? Como pode um homem odiar o outro se ambos vieram do pó da terra? Como podem dois irmãos se odiarem se foram gerados, cresceram e depois nasceram do mesmo ventre? Como pode alguém me odiar se eu não odeio ninguém? Jesus disse: "Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei". Como pode então os homens se odiarem? Hoje o ódio campeia, muita gente deseja a morte de um presidente que foi eleito livremente pelo povo. Como pode ser isto? A que ponto chegou a humanidade! 05-01-2022.
  CONVERSAR COM ALGUÉM Conversar com alguém, muitas vezes é o mesmo que não conversar com ninguém. Se a pessoa não nos dá atenção é porque ela não gosta de conversar, ou não entende o que falamos. Muitas vezes conversei sozinho, ou com alguém, e logo depois a pessoa me disse: "Você fala demais". Era o mesmo que dizer: "Você não fala nada que presta". Por isto hoje eu sempre falo sozinho, dou risada, às vezes choro, às vezes fico calado e pensando: Por que ninguém mais gosta de conversar? Por que ninguém mais gosta de ler? 04-01-2022.
  A ISTO EU CHAMO SAUDADE Fazer poesia, estripulia, cortar a vida em fatias e alimentar os pombos. Amar um sabugo de milho, sentar e conversar com o filho, armar arapuca, mas não para pegar passarinho, só para pegar o vento. Andar sem destino como se fosse um menino da roça, pular sem necessidade só para sentir o pulo. Subir numa árvore para se esconder e depois descer e correr num trilho. Imaginar um outro mundo onde tudo fosse aberto e sem proibições descabidas: "não faça isto, faça aquilo... " Se sentir um menino, independente da idade, morar na roça e não gostar da cidade. A isto eu chamo saudade. 04-01-2022.
  SOU ASSIM Sou carinhoso e carismático, também sou simpático e sistemático. Às vezes sou antipático e meio lunático, problemático, fanático e emblemático. Enfim, sou assim, ou quase assim, depende do começo, do meio e do fim. Se alguém quiser saber é só ler o que eu escrevo, o que faço, o que traço dentro do meu espaço. Depois é só comemorar e sair pro abraço. 04-01-2022.
  NOTA DE FALECIMENTO É com grande surpresa que comunicamos o falecimento dos senhores Fiado e Dinheiro Emprestado. Até parece que isto foi algo combinado, pois ambos faleceram no mesmo dia e horário marcado, causando admiração em todos que já foram comunicados. Já fazia algum tempo que ambos estavam adoentados devido o prejuízo causado no comércio e na população em geral. Afinal, vender fiado e emprestar dinheiro é prejuízo quase certeiro. Fique alerta e não seja enganado por alguém desalmado. Eles faleceram, mas pode aparecer alguém disfarçado e dar um novo golpe bem planejado. (04-01-2022)
 E NFIM, CADA UM TEM A SUA HISTÓRIA Eu já fui menino, já fui adolescente, já fui moço e agora sou velho. Só me falta agora ser morto, ou falecido, mas isto é só uma questão de tempo. Muitos não gostam de me ler porque eu escrevo a verdade. Alguém um dia me disse: "Eu não gosto de ler a Bíblia porque ela fala muito no inferno". Falar em morte às vezes é pior do que falar no inferno. Tem religião que não acredita no inferno, mas na morte todos acreditam. Eu acredito e sei que o único que pode nos livrar do inferno é o Senhor Jesus. Quando a gente é menino, qualquer coisa nos diverte, eu chutava até pedra, chutava coité, frutas, legumes e até pedaço de pau. Só não chutava bola porque não tinha, mas fazia bola de meia que durava pouco porque eu chutava como um louco. Quando era moço tentei namorar, mas não deu certo, talvez porque eu já era um intelectual. Depois piorou porque comecei a escrever e aí é que ninguém me quis mesmo. Enfim, cada um tem a sua história. (03-01-2022)
     FUI NA SUA CASA, MAS NÃO TE ENCONTREI Eu fui pensando que ia te encontrar, mas não te encontrei. Fui cheio de carinho, até falei sozinho andando pelo caminho, mas quando cheguei não te encontrei. Esperei por você, sonhei com você, estava com saudade de você. mas foi tudo em vão. Quando cheguei, olhei em volta e perguntei por você, mas foi grande a decepção. Alguém me disse que você não estava e eu pensei que a pessoa brincava, pois eu não acreditava, mas depois eu vi que era verdade. Fiquei sem graça e sem jeito, uma dor me apertou o peito e eu tive que me contentar com a saudade. 03-01-2022.
  "AMAR É MUDAR A ALMA DE CASA" Quando eu estava na Faculdade cursando Letras apareceu um professor (sempre apareciam professores diferentes) e começou a aula falando sobre esse verso de Mário Quintana. Prestei atenção no grau máximo que eu pude, afinal sempre fui fã deste poeta gaúcho. O referido professor falou tanto sobre esse verso que, por fim, eu aprendi e depois acabei desaprendendo. Mas nunca me esqueci dessa aula. Mário de Miranda Quintana nasceu em Alegrete, RS, em 1906 e faleceu em Porto Alegre no ano de 1994. Ele era Poeta, Jornalista e Tradutor. É um dos poetas mais queridos, mais lidos e mais apreciados. Morreu pobre, como a maioria dos poetas. No fim da vida ele foi "despejado" do hotel em que morava porque não estava conseguindo, com a sua aposentadoria, pagar. O famoso jogador Falcão quando soube deste fato imediatamente socorreu o seu amigo, mas nunca quis publicitar esse seu gesto. Hoje, Falcão é querido de todos e Mário Quintana jamais será esque
  QUISERA ESCREVER Quisera escrever um poema alegre com versos engraçados, bem rimados saltando de alegria e prazer. Quisera escrever uma poesia que sempre alegrasse o meu dia. Porém eu não consigo me expressar da forma como eu sempre gostaria, pois vem uma tristeza de repente ao ver que você está ausente e isto faz tristonho este meu dia. 02-01-2022
  "HOMEM NENHUM PRESTA!" De repente descobri que eu não presto. Se homem nenhum presta, eu também não presto. Desde Adão, homem nenhum presta, não vale nada. Claro que há um exagero nesta afirmação. Se o homem não presta, o que sai do homem também não presta. A semente do homem não presta, a voz homem não presta, seu trabalho não presta, seu verso não presta, a música que ele canta é imprestável. O que será que presta no homem? Talvez o seu abraço, o seu braço, o seu beijo, o seu carinho, as suas lágrimas, o seu suor, o seu amor, a sua luta, o seu sonho, a sua honra, o seu sorriso. "Homem nenhum presta". Ou será que presta? 02-01-2022.
  FRAGMENTO Um fragmento, uma poeira, um pó qualquer, uma fumaça, uma linha, um barbante, um espumante, uma gota de desodorante, um pouquinho de fermento, enfim, um fragmento. Uma lasca, uma casca, uma pele, algo invisível que pode ser irreconhecível, um pó de vidro, ou de livro, uma poeira cósmica, um pó extremamente fino, o olhar de um menino, um verso sem rima, uma obra prima que não se vê e não se lê. Tudo que pode se expirar num momento, ou durar uma eternidade, isto é fragmento, isto é uma realidade. 02-01-2022.
  JESUS É TUDO EM TODOS Estamos no ano novo onde nada será novo, mas tudo poderá ser renovado com a presença de Jesus, que é tudo em nossa vida. A vida de quem segue e serve a Jesus é renovada a cada manhã, a cada novo dia. "Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (2 Coríntios 5.17) Num novo ano, mesmo que continue tudo aparentemente igual, há uma renovação interior, uma nova disposição e uma força maior para superarmos todas as adversidades. Se não fosse assim nem precisava de ano novo, de contagem regressiva e de festas para esperar o novo ano. Era só deixar tudo como está e nem mudar o calendário na parede. 02-01-2022
  GOSTO DE SER ASSIM Gosto de ser assim de vez em quando: viver como eu gosto, andar por onde eu quero, viver como eu gosto, sem tirar nem por, e não fazer aquilo que eu não quero. Não ser obrigado a cantar o que não gosto e nem ouvir conversas sem sentido. Gosto de ser assim de vez em quando com meu jeito de ser e não ser proibido. Meu jeito é este, é assim que sinto bem, não quero ser guiado como um cego. Não quero ser levado por ninguém, se alguém quiser me prender eu me entrego. Gosto de ser assim de vez em quando, amar e odiar se for preciso. Falar e escrever com liberdade e não vender ou emprestar o meu sorriso. 02-01-2022.