Postagens

Mostrando postagens de julho 14, 2019
CERCA DE ARAME FARPADO Esta cerca é para prender o gado, cerca de arame farpado para machucar a quem ousar passar, pular ou arrancar. Arame bem esticado, bem pregado com grampos. A cerca tem os mourões e as estacas pra segurar os bois, cavalos e as vacas e evitar que eles saiam e se misturem com outros animais, fujam e se percam e sejam roubados. Cerca para cercar, impedir a saída do gado, proteger a "mercadoria" que custa caro e faz parte da fazenda. É assim que se faz, é as sim que se age na proteção dos bens, pois ali muito dinheiro foi gasto e é preciso proteger os bois no pasto, afinal todo animal é importante no contexto da fazenda. E assim age o fazendeiro cioso do que tem, que sabe quanto custou para conseguir o seu bem. Ali está o seu tesouro como se fosse ouro em forma de gado, bem cercado, protegido e amparado. Nestas fazendas tem grande importância a cerca de arame farpado. E quem se meter a passar poderá acabar machucado. (19-07-2019)
UMA XÍCARA DE CAFÉ Dona Florinda sempre dizia ao professor Girafalis: "Aceita uma xícara de café?". Mas o que é uma xícara de café? Pode não ser café, pode ser chá, ou mesmo suco, mas sempre será "uma xícara de café". Conheço gente que não toma café, por motivo religioso ou por ser teimoso. Eu sempre gostei de café puro, para mim tudo que se acrescentar ao café só atrapalha e prejudica o seu aroma e o seu sabor. Mas tem gosto pra tudo. Gosto de café puro saindo fumaça, cheirando, com amor e com graça, se oferecendo todo, se entregando na praça. Costumo dizer que melhor do que tomar café é oferecer um café: "Aceita um café?". Acabei de passar, está quentinho. Quem não aceita? (19-07-2019)
ESTA É A NOSSA LEI Muita gente diz: no Brasil só pobre que vai preso! Simples: pobre não tem dinheiro para pagar um "bom advogado" e aqui ainda tem mais uma agravante, coisa ridícula: quem tem curso superior, quando vai preso, tem direito a uma cela especial. Isto é um tapa na cara da sociedade. Uma grande anomalia: Lula, que é semi analfabeto, está preso numa sala com todas as mordomias possíveis e impossíveis por ser ex-presidente da República. Vivemos num País de exceções . Mas o que fazer? É a nossa lei. Já ouvi alguém dizer: fulano roubou um pacote de biscoito e foi preso. Mas a pessoa vai presa não é pelo tamanho do roubo: é pelo roubo, ou furto, e por não ter dinheiro para pagar um advogado. Então, pensando bem, qualquer pessoa pode ser presa ou detida, mesmo que não tenha cometido nenhum crime, às vezes pelo simples fato de não portar nenhum documento. Chama-se "detido para averiguação". Qualquer cidadão pode ser detido neste País, menos a pessoa que tem din
CORRERIA NA RUA POR CAUSA DE UM CÃO  Numa tarde de sábado eu estava num dos bairros onde ia participar de uma importante reunião. Descendo uma rua eu ouvi gritos e vi pessoas correndo e fui informado que um cão tinha se soltado e estava na rua. Com medo, apressei os passos, entrei num mercado e vi que pessoas se escondiam e comentavam que um Pith Bull estava solto e o dono estava tentando prende-lo. Me escondi num mercado e as pessoas também se esconderam. Algum tempo depois alguém disse: "ele já foi pego e foi preso". Mais calmo saí do mercado e depois de constatar que a "fera" fora presa pude caminhar calmamente até onde participaria da reunião. Resumindo, felizmente foi só um susto. Mas até hoje me lembro da cena horrível que presenciei. (19-07-2019) Cícero Alvernaz, autor.
TREM Que trem bom é esse trem! O trem tem tudo que um trem tem e serve pra tudo que um trem serve. Serve para correr, serve para comer, serve pra passear, serve para viver, serve para servir, serve para sair, serve para chegar, serve para fugir, serve para andar, serve para brincar. Que trem bom é esse trem! Nesta vida tudo é trem, o trem serve para tudo, serve a todos toda hora, pra quem chega e vai embora, pra quem sorri, pra quem chora, serve até pra quem namora, serve aqui e em Juiz de Fora, serve até em BH. Esse trem que vem de Minas vem nos olhos das meninas com seu brilho, sua cor. É o trem dos namorados, dos homens apaixonados, este é o trem do amor. Cícero Alvernaz, autor, 20-07-2019.
O DIA DO AMIGO Hoje é o dia do amigo, o dia do irmão, o dia do padeiro, o dia do pão, o dia da feira, o dia da poeira, o dia do sonho, o dia da padaria, o dia da poesia, o dia da alegria, o dia da tristeza, o dia da correnteza, o dia da calmaria, o dia da água quente, o dia da água fria, o dia do presidiário, o dia do mercenário, o dia do caminhante, o dia do andante, o dia do pedreiro, o dia do carpinteiro, o dia da faxineira, o dia da lavadeira, o dia da passadeira. Hoje é o dia de tudo isto, também é o dia de Cristo, por isto eu falo contigo: hoje é o dia do amigo. Cícero Alvernaz, autor, 20-07-2019.
O ENTERRO DO GATINHO Hoje quando cheguei da caminhada vi um gatinho deitado beirando o muro. Era um gatinho rajado parecendo uma oncinha. Imaginei que ele estivesse dormindo, talvez com fome ou até com frio, mas ele estava inerte, logo pensei: ele deve estar morto. Deixei-o lá, entrei para dentro, tomei café e depois voltei calmamente na esperança de que ele não estivesse mais lá, mas percebi que ele estava morto. Parei, pensei e peguei uma ferramenta, cavei uma pequena cova e respeitosamente o enterrei. Os animais também fazem parte da nossa vida por mais que algumas vezes os ignoremos. Eles são criaturas de Deus e merecem o nosso respeito. (20-07-2019)
MINEIRO Mineiro é quem nasceu em Minas que são Gerais, ou seja, são muitas e muito mais, um Estado montanhoso que tem um relevo caprichoso, com rios e matas e um solo fecundo que exporta para o mundo o seu produto. Minas de rios e cachoeiras, de lindas mineiras e inteligentes mineiros que sempre se destacaram na poesia e na cultura, além do doce, do pão de queijo e da rapadura. Minas do café, da fé e do queijo mais gostoso do que beijo. Minas do minério e da agricultura, da p ecuária e da floricultura. Mineiro é orgulhoso de seu Estado e se emociona quando fala de sua terra, de seus costumes e de seu povo. Mineiro fala diferente, onde chega é reconhecido pelo seu sotaque, pelo seu palavreado que é logo notado pela forma como é falado. Enfim, mineiro sou eu, é você, somos nós que juntos elevamos a voz em gratidão pela satisfação de termos nascido em Minas Gerais. (20-07-2019)
UM CAIPIRA NO ELEVADOR Estava numa cidade de Minas onde tem muitos prédios altos. Entrei num elevador sem saber pra onde dia, entrei mais para fazer companhia e quem sabe ter um pouco de alegria. Porta fechava, porta abria, gente entrava, gente saía e eu comecei a ficar com agonia. A porta abriu de novo e eu saí, era uma livraria, comprei um livrinho que me sorria. Voltei, vi a porta do elevador aberta e entrei, comecei a descer, mas não sabia onde parar, nem como parar e sa ir. Deu um branco total, eu mais parecia um sabão em pó, até dava dó. De repente a porta se abriu de novo e eu saí, olhei em volta e percebi que estava no estacionamento do prédio. Parei, respirei, fiquei triste, fiquei alegre, subi uma escada e saí de novo na rua. Respirei fundo e me senti de novo no mundo. Este relato me aconteceu de fato e se deu em Pouso Alegre. (18-07-2019)
MIOJO Sopinha ralinha, fraquinha de carne ou de galinha, seja lá do que for. Não mata a fome, mas todo mundo come, adora, repete, e come de novo, pois todo mundo gosta e faz o miojo sem medo, sem nojo, o velho, o moço, e serve de almoço, e serve de janta, sopinha amada que muita gente come até de madrugada. 18-07-2019.
ÁGUA Água que escorre no seu leito corre que desce na vargem e forma as margens que vão se abrindo, correndo e sorrindo sem nunca chegar. Água que corre e longe percorre assim sempre mais. Dá vida às plantas, dá vida ao homem, se deita em seu leito mostrando seu jeito de além caminhar. Água-menina, assim cristalina, que ao homem ensina a sua importância, a sua bondade, e a necessidade da água que segue, seu curso prossegue sem nunca parar. Á água é benção, é fruto, é flor, é um rico presente do Pai Criador. Cícero Alvernaz, 16-07-2019.
"AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA" Este é um ditado popular muito conhecido e muito falado. Mas, de acordo com a Bíblia em inúmeras referências, é depois da morte que a pessoa paga pelo que fez aqui. Entre tantas referências, basta citar Hebreus 9.27 que diz: "E como está determinado que os homens morram só uma vez, e depois disso vem o julgamento". Aqui nesta terra vale tudo, se a pessoa tem dinheiro pode cometer os crimes que quiser que não irá preso e se for detido certamente um  advogado o tira da prisão. Portanto, o rico, com raríssimas exceções, vai preso. E quando vai preso fica numa sala especial com direito a toda mordomia, como acontece com o ex presidente Lula. Aqui é assim: manda a lei do mais forte. E o mais forte é quem detém milhões como é o caso do citado ex-presidente. Se as pessoas que fazem mal pagassem aqui eu imagino a situação de certos políticos, alguns passaram décadas roubando o suado salário do trabalhador e engordaram as suas contas até não caber
TORCEDOR DE FUTEBOL SOFRE MUITO Todo torcedor de futebol, sendo fanático ou não, sofre muito. Todos os times que eu conheço já tiveram fases boas e fases ruins, por isto ninguém pode tirar sarro de ninguém. O Palmeiras, que hoje é o melhor time do Brasil, já foi rebaixado duas vezes, o Corinthians já foi uma vez, o São Paulo faz tempo que não ganha nada, o Santos, de Pelé, vive de altos e baixos, enfim, todos os times tiveram fases boas e fases ruins. O Flamengo já perdeu par a o Atlético de 6 a 1, fora os 4 a 0 e os 4 a 1. O Fluminense tem altos e baixos e já foi rebaixado até para a Série C, o Vasco foi rebaixado duas vezes para a Série B, o Botafogo também, o todo poderoso Cruzeiro que ganhou do Galo por 6 a 1 também já perdeu pro mesmo Galo (que eles chamam de franga) por 9 a 2, o Grêmio já foi rebaixado duas vezes, o Internacional também já foi rebaixado, o Galo às vezes passa muitos anos sem ganhar nenhum título importante e foi rebaixado em 2005. Enfim, torcedor nenhum pode tira
CARAMINHOLA "Tem gente pondo caraminhola na sua cabeça". Quem nunca ouviu isto pelo menos uma vez na vida? Eu ficava pensando: o que é caraminhola? Pensei num monte de coisas que se põe na cabeça, como perfume ou adereços, mas não descobri o que era. Pensei até que fosse alguma besteira, ou alguma sujeira que alguém propositadamente colocava na cabeça de alguém. Que nada! Não é nada disto e eu nunca ia descobrir sozinho. Hoje resolvi consultar o professor Google na ânsia de s aber o que é essa "caraminhola". E ele me socorreu e não cobrou nada. Eis o que ele disse: "Caraminhola é um penteado em que os cabelos são levantados e apanhados no alto da cabeça por laço de fita". Então eu já vi muita gente com a tal caraminhola na cabeça e pensava que fosse outra coisa. Aprendi mais uma, graças ao Google e à minha curiosidade que sempre me acompanhou por mais de seis décadas. E assim eu tirei a "caraminhola" da minha cabeça. (14-07-2019)
PELA RUA Pela rua descendo ou subindo, andando ou caindo, nadando ou surfando nas pedras, no asfalto, nas curvas que vejo imerso em desejos, em sonhos, visões, com pressa, sem pressa, com fome, sem fé, de noite, de dia, sem pão, sem café. Pela rua olhando as esquinas e ouvindo soar estridentes buzinas, tapando os ouvidos, ouvindo esses sons da rua, do mundo, de gente apressada que nunca me vê e nem me entende, nem sabe o porquê de assim caminhar sem meta, sem rumo, buscando encontrar a vida, o prumo, o sonho a flor, talvez uma rima pro verso compor. Pela rua eu sou um estranho, um simples poeta sem rumo, sem meta, que nesta cidade perdeu seu amor. Cícero Alvernaz, 14-07-2019.
DILMA E O HACKER  O vídeo da Dilma falando sobre o hacker é muito engraçado. Ela estava em mais uma procissão ao "Lula livre" em Curitiba e foi abordada por alguns repórteres e começou a discorrer sobre o hacker que invadiu o celular de Moro, começou a falar, mas se enrolou como de costume e não conseguia concluir o seu raciocínio, dava voltas e mais voltas e não chegava a lugar nenhum. Por fim ela começou a falar sobre outro assunto, mas também não conseguia explicar o que queria falar. Enfim, cada vez que ela aparece em público é uma festa para os "paparazes" de plantão. Diante de um quadro deste a gente não sabe se ri ou se chora. E nesse contexto, ela é a menos culpada. (14-07-2019)
PELA RUA Pela rua descendo ou subindo, andando ou caindo, nadando ou surfando nas pedras, no asfalto, nas curvas que vejo imerso em desejos, em sonhos, visões, com pressa, sem pressa, com fome, sem fé, de noite, de dia, sem pão, sem café. Pela rua olhando as esquinas e ouvindo soar estridentes buzinas, tapando os ouvidos, ouvindo esses sons da rua, do mundo, de gente apressada que nunca me vê e nem me entende, nem sabe o porquê de assim caminhar sem meta, sem rumo, buscando encontrar a vida, o prumo, o sonho a flor, talvez uma rima pro verso compor. Pela rua eu sou um estranho, um simples poeta sem rumo, sem meta, que nesta cidade perdeu seu amor. Cícero Alvernaz, 14-07-2019.