Postagens

Mostrando postagens de dezembro 27, 2020
  CARTAS Sou do tempo em que se escrevia cartas, mandava cartas e recebia a reposta alguns dias depois. É difícil explicar a emoção que eu sentia quando o carteiro chegava e deixava na caixa do correio aquele envelope recheado demonstrando que no seu interior tinha algo precioso para mim. Eu pegava, olhava o envelope, conferia de quem era a carta, depois me sentava, respirava fundo antes de abrir o envelope com cuidado para não destrui-lo. Aquilo era um ritual que era seguido à risca, respirava fundo e então finalmente eu começava a leitura. Depois que lia, relia, fechava, abria e tornava a ler e então depois eu pensava em responder. Hoje não há mais essa liturgia, essa alegria em receber uma cartinha, por mais simples que ela fosse. Hoje temos a internet, mas não é a mesma coisa, não é tão emocionante e tão pessoal. Guardarei essa lembrança enquanto eu estiver por aqui. (29-12-2020)
  EU QUERO Eu quero a folha, quero a fruta, quero o caule, a raiz, quero a flor e quero o galho, quero amar e ser feliz. Eu quero a viola bem tocada, quero a foice, a enxada, quero a vida acompanhada, quero o mato, quero a estrada, quero o rio que transborda, quero a corda, quero a vara, quero o livro, a poesia, quero a noite, quero o dia, quero a foice no roçado, quero o lago encantado, mergulhar bem mergulhado nessas águas transparentes e depois livre e contente seja aqui ou onde for eu enfim vou descansar nos braços do meu amor. 29-12-2020
  OS GOSTOS DO SER HUMANO O ser humano é muito complicado: uns gostam de rapadura, outros gostam de melado. Tem gente que gosta da roça, ouros gostam da cidade, uns gostam de gente nova, outros gostam de gente de idade. O ser humano não sabe bem o que quer, seja ele uma criança, seja homem ou mulher. Uns gostam do Atlético, outros gostam do Cruzeiro, uns gostam da comida, outros só gostam do cheiro. O ser humano é uma raça esquisita, uns gostam de água, outros preferem birita. O melhor é respeitar o gosto de cada um. Tem gente que, na verdade, não tem é gosto nenhum. 30-12-2020.
  VAMOS EM FRENTE ATÉ QUANDO DEUS PERMITIR Parece uma necessidade natural: todo ano é a mesma coisa, mas em anos anteriores foi pior. Cheguei a andar sem rumo pelas ruas, hoje estou mais "cuca fresca", já rabisquei alguma coisa sempre na esperança de que alguém leia, tento estimular as pessoas a lerem, mas pouco posso fazer. Enfim, dizem que hoje é Natal, claro que não há nenhuma certeza, nem sequer evidência disto, mas é melhor entrar no trem do que sair correndo atrás dele. Então vamos entrar nessa carruagem sem destino igual a um menino que corre atrás só por curiosidade. Este é o meu dom: escrever. Como já disse: nasci no ano e na década errada, mas já que nasci, vou em frente até quando Deus permitir. (25-12-2020)
  CRIANÇA TEM CADA UMA! Quando eu era criança eu gostava de reparar tudo: reparava quem tinha boca grande, quem tinha orelha de abano e nariz torto. Olhava e reparava tanto os outros que esquecia de me olhar no espelho. Era só chegar alguém em casa que, discretamente, eu ficava olhando. À medida que eu fui crescendo e já sendo um pré adolescente eu percebi que os mais velhos tinham barriga, algumas bem grandes ou salientes. Eu me olhava no espelho e não via barriga, sempre fui magro, perna fina e sem barriga, mas isto não era doença, pois eu tinha boa saúde. Mas eu ficava curioso porque eu não tinha barriga e "todo mundo" tinha. Quando levantava ia olhar se a minha já tinha crescido e nada! O tempo foi passando e eu esqueci daquela mania meio estranha. Hoje eu nem olho mais pros outros, nem invejo eles, afinal compreendi que barriga faz parte da idade e não é defeito nem qualidade. (26-12-2020)
  FEIURA DÓI? Já ouvi alguém falar, se referindo a mim: "Ele é feio que dói!". Feiura dói? Em mim nunca doeu, só se dói nos outros, nem tudo que dói na gente dói nos outros e vice versa. Já vi gente que se gabava de nunca ter tido dor de dente. Não sou tão feio assim, pelo menos nunca assustei ninguém. Eu procuro compensar a minha feiura com algumas coisas que escrevo e tem gente que gosta. Ser feio tem as suas vantagens: não provoca ciúme em ninguém e não é motivo de brigas de ninguém. O problema é que pode assustar as crianças. Tem nada não! Logo vai começar um novo ano e o que é feio poderá, quem sabe, se renovar, recomeçar, trocar a casca e melhorar um pouco. Pelo menos se tem essa esperança. Sou feio sim, mas me acostumei assim. Pior do que ser feio é dar risada da feiura dos outros. (27-12-2020)
  ABRAÇO Abraço envolve tudo, não só os braços, mas todo o corpo que envolve, se dá e se desenvolve e se quer mais e mais. Abraço envolve tudo, faz a gente ficar mudo e sempre querer mais. 29-12-2019.
  ASSIM É A VIDA, SEM TIRAR NEM POR Tem dia que a gente não está pra conversa, não tem paciência nem com apito de trem. É perigoso chutar a própria canela e tentar morder o vento. O bom da vida é que tudo passa, mas às vezes vem coisa pior. Já me disseram que eu sou pessimista, mas eu prefiro dizer que sou realista, ou seja, procuro ver as coisas como elas são e não como eu gostaria que elas fossem. Dizem que o otimista sonha, o pessimista tem pesadelo e o realista não dorme. (Esta eu inventei agora). Não sei bem a qual dessas categorias eu me incluo. Talvez um pouco de cada coisa. Acho mesmo que toda pessoa tem um pouco de cada coisa. É por isto que as pessoas mudam tanto. Dizem que o ser humano é igual o céu de dia: você olha e vê uma nuvem, olha depois e pergunta: Cadê aquela nuvem que estava ali? Ontem eu tirei fotos de um lindo arco-íris, se eu demorasse dois minutos ele teria sumido. Assim é a vida, assim somos nós, sem tirar nem por. (29-12-2020)