Postagens

Mostrando postagens de janeiro 10, 2021
  MEU PAI Meu pai ia, mas sempre voltava. Ia pra roça, ia pra igreja, ia pra cidade, ia pra algum outro lugar, mas sempre voltava. Eu o esperava sempre atento e saudoso olhando o vazio e contando os minutos sonhando em vê-lo de novo. Eu sentia uma saudade diferente, uma falta e um vazio, um frio e às vezes sentia uma lágrima caindo no meu rosto a qual eu enxugava discretamente. Meu pai ia, mas voltava e a sua volta era sempre esperada e muito comemorada. Eles sempre trazia algum presente, nem que fosse algo extremamente simples, mas ele sempre trazia algo. Um dia, porém, ele se foi e não voltou mais, sinto muita saudade dele. A única coisa que me consola é que um dia eu irei encontra-lo, não sei onde, nem quando será esse encontro, mas sei que ele irá acontecer. Enquanto esse dia não chega estarei aqui, sempre na companhia da saudade. (13-01-2021)
  MINAS NÃO TEM FIM Minas não tem fim, é sempre um começo e um recomeço no sem fim desse mundão com porteira e cerca de arame, com serras elevadas e longas estradas margeadas de variadas plantações. Minas não tem fim, são muitas emoções encadeadas, unidas e espalhadas por esse rincão que se perde e se encontra. É fácil escrever sobre Minas: é só abrir o coração e deixar a emoção fluir e se expandir na alegria do momento. Do sul ao norte, passando pelo centro do Estado, entrando à esquerda rumo ao Triângulo Mineiro, região tão rica e produtiva onde vive uma gente muito ativa, explorando sempre esse Estado que é um conjunto de muitas histórias e contos, muitas lutas e vitórias, muito sangue derramado na busca pela liberdade "ainda que tardia". Minas não tem fim, é um Estado densamente povoado, mas com regiões que são quase um deserto a céu aberto onde a miséria ainda campeia. Minas é vida a pulsar, é um coração que não pode parar onde um povo destemido vive e trabalha nesse Est
  O PERNILONGO O problema do pernilongo não é a picada dele. O problema é o veneno que ele tem. Quando ele pica deixa o seu veneno maldito que tem prazo de validade, dói, coça e irrita a pele a tal ponto que chega a criar calombos. E não há veneno contra ele, o SBP é só um paliativo, quando acaba o seu efeito eles voltam de novo. Eu ainda não sei se eles transmitem alguma doença, mas o mal que eles causam, por si só, já é uma doença. Lembrei de um versinho: "Estava na porta tomando café, veio um bichinho, mordeu no meu pé. Não sei se é pulga, se é percevejo, danado do bicho, eu nunca te vejo. Ai que dor, Dona Leonor, tão fina, Dona Filisbina. Quando me aperta, Dona Perpétua quase me mata, Dona Fortunata". (12-01-2021)
  AMIGO Amigo é um trem muito diferente de tudo que existe. Amigo não é parente, geralmente é melhor e mais gente, não é vizinho, não é patrão, não é empregado, não é companheiro de caminhada, não é gente que a gente encontra na estrada, não é passageiro, não é motorista, não é Corpo de Bombeiro, não é socorrista, não é quem anda na pista. Amigo é um trem que não foi escolhido, que apareceu no vento, olhou, se aproximou e nos deu confiança e alento. Amigo é mais que um tesouro, é mais que uma pepita de ouro, amigo é mais que um irmão, amigo é o nosso próprio coração. (12-01-2021)
  O DIA EM QUE EU DESMAIEI Criança arteira tem em qualquer época e em qualquer lugar. Quando eu era adolescente gostava de brincar n'água num pequeno rio junto com alguns colegas. Minha mãe não gostava e às vezes quando eu chegava apanhava, mas acabei arrumando um jeito de não apanhar, mas nem sempre dava certo. Eu nadava de roupa e ela sabia porque a minha roupa estava molhada e aí me pegava de cinta dobrada. Um dia eu preparei uma pra ela. Quando cheguei e ela viu que eu estava molhado já pegou a cinta e dobrou, quando ela veio eu não corri, ela começou a me bater (era baixinha, mas era brava e forte), eu deitei no chão e fingi que estava desmaiado, com zói virado e tudo mais. Foi uma correria para encontrar álcool pra passar em mim, mas eu continuei "desmaiado", depois fui voltando aos poucos. Ninguém descobriu o meu truque, eu continuei nadando e não apanhei mais. (12-01-2021)
  A ESPERANÇA A esperança é uma folha em branco, é um livro, é um banco, é uma rua, é um sonho, é um arco-íris. A esperança é um barco, é uma flor, é uma fruta. A esperança é um desejo, é um dia, uma noite, um beijo. A esperança é um alívio, é uma certeza, é uma luz em meio a tristeza da noite, é um rio, é um alimento que nos dá sustento, é água, é remédio que tira a magoa, é um bálsamo que cura, é u'a mão que nos segura e não nos deixa tropeçar. A esperança é sonho que se realiza, é uma palavra que suaviza. A esperança é chão em que se pisa. A esperança é calor, a esperança é o encontro entre a fé e o amor. Autor: Cícero Alvernaz, 13-01-2019.
  ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que a morte nos separe! Não são apenas palavras: é um compromisso, é uma promessa, é um documento assinado, um olhar fixado, uma lágrima que desce, um sorriso, uma prece, um carinho que enternece, uma voz que ecoa, uma ave que voa e plana pelo céu, muitas vezes numa viagem sem volta. Na alegria e na tristeza, na chegada e na partida, na morte e na vida, na mão fechada ou estendida, na saúde ou na doença, na paz ou na desavença, até que a morte nos separe. Até que o sol se descambe, até que a tarde se faça noite e a lua no céu apareça estaremos juntos com nossos assuntos, nossos sonhos, nossas preces... até que morte nos separe. (12-01-2021)
  VOCÊ PODE ME BUSCAR Quando eu sumir você pode me buscar nem que seja a pé, ou de charrete, seja de moto, bicicleta ou patinete. Quando eu sumir você pode me procurar na terra, ou no ar, perto de uma fonte, ou debaixo de uma ponte vendo os peixes a nadar. Assim você poderá finalmente me encontrar. Estarei te esperando como o céu espera a lua com toda beleza sua caminhando pela rua, ou parada num ponto e assim será lindo nosso encontro. 11-01-2021.
  ME ENGANA QUE EU GOSTO! Com a eleição o Covid " deu um tempo", houve passeata, buzinaço, houve de tudo e depois houve a eleição propriamente dita. Tudo correu bem, o Covid se comportou muito bem. Agora se aproxima o carnaval, que foi quando começou tudo no ano passado, vocês se lembram? Pois já estão querendo realizar o carnaval normalmente, mas para isto tem que primeiro vacinar o povo, querem até obrigar o povo a se vacinar, como se a vacinação fosse a salvação da lavoura. Há muita correria para vacinar antes do Carnaval e depois, então podem pular a vontade, afinal, estando vacinados estarão livres de qualquer perigo. É só levar o vírus para um "retiro espiritual" como se ele fosse um religioso e aí ficará tudo bem. Me engana que eu gosto! (11-01-2021)
  ESTA VIDA NÃO TERMINA AQUI Você pode não crer e até ignorar e desconhecer. Esse é um direito seu, mas eu creio que esta vida não termina aqui. Nessa terra estamos de passagem como numa viagem, como num aprendizado. Um dia isso aqui será passado, estaremos do outro lado onde há paz e tudo é sagrado, tudo é alegria, não tem noite nem dia, não tem sol, não tem chuva, não tem sonho, não tem madrugada. Não tem choro, não tem lágrima quente, não tem doença, não tem descrença. Você pode não crer e não entender, mas eu creio sem nenhum receio que esta vida não termina aqui. (09-01-2021)