Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 27, 2022
  O MENINO O menino ia apressado levando a comida na roça: quatro marmitas bem cheias que sua mãe preparara com carinho e esmero, com muito amor e tempero. Sua mãe então lhe disse: não conversa com ninguém e não pare no caminho, mas segue sempre em paz e não olhe para trás, também não olhe pros lados, mas prossiga sempre em frente. O menino então falou: bem depressa eu já vou levar este alimento que aquela gente espera e assim ele se foi. Esse menino era eu lá no Bairro do Retiro onde passei alguns anos e tanta coisa aprendi. Foi um tempo de alegria, de amor e de poesia em São Pedro do Avaí 03-03-2022
  ELE SE FOI E NEM SE DESPEDIU DE MIM Quando as pessoas crescem elas desaparecem. Parece uma mágica, parece ilusionismo, brincadeira de circo, mas é a mais pura realidade. E isto não acontece só nas redes sociais, acontece também na vida real, no dia a dia. O amigo cresceu, estudou, enricou, entrou na política, botou banca, vestiu terno de linho e depois saiu de mansinho e nem olhou pra trás, simplesmente sumiu. E não adianta perguntar por ele, não adianta procurar o seu endereço, o seu paradeiro. Talvez ele só apareça nas colunas sociais, ou funerais quando morrer. Lá se foi o amigo que sempre esteve comigo lado a lado e até me pediu dinheiro emprestado, mas depois que ficou rico pegou o penico e se foi. A vida é assim, isto acontece com amigo e com parente, acontece com qualquer gente devagar ou de repente. Ele se foi e nem se despediu de mim. (04-03-2022)
      JOAQUIM BARBOZA Quem aí se lembra do Joaquim Barboza? Ele foi Ministro do STF, de origem humilde, mineiro de uma cidadezinha perto de Brasília, homem de inegáveis qualidades, cantava, tocava algum instrumento e quando chegou na Suprema Corte foi ovacionado por todos. Joaquim Barboza tornou-se uma unanimidade e eu cheguei a escrever sobre ele gastando o meu verbo e a minha verve. Entretanto ele foi uma decepção, meteu os pés pelas mãos e em pouco tempo tornou-se uma figura comum e antipática. A situação se agravou tanto que ele sem motivo aparente renunciou aos 56 anos a um cargo vitalício onde ele poderia ficar até aos 75 anos. Foi uma decepção total. Depois de tanto tempo silencioso e silenciado ele apareceu criticando o presidente o que, aliás, é um direito dele como cidadão. Joaquim Barboza me lembra alguns personagens bíblicos que eu prefiro não citar os nomes. (04-03-2022)
  COMUM É comum, é de todos e ao mesmo tempo não é de ninguém. Virou propriedade comum, onde come um comem todos. Pode chegar e entrar, pode se servir e se esbaldar. Tem gente que é assim, que nem nome tem. Não tem limite, não tem palpite, não tem personalidade. É comum como uma rua, uma ponte, uma fonte, uma janela, uma pinguela. Não tem personalidade, nem sabe a sua idade e não fala coisa com coisa. Torce pra qualquer time, vota em qualquer, até em um ladrão e depois diz: "Tanto faz, são todos iguais". A história já provou que não é bem assim, mas, enfim, esse é mais um, é apenas um cidadão comum. 04-03-2022.
  POR QUE AS PESSOAS MORREM? A resposta óbvia a esta pergunta seria: é porque elas um dia nasceram. Na verdade, as pessoas morrem porque todo dia nascem pessoas e é preciso cada vez mais espaço e condições básicas para sobreviverem. Esta seria a resposta básica, mas existem outras. Eu prefiro dizer que as pessoas morrem para poderem descansar. Além disto, é uma lei bíblica: "O pó volte ao pó de onde veio, o Espírito volte a Deus que o deu". (Salmos 146.4) Na verdade, na morte é o corpo quem morre, a alma e o espírito ficam à disposição de Deus que o deu. O que seria deste mundo se as pessoas não morressem? Quantos milhões de pessoas seria, por exemplo, a população de Mogi Guaçu? Onde moraria tanta gente? As pessoas que acreditam em Deus não devem se preocupar com a morte, pois depois da morte ficam nas mãos de Deus onde será decidido o seu destino final e eterno. Se a pessoa não acredita em Deus, não muda nada. Mas é melhor acreditar, afinal é melhor estarmos nas mãos de um c
  O COSTUME DE TIRAR O CHAPÉU Tirar o chapéu quando encontrava alguém sempre foi um sinal de respeito. Hoje a maioria das pessoas não usa mais chapéu. A moda hoje é usar boné, ou não usar nada. Mas mesmo os que ainda usam chapéu não o tiram quando encontram alguém. Esse costume de tirar o chapéu deu origem àquele ditado: "Essa aí é de tirar o chapéu", significando que é alguma alguma coisa muito boa. Hoje, muitas pessoas nem se cumprimentam mais. Sou do tempo em que a gente pedia a benção aos pais, aos tios e aos avós. Quando a gente ia deitar às vezes falava lá da cama: "Bença pai, bença mãe!". E os pais respondiam: "A benção meu filho, Deus te abençoe!". Pedir a benção aos pais, aos tios e aos avós era algo sagrado e significava mais do que respeito: era motivo de carinho e admiração. As coisas mudaram como já era previsto, pois com o tempo tudo muda e passa a fazer parte das lembranças. Mas os bons costumes e o respeito não deveriam acabar, pois eles fa
  FALANDO SOZINHO Falar sozinho é uma terapia. Às vezes eu falo e faço poesia. Às vezes canto alguma melodia, algum hino e sinto alegria com os cânticos meus sempre louvando ao meu Deus. Enquanto caminho eu canto. Dizem que quem canta os males espanta, mas eu não acredito nisto, pois eu canto para louvar a Cristo e não para espantar nenhum mal. Eu canto e falo sozinho e assim eu vou seguindo o meu caminho, vou seguindo a minha luz, sempre andando com Jesus. 02-03-2022.
      O PREÇO ESTÁ NAS NUVENS Hoje fui a um mercado e comecei a olhar os preços. Na verdade é um mercado pequeno onde raramente eu vou. Eu não acreditei no que vi: um absurdo! Mesmo assim comprei umas coisinhas que estava precisando com certa urgência. Enquanto eu passeava pelos corredores eu me lembrei do tempo da Dilma. Naquele tempo tudo subiu acima do normal e a grita foi geral, o preço do feijão foi parar perto das nuvens e alguns diziam que o feijão subiu porque ela mandou o nosso "fejãozinho" pra Cuba. Mas ninguém provou isto. E naquele tempo não tinha pandemia onde o governo já gastou bilhões para salvar ou amenizar a situação da povo. Voltando aos preços, acredito que alguns mercados abusam, ou aproveitam da situação, pois em outros mercados o preço está bem mais razoável. Só para terminar, o pior desta pandemia foi a politização que a esquerda fez em cima dela tentando prejudicar o presidente que a cada dia está mais popular. (03-03-2022)
  AÍ SERÁ TARDE DEMAIS Muitas vezes eu não sei dizer as palavras certas, mas procuro escrever as palavras certas nos lugares certos acertadamente. Conversando às vezes eu me engasgo, posso até gaguejar e esquecer o assunto, o tema e a letra do poema. Mas na hora em que eu escrevo sai tudo bem, tenho boa articulação, encontro as palavras no ar e elas caem na minha boca como bala, ou chocolate. Tenho essa facilidade e me sinto a vontade quando estou escrevendo. Hoje eu escrevi para uma pessoa o seguinte: "Quando eu morrer vou ficar muito famoso e, provavelmente, alguém vai dizer: "Eu não imaginava que ele era assim!". Aí será tarde demais e ninguém precisará dizer mais nada. 03-03-2022
     QUANDO A PESSOA ESTÁ BEM Quando a pessoa está bem tudo fica bem. Pode chover pedra, cair tempestade de granizo, escorregar e cair num chão liso, pode quebrar a asa da caneca, sair as penas da peteca, pode o pagamento atrasar com as contas pra pagar, pode o cão fora de hora ladrar, pode, enfim, tudo se mudar, mas se a pessoa está bem no final tudo fica bem. 03-03-2022.
 BOLSONARO Q uando Bolsonaro era Deputado já era um dos melhores, mas ele nasceu para ser presidente. Bolsonaro não parece um ser humano comum. Tenho orgulho de ter votado nele. Ele é indubitavelmente o melhor presidente da história do Brasil. Tomara que deixem ele se reeleger. Tomara que a fraude não roube do povo a possibilidade de ter Bolsonaro de novo na presidência. Esse, sim, merece o carinho, o voto e o apoio do povo. Ele trabalha, é patriota, sério, honesto, corajoso, sábio e cristão. Por isto ele é tão odiado por certas pessoas que tentaram acabar com o Brasil. Bolsonaro é uma joia rara dentro da política tão carente de bons políticos. (03-03-2022)
  VIAGEM DE TREM Se alguém me perguntar de qual condução eu mais gosto, minha resposta é clara e direta: é do trem. A primeira viagem longa que eu fiz foi de Mogi Guaçu a Ribeirão Preto quando eu tinha 18 anos. Foram cinco horas de viagem à noite, cheguei lá bem de manhã. Não lembro detalhes, mas a viagem, em si, já é cheia de detalhes. O trem é uma máquina puxando vagões em cima de uma linha de ferro rodeada de pedras e tem também os dormentes de madeira. Não sei os detalhes técnicos, mas foi isto que eu vi. O mais foi sonho e prazer, o desejo de sentir o vai e vem do trem, o seu balanço, seu romantismo e o friozinho que sentia nas curvas da estrada quando o trem apitava. Tinha também os túneis e toda aquela sensação de que eu estava em outro mundo. O trem é uma fantasia, creio eu, de toda criança. Dizem que mineiro ama o trem, mas quem não ama? O seu balanço parece uma música antiga, seu apito avisando que está chegando é uma música despertando as pessoas e a natureza. Enfim, o trem
  CONTINUA TUDO COMO ERA ANTES As piadas geralmente são todas repetidas. A diferença está na pessoa que conta. Tudo na vida é assim. As histórias são repetidas, os gestos são repetidos, as orações, ou as rezas, são repetidas, muitas vezes até à exaustão, a diferença está no rezador, ou se preferir, no orador. Tudo que era, hoje ainda é: sempre casa mulher com homem e homem com mulher, a diferença está nos personagens da história. Entra ano, sai ano e tudo continua igual, até as guerras são iguais, por falar em guerra, não há estupidez maior do que esta. Nessa hora é que o ser humano mostra quem ele realmente é. Mas é melhor deixar esse assunto pra lá. Vamos tomar café com pão, manteiga e queijo que é melhor. (02-03-2022)
  MULHER BONITA Quando ela vem o vento para ou aumenta, o sol esquenta mais e me deixa mais quente. Ela passa como uma estrela de dia, como uma nuvem que passa devagar e vai deixando rastros pelo céu. Ela é bonita e não há quem diga o contrário, a própria natureza atesta isto. As flores a invejam, os passarinhos cantam pra ela e o lavrador esquece a sua enxada e o seu compromisso diário. Parece que não há mais nada sob o céu além dessa mulher que passa. Eu paro e fico a olhar discretamente, ela me olha de longe e segue como se nada tivesse acontecido. 01-03-2022
  MUNDO ENGRAÇADO Esse mundo é engraçado e muitas vezes sem graça, tem gente que anda na rua, tem gente que senta na praça, tem gente que faz amizade, tem gente que faz arruaça, tem gente que fica com a gente, tem gente que vem, logo passa. tem gente que bebe água, tem gente que bebe cachaça, Enfim, esse mundo é assim, e esta vida é uma fumaça. 28-02-2022.
  "VOCÊ É POETA!" O poeta, ou o escritor, normalmente começa escrevendo "só de bobera", como se diz. Um versinho aqui, uma quadrinha ali, um poeminha... Mas depois começa a gostar e a "se achar", pisa no acelerador e não para mais. Essa manhã acordei e não estava muito bem, até aferi a pressão e depois comecei a pensar: vou dar um tempo nas minhas escritas, mas pelo jeito, eu só pensei. Esses dias li bastante Adélia Prado, vi entrevistas dela no Youtube e fiquei ainda mais fã dessa escritora-poeta-genial. Ela contou algo assim: Tinha dúvida se era realmente poeta, foi conhecer Drummond e lhe mostrou algo que ela tinha escrito. Drummond leu rapidamente, ergueu a cabeça e lhe falou: "Você é poeta!". Adélia se emocionou e lhe disse: era isto que eu queria ouvir. A partir daquele dia ela não teve dúvida de que era poeta e hoje é uma das maiores senão a maior. Um dia alguém me disse que eu não sou poeta, mas isto ao invés de me diminuir, foi recebido
  FESTA Na festa o sonho se realiza, a bebida na garganta desliza e os comes e bebes a boca suaviza. Há um desejo no ar que ninguém pode negar. Desejo de comida, desejo de muita bebida, desejo de amor e de vida nessa festa gostosa e comprida. A festa dura a noite toda, os serviçais são generosos e servem pratos gostosos e bebida abundante. Essa festa é assim e parece não ter fim, mas termina quando o sono aparece provocado pela bebida e eu vejo gente caída no quarto, na cozinha e na sala. É o resultado da festa com bebida e comida indigesta que a toda essa gente iguala. 01-03-2022
  MARÇO CHEGOU! Março chegou, fevereiro saudade não deixou, março promete pintar o sete, Março é o terceiro mês, a bola da vez, hoje é dia primeiro, já se foi fevereiro, um mês de muito calor, de samba e de carnaval, de etc e tal, mas vamos deixar pra lá esse tal de fevereiro, vamos falar de março, falar das águas de março que vem fechando o verão, vamos falar de paixão e também de alegria, vamos falar de poesia na voz de Tom Jobim, de Vinícius, de Chico, de Elis Regina e também de Nara Leão. Março chegou trazendo proposta boa, veio sorrindo a toa, veio cantando a canção que o imortalizou. E que juntos festejemos e este mês abracemos, pois ele já nos abraçou.
      AVENTURAS DE UM MENINO DA ROÇA NA CIDADE Quando eu era adolescente fui passar uns dias de férias escolares na cidade na casa de uns amigos. Eu era um caipirinha dos mais atrapalhados e sofri muito nas mãos daqueles meninos. Eles zombavam, brincavam e eu caía sempre nas brincadeiras deles. Eram dois adolescentes filhos de uma professora e de um alto funcionário do Fórum, gente de dinheiro que morava num casarão. Mas eu levava aquilo tudo na brincadeira. Antes de voltar pra roça eu os convidei a passar uns dias no mato, como se dizia naquele tempo. Foi a minha oportunidade para dar o troco. Eles foram e caíram igual dois patinhos. Foi a minha chance de vingança. Quando eles foram embora a gente deu muitas risadas deles Eles continuam morando lá em Manhuaçu, mas eu nunca mais os vi. Recentemente fiquei sabendo que um é médico e o outro é advogado. Provavelmente eles não se lembram mais de mim e muito menos do que aconteceu. Mas eu me lembro de tudo, até dos detalhes. (28-02-2022)
  OS POEMAS DO DRUMMOND Digo com satisfação: isto é muito bom, amo ter nas mãos um livro do Drummond. Seus poemas deslizam como água sobre a relva ainda verde, vão procurando caminho com cuidado e carinho e sem pressa de chegar. Isto é muito bom: ler e reler Drummond, meu poeta preferido com qual tenho aprendido o sentido da poesia. Leio, releio, avanço, depois então eu descanso e fico a meditar. Vou a Minas, BH, depois passo em Itabira sem vontade de voltar. Com o livro aberto na mão bate forte o coração nesse momento tão bom no qual eu leio animado, feliz e ensimesmado os poemas de Drummond. 28-02-2022.
  PARA QUE SERVE O VICE PREFEITO? Essa pergunta é antiga e sempre vem a tona. Tem gente que é contra essa figura muitas vezes decorativa do vice prefeito, mas tem gente que é a favor. Na minha opinião se não tivesse vice não ia fazer falta nenhuma e ainda economizaria muito dinheiro. Se não tivesse vice prefeito assumiria normalmente o presidente da Câmara de Vereadores em caso de ausência do prefeito. Mas o vice existe desde a Colonização e já fizeram até piada com essa figura. Já existe o presidente da Câmara que é a segunda pessoa em caso de substituição, em caso de vacância do cargo. Para que então serve o vice prefeito? E isto serve para todos os demais cargos, tanto para o presidente da República quanto para os governadores. Isto seria uma economia, mas tem alguém preocupado com economia? 26-02-2022
  EU NA FLIPOÇOS Fui na Feira do Livro de Poços de Caldas com o objetivo de ver e ouvir Adélia Prado, famosa poetisa mineira, mundialmente conhecida e muito premiada. Mas eu não tinha convite para entrar no teatro e não tinha como adquirir porque de há muito os convites estavam esgotados. Mesmo assim entrei na fila. Na minha frente estava uma senhora já idosa que, por acaso, eu conheci lá. Quando fomos chegando na porta para entrar a moça que recolhia os convites me perguntou se eu tinha, eu disse que não tinha e ela me disse educadamente: "Sem convite não pode entrar". Esta senhora que estava na minha frente falou para a moça: "Ele vai entrar sim, ele está comigo, é meu amigo e meu segurança particular". Imediatamente a moça me deixou entrar e então eu pude assistir a palestra da famosa Adélia Prado, mineira de Divinópolis e mundialmente famosa. Depois fiquei sabendo que esta senhora era advogada e aposentada no Tribunal de Contas de São Paulo. Muita coincidência p
  A BANDA Eu ouvia a banda tocar quando era adolescente, seu som enchia o ar e fazia o meu coração pulsar de repente. A bandinha do coreto na minha cidade imaginária, no meu peito ela tocava com os seus instrumentos e enchia o meu momento. Mas tudo aquilo era uma ilusão, pois aquela banda estava só na minha imaginação. Um dia, porém, eu vi a banda da Polícia Militar tocar numa festa lá na minha cidade e nunca mais me esqueci. Hoje recordo a banda com os seus dobrados, sua música divina e querida tocando nas esquinas da minha vida. 27-02-2022
       INVASÃO DE IGREJAS Agora está na moda petistas invadirem igrejas. Invadiram uma igreja católica em Curitiba juntamente com um vereador do PT e recentemente um indivíduo filiado ao PT invadiu uma Assembleia de Deus no Ceará, segundo o pastor da igreja o prejuízo foi de 15 mil reais. Como até agora ninguém foi punido, a tendência é que isto continue pelo menos até as eleições. Imagino que se isto virar moda pode recrudescer mais ainda com pessoas feridas ou até mais. O ódio aos cristãos é grande, mas acima de tudo deve estar o respeito, afinal a liberdade de culto está na Constituição, portanto a atividade das igrejas é constitucional, garantida por lei. Eu fico pensando como ainda existem cristãos que votam em partidos que perseguem e zombam dos cristãos. Mas isto é problema de cada um e não cabe a mim comentar, nem questionar. (27-02-2022)