Postagens

Mostrando postagens de novembro 20, 2022
  "DISCURSO DE ÓDIO" Tem pessoas que usam certas palavras como se elas fossem um chiclete: ficam mastigando e remoendo o dia todo e só param quando dormem. Uma das palavras mais usadas ultimamente por muita gente é "discurso de ódio". São narrativas vazias que visam prejudicar ou denegrir certas pessoas as quais pensam e agem de forma diferente de nós. Vivemos em sociedade e devemos agir respeitando as demais pessoas. Há palavras-clichês que são repetidas, endereçadas a certas pessoas, sem o mínimo de noção da realidade e da amizade que deveria ser o básico em todas as pessoas. Geralmente quem acusa outrem o faz no afã de esconder a sua verdadeira intenção e personalidade. (26-11-2022)
  MANHUAÇU, MG O município de Manhuaçu está situado próximo ao Parque Nacional do Caparaó e da divisa com o Espírito Santo. A cidade tem forte ligação com a Região Leste e o Vale do Rio Doce, porém oficialmente pertence a Zona da Mata. É um importante produtor de café, Manhuaçu já recebeu o nome de "Capital do Café" com mais de 18 milhões de pés de café plantados, além de possuir a maior bacia leiteira da região. Atualmente Manhuaçu é o polo econômico e de prestação de serviços da região da Vertente do Caparaó. Manhuaçu é o mais importante município da região perdendo apenas para Juiz de Fora. Recentemente foi construído em Manhuaçu o Castelo do café. (Fonte: Google).
  TREM DA AMIZADE Lá vou eu, lá vamos nós, vamos juntos numa voz. agora sim, é emoção, no balanço da canção vamos juntos neste trem do Rio Grande à Belém caminhando sem parar sem ter pressa de chegar. Agora sim nesta canção vamos cheio de emoção de São Paulo ao Maranhão com amor no coração. agora sim, lá vamos nós vamos juntos numa voz tanto riso, tanto sonho, bate papo tão risonho vai comigo, vou contigo, eu só levo bons amigos. Bons amigos, bons amigos, bons amigos vão comigo, vão comigo, vão comigo... Cícero Alvernaz (autor), 04-06-1994.
  PELAS ESTRADAS DE MINAS Pelas estradas de Minas com subidas e descidas, muitas vindas, muitas idas. São estradas perigosas com curvas sinuosas, irregularidades no asfalto, lugar baixo e lugar alto nos expondo ao perigo. Pelas estradas de Minas, muitas serras e estradas que estão mal conservadas onde tudo é perigo e carece de atenção principalmente o caminhão que viaja carregado e expõe o motorista. Pelas estradas de Minas e preciso ter coragem, para seguir a viagem é preciso ser artista. 23-11-2022
  REALIDADE A ficção não é realidade, mas achamos que é, e até apostamos que é. A verdade nos confronta, nos esmaga às vezes, mas nos mostra aquilo que realmente somos. O sonho é algo distante, oscilante, mas nos faz flutuar pelo menos por alguns instantes. O pesadelo é o sonho ao contrário. A vida é o resumo de tudo: é o tempo, é o vento, é o dicionário, é o calendário, o imaginário... A realidade às vezes dói, mas é sincera, não nos engana e nos leva até à verdade. A verdade é a irmã gêmea da sinceridade. Cícero Alvernaz (autor)
  SER CULTO Ser culto é bom. Não pode é confundir com "curto". Curto é aquilo que não é comprido. Existe o culto, de cultura e o culto, de cultuar. Cultura é conhecimento geral, não apenas um conhecimento específico. Uma pessoa culta geralmente tem um bom conhecimento, mas nunca se considera um "sabe tudo". Quem se considera um "sabe tudo" na verdade é um ignorante e pedante. Ser culto é ser humilde e respeitar os outros. Já estudei bastante, já escrevi um monte de trem, já fiz vários cursos em diversas áreas, incluindo Teologia, mas não me considero uma pessoa culta, por isto procuro aprender mais a cada dia. Cada país tem a sua cultura e os costumes mudam muito. Hoje é fundamental que se tenha pelo menos um conhecimento básico e geral. (24-11-2022)
     BRASIL x SERVIA A Seleção ganhou de 2 a 0 da Sérvia como já era esperado, com 2 gols de Richarlisson, um jogador que começou no América Mineiro. Resultado normal dentro de um certame como este. Se estiver "escrito nas estrelas" o Brasil poderá ir até a final e quem sabe levantar a Taça. Tudo depende dos organizadores, afinal tem que combinar com todos os participantes. Copa do Mundo é assim: é um espetáculo que precisa, dentro do possível, agradar a todos os participantes. Em geral, antes de começar a Copa já se sabe quem será o campeão. (24-11-2022)
  JESUS Amo-te Jesus, mas antes tu me amastes e aqui descestes por amor a mim. Aqui nascestes e aqui tu caminhastes e aqui sofrestes por mim. Amo-te Jesus, pois tua vida destes por mim. Na cruz morrestes pendurado, ó quanto tu sofrestes por meu pecado, por amor a mim. Jesus, meu guia santo, meu verdadeiro Deus. Jesus tu me amastes tanto e perdoastes os pecados meus. Meu amigo, minha luz, por mim morrestes na cruz. Eu te amo meu Jesus. 24-11-2022.
  ELA Ela colhia espigas e eu colhia o seu sorriso imaginário com o qual eu sonhara toda a noite. Eu a via sozinha na roça e me imaginava ajudando-a no seu trabalho diário. Ela colhia flores imaginárias e eu colhia o seu sorriso imaginário e escrevia no meu diário as peripécias daquele dia. Era muito desejo sob o sol causticante que inundava o meu instante de desejo e de prazer. Era bom vê-la assim no seu afã desde a manhã até ao meio dia quando ela se recolhia e levava consigo a sua colheita. De longe eu a observava e no peito eu sentia que mesmo distante eu a amava. (25-11-2022)
  O POETA CHORA O poeta chora sem ter um ombro para chorar. Na verdade ele não tem sequer lágrimas para chorar. Seu choro é seco, preso e ninguém o vê nem sente. É um choro de poeta cheio de saudade e de lembranças. O poeta chora lembrando a sua infância que ficou perdida na distância e nas folhas do calendário. Quem o vê não imagina que ele está chorando. Seu choro é um misto de alegria, dor e um dissabor que o acompanha pela vida. O poeta chora com sua alma sentida. (25-11-2022)
  SEMPRE ME COMUNIQUEI Sempre atendi ao povo no meu trabalho. Em 5 empregos eu tive essa experiência pra mim mui valiosa. Na década de 70 eu era um vendedor de enxoval de porta em porta e conheci muita gente, também foi a época em que eu me batizei numa igreja e cooperei atendendo as pessoas em todos os trabalhos da igreja até 2012 quando gentilmente fui convidado a sair. Também trabalhei nos Correios onde atendia as pessoas. Em 1980 me mudei para o Rio onde trabalhei num hospital e quando voltei, em 1985, fui trabalhar na escola onde o atendimento se intensificou mais e foi onde eu me aposentei em 2015. Sempre tive facilidade em me comunicar e hoje faço isto através da escrita. Também fiz programação de rádio e participei de vários programas e dei uma entrevista na televisão. Hoje ainda me comunico, ou tento me comunicar, considerando que hoje está mais difícil de exercitar a comunicação, mas pelo menos eu tento e vou continuar tentando. (25-11-2022)
  JESUS Jesus foi ungido com o Espírito Santo e andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo. Quem é Jesus? Ele é o Deus encarnado que ao mundo foi enviado para com o seu sangue nos purificar do pecado. E hoje ele está no céu entronizado e por nós intercede junto ao Pai amado. (25-11-2022)
  DEIXEI DE SER FÃ Eu não sou fã de ninguém. Sou amigo, irmão, companheiro... O meu tempo de ser fã de alguém já passou. Hoje estou um pouco à frente do meu tempo. Tentei ser o meu fã e me decepcionei. Um dia me peguei fazendo coisas indignas e deixei de ser o meu fã. Por tabela risquei do meu caderno todos os fãs. Ser fã de alguém cansa muito, dá muito trabalho. Viajar, pedir autógrafo, comprar ingresso, enfrentar fila... Vida de fã é muito cansativa. Deixei de ser fã. Hoje, no máximo eu sou amigo, irmão ou companheiro. Assim, tudo fica mais fácil, mais maneiro. (25-11-2022)
     A PORTA Os antigos diziam: "Quem está na porta pouco se importa". Nunca entendi isto, mas achava engraçado. A porta é um lugar de entrada e de saída, como a morte e a vida. "Entrou por uma porta e saiu por outra, quem quiser que conte outra". Quem nunca ouviu isto? A porta é uma chance de entrar ou de sair, de falar, ou de ouvir. A porta tem duas funções: ela pode alegrar, ou entristecer os corações. Depende do que a pessoa quiser e do lado em que ela estiver. 25-11-2022.
  EU NÃO ESCOLHI (Uma lembrança de quando eu me mudei de Minas para Mogi Guaçu, SP, aos 17 anos) Eu não escolhi morar aqui. De repente, os olhos abri, olhei e estava aqui. Foi um susto, uma surpresa, uma novidade, quase um sonho. De repente me vi na rua, dobrei uma esquina e vi outra rua se abrir. Comecei a sorrir de tão bem que me senti, criei asa e já me senti em casa. Eu não escolhi, mas estou aqui. Os dias se passaram, as horas voaram e aos pouco eu me descobri, acordei-me um dia e sorri. Aqui fiz amigos, trabalhei, estudei e por fim venci. 26-11-2022.
  OPINIÃO Eu aprendi com a vida que cada pessoa tem a sua opinião e que a opinião da pessoa é da pessoa e a pessoa nunca se questiona sobre a sua opinião. Portanto, opinião é algo pessoal e, em geral, atende a algum interesse da pessoa. Em outras palavras, a minha opinião geralmente não tem nenhum valor, seja ela qual for. Alguém já disse que se opinião fosse algo bom ninguém dava: vendia. Na minha opinião, cada um deve ter a sua opinião e guarda-la para si, afinal opinião é algo estritamente pessoal. (26-11-2022)
     O MILAGRE DO AZEITE DA VIÚVA Uma certa mulher tinha dois filhos, seu marido faleceu e deixou uma dívida. Os credores vieram cobrar e ela não tinha como pagar. Os credores lhe propuseram levar os seus filhos pelo pagamento da dívida. A mulher entrou em grande desespero, afinal os dois filhos era tudo que ela ainda possuía. Desesperada ela foi procurar o profeta Elizeu em busca de solução para o seu problema. O profeta então lhe perguntou: "O que você tem em casa?" e ela respondeu: tenho uma botija com um pouco de azeite. O profeta então lhe disse: procura os seus vizinhos e pede emprestado botijas vazias. A mulher saiu e fez conforme o profeta lhe disse. Quando ela voltou o profeta lhe falou: Agora pega o azeite que ainda tens e despeja nas botijas, depois vende-o e paga as tuas dívidas. Então ocorreu um milagre: ela encheu todas as botijas com aquele azeite e pagou as suas dívidas e ainda lhe sobrou. O Deus que nós servimos é o Deus da multiplicação. (II Reis 4)
  AS CRIANÇAS E O PRESIDENTE Hoje na caminhada eu estava vestido com uma camiseta que tem na frente estampada uma foto do presidente. Quando passei perto do portão da entrada dos alunos de uma grande escola tinha uma mãe e umas crianças ainda pequenas do lado de dentro e quando as crianças me viram abriram um sorriso e disseram unânimes o nome do presidente. Eu parei e disse: "Sim, este é o presidente, eu também gosto muito dele". Foi lindo ver aquelas crianças emocionadas ao ver a foto do presidente estampada numa camiseta. Depois eu fiquei pensando: esse presidente mudou o Brasil, mudou o sorriso de muitas pessoas e ele jamais será esquecido por esse povo que tanto o ama, a começar pelas crianças. Deus abençoou muito o Brasil através do trabalho desse homem e de sua equipe. Eu me orgulho de ter votado nele quatro vezes. (25-11-2022)
  MANHUAÇU, MG O município de Manhuaçu está situado próximo ao Parque Nacional do Caparaó e da divisa com o Espírito Santo. A cidade tem forte ligação com a Região Leste e o Vale do Rio Doce, porém oficialmente pertence a Zona da Mata. É um importante produtor de café, Manhuaçu já recebeu o nome de "Capital do Café" com mais de 18 milhões de pés de café plantados, além de possuir a maior bacia leiteira da região. Atualmente Manhuaçu é o polo econômico e de prestação de serviços da região da Vertente do Caparaó. Manhuaçu é o mais importante município da região perdendo apenas para Juiz de Fora. Recentemente foi construído em Manhuaçu o Castelo do café. (Fonte: Google).
  JESUS Amo-te Jesus, mas antes tu me amastes e aqui descestes por amor a mim. Aqui nascestes e aqui tu caminhastes e aqui sofrestes por mim. Amo-te Jesus, pois tua vida destes por mim. Na cruz morrestes pendurado, ó quanto tu sofrestes por meu pecado, por amor a mim. Jesus, meu guia santo, meu verdadeiro Deus. Jesus tu me amaste e perdoastes os pecados meus. Meu amigo, minha luz, por mim morrestes na cruz. Eu te amo meu Jesus. 24-11-2022.
  CORPO, ALMA E ESPÍRITO O que é espiritual é relacionado ao espírito. O que é carnal é relacionado ao corpo. O corpo perece, a alma permanece. O corpo vai para o pó, a alma volta a Deus. O homem possui o corpo, a alma e o espírito. Nosso conhecimento e discernimento vem do espírito. O corpo é um templo que um dia será derrubado e demolido. É falível e perecível. Tem data de validade. A alma é imperecível. O homem é o único animal que tem corpo, alma e espírito. (23-11-2022)
      DESENCONTROS Os desencontros doem. E quantos há pela vida a fora! Já me desencontrei, me perdi, depois chorei e nunca mais me encontrei. Já me desencontrei de alguém a quem eu queria muito bem. Em cada esquina, em cada rua, eu procurei a minha estrela, porém não a encontrei. Depois cansado me sentei, baixei a cabeça e chorei. Onde ela está hoje eu não sei e talvez nunca saberei. 23-11-2021
  COPA DO MUNDO A Copa do Mundo, em geral, é mais diversão, brincadeira, zoeira, do que futebol. Acompanho as Copas desde 1970 e naquele tempo era muito diferente de hoje. Depois as coisas foram mudando, muita coisa foi acontecendo dentro e fora dos campos e hoje é mais uma festa, uma brincadeira do que uma competição séria. Não torço mais desde 1998 quando aconteceram uma série de fatores que me levaram a perder a fé e a crença nesse torneio tão badalado. Na minha opinião, a final de 98 foi mais previsível do que aquele soninho depois do almoço. Se é que vocês me entendem. A partir daí, nunca mais levei Copa do Mundo a sério. (23-11-2022)
  ESSÊNCIA Nós somos uma essência, nós somos essenciais, nós somos importantes, brilhamos cada vez mais. Nós somos seres humanos, coroa do Criador, fomos criados com paz, com bondade e amor. Nós somos uma essência, produtos especiais, na prateleira de Deus nós somos todos iguais. Ali ficamos expostos, bem alegres e dispostos para então sermos usados. Somos por Deus protegidos e somos abençoados. 22-11-2022
  QUANTOS TÍTULOS TEM O ATLÉTICO MINEIRO? TÍTULOS NACIONAIS: Campeonato Brasileiro (1971 e 2021) Copa do Brasil (2014 e 2021) Súper Copa do Brasil (2021) Campeonato Brasileiro Série B (2006) Torneio Campeão dos Campeões (1978) Copa dos Campeões Estaduais (1937). TÍTULOS SUL AMERICANOS: Copa Libertadores da América (2013), Recopa Sul Americana (2014), Comenbol 92 e 97. TÍTULOS ESTADUAIS: O Atlético é o maior vencedor do Campeonato Mineiro, com 47 títulos. (Fonte: Google) (O único título importante que falta ao Galo é o Mundial de Clubes)
  O QUE PENSO, O QUE FALO o que sonho, o que proponho, o que desejo, o que almejo, o que imagino, o que abomino. Tudo faz parte de mim, faz parte da minha mente, do meu agir prudente, do meu querer consciente sabendo seguir em frente no meu caminho de paz. O que sei e o que não sei, até o que saberei para mim sempre foi lei, algo que me satisfaz. 21-11-2022.
     UM OLHAR Um olhar pode rabiscar um poema, pode ser uma cena, um diálogo, uma fala, uma escrita, uma pista. Um olhar pode ser uma flor, pode ser a síntese do amor, pode ser a essência de um artista. Cícero Alvernaz (22-11-2016)