Postagens

Mostrando postagens de abril 25, 2021
  VOCÊ CERTAMENTE VAI AMAR Você pode ler e não ver nada. Você pode nem ler, ou nem ver, simplesmente por não querer. Mas se você ler, você vai reler de tanto que vai gostar. Essa leitura é pura, ela não tem gravura, nem o livro é colorido, mas ela tem sentido, tem um lindo conteúdo que te fará suspirar. Você pode não ver nada e seguir a sua estrada do jeitinho que chegou. Mas se você ler, você vai querer reler de tanto que vai gostar. A leitura é sadia, tem amor e alegria e você certamente vai amar.
  SOU DESSE TEMPO Sou do tempo que sorvete era picolé, do tempo que tinha bala de café e a gente andava muito a pé. Nem bicicleta quase que não existia, a gente andava de noite e de dia, às vezes sem nenhuma companhia, dava até pra escutar a ventania. Sou do tempo que se andava na garupa do cavalo e quando ele pulava um rego a gente quase caía. Sou do tempo do radinho e pilha, da vitrola, da viola e da caçarola que a gente comprava e comia. Naquele tempo quase não tinha televisão e algumas só tinha "chuvisco", mas era uma tentação. Tudo era atrasado, não tinha condução, às vezes só tinha trem, algum ônibus e carona num caminhão. Que triste situação! Mas a gente era mais feliz, não tinha medo de nada, muitos andavam armados e assim se protegia, mais respeito existia e quase não tinha ladrão. Podia deixar a casa aberta que ninguém mexia. Tinha mais sossego e mais alegria. Sou desse tempo, vivi nos anos 60, tomei café de rapadura, a vida era dura, mas era muito melhor. Hoje tem
  CONFUSÃO Isto é coisa sem sentido, confundir o olho com o ouvido, a galinha com o pato, confundir pulga com carrapato, confundir verdura com mato. Confundir não faz sentido, pois cada um é cada um, cada coisa em seu lugar, não se deve confundir e muito menos comparar. Quem gosta de confusão comete muita injustiça, confunde pão com linguiça, bolo com caçarola, confunde chapéu com boné, confunde João com Mané. Confusão é besteira, coisa que não tem sentido, pois são coisas diferentes as quais não são pertinentes, é como se confundir trabalhador com bandido.
  A VIDA NA ROÇA Galinha no terreiro. porco no chiqueiro, milho no paiol, café secando no sol, banana madura no cacho, doce fervendo no tacho, roupa ensaboada na bacia, mulher fazendo almoço, pra criança, pro velho e pro moço, também pra companheirada que está puxando a enxada com muita força e fé capinando o café, cuidando da roça de milho juntamente com o filho, cada um com o seu jeito, mas todos firmes no eito cortando o mato que cresce e na roça prevalece, mas o roceiro capina como se fosse uma sina, mas, na verdade, é um cuidado que se tem com o roçado cuidando da plantação: milho, arroz e feijão, e a lavoura de café com amor e muita fé. E assim segue o roceiro na sua luta diária cumprindo a sua missão de homem trabalhador que cuida com muito amor todo dia em seu labor para o bem desta Nação.
  DIA DO TRABALHO Hoje é o Dia do Trabalho. Na verdade, todo dia é o dia do trabalho, afinal não tem "Dia da preguiça". Mas o trabalho começou com Adão e Eva no Jardim do Éden, conforme lemos em Gênesis. Deus criou aquele casal e o colocou no Jardim do Éden para lavrar, cuidar e vigiar aquele espaço grande e lindo. Depois eles foram expulsos daquele jardim, mas continuaram trabalhando ao lado dos filhos. Enfim, o trabalho não é apenas uma necessidade básica: é um mandamento divino. O próprio Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também". Todo trabalhador é abençoado e toda pessoa que trabalha tem a sua história de vida, de luta e de vitória. Trabalhar é bom, é uma necessidade e um dom.
  GRATIDÃO PELA VIDA Viva a sua vida como ela merece ser vivida. Como um prêmio que Deus te deu, como um presente que você nunca mereceu. Viva a sua vida porque ela é única, inegociável, é o maior bem que alguém pode ter o qual só será tirado de ti quando você morrer. Viva a sua vida como ela merece ser vivida. Viva com carinho, com apego, com ternura, agradeça a Deus todo dia por ela, levante, faça uma prece, olhe da janela a natureza que vem e nos encanta, canta uma canção qualquer, canta, e agradeça a Deus pela vida que Ele te deu a qual você não merece e nunca mereceu.
  O PASTEL Até onde eu sei, todo mundo gosta de pastel, mas cada um gosta de um tipo de recheio e tem recheio para os mais diferentes gostos. Eu gosto mais do recheio de queijo, o famoso pastel de queijo, outros gostam mais do pastel de carne. Mas o pastel não é só o recheio, é também a massa que esconde o recheio, o pastel é a própria massa frita. Tem dias que um pastel é muito bem vindo, mas eu já comi certos pastéis e não gostei. A massa é fundamental para que o pastel seja bom. Se a massa for ruim nada será bom. Tem pastel muito seco, pastel engordurado, pastel rachado, trincado e pastel quebrado, mas tudo isto é por culpa da massa. Mas eu falava do recheio e esse é fundamental. O recheio tem que ser bom, gostoso, com gosto de quero mais. Sendo assim ninguém resiste. 01-05-2021
  NÃO TE VI Não te vi, mas te busquei, não te vi, mas te encontrei na nuvem que passava, na estrela que brilhava, no sol que em mim ardia. Na criança que sorria, nos versos da poesia, no cão que ali passava, no gato que me olhava e na criança que chorava. Não te vi, mas te busquei, não te vi, mas te achei no olhar da moça na janela, nas cores lindas da aquarela, naquela flor tão bela. No passarinho que cantava, na tarde que chegava, na lua que brilhava, na moça que cantava enquanto alguém chorava.
  Quem gosta de tudo não gosta de nada. Quem fala de tudo não fala de nada. Quem ama tudo não ama nada. Quem acredita em tudo não acredita em nada. Enfim, é tudo, mas na verdade não é nada, não sabe do que gosta realmente. Quando diz que está falando a verdade mente quando mente diz que está falando a verdade. É inconstante no que fala e no que faz, não sabe o que é reciprocidade, nem consegue separar a roça da cidade, é alguém que não tem personalidade.
  MANDA UM TREM PRA MIM Manda um trem pra mim. Pode ser um trem escrito, ou mesmo desenhado. Quero um trem bem bonito, desenhado ou escrito numa folha ou numa tela, feito com capricho, também feito com carinho, como só você sabe fazer. Manda um trem pra mim. Um trem do jeito que eu gosto, você sabe bem como é, você conhece o meu gosto, sabe do trem que eu gosto. Manda um trem diferente que se pareça com a gente, que tenha o nosso jeito pra eu ficar satisfeito e sempre lembrar-me de ti. Manda um trem pra mim, estou esperando aqui.
  VOCÊ ME OLHOU Você me olhou e eu nem percebi. Foi um olhar sem reciprocidade, um olhar perdido na cidade cheia de gente e de carros em movimento. Foi um olhar que só durou um momento, um tempo que se fez eternidade. Você me olhou e depois sorriu, depois te olhei, mas você sumiu, e eu te procurei por todo lado. O seu olhar ficou incrustado, ficou em mim, ficou parado e parou o relógio, os seus ponteiros, parou o tempo esquecido e eu fui achado e perdido.
  Nas minhas caminhadas às vezes eu oro, choro, canto, reflito, penso e às vezes até grito. A vontade é ficar o dia inteiro caminhando, mas eu sei que o corpo e a idade não me permitem isto. Então eu paro de caminhar, mas continuo meditando.
  DIA DO ENGRAXATE Hoje é dia do engraxate com sua caixa, sua graxa, sua lata, sua escova e sua tinta o engraxate sempre perguntava: "Vai uma graxa aí?". Hoje eles são raros, fazem parte da história, fazem parte do passado quando os doutores chegavam, naquele banquinho sentavam e exigiam o sapato bem engraxado. Hoje raramente se vê algum engraxate, eles sumiram das ruas, das praças, já estão ultrapassados já fazem parte do passado.
  O SER HUMANO É UM SER ESSENCIALMENTE POLÍTICO Tem gente que fala: "Eu odeio política!". Tudo bem, amar ou odiar, seja lá o que for, é um direito seu. Eu escrevi em jornais durante 34 anos e a maioria dos meus textos, uns 80%, foram sobre política. Também publiquei umas 100 poesias. Hoje eu costumo brincar: "Muitos políticos daquele tempo sofreram nas minhas mãos", mas tinha um que eu quase sempre elogiava. Tem gente que odeia política. Odiar certos políticos eu acho até normal, mas políticos e política são coisas diferentes. Ninguém vive sem a política. Quando a gente conversa com a alguém, de certa forma estamos "fazendo política", que é uma discussão, uma troca de ideias. O ser humano é um ser essencialmente político. Quem me conhece e conversa comigo logo percebe que, entre outras coisas, eu falo muito em política e assumo que tenho grande admiração pelo nosso presidente. Por outro lado, respeito quem não gosta dele. Resumindo: política está no sangue
  O ANIMAL O animal ruge, late e urra, chora quando leva uma surra, faz festa quando alguém lhe agrada, lambe as mãos do dono, pula no colo, corre em volta, vai e depois volta, canta uma canção e dança, feito adulto, feito criança. O animal vigia a casa, corre e voa sem ter asa, se apresenta ao som de algum barulho, tem amor, carinho e tem orgulho em pertencer ao dono e vigiar a casa. O animal é mais que um ser humano, ele não guarda mágoa, não é tirano, corre, dança e voa sem ter asa.
  TODA CARNE É COMESTÍVEL Hoje eu falei com uma pessoa sobre os gostos das pessoas. Eu lhe disse que o ser humano come de tudo, dependendo do gosto de cada um. A pessoa não concordou comigo. Já vi gente comer todo tipo de carne. Alguns, por motivo religioso, não comem carne de porco, mas essa é uma das carnes mais preferidas. Eu já vi gente que come carne de boi, de rã, cobra, tatu, cabrito, cavalo (mortadela é feita de carne de cavalo), cachorro, gato e todo tipo de aves. Enfim, toda carne é comestível e tem muita proteína. Conheci alguém que comia tanajura, ouvi dizer que tem muita proteína. Eu posso dizer que não gosto de carne nenhuma, mas ás vezes como, principalmente carne de porco. Conheço gente que não fica sem uma "carninha", é carne todo dia, ou quase todo dia. Enfim, toda carne é comestível dependendo do gosto de cada um. (27-04-2021)
  CASAMENTO MODERNO Certa vez alguém me disse que quando uma pessoa se casa, na verdade está casando também com os cunhados, os sogros, os primos, enfim, com todos os parentes próximos ou distantes acrescidos de alguns conhecidos e pessoas íntimas da família. É um casamento em série. Eu achei isto um exagero, mas a vida se encarrega de nos mostrar a verdade. Casamento é um contrato plural que inclui até pessoas que a gente não conhece e quando vem os filhos o envolvimento aumenta porque geralmente todo esse pessoal citado quer tomar parte na criação e na educação dos filhos. O marido, ou pai, muitas vezes é só uma figura decorativa e o mantenedor de toda essa prole. Isto é sociedade ilimitada formada por pessoas com seus bens e até os seus animais. Isto é casamento coletivo. É isto que eu chamo de aglomeração e haja máscara pra proteger todos contra todos!
  "VOCÊ É CRENTE!" Há alguns anos eu estava numa banca de jornal olhando alguma publicação e vendo as manchetes dos jornais. Algumas pessoas estavam ali e o clima era de amizade e respeito. Portanto, o ambiente era sadio. No meio de uma conversa e outra um jovem me olhou de uma forma que eu achei diferente e me perguntou, na verdade ele afirmou: "Você é crente!". Estranhei um pouco aquela abordagem e respondi afirmativamente já esperando algum comentário. O moço continuou me olhando e falou: "Eu logo percebi pelo seu jeito de olhar". Não pedi explicações a ele porque eu também percebo muita coisa através de olhares. Nunca me esqueci da reação daquele moço diante de um simples olhar de um cristão.
  O SOL E A CHUVA O sol e a chuva nunca se encontravam. Quando um chegava o outro ia, quando um ia o outro chegava e às vezes os dois se atrasavam por isto nunca se encontravam. Os dois eram muito diferentes: enquanto um molhava o outro aquecia e secava. O sol e a chuva não eram inimigos, mas também não eram amigos, eles apenas se desencontravam. Um dia aconteceu algo que marcou muito: um se atrasou e o outro se adiantou e acabaram se encontrando. Um olhou o outro, ambos se olharam, depois se foram e nunca mais se encontraram. (27-04-2021)
  UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA Na década de 70 eu trabalhava de vendedor batendo de porta em porta em companhia do meu tio, amigo e irmão Josias. Eu saía à rua com fé e coragem. Certo dia, em São João da Boa Vista, SP, aconteceu algo que fez a gente dar boas risadas. Eu vendia roupa de cama, enxovais e ele vendia quadros de paisagens. Nós íamos de casa em casa oferecendo a nossa mercadoria. Certo dia ouvimos alguém gritando e chamando a nossa atenção. Quando olhamos para trás vimos um menino que vinha em nossa direção. Paramos e o menino falou: "Moço, o santo está de ponta cabeça!". Ele se referia ao quadro "Romeu e Julieta" que era o que a gente mais vendia. Agradecemos aquela criança e depois caímos na gargalhada. Na verdade, a gente não vendia "quadro de santo", mas o jeito que o menino falou foi muito engraçado. Meu tio se foi com quase 100 anos de vida abençoada, mas essa história ficou bem guardada e será sempre lembrada. Hoje o meu querido tio Josias esta
  MINAS Cê num pricisa ir a Minas que eu te conto como é. Mas depois que eu te contá ocê vai querê ir com fé. Minas num tem portera no coração e na mente, em Minas a gente entra divagá e dirrepente. Lá tem água e tem a serra, tem paz e nunca tem guerra, tem amizade, saudade igual não se acha na terra. Minas tem prosa boa, tem gente ocupada e a toa, tem poesia do Drummond, tem um povo muito bom que adora conversá. Tem istradinha de terra, tem lagoa e tem açude, lugá de muita saúde, de fé e de muita crença e quando se tem doença tem remédio pra curá. Toma um chá de arguma planta que logo ocê se levanta e depois pede comida, sinal que já miorô. Minas é terra boa, a gente brinca e caçoa, mais isto é verdade sim. Tem istradinha de terra margiada de capim, tem a morena que passa cheia de amor e de graça. Tem o caboco que canta que até os males espanta, tem armoço e tem janta e tem café de manhã. Tem broa e tem melado, tem biscoito bem fritado pra gente cumê todo dia. Em Minas tem tudo isto e
  VOCÊ CERTAMENTE VAI AMAR Você pode ler e não ver nada. Você pode nem ler, ou nem ver, simplesmente por não querer. Mas se você ler, você vai reler de tanto que vai gostar. Essa leitura é pura, ela não tem gravura, nem o livro é colorido, mas ela tem sentido, tem um lindo conteúdo que te fará suspirar. Você pode não ver nada e seguir a sua estrada do jeitinho que chegou. Mas se você ler, você vai querer reler de tanto que vai gostar. A leitura é sadia, tem amor e alegria e você certamente vai amar. 28-04-2021.