Postagens

Mostrando postagens de julho 11, 2021
  CANTANDO NO CHUVEIRO Tem gente que já entra no banheiro cantando. O banheiro tem uma boa acústica e o barulho da água caindo do chuveiro é como uma sinfonia, uma cachoeira morna, ou quente que desce verticalmente e inunda o espaço reservado para o banho, também conhecido como box. No banheiro todo mundo é cantor, sem plateia e sem músicos, mas cheio de vontade, carinho e inspiração. A pessoa quase se esquece de tomar banho de tão envolvido que fica naquele enlevo musical. A cantoria se prolonga até o fim do banho quando finalmente a pessoa desliga o chuveiro e se prepara para deixar o banheiro, o seu estúdio musical, aplaudido por uma plateia invisível, mas muito fiel. Terminado o show, ou o banho, é hora de enfrentar a realidade e despertar para a vida.
  UMA PESSOA COM SONO Uma pessoa com sono não consegue fazer nada além de dormir. As pálpebras ficam pesadas, os olhos se fecham e a pessoa pende de um lado para o outro sem condições de equilibrar o corpo. Enfim, quando o sono aparece tudo se perde e tudo se esquece. Já dormi no ônibus, no serviço e até na igreja. Quando eu ficava esperando a passagem do ano acordado geralmente eu dormia antes para não perder a entrada do ano novo. Hoje pra mim não existe entrada do ano novo, nem saída do ano velho. Nem aniversário eu comoro mais. Mas o sono continua. Gosto muito de dormir de dia, pelo menos umas duas horas. Com a idade a gente perde parafusos, porcas, esferas, ruelas e até um pedaço da lataria. Ninguém leva a gente a sério. Alguns ficam de olho em alguma possível herança e na aposentadoria. Nessa idade o melhor que pode acontecer é dormir - e haja sono! Se não tiver cuidado cai da cadeira e até do sofá. Por falar em sono, vou deitar um pouco.
  HÁ PESSOAS QUE SE ESPECIALIZAM EM FALAR MAL DAS OUTRAS Uma pessoa quando não gosta da outra, não gosta e ponto. Assim fizeram com Jesus e assim continuam fazendo até hoje. Quando soube que alguém falava mal de mim pelas costas a minha reação foi normal. Primeiro porque não tem ninguém perfeito e segundo porque não era verdade. Imagino que todo mundo já passou ou passa por isto. O que me entristece é que alguém que jamais deveria acreditar nisto acreditou e até alardeou. Isto, sim, foi uma grande decepção. O ser humano às vezes é ridículo e quanto mais ridículo é mais as pessoas acreditam nele. Se eu fosse me preocupar com isto, já teria morrido ou matado, no entanto estou vivo, livre, leve, solto e com Jesus ao meu lado. Isto, sim, é o que conta.
  GOSTO MUSICAL O gosto musical é muito variado, por isto existem muitos ritmos musicais. Dizem que a música é divina. A música, na sua essência, pode ser divina, mas existem muitos tipos de músicas, existem até aquelas que claramente exaltam satanás e, obviamente, essas não são divinas. Alguém me perguntou: "Que tipo de música você gosta?". Eu respondi: depende da hora e do momento, mas, em geral, eu gosto de música lenta e com um bom conteúdo. Resumindo: música pra mim tem que ter letra, conteúdo, ou seja, tem que ter poesia. Tem música que só tem refrão e fica repetindo aquilo até cansar os ouvidos. Mas, enfim, tem gosto pra tudo, pra todos os ritmos e letras. Tem gente que gosta de música dançante, como eu não danço eu não posso dizer se gosto. Nada é tão mais denso e espesso que música. Eu canto, sempre cantei em igrejas e tenho as minhas preferidas. Tem uma meia de cantores evangélicos que eu aprecio muito. Quem me conhece bem, sabe quais são eles. Não vou escrever mais
  MANHUAÇU Eu escrevo o que sinto, sou verdadeiro, não minto, sou sincero em meus escritos, nos meus gestos, nos meus gritos, e até nos meus acenos. Na minha avançada idade eu louvo a minha cidade, nos versos da minha poesia falo dela todo dia e nunca deixo por menos. Manhuaçu é seu nome, eu falo cheio de fé do Castelo do Café, de suas ruas, seus becos, seus morros e suas praças. Nesses versos que eu escrevo eu falo do seu relevo, do seu povo, do seu chão, da roça e da cidade, de tudo que dá vontade de um dia lá voltar. Do alto da minha lavra não economizo palavra para sempre te exaltar.
  UM PRESIDENTE COM A CARA DO BRASIL Vendo o grande assédio ao nosso presidente chego à conclusão que Bolsonaro me faz lembrar uma noiva: todos querem ver, nem que seja de longe. O povo sempre esperou ter um presidente sincero, alguém que fala a língua do povo, alguém que ama o povo sem diferença de cor, classe social ou religião. Alguém que realmente trabalha pelo povo juntamente com o seu time de ministros. Alguém que prima pela honestidade e ama, sobretudo, o Brasil com um patriotismo jamais visto. Ele tem muitos defeitos porque é um ser humano, mas não dá para compara-lo com aquela corja que o antecedeu.
  UM TREM Um trem é uma máquina puxando vagões. Um trem é uma condução despertando emoções. É um sonho promovendo reações. Um trem é uma vida sobre os trilhos, é uma mãe cuidando dos seus filhos sem nenhuma distinção. Um trem é um livro, uma história, um momento de amor e de glória, uma linda canção. Um trem é um sorriso puro, é uma máquina que atravessa um túnel escuro transportando cargas, ou passageiros, para algum lugar seguro.
  GENTE MALCRIADA No meu tempo de criança essa expressão era muito comum, principalmente quando se tratava de criança. Gente malcriada ficava marcada, ser malcriado era pior do que ser mal educado. Ser malcriado era não ter sido criado, não ter uma origem, uma educação básica, também conhecida como educação de berço. Uma criança malcriada era corrigida geralmente por fazer malcriações. Não respeitava os adultos, não estudava, não ajudava os pais em nada e nem sabia brincar. Na verdade, gostava mesmo era de brigar. Um adulto assim geralmente foi uma criança malcriada e os pais não lhe impuseram limites e ela cresceu fazendo malcriações por onde passava. Criança assim cuspia nos outros, jogava pedras, respondia mal, maltratava os animais e não estudava. Às vezes ficava 4 anos só na primeira série e depois era retirada da escola. Uma situação triste que, infelizmente, era comum naquele tempo.
  CACHORRO FAZENDO CAMINHADA Hoje vi um cachorro fazendo caminhada. Os animais geralmente são inteligentes e até cuidam da saúde. Ele estava bem apressado, nem parou pra me falar um "oi", ou um "bom dia". Hoje dei 5 voltas, caminhei 56 minutos num ritmo bom, sem puxar muito, sem exagerar nos passos para não deslocar alguma coisa. Não sei quantas voltas o cachorro deu. Na verdade, nem sei por que estou escrevendo isto. Tem gente - e este é o meu caso - que escreve como se estivesse tomando água (Drummond escreveu sobre isto falando de sua escrita). Seja como for, o importante é caminhar e escrever também, mesmo que ninguém leia, ou até mesmo faça cara feia só de olhar. O cachorro fazendo a sua caminhada serve de exemplo para muita gente.
  O GOSTO É VARIADO Gosto é uma coisa tão pessoal, tão íntima! Imagina um cara inventar de escrever e ainda por cima escrever poesia. Gosto é isto, é algo inexplicável e que deve ser respeitado, mas nem todos respeitam. Minha cabeça parece uma abóbora, mas não é. Por isto eu penso e às vezes escrevo. Gosto é isto, o cara tem um gosto estranho, mas isto é problema dele. O que é estranho pra mim, pode ser algo natural para outra pessoa e vice versa. Imagina escrever poesia no século XXI! Hoje quase ninguém escreve mais nada e geralmente não lê nada. Mas se tem regra, também tem exceção. Isto é assim porque o gosto é variado e ninguém tem nada comigo se eu gosto de melado. Até rimou!
  EU SOU DE MINAS GERAIS Minha terra é bonita qual moça vestida de chita, minha terra tem encantos, ladeiras, morros e santos. Minha terra tem poesia, mas isto você já sabia, pois disto eu já falei. Minha terra tem beleza que eu, na verdade, nem sei. Minha terra tem campinas, tem suas lindas meninas, tem montanhas e tem fontes, água debaixo da ponte corre limpa e cristalina. Minha terra tem palmeira onde canta o sabiá, eu dela tenho saudade, faz tempo que não vou lá. Minha terra, meu Estado, é um mundo encantado, terra linda até demais. Dela eu tenho saudade, do amor, da amizade e de tantas coisas mais. Minha terra tão bonita, por ela meu peito se agita, eu sou de Minas Gerais.
  DIÁLOGO COM UM COMUNISTA Eu não quero! -Mas você não tem querer! Mas eu não quero. -Você não tem querer, você tem que fazer, obedecer, mesmo sem querer. E se eu não fizer? -Eu não sei o que vai ser, mas é melhor você querer. Eu não quero! -Você não tem liberdade. É melhor pegar, ou pegar. E se eu não quiser pegar? -Alguém vai te pegar, te maltratar e você não vai gostar. Eu não tenho escolha? -Aqui não há escolha. Quem escolhe somos nós. (pausa) Então seja o que vocês quiserem. -Muito bem, é assim que se diz, é assim que se faz.
  FRIOZINHO CHATO Está um friozinho chato. Acabei de tomar banho e ele saiu comigo do banheiro, mas agora parece que já foi embora. O frio não se manca, ele aparece de repente e esfria a gente. No banheiro ele fica de lado, é só desligar o chuveiro que ele aparece do nada e começa a esfriar. A gente tem que se enxugar e sair logo, colocar uma roupa para espantar ele. Mas ele fica de lado e se a gente bobear ele volta. O frio não se manca, o lugar dele é lá fora. Nessa época do ano, o frio aparece do nada, vem no vento, ou sai debaixo da terra só para provocar a gente. Está um friozinho chato, mas agora já estou quente, estou de blusa e pijama e mais tarde vou estar debaixo da coberta deitado na cama.
  MUITO OBRIGADO A VOCÊ! Muito brigado a você que lê e curte as minhas postagens. Você que tem paciência a ponto de ler o que eu posto e ainda deixa aqui a sua curtida. Sei que nem sempre acerto, mas sempre tento fazer algo, pelo menos legível. Nem sempre faço como eu gostaria, mas me esforço para deixar aqui a essência da minha poesia e isto é muito gratificante. É bom contar com a sua presença nesta página, curtindo e comentando as minhas postagens. Muito obrigado, mais uma vez!
  A QUE PONTO CHEGOU O COMUNISMO! Cuba escolheu o comunismo, não deu certo e agora culpa os países capitalistas como se eles fossem culpados pelo fato do comunismo não dar certo. E o País mais acusado são os Estados Unidos. Cuba é o retrato, é a prova de que o comunismo não deu e não dará certo em lugar nenhum do mundo. O PT tentou transformar o Brasil numa extensa Cuba. Ainda hoje, esse é o sonho dos comunistas brasileiros que tem como aliados uma grande parte da imprensa e a maior parte da classe artística. Alguém já viu algum país comunista que deu certo? O capitalismo não é perfeito, mas ainda é o melhor regime porque valoriza os ricos e também os pobres. No capitalismo os pobres tem chance, no comunismo eles não tem nem comida.
  O GRILO Tem um grilo cantando aqui do lado da minha casa. O seu cantar não me deixa relaxar. O seu cri cri cri eu já ouvi e até me cansei de ouvir, pensei em manda-lo embora, mas logo desisti. Não entendo de grilo, pensei em persegui-lo, mas ele é invisível. Não sei o que fazer e nem o que dizer, calar o grilo é impossível. Melhor deixar pra lá, uma hora ele se acalma. Não entendo a sua cantiga. O começo desta poesia quem me disse foi uma amiga, achei importante demais, são dela os direitos autorais.
  DIA DO HOMEM Hoje é o dia do homem, mas quem é o homem? O homem é uma pessoa do sexo masculino, pode ser um ancião ou então ser um menino, usar calça apertada, ou usar "boca de sino", pode ser um bobão, ou ser um ladino. O homem está por aí, pode ser grande ou ser pequenino. Hoje quando me olhei no espelho, me vi e me lembrei: hoje é o dia do homem, estou sozinho aqui. O primeiro homem foi Adão que vivia num jardim, trabalhava e caçava todo dia. Mas ele se cansou daquela vida mesquinha e então Deus lhe arrumou uma linda companhia e o homem pôde ter seus momentos de alegria.
  DESMANCHA PRAZER Quando eu era criança ouvia muito essa palavra e não sabia o que era isto. Depois eu acabei aprendendo com a vida o que é um "desmancha prazer". Hoje vejo muitos por aí e até convivo com alguns. Será que eu não sou um desmancha prazer? Hoje isto é tão comum! A pessoa que tem esse defeito geralmente é indiscreta e ataca sempre na surdina. Fica escutando tudo e preparando o bote. Quanto o assunto está ficando bom ela abre a boca: "Não é bem assim não! Eu vi ele, ele é feio, cospe de lado, parece que nem toma banho todo dia". Ou então fala: "Ela é estranha, usa umas roupas cafonas, já fui na casa dela. Não vi nada engraçado nela". Essa pessoa desmancha o prazer, acaba com o humor de qualquer um, está sempre "por baixo", parece ser mal amada, ou nunca foi amada. O mundo está cheio de gente assim. Até na igreja eu já vi. "Eu não gosto desse pastor, ele fala muito alto". E a gente tem que aguentar pessoas assim, afinal, ela
  CANTANDO NO CHUVEIRO Tem gente que já entra no banheiro cantando. O banheiro tem uma boa acústica e o barulho da água caindo do chuveiro é como uma sinfonia, uma cachoeira morna, ou quente que desce verticalmente e inunda o espaço reservado para o banho, também conhecido como box. No banheiro todo mundo é cantor, sem plateia e sem músicos, mas cheio de vontade, carinho e inspiração. A pessoa quase se esquece de tomar banho de tão envolvido que fica naquele enlevo musical. A cantoria se prolonga até o fim do banho quando finalmente a pessoa desliga o chuveiro e se prepara para deixar o banheiro, o seu estúdio musical, aplaudido por uma plateia invisível, mas muito fiel. Terminado o show, ou o banho, é hora de enfrentar a realidade e despertar para a vida.