Postagens

Mostrando postagens de março 19, 2023
  PREGUIÇA Dizem que tem o bicho-preguiça. Eu tenho preguiça, mas não sou bicho. Tem dia que dá uma preguiça! A gente tem preguiça de levantar e depois que levanta tem preguiça de caminhar e depois que caminha tem preguiça de chegar e depois que chega tem preguiça de trabalhar e depois que trabalha não vê a hora de descansar e depois que descansa tem vontade de continuar. Tem gente que fala que isso é verme, mas isso é preguiça mesmo. Só se esse tal de verme tem nome de preguiça. Dizem que tem o bicho preguiça. Eu tenho preguiça, mas não sou bicho. Se eu fosse bicho eu seria um bicho preguiçoso e manhoso. Tem dia que eu tenho preguiça até de escrever e depois eu tenho preguiça de ler. (25-03-2023)
  REINALDO - UMA JUSTA HOMENAGEM Reinaldo José de Lima, o Reinaldo, ou simplesmente Rei, nasceu em 1957 em Ponte Nova, MG, foi um dos maiores jogadores de futebol da história do Brasil. Encerrou a sua carreira precocemente por motivo de contusões. Uma homenagem a ele, que é extensiva a todos os jogadores do Galo que hoje completa 115 anos de fundação. Jogando pelo Atlético, Reinaldo marcou 255 gols.
  Seu olhar de menina desprotegida atrai o meu olhar. Nos olhamos e nos afastamos aos poucos sentindo a luz que nos toca. Sem palavras falamos e nos comunicamos no espaço imenso que nos une. De novo nos olhamos e uma estrela pisca no seu olhar. Tudo nos aproxima e nos separa na magia desse momento. (Cícero Alvernaz)
  DIA 25 DE MARÇO DE 2023 115 anos de fundação do Clube Atlético Mineiro, muita história e muitos títulos: 48 campeonatos mineiros Campeão dos campeões, 1937, Bi campeão brasileiro, Bi campeão da Copa do Brasil, Bi campeão da Copa Sul Americana, Campeão da Libertadores, 2013, Campeão da Recopa, 2014, Campeão da Super Copa do Brasil 2021, Campeão de vários torneios na Europa. Galo, um multi campeão. História, conquistas e tradição, jogando tanto no Independência quanto no Mineirão e a partir do fim deste ano terá o seu estádio próprio, a Arena MRV. Parabéns, Galo! (25-03-2023)
  TEMPINHO GOSTOSO Eu cumeço a lê poisia, intão o zoio sai água. Num é tristeza nem mágua: é talvez uma lembrança do meu tempo de criança, ou pode sê de repente um amor que já se foi. Talvez o tempo na roça, o pilão e a carroça, ou mesmo o carro de boi. O verso me leva pra longe, dispois me trais devagar, intão eu fico a pensar em tudo que se passô. A poisia me istremece, as veiz a lágrima desce como um rio piquinino, então eu lembro saudoso de um tempinho gostoso de quando eu era minino. (25-03-2023)
  ENQUANTO OS CÃES LADRAM A CARAVANA PASSA De vez em quando os cães da vizinhança se põem a latir e parece que nunca vão parar. Eu fico pensando o que deve estar acontecendo, ou o que poderá acontecer. Depois os latidos cessam e finalmente vem o silêncio. Por que os cães ladram? Alguém disse que eles vigiam a casa, se fosse assim era só arrumar uns dois ou três que os ladrões nem passariam perto. Ao invés de guardas armados era só arrumar uns cães e tudo estaria resolvido, além de ficar bem mais barato. Os cães ladram porque essa é a sua natureza, assim como os galos cantam e os gatos miam. Tem gente que se levanta e ralha com os cães barulhentos que não deixam as pessoas dormirem em paz. Os cães que realmente são bravos e perigosos não ladram. Portanto, os latidos fazem parte da raça dos cães, são os chamados vira-lata. Já diziam os antigos: "Cão que late não morde". 25-03-02023
  CAMINHADA Andar sem rumo por aí, acenar para alguém, cumprimentar, por a mão no bolso, olhar pra trás com medo de estar sendo seguido, andar mais rápido, procurar um lugar mais seguro, atravessar a rua, correr um pouco, se fingir de louco, olhar as horas, desconfiar de tudo, se assustar com um animal que atravessa a rua, mas apesar de tudo a caminhada continua. 24-03-2023
  UMA FLOR Quando você ver uma flor, só admire. Não ponha a mão nela, não arranque a flor, não despetale a flor, respeite-a. Você pode sentir o seu perfume e admira-la. Você pode até fotografa-la, mas não mexa nela. Aquela flor é o sorriso de Deus, é a bênção da Natureza, é a beleza materializada e ela deve ser amada e cuidada por uma pessoa abençoada. Quando você ver uma flor, apenas cuide dela. 20-03-2023
  SOLIDÃO É O MEU NOME Ninguém gosta de solidão, mas isto não depende de gostar, ou não. É um fato, é algo que aparece como uma nuvem que desce e a nossa vida escurece. Não depende só de mim, não é uma questão de querer ou gostar. Solidão vem e se instala sem avisar. No começo a gente chora, mas com o tempo a gente se acostuma. Solidão é o meu nome na fartura e na fome e às vezes uma dor reaparece e me consome, mas uma hora ela passa e se vai como uma chuva que mansamente cai. (21-03-2023)
  O INCRÍVEL MUNDO DA ESCRITA Quando você for escrever qualquer coisa comece sempre com a letra maiúscula e use sempre essa letra depois de um ponto final. Não esqueça de usar a vírgula, o ponto e vírgula e os dois pontos e, logicamente, o acento, ou a acentuação. Isto é básico em qualquer escrita. Claro que outras pontuações também são usadas como: o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!). Escrever não é apenas encher uma folha, ou uma pauta, de letras, sem noção de frases, perguntas e parágrafos. Para que o leitor entenda o que foi escrito é necessário que se use esses componentes. Escrever não é apenas estudar e aprender: é sobretudo gostar de escrever e praticar no dia a dia. Geralmente quem gosta já começa praticando antes mesmo de entrar na escola. É assim que tudo acontece e floresce nesse incrível mundo da escrita. 21-03-2023)
  Ver-te, verde, verdade, no amor, ou na amizade, de perto, ou de longe, com desejo e com saudade. 21-03-2023
  CANÇÃO DA ROÇA Vejo a roça, o milharal, vejo o pasto, o cafezal, vejo na vargem o arrozal. Vejo a beleza que a tudo cobre, vejo o rico e vejo o pobre, vejo o pasto, vejo o gado, e sinto você do meu lado. Tanta beleza na natureza e tanta festa no fim do dia. Vejo as flores com suas cores e sinto paz e alegria. Ouço o cantar dos passarinhos enquanto eu fico aqui sozinho pensando sempre no seu carinho. 21-03-2023
  CHOVE DE NOVO Chove de novo, de novo chove. Choveu ontem, chove hoje e deverá chover amanhã. Por que chove tanto? Dizem que a chuva é o pranto de Deus. Dizem que a chuva é a lágrima do céu, é a água que vem regar a terra, vem regar as plantas e encher os rios. A chuva é o presente do céu que dá vida à natureza e com certeza faz brotar a relva, faz crescer a planta e vem regar a flor. 22-03-2023
  SERES SUPERIORES Tem pessoas que vivem e agem como se fossem seres superiores, bem dotados física e mentalmente, privilegiados, superiores e detentores de um poder sobrenatural. Pessoas que não nos cumprimentam, não dão nenhuma atenção, não se misturam com as outras e nem se comunicam. Pessoas que se acham privilegiadas como seres habitantes de alguma outra região, ou galáxia. Eu conheci e já trabalhei com gente assim. Conheci e conheço gente assim. O mais incrível é que essas pessoas são iguais a todas as demais. Física e mentalmente, não tem nenhuma diferença e quando descobrirem isto já será muito tarde, pois todos nós, seres humanos, teremos o mesmo fim. Até onde eu sei, até agora ninguém ficou pra semente. (22-03-2023)
  UM ABRAÇO Um abraço é um laço que prende e solta, que vai e que volta e faz muito bem. Um abraço é um traço que marca a vida, é um riso, amor, paraíso, é tão forte que cura ferida. 23-03-2022.
DAR Dar sem esperar que venha algo em troca. Viver sem querer ser mais, ou ser maior. Se contentar com o que tem para você e para alguém. Falar pouco e dizer muito, falar com conteúdo e às vezes ficar mudo. Reconhecer os outros e até elogiar. Viver e ser exemplo, seja na terra, ou no mar. Enfim, em tudo que fizer, procure sempre agradar. 23-03-2023
  MINHAS PARTICIPAÇÕES NA EDITORA ULTIMATO Colaboro com o Site da Editora Ultimato, sediada em Viçosa, MG, desde 2008. Escrevo crônicas entremeando o texto com algumas poesias que estejam de acordo com o tema. Tenho hoje 590 textos publicados no Site daquela importante Editora de cunho evangélico. Felizmente os meus textos têm boa aceitação, pois tenho, creio eu, milhões de visualizações. Os temas são variados, mas a maioria enfoca a questão espiritual em relação ao mundo no seu contexto geral. Para mim, é um privilégio expor as minhas ideias e "soltar o verbo" de forma livre e, sobretudo, consciente. (23-03-2023)
  SOFRIMENTO Falo de dor e sofrimento porque falo da vida. Antes de falar de mim, eu falo das demais pessoas. Vivemos num mundo plural, ninguém é uma ilha, como já disse alguém. O sofrimento faz parte da vida. A discussão, o desentendimento, o fim do namoro, os planos indo por água abaixo e uma lágrima teimosa rolando na face. Não podemos negar nem disfarçar e muito menos ignorar. O sofrimento faz parte da vida, é um aprendizado às vezes duro e doído, mas é necessário. Falo de sofrimento, de dissabor e desentendimento, de discussão e de lamento, pois tudo isto faz parte da vida. Depois da morte não haverá mais sofrimento. Pelo menos é isto que se espera. (23-03-2023)
  O POETA NÃO DORME O poeta não dorme. Ele se abraça ao sono e vagueia pela noite. O poeta fica contando estrelas enquanto as pessoas dormem. As estrelas sorriem para o poeta e o acham o máximo. Ele se encanta com tudo que vê dentro da noite. Para o poeta não há noites nem dias. Ele sempre saúda a todos com um "bom dia" independente da hora que seja. O poeta não dorme, mas fecha os olhos e descansa, com o seu coração carregado de esperança. Cícero Alvernaz (autor)
  ESSA BRIGA PROMETE SER FEIA Estou acompanhando a discussão, a revolta dos torcedores devido a mudança do mascote do Cruzeiro. Quem me conhece sabe que eu sou Galo, mas esse assunto, de certa forma, me interessa. Mexeram com o coração da torcida, afinal um mascote representa o clube, a torcida, a história da agremiação. Mascote não é apenas um símbolo, mas é parte integrante da história e da vida do clube. A coisa está fervendo literalmente e promete mais confusão. Ninguém se arrisca em sequer imaginar no que vai dar todo esse imbróglio envolvendo o mascote Raposão. Essa briga promete ser feia. (24-03-2023)
  COMBATI O BOM COMBATE Todo dia eu recebo as minhas lembranças, ou seja, as minhas postagens anteriores. Gosto de dar uma olhada e repostar alguma coisa. Fico admirado com o tanto de coisas que eu já escrevi e isto me dá a sensação do dever cumprido. Costumo afirmar que a única coisa que me falta é morrer, aqui eu não tenho nada mais a fazer. Já trabalhei muito, me aposentei, já sofri, já chorei, já amei sem ser amado e já fiz de quase tudo um pouco. Escrevi muito, quase ninguém leu nada, mas a minha parte eu fiz. Creio que agora já posso dizer como Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça". (II Timóteo 4. 7) 24-03-2023
  FOI DEUS QUEM QUIS ASSIM Eu estava dando uma olhada em alguns dos 590 textos que eu escrevi para a Editora Ultimato e lendo alguns fui muito tocado e não consegui ficar sem me emocionar. Sou um cronista nato, às vezes só de ver uma cena que me chama a atenção a crônica já me provoca. Algumas histórias são muito emocionantes, outras são engraçadas e outras não são quase nada, mas também fazem parte do meu dia a dia. Tem algumas muito tristes e tocantes que, pra ser sincero, nem consigo reler. A minha sensibilidade chega a ser preocupante diante de certas situações e isto acaba me desgastando. Na verdade, nem sei como eu consegui chegar até aqui. Enfim, foi Deus quem quis assim. (24-03-2023)
  DORMIR COM ESSE CALOR Dormir com esse calor deve ser um horror. Suado, molhado, cansado, de comprido, de lado, virado... Dormir e depois sonhar que caiu no mar e vai se afogar. Sonhar com fogo um sonho quente que queima a gente, mesmo sem cobertor. Dormir com esse calor, seja como for é desesperador, não refresca nem se ligar o ventilador. Mas eu vou me deitar e se eu não conseguir dormir eu vou me levantar e sair e pelo quintal eu vou caminhar. 18-03-2023
  MÚSICA NA FEIRA Hoje tinha banda musical na feira de domingo. Tinha casais e crianças assistindo. Tinha gente compenetrada, gente gostando e gente sorrindo. Tocaram músicas antigas que fizeram muito sucesso, músicas de antigos carnavais e muito mais. É bom voltar ao passado e ouvir sossegado essas preciosidades, isto dá saudade. É bom ir a uma "feira cultural" pra gente descontrair um pouco e recordar o passado. A gente ouve calado e fica maravilhado. Música só faz bem, música não faz mal a ninguém. (19-03-2023)
  "Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram". (Romanos 12.15). Umas das atitudes mais ridículas que pode acontecer é uma pessoa zombar ou dar risada de alguém que está chorando. É um ato desumano, é como tripudiar sobre alguém. Paulo, apóstolo, escreveu esses versos acima, certamente ele tinha motivos para assim escrever. A alegria é algo bom, é algo doce enquanto o choro é exatamente o contrário. Devemos respeitar alguém que chora e se possível procurar consola-lo. É assim que a Bíblia ensina. (19-03-2023)
  HOMENAGEM A BELO HORIZONTE Belzonte, BH, Berolizonte, capital de Minas Gerais, cidade que eu gosto demais. Belo Horizonte rodeada de montes, da Serra do Curral com seu povo sem igual, seu pão de queijo e até um beijo no rosto, ou na face, um gostoso almoço com arroz, feijão e alface. Belo Horizonte, cidade onde fui e tenho boa lembrança. É a capital mineira, terra boa, hospitaleira, dos velhos, dos moços, e das moças faceiras. 19-03-2023
     ESCREVI TANTO QUE NÃO DÁ PRA CONTAR Jesus escreveu na areia, também escrevi na areia, já escrevi na parede, já escrevi no chão. Já escrevi no papel, já escrevi na madeira, já escrevi na poeira. Já escrevi no prato com uma colher, já escrevi na sopa um nome de mulher. Já escrevi no ar usando a imaginação, já escrevi o seu nome e desenhei um coração. Já escrevi na mão, fiz até anotação. Já escrevi em tanto lugar que nem dá pra contar. 20-03-2023 Todas as reações
  UMA FLOR Quando você ver uma flor, só admire. Não ponha a mão nela, não arranque a flor, não despetale a flor, respeite-a. Você pode sentir o seu perfume e admira-la. Você pode até fotografa-la, mas não mexa nela. Aquela flor é o sorriso de Deus, é a bênção da Natureza, é a beleza materializada e ela deve ser amada e cuidada por uma pessoa abençoada. Quando você ver uma flor, apenas cuide dela. 20-03-2023
  SOLIDÃO É O MEU NOME Ninguém gosta de solidão, mas isto não depende de gostar, ou não. É um fato, é algo que aparece como uma nuvem que desce e a nossa vida escurece. Não depende só de mim, não é uma questão de querer ou gostar. Solidão vem e se instala sem avisar. No começo a gente chora, mas com o tempo a gente se acostuma. Solidão é o meu nome na fartura e na fome e às vezes uma dor reaparece e me consome, mas uma hora ela passa e se vai como uma chuva que mansamente cai. (21-03-2023)
  O INCRÍVEL MUNDO DA ESCRITA Quando você for escrever qualquer coisa comece sempre com a letra maiúscula e use sempre essa letra depois de um ponto final. Não esqueça de usar a vírgula, o ponto e vírgula e os dois pontos e, logicamente, o acento, ou a acentuação. Isto é básico em qualquer escrita. Claro que outras pontuações também são usadas como: o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!). Escrever não é apenas encher uma folha, ou uma pauta, de letras, sem noção de frases, perguntas e parágrafos. Para que o leitor entenda o que foi escrito é necessário que se use esses componentes. Escrever não é apenas estudar e aprender: é sobretudo gostar de escrever e praticar no dia a dia. Geralmente quem gosta já começa praticando antes mesmo de entrar na escola. É assim que tudo acontece e floresce nesse incrível mundo da escrita. 21-03-2023)
  CANÇÃO DA ROÇA Vejo a roça, o milharal, vejo o pasto, o cafezal, vejo na vargem o arrozal. Vejo a beleza que a tudo cobre, vejo o rico e vejo o pobre, vejo o pasto, vejo o gado, e sinto você do meu lado. Tanta beleza na natureza e tanta festa no fim do dia. Vejo as flores com suas cores e sinto paz e alegria. Ouço o cantar dos passarinhos enquanto eu fico aqui sozinho pensando sempre no seu carinho. 21-03-2023
  LÁ LONGE Lá longe o longe se expande, tudo fica pequeno e grande como o rio, como o mar. Um abraço abraça tudo e eu daqui olhando tudo fico feliz, fico mudo. 22-03-2022