Postagens

Mostrando postagens de maio 2, 2021
  PERDIDO Quem está perdido não corre o risco de se perder e poderá se achar, ou achar o que perdeu. Quem está perdido não está vencido e na verdade ainda não se perdeu. Estar perdido é estar fora do seu lugar, talvez sozinho a vagar até um dia se encontrar. Já estive perdido e não me desesperei. Não busquei saída, não pensei em tirar a vida e não me desesperei. Para ser sincero, eu até gostei. Estar perdido é uma sensação boa, poder andar a toa na cidade ou na floresta. Para quem está perdido tudo é festa, porque não precisa ter medo de se perder. Quem está perdido não corre o risco de se perder e poderá se achar, ou achar o que perdeu.
  MEU SÁBADO Meu sábado já se foi, meu dia quase se foi, mas foi bom enquanto durou. Um sábado é um dia especial. Ele fica entre sexta e domingo, é uma ponte, é uma fonte, é uma esperança como o olhar de uma criança. O sábado fala com a gente, brinca, dá risada e depois quando vai embora ele abre as portas para o domingo entrar. A gente se despede sem sorrir e sem chorar.
  MÃE Mãe, minha mãe, minha flor, meu jardim, és tudo pra mim, princípio e fim, estrela no céu, abelha e mel, sonho e canção. Livro aberto, caminho certo que ao bem me conduz. Calor e luz, fé e esperança, sonho de criança, amparo e cuidado, tesouro amado, rico e delicado de muito valor. Mãe, minha mãe, carinho, ternura, fiel criatura repleta de amor. 08-05-2021.
  O PEDIDO Quero lhe fazer um pedido! -Pode fazer! É um pedido meio estranho... -Seja o que for, pode pedir. Pode mesmo? -Sim, você pode pedir o que quiser, só não sei se eu vou poder te atender. Eu vou pedir sim, se não me atender eu saberei entender. -É assim que se diz, afinal ninguém é obrigado a nada. Eu sei, nessa vida a gente só é obrigado a fazer três coisas: Nascer, viver e depois morrer. -Sim, mas você não vai pedir? Pensando bem, acho que não vou pedir. -Se arrependeu, ou só quer me enrolar? Nenhum dos dois. -Não é hora de brincadeira... Não é brincadeira, eu só queria um dinheiro emprestado. (pausa) -Eu não empresto dinheiro, mas se você quiser eu posso lhe dar o número do telefone do Banco. Deixa pra lá! Isto eu já tenho.
  VOCÊ MANDA, OU É MANDADO? Esse mundo é composto por dois tipos de pessoas: as que mandam e as que são mandadas. Há um ditado que diz: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Mas às vezes a pessoa obedece por medo. Quem manda pode e não pede, manda e obriga, sob pena de castigos severos. É assim que é a vida. Aliás, sempre foi assim. O primeiro que nos mandou é a nossa mãe, depois vem o nosso pai, depois vem o patrão, depois vem o político, ou o nosso líder religioso. Alguém já disse: "Lá em casa é a mulher quem manda e ai de mim se não obedecer!". O mundo se divide entre os que mandam e os que são mandados. Isto é fato, não é brincadeira. Quem nunca passou por isto? É a lei da vida. De uma forma ou de outra estamos sendo mandados todo dia e às vezes quando não obedecemos somos castigados. Agora me responda; Você manda, ou é mandado?
  TODO DIA É O DIA DAS MÃES Dizem que domingo é o "Dia das mães". Eu já acreditei nisto, hoje não acredito mais. O dia das mães é todo dia, pois todo dia ela cuida dos filhos, às vezes dos netos e até do marido. Por que esperar um ano para festejar o dia das mães? Tem coisas que não dá pra engolir. O cara namora todo dia e depois "comemora o Dia dos namorados". Hoje tem dia de tudo, todo dia o comércio comemora o dia de alguma coisa e o cidadão, às vezes ingênuo, cai nessa esparrela. Mãe é todo dia e todo dia é o dia das mães, assim como também é o dia dos pais. Agora tem até o "Dia dos avós", mas os avós não são pais? E a gente nunca se manca que isso tudo é uma invenção do comércio para fomentar as vendas. Parece que a gente não usa a mente, o senso crítico e fica engolindo tudo e algumas coisas não digerem muito bem. O dia das mães é todo dia, pois todo dia a mãe cuida do filho, da casa e merece ser homenageada todos os dias.
  DESPREZO Você quer agradar alguém e a pessoa se desagrada. Você quer fazer um favor, ajudar de alguma forma e a pessoa não aceita, vira o rosto, rejeita e você desiste, depois fica triste amuado e sem entender. Você fala algo agradável, elogiável e a pessoa vira o rosto e finge que não ouviu, nem entendeu. Você sorri e a pessoa vira o rosto com desprezo e desgosto. Parece que nada que você faz soa bem, cai bem ou se traduz em algo bom. Então você desiste e se vai sem entender o porquê daquele desprezo.
  A VIDA É UM SEGREDO A vida é um segredo e não adianta ter medo, pois mais tarde ou mais cedo a gente vai morrer. Morre-se de doença, de acidente ou até de desavença. Morre-se jovem, velho, ancião, de algum vírus, ou do coração, morre-se até de susto e isto não é justo. Já tive medo da morte, hoje tenho simpatia por ela, principalmente quando penso na possibilidade de reencontrar pessoas queridas com as quais convivi nesta vida e depois senti muito a sua partida. Já vivi bastante, já sofri e chorei muito, já amei e me decepcionei. Chorei muito por alguém que um dia simplesmente me olhou e disse: acabou! Na hora foi normal, mas depois me senti muito mal. Senti, num momento, que eu não significava nada para essa pessoa. Felizmente consegui superar. A vida é um segredo e não adianta ter medo. O que tiver que acontecer certamente acontecerá.
  O MINEIRO NO TREM O mineiro entrou no trem e se ajeitô na poltrona para aproveitá melhor a viagem. O trem partiu, saiu e se desembestô pela linha, de vez em quando apitava e o mineiro acordava com os urros do trem. Aquele sacolejo fez o mineiro dormir, mas o apito do trem fez ele acordar. Dorme, acorda, dorme acorda e nunca chega. O mineiro quando acordava ia confirmá se ainda não tinha chegado e quanto faltava para chegá. O trem parô e ficô parado um bom tempo e o mineiro ficou preocupado, pois não queria se atrasá. Depois saiu de novo e quando parou de novo o mineiro chegô a pegá os seus trem pensando em apiá ali mesmo. Mas alguém lhe informô que ainda não tinha chegado ao seu destino. O mineiro voltô a sentá e acabô durmindo de novo e quando acordô percebeu que já tinha passado o seu ponto onde ia descer. Parece que o mineiro e o trem não se entendiam muito bem e aquela viagem nunca ia terminá. O mineiro tornou a durmi e quando acordô percebeu que na verdade ele estava deitado na
  ELA É DE MINAS Ela é de Minas, bem longe daqui. Mora não sei onde, mas eu já a vi. Sei que ela é bonita de cabelo preso ou solto, vestida de chita, ou outro tecido, mas isto não importa, não faz diferença, seja o que ela fala, seja o que ela pensa, seja o que ela gosta, ou não gosta. Eu sei que ela é de Minas, isto me lembro bem pelo seu jeito de falar e de sorrir. Seu sorriso me atrai, sua linda voz me inspira, sua presença me acalma, faz se alegrar minha alma, faz meu corpo delirar. Ela é de Minas, disso eu tenha certeza por sua delicadeza e pelo seu jeito de falar.
  MEDO DE AMAR Muitas pessoas não amam porque tem medo de amar. Muitas pessoas tem medo, sim, tem medo de se entregar, de se dar e depois perder. Medo de sofrer, medo de viver e medo de morrer. Mas esse medo, que não se explica, acaba sufocando, acaba maltratando mais, muito mais do que o amor. Muita gente podia amar, mas esse medo impede e isto resulta em tantas pessoas tristes e sofridas vagando por aí. Muitas pessoas tem medo de amar e depois sofrer por isso preferem viver sem amar, mas o maior sofrimento é não amar.
  PARECIA BRINCADEIRA Parecia brincadeira que a gente brinca todo dia correndo no quintal e fazendo folia, brincadeira sem maldade, brincadeira com respeito, brincar com cuidado e com jeito pra não machucar a pessoa, para não ferir ninguém, uma brincadeira a toa. Mas não era brincadeira, era algo muito sério que depois foi comprovado e me deixou apaixonado pensando a tarde toda no seu jeito de me olhar, naquele gesto tão puro segurando minha mão e que fez bater tão forte o meu fraco coração. Aquilo não foi brincadeira, pois me deixou bem assim com esse aperto no peito, com este jeito sem jeito pensando em você e em mim.
  ESCREVER Escrever é saber colocar as palavras, desenhar as palavras sem lápis de cor quando elas ficam bem postadas, coloridas e lindas como uma flor. As palavras brincam no papel ou na tela como passarinhos na janela, como comida na panela e sorriso nos lábios de moça. As palavras saltam e dão cambalhota no ar enquanto eu fico a olhar bobamente a suspirar. Eu amo essas palavras que saltam de mim, que brotam no meu peito e me deixam feliz e satisfeito. Eles fazem parte do meu dia e enfeitam de amor a minha poesia.
  DESENHO DE MINAS GERAIS Fiz um risco no chão, escrevi na areia, mas alguém não gostou e fez cara feia. O que eu escrevi não foi nada demais. Eu posso dizer para quem quiser ler: naquela mensagem fiz uma homenagem a Minas Gerais. Eu ali desenhei o mapa de Minas, seus rios, lagoas, belezas tamanhas, também desenhei suas lindas montanhas. Desenhei as riquezas, desenhei muito mais: também as belezas e toda grandeza de Minas Gerais. Depois que eu fiz minha obra de arte desenhada no chão escrevi o meu nome e o meu sobrenome por recordação. E do lado pintei com muito capricho o meu coração. Cícero Alvernaz, (autor)