Postagens

Mostrando postagens de novembro 3, 2019
A FALTA QUE EU NÃO FAÇO É triste descobrir que eu não faço falta. Minha presença não significa nada, não altera nada, não é vista, nem sentida, não é morte, nem é vida. Enfim, eu não faço falta e só agora percebi a falta que eu não faço. Quando chego ninguém liga, não me abraça e comigo só briga. Quando saio ninguém responde o meu "tchau", nem aceita o meu abraço, só faltam dizer: "já vai tarde". Quando chego ninguém percebe, nem me recebe, simplesmente me ignora e quase me manda ir de novo embora. Eu não faço falta, sou ignorado, sou deixado de lado como um pano velho jogado. Então eu saio de novo, pelo menos lá fora tenho quem fala comigo e esses dias alguém até me chamou de amigo. Aqui não sou ninguém, não ganho sequer um abraço e já percebi a falta que eu não faço. (09-11-2019)
CADA PALMO DESTE CHÃO ME PERTENCE Cada palmo deste chão me pertence, cada espaço, cada traço, cada abraço dado ou recebido tem sentido, vida, sonho e calor. Tudo respira amor e carinho, seja junto ou sozinho caminhando por essas ruas tortas e algumas até mortas. Cada centímetro deste chão me pertence de fato e de direito, pois comprei com meu afeto e respeito, com minha gratidão e hoje com emoção faço aqui essa declaração. É meu, tudo é meu e eu não vendo, não troco e nem em presto. Eu afirmo e firmo com minha assinatura que fica, com minha rubrica e com meu carimbo. Não há como discordar ou mesmo tocar demanda, pois eu afirmo com sentimentos e digo que tenho documentos que provam que essa terra é minha. Eu não a comprei, simplesmente a herdei de meus antepassados, avós, tios e cunhados, além de amigos caros que deixaram por herança essa terra com sua beleza e sua pujança. Cada palmo deste chão é meu e eu não troco, nem vendo, vai ficar de herança não sei pra quem quando eu for para o
LULA LIVRE Lula livre, Brasil escravo, só roubalheira, gente a toa falando besteira, gritando na rua sem eira nem beira, corre e pula, alegre festeja a soltura do Lula. Lula livre, Brasil prisioneiro, País todo sujo igual um chiqueiro, roubou quase todo o nosso dinheiro, e a dignidade do irmão brasileiro. O Lula está livre, o povo está preso, roubaram trilhões, estamos mais pobres, tentaram acabar com a Petrobrás. E o povo se agita, encolhe e se estica, sacode e grita: Soltai Barrabás e a Jesus crucifica. 09-11-2019. Cícero Alvernaz, (autor)
ESTAUTA Pai, ocê viu aquela estauta? -O que? Aquela estauta na praça. -Meu filho, aquilo lá não é "estauta". É sim, eu vi, ela estava em pé e com uma coisa na mão. -Eu vi também, mas não é "estauta". Se num é parece muito... -Pode até parecer, mas não é. Mas é sim, eu olhei bem pra ela. -Meu filho, aquilo não é "estauta". (pausa) Quarqué dia eu quero vê de novo, tenho certeza que é. -Aquilo não é "estauta", aquilo é uma estátua de um personagem da República. Isto eu já sabia, eu ouvi lá na escola. Parece que é do Duque de Caxias. -Meu filho, presta atenção: não se diz "estauta", se diz estatua. Aprendeu? Aprendi sim. Achei muito legal aquela estauta. Amanhã vou perguntar pra professora de quem é aquela estauta. Pergunta sim, quem sabe assim você aprende a falar corretamente. 08-11-2019.
SÃO PEDRO DO AVAÍ  Nasci em São Pedro do Avaí e fui criado aí na roça de café e milho sou filho de Adonias Alvernaz e de dona Palmira de Moura Alvernaz. Morei na roça e na beira da pista e hoje sou jornalista compositor e poeta. Um de meus esportes prediletos é andar de bicicleta. Quem quiser saber mais me visite nas redes sociais. 05-11-2019.
JÁ ESCREVI E NEM DOEU! Me sento para escrever e alguém me pergunta: "Por que você se senta para escrever?". A resposta é simples e direta: porque deitado eu durmo e em pé eu ando. Nosso corpo é assim: cada posição e cada movimento determinam aquilo que, normalmente, estamos fazendo. Me sento para escrever, mas é preciso ter assunto, um tema, um conto, uma história, um poema, enfim, algum trem pra eu escrever. Não posso me sentar e ficar olhando pras paredes, ou pro teto espe rando inspiração e assunto. Já tenho que ter o começo e pra começar eu me sento em algum lugar, geralmente diante do computador que me convida a escrever. Sem assunto não pode sair nada, nem uma linha sequer e muito menos um parágrafo, mas o mais importante é a inspiração. A partir daí pode acontecer qualquer coisa, inclusive nada. Consulto as ideias, o meu reflexo, respiro fundo e aos poucos o trem vem saindo pra fora. Pronto! Já escrevi e nem doeu! Estou no lucro, agora só falta a chegada dos meus raros
BEM QUE EU DESCONFIAVA! Tio, escreve uma coisa pra mim! -Que coisa? Qualquer coisa. -Posso tentar, mas depende de tempo e de inspiração. Tudo bem, eu espero. -Você não tem pressa? Só um pouco. -Quando eu escrever eu te chamo. Tá bom. (longa pausa) Tio, já escreveu? -Ainda não. Quando vai ficar pronto? -Talvez lá pra semana que vem. Então não vai dar... -Por que? Eu precisava pra amanhã cedo. -Não entendi, você disse que não tinha pressa. Mas agora eu tenho... -Pra que você precisa dessa "coisa?". É pra escola, a professora me pediu pra levar uma coisa escrita amanhã cedo, disse que se eu não levar eu vou ficar sem nota. -Bem que eu desconfiava! 06-11-2019.
O MAIS IMPORTANTE É SERVIR A DEUS Quando uma pessoa se afasta da igreja, ou quando ela é afastada, como foi o meu caso, não parece, mas tudo muda na vida da pessoa. Tem pessoas que ficam tristes, outras ficam alegres e saem por aí "enchendo a cara" numa atitude muitas vezes ridícula e inexplicável. E existem pessoas que fundam uma igreja pra ela e começam a espalhar as suas ideias, muitas vezes estranhas e sem nenhum fundamento bíblico. Enfim, cada um reage de uma forma segu indo uma norma que melhor lhe convenha. A igreja, em geral, tem a sua maneira de ser e de agir e não aceita ideias diferentes e pensamentos opostos. Muitas vezes age de forma ditatorial punindo aqueles que não se coadunam com os seus pensamentos e muitos podem ser expulsos ou desligados. Hoje o grande entrave nas igrejas é a sua atuação política partidária, pois dá dinheiro, e em alguns casos, também dá poder. Isto é uma isca muito forte e geralmente os líderes literalmente "mordem a isca". M
PÃO DE ONTEM Pão de ontem, pão dormido, murcho, sem gosto e encolhido, até sem aparência de pão. Esse pão não presta, não serve pra comer agora e tem que ser jogado fora, dar ele pras galinhas, ou para os passarinhos, mas tem muita gente que faz sopa de pão dormido, minha mãe fazia e eu também comi na casa de uma tia. Na vida, tem muita coisa que é semelhante ao pão dormido, parece que não serve pra nada, mas tem a sua serventia. A lição do pão dormido pode e deve ser digerida em nossa vida. Afinal, cada coisa tem o seu valor, o seu lugar, mesmo sendo de ontem, ou até mesmo de anteontem. Não podemos descartar o pão dormido, nem o favor que nos é oferecido. Aprendamos de coração esta rica lição! (07-11-2019)
VARANDA As flores ficam na varanda, no quintal e no jardim. Elas me olham juntinhas a ali se quedam sozinhas, ficam olhando pra mim. A Natureza é festa, faz o mundo multicor. Forma jardins e florestas, incrementa suas festas e espalha o seu calor. A varanda se enfeita de flores e de folhagens. Tudo fica colorido, ao mundo dá mais sentido com suas lindas imagens. Tudo se alegra em volta neste dia que desanda. A criança vem correndo, sua festa vem fazendo na espaçosa varanda. Cícero Alvernaz, 07-11-2019.
NÃO ADIANTA SÓ QUERER Não adianta só querer, desejar e sonhar todo dia, imaginar enquanto anda, enquanto corre por aí muitas vezes preocupado se o dinheiro vai dar para a despesa comprar, para a luz e a água pagar, para o aluguel acertar. Não adianta só querer e sonhar com prosperidade, porque o pastor falou, porque o padre insinuou, porque você sonhou e tanto desejou. É preciso crer e trabalhar e, principalmente, agradecer pelo que tem e pelo que não tem, é preciso dizer: "obrigado Senhor" por tudo que tenho AMÉM. Cícero Alvernaz (autor) 04-11-2019.
DEUS CUIDA Deus cuida, protege, ampara e guia de noite, de dia, na chuva e no sol, na noite estrelada, na longa estrada, na terra e no mar, na roça, no mato, Ele cuida de fato e dá seu sustento, a sua ajuda e dá proteção. Deus cuida de todos e dá seu auxílio, pois cuida do filho do qual ele é Pai. Seu terno cuidado é sempre marcado por sua bondade, segura bem forte, nos livra da morte e a gente não cai. Cícero Alvernaz, 05-11-2019.
MUITA GENTE JÁ SE EMOCIONOU Muita gente já se emocionou e até se curou lendo essas "coisas tontas" que eu escrevo. Essa tontice vem de longe, vem das brincadeiras da roça, do tempo em que eu escrevia na areia (Jesus também escreveu na areia), da observação do tempo e da natureza, das vezes que eu levava comida pros companheiros na lavoura, da observação que eu fazia quando via os passarinhos gorjeando e se banhando na biquinha, dos animais se espreguiçando ao sol da tarde, da  flor do café e do seu cheiro que impregnava tudo. Muita gente já se emocionou, leu e releu, sorriu e até chorou com os relatos, com os versos muitas vezes pobres, desencontrados e sem rima, com as ideias meio loucas de contar os fatos. Isto é gratificante, pois é uma forma de contribuir com os semelhantes e deixar cair o óbolo da poesia, seja numa tarde quente, ou seja numa manhã fria. (05-11-2019) Cícero Alvernaz, autor.
QUANTA MACAQUICE! Se o homem veio da evolução dos macacos como se explica o fato de os macacos terem parado e evoluir? Ou será que eles estão evoluindo e eu não estou percebendo? Ou será que eu sou um macaco ainda em evolução e não percebi isto? Deve ser legal ver um macaco poeta, ou um macaco engenheiro, professor, ou médico. Vamos deixar os macacos em paz, eles não merecem essas teorias errôneas que o ser humano faz tentando explicar a inexistência de Deus. Eu, pelo menos, nunca fui macaco, lembro bem da minha infância, quando entrei na escola já sabia ler e escrever. (05-11-2019)
QUE PENA! Que pena que o vento não veio, que o sonho não veio, que o dia se foi, que a vida se fez num monte de anseios, de sonhos desfeitos, de dor e de prantos, tristeza, quebrantos, esperas e dores e falta de amores, ausência de beijos, carinho e abraços, de versos e laços... Que pena que o dia perdeu sua cor, quebrou seu encanto, escondeu-se num canto, fugiu e se foi. Que pena que o riso fugiu do seu rosto e veio o desgosto tomar seu lugar. Que pena que agora te vejo assim e existe em mim tristeza sem fim na alma que agora se põe a chorar. Cícero Alvernaz, autor. 03-11-2019.
SUSSURRO Sussurro se faz baixinho, sopra como um ventinho quieto, devagarinho, que às vezes nem se percebe. Sussurro é bem baixinho, soa como um carinho que a gente mal percebe, mas sente a sua presença. São palavras que falamos, muitas vezes sussurramos docemente ao ouvido... Poema de amor sentido, um carinho, um gemido, que com prazer entregamos à pessoa que amamos. Cícero Alvernaz, autor 03-11-2019.
CAMINHADA Oi, onde ocê vai? -Lugar nenhum, só tô caminhano. É bom caminhar? -É ótimo, faz bem pra tudo! Como assim? -Quis dizer que faz bem pra saúde geral. O que é saúde geral? -Do corpo, da alma e do espírito. Tá bom, intindi. -Deixa eu ir, já tô atrasado. Tchau, boa caminhada! -A gente encontra cada um nessa caminhada! Bom dia! -Bom dia. Está caminhando? -Sim. Boa caminhada! -Caminhar é bom, mas tem os seus espinhos... Olá! -Oi. O tempo hoje está bom pra caminhar. -Sim. Bom dia! -Já vou parar, hoje está meio complicado, caminhar assim cansa, a gente não sabe se caminha ou se conversa. Viemos aqui para caminhar, ou para conversar? Já vai embora? -Fui. Cícero Alvernaz, 03-11-2019.