Postagens

Mostrando postagens de abril 9, 2023
  AMO A NATUREZA Amo a natureza e a chuva que vem molhando tudo. A natureza sorri a cada pingo que cai, a cada chuva que vem e depois vai. A chuva abençoa a terra com os seus pingos em forma de beijo, em forma de carinho. Há um abraço imaginado, sonhado e bem apertado, há um sorriso de amor e gratidão. Amo a Natureza, pois ela faz parte da minha vida e faz bater mais forte o meu coração. 10-04-2023
      ESTÁ TUDO BEM COM VOCÊ? Quando alguém me pergunta se está tudo bem comigo eu respondo que sim. Ai de mim se eu responder que não está! A pessoa vai querer saber por que não está, o que aconteceu e o que não aconteceu e eu terei que explicar tim tim por tim tim até me cansar, ou a pessoa se cansar de me perguntar. Por isto eu respondo que está tudo bem, mesmo que isto não seja verdade. São costumes que temos e que carregamos pela vida a fora, os quais herdamos de nossos pais e avós. Costumes que vieram de longe e chegaram até nós. Está tudo bem com você? (10-04-2023) Todas as reaçõe
  A FORÇA DAS PALAVRAS A força das palavras não é como a força do vento. As palavras deixam marcas e às vezes ferem. O vento leva destroços, palhas, folhas e tudo que for leve ou mesmo pesado. Na sua força carrega o que vê pela frente e leva até gente. As palavras, porém, tem o condão de apaziguar. A sua força reforma e às vezes deforma, mas também, muitas vezes, transforma. (Cícero Alvernaz)
  MINHA POESIA Minha poesia tem voz, mas poucos a ouvem, minha poesia tem versos, mas poucos a leem. Minha poesia não tem culpa se o mundo é assim. Ela apenas se apresenta, sorri e fala por si. Fala na voz da criança que ainda não sabe falar. Fala na voz de um rio, fala na voz do mar. Minha poesia é simples como uma simples criança, fala de amor e de paz, também fala de esperança. Ela passa e se vai, depois volta e se retrai. Ela faz e se refaz. (11-04-2023)
  UM DIA EU CHEGO Se eu não chegar é porque eu não fui, se eu não fui é por isto que eu não cheguei. Parece obvio, mas é isto que acontece. Às vezes a gente lembra e às vezes a gente esquece. Porém o mais importante é que um dia a gente aparece. Nem que seja de manhã, ou talvez quando anoitece. Se eu não chegar, me esperem, podem me esperar que num dia qualquer eu hei de chegar. Nem que seja de madrugada, antes do dia clarear, ou na hora do almoço com vontade de almoçar. Enfim, um dia eu chego, vocês podem me esperar. Irei com muita saudade, quero a todos abraçar. (12-04-2023)
  UAI Se tem tanto ui, ué, oi, oba, opa, ops, por que tem tanta gente que estranha a presença do Uai? Certamente o Uai é diferente, mas na verdade não é. Por que então ele se destaca tanto? Às vezes eu falo "uai" só pra ver a reação das pessoas. Às vezes até exagero um pouco no meu uai e no meu sotaque que, na verdade, é uma mistura como quase tudo no Brasil. Quando se fala que é mineiro geralmente alguém diz: "É mineiro uai". Será que todo mineiro fala uai? Se tem tantas interjeições, por que só o uai é famoso? Talvez seja porque uai é de Minas Gerais. Em Minas Gerais tem uai e uai é bom dimais sô! (12-04-2023)
  O CEGO, O SURDO E O LOUCO Um cego com muita dificuldade seguia por um caminho, depois encontrou um louco que com ele seguiu. À frente encontraram um surdo e este se juntou a eles e os seguiu. O louco falava com o cego, mas este, obviamente, não o via. O surdo via os dois, mas não ouvia o que eles falavam, o louco via e ouvia, mas nada entendia. Entretanto os três seguiam pelo caminho. O cego perguntou ao louco para onde eles iam, mas o louco não sabia, o surdo mesmo sem ouvir e entender o que eles falavam continuava seguindo os dois. O cego falava, perguntava e gesticulava, mas não ouvia nenhuma resposta porque o louco a nada entendia e o surdo não o ouvia. Mesmo com toda limitação, os três seguiram em frente. Assim é o caminho para o céu: mesmo sendo cego, surdo ou louco o homem que vai para o céu não erra o caminho porque o caminho é Jesus e Ele nos dirige, apesar das nossas limitações.
       É SÓ CONFIAR NELE O caminho é uma estrada que pode estar esburacada, suja ou mal afamada. A estrada pode ser perigosa, rota de fuga para criminosos e ladrões, onde não há segurança, nem iluminação. O caminho, ou a estrada, pode estar cheio de perigos, escuro e sem nenhuma sinalização. Tudo pode ser adverso, contrário e perigoso. Mas se Jesus está conosco Ele é o responsável pela nossa vida e pode nos salvar do perigo, seja o perigo que for. Quanto a nós, é só confiarmos nele. (12-04-2023) Todas as reações:
  PARADOXO Quando algo aparentemente ruim acontece e isto acaba ajudando a pessoa, quando a pessoa perde alguma coisa e depois percebe que foi melhor assim, quando acontece algo triste e logo depois entendemos que aquilo foi para o nosso bem, chamamos isto de paradoxo. Isto acontece na vida de muitas pessoas. Nem sempre o que aparentemente é ruim, ou bom, realmente é. Não conhecemos o que virá depois. Às vezes depois da chuva, ou do sofrimento, virá alguma coisa melhor, o sol brilhará e o dia se abrirá. Muitas coisas que acontecem em nossa vida são paradoxais. Quem já perdeu um ônibus e depois se deu conta que está vivo porque perdeu aquela condução? Ou seja, aquilo foi um livramento. Isto é paradoxal, ou contraditório. É como se diz: Deus às vezes escreve certo por linhas tortas. Eu acredito! (09-04-2023)
  A SEMANA Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. No mês tem quatro semanas, no ano tem quarenta e oito. Até hoje não entendi porque existe semana, mês e ano se a vida é uma só. Bastava ter a vida e o dia, um dia de cada vez sem esta de semana e mês. Esse calendário é estranho e só confunde a gente. Bastava ter só o dia com tristeza ou alegria. Afinal, se todo dia é feijão, arroz e banana eu não sei por que existe semana. 09-04-2023
  COMO SE FOSSE UMA FLOR Começo levemente, sutilmente exploro cada pedaço por onde passo, depois me enlaço num abraço que nos une e nos pune e nos castiga, te chamo de amor e de amiga, não faço intriga, mas te provoco, te toco e você se desmancha e se entrega e me pega seja onde for - eu te cheiro e te beijo com carinho e te desejo como se fosse uma flor. Cícero Alvernaz (autor)
  AMO A NATUREZA Amo a natureza e a chuva que vem molhando tudo. A natureza sorri a cada pingo que cai, a cada chuva que vem e depois vai. A chuva abençoa a terra com os seus pingos em forma de beijo, em forma de carinho. Há um abraço imaginado, sonhado e bem apertado, há um sorriso de amor e gratidão. Amo a Natureza, pois ela faz parte da minha vida e faz bater mais forte o meu coração. 10-04-2023
  ESTÁ TUDO BEM COM VOCÊ? Quando alguém me pergunta se está tudo bem comigo eu respondo que sim. Ai de mim se eu responder que não está! A pessoa vai querer saber por que não está, o que aconteceu e o que não aconteceu e eu terei que explicar tim tim por tim tim até me cansar, ou a pessoa se cansar de me perguntar. Por isto eu respondo que está tudo bem, mesmo que isto não seja verdade. São costumes que temos e que carregamos pela vida a fora, os quais herdamos de nossos pais e avós. Costumes que vieram de longe e chegaram até nós. Está tudo bem com você? (10-04-2023)
  ACRÓSTICO Jornalista, O seu dia é hoje. Resgata a sua credibilidade, Não deixe de informar A todos que necessitam. Lute pelos seus direitos Independente do que falam Sem saber a realidade. Tenha consciência de sua credibilidade, Ame incondicionalmente a sua profissão. 07-04-2023.
  ESTÁ NA HORA Já está quase na hora de ir embora. As malas estão prontas, mas a tensão é grande na hora da despedida. Eu preciso partir, mas não vejo saída, pois quero continuar aqui onde vivi minha vida. Os anseios se misturam: preciso ir, mas quero ficar, eu não sei o que fazer e nem sei o que pensar. Olho em volta com saudade e depois torno a olhar, nessa hora tão difícil dá vontade de chorar. Eu não tenho outro jeito, até me aperta o peito, mas eu tenho que ir embora, aqui não é meu lugar. Me desculpa, estou chorando, eu não pude aguentar. Quem sabe um dia ainda hei de voltar! (07-04-2023)
  MEU PAI Meu pai era um grande homem. Honesto, trabalhador e cristão. Tinha pouco estudo, trabalhava na roça de sol a sol, era muito honesto, sincero, humilde e de bom coração. Meu pai não falava palavrão, era um homem exemplar e amigo de todos. Claro que ele não era perfeito porque perfeito só há um que é Deus. Meu pai se chamava Adonias. Ele nasceu em 1920 e faleceu em 2007. Muita saudade dele. 08-04-2023
  UM POUCO SOBRE A BÍBLIA O pouco que conheço da Bíblia é o suficiente para eu amá-la. Sei que a Bíblia tem 66 livros, 2 testamentos: o Velho e o Novo Testamento. O Velho narra a Criação e o Novo a Salvação da humanidade através do sacrifício de Cristo, o Cordeiro de Deus que veio aqui e aqui nasceu, viveu, trabalhou, sofreu e depois morreu, mas por fim ressuscitou. Basicamente a Bíblia é isto, mas é muito mais. Ela brilha, ilumina, ensina, redime o homem, pois é a Palavra de Deus. O salmista disse: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos". (Salmos 119.105). Quem lê a Bíblia se aproxima de Deus - e em Deus está a nossa segurança e a nossa salvação através de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (08-04-2023)
  RUA DE PEDRAS Pedras pequenas e grandes, pedras irregulares, de vários tamanhos e formatos, pedras muitas vezes cheias de mato, mas essas pedras tem história, tem amor, carinho e glória. Alguém buscou essas pedras e as colocou ali. Não sei se foram os escravos, ou funcionários da Prefeitura, se foram populares ou voluntários que fizeram esse trabalho que até hoje existe e cada vez é mais admirado e amado pelos turistas e outros visitantes. Rua de pedras que vem de séculos passados, que tem história e causos que ainda não foram contados. Símbolo do Brasil do tempo dos escravos e seus senhores que em 1888 viram uma lei sendo assinada pela Princesa Izabel proclamando a liberdade dos escravos e trazendo uma nova realidade para o Brasil. (08-04-2023)
  COMIDA QUEIMADA Deixa o fogo brando pra comida não queimar. Comida queimada não serve pra nada, escuta o que estou a falar. Deixa a porta aberta pro vento poder entrar, ele já bateu na porta, ele quer entrar. Deixa a cama arrumada que eu quero me deitar, vou tomar um banho e já vou me acomodar. Nessa vida é preciso se cuidar. Com um olho fechado e o outro aberto devemos sempre ficar. Deixa o fogo brando pra comida não queimar. O povo está com fome e quer se alimentar. Não quero outra vez te avisar. 08-04-2023
  QUE COISA MAIS ESTAPAFÚRDIA? Eu nunca caí nesse conto de "ovo de chocolate que coelho bota". Que coisa mais estapafúrdia! Quem inventou foi muito criativo e quem lucrou com essa história foi muito esperto. "Casô direitin", como se diz lá em Minas. Mas eu fiquei de lado tentando entender essa "jogada de mestre" e até agora não entendi. Comerciante é cheio de criatividade, usa o marketing pra tudo. Até o coelho "que bota ovo de chocolate" entrou na dança. (08-04-2023)
  A NOITE A noite tem um jeito que ninguém entende. Tem um ar diferente, um medo de repente, uma vontade estranha que não dá pra explicar. A noite é o encontro de tudo com nada, é alguém passando na estrada, mas essa estrada não existe. A noite é um pedaço triste do dia, cada gesto que se faz é cheio de melancolia. Um barulho normal é diferente, parece que sempre tem alguém olhando pra gente escondido atrás de um batente. A noite é estranha e se estamos sozinhos é bem pior. Eu não vejo a hora que chega o dia, afinal deixarei pra trás essa melancolia, essa noite estranha cheia de medo e de nostalgia. (08-04-2023)
  O QUE RESTOU DO NOSSO AMOR? O nosso amor foi reduzido a muitas perguntas sem nexo e sem respostas. O nosso sonho perdeu as suas cores originais e ficou reduzido a apenas uma cor cinza e sem brilho. O nosso carinho foi suspenso e ficou aguardando um momento mais oportuno para se materializar na sua forma mais íntima e linda. Onde está a poesia do nosso encontro com seus versos e suas rimas? O tempo inclemente levou o nosso sorriso que coloria as nossas manhãs e as nossas tardes quentes. O que restou do nosso amor no tic-tac das horas? Restou uma face pálida, um olhar sem brilho e um desejo de recomeçar algum dia... Será que recomeçaremos depois de tudo? Cícero Alvernaz (Autor) Santos, SP, 12-05-2012.
  PARADOXO Quando algo aparentemente ruim acontece e isto acaba ajudando a pessoa, quando a pessoa perde alguma coisa e depois percebe que foi melhor assim, quando acontece algo triste e logo depois entendemos que aquilo foi para o nosso bem, chamamos isto de paradoxo. Isto acontece na vida de muitas pessoas. Nem sempre o que aparentemente é ruim, ou bom, realmente é. Não conhecemos o que virá depois. Às vezes depois da chuva, ou do sofrimento, virá alguma coisa melhor, o sol brilhará e o dia se abrirá. Muitas coisas que acontecem em nossa vida são paradoxais. Quem já perdeu um ônibus e depois se deu conta que está vivo porque perdeu aquela condução? Ou seja, aquilo foi um livramento. Isto é paradoxal, ou contraditório. É como se diz: Deus às vezes escreve certo por linhas tortas. Eu acredito! (09-04-2023)
      CAFÉ DE MINEIRO Mineiro fala: "Vem tomá um cafezin ca gente!" e a gente imagina que vai tomar um café puro, sem acompanhamento, sem mistura, um cafezinho solteiro, como se diz. Mas não é nada disto. Você aceita, senta um pouco, olha pros lados e logo vem o café de mineiro. Você até se assusta quando vê. Parece um banquete: broa, bolo, manteiga, leite, queijo, doce e logicamente café. Não sei se ainda é assim, mas no meu tempo era. (09-04-2023) Todas as reaçõ