Postagens

Mostrando postagens de dezembro 6, 2020
  DIA DO PALHAÇO Hoje é o "Dia do palhaço". Não vou me alongar falando de um personagem que todo mundo conhece desde criança. Sempre achei o palhaço uma pessoa sem graça, mas depois descobri que todos nós somos um pouco sem graça. Deduzindo: todos somos um pouco palhaços e assim vamos fazendo palhaçadas pela vida afora. Fui só duas vezes ao circo e um dos quadros que me chamou mais a atenção foi o quadro dos palhaços, não por causa de mim, mas por causa das crianças. Eu adoro ver uma criança sorrir. Deus não me deu filhos, então é como se eu fosse pai de todas as crianças. Acho que é por isto que trabalhei quase a metade da minha vida em 4 escolas. Eu disse que não vou me alongar, por isso já vou parar. Só queria deixar esse pequeno recado: Sejamos palhaços, pois a vida é bela e o mundo é um grande circo. (10-12-2020)
  UNS TREM LOUCO Já pensei em escrever uns trem louco, mas depois me contive. A gente vive assim: todos temos a nossa loucura pessoal e "normal" dentro desse contexto, mas escrever uns trem louco pode ser perigoso, apesar que quase ninguém ia ler. Só se fossem algumas pessoas inclinadas à loucura. Interessante como os "loucos" fazem sucesso. Só vou citar um: Raul Seixas. Até hoje ele é apreciado e é cantado em prosa e versos. Depois que ele morreu resolvi repará um pouco nas suas músicas e tive uma surpresa: de certa forma eu me identifico com ele, também já escrevi uns trem que penso até que não fui eu quem escreveu. Fiquem tranquilos: não vou adiante com essa loucura. Já bastam as loucuras da vida: matar um leão por dia e cozinhar sem gordura, ou óleo e depois comer sem garfo e sem colher. Chega de loucura, chega de frescura, chega de querer e não ser, ou ser sem querer. Alguém entendeu? Nem eu. (10-12-2020)
  A FESTA QUE EU QUERO Quero ir numa festa onde tenha bastante comida, diversas bebidas e gente bonita. Uma festa encantada e muito animada com gente falando, com gente cantando, com gente sorrindo, feliz se alegrando. A festa é um brilho nos olhos do filho que abraça seu pai, na mãe que festeja seu dia de festa que sempre sonhou. Quero ir numa festa cheia de graça que não tem fumaça e nem palavrão. A festa que eu quero e que considero tem gente educada, feliz, bem amada, tem gente agradável e bem comportada. Eu vou nessa festa com muito carinho e muito prazer. Eu quero chegar e quero abraçar pessoas que eu amo e quero rever. (10-12-2020)
 MENINO SÓ E SEM DESTINO  E le olhou tanto que até se cansou e seus olhos ficaram como que amortecidos, perdidos e lacrimejados. Um olhar que se manteve fixo, mesmo quando a distância era grande e quase não dava mais para ver. E quando não viu mais, encoberto por uma curva da estrada, ele continuou olhando na esperança de que ainda pudesse ver, pelo menos um vulto. Depois que se cansou se sentou, baixou a cabeça e chorou. Mas não era um choro de tristeza, um choro amargurado: era um choro de amor e de saudade como se olhasse um quadro que seria retirado depois da parede. Era a última vez que ele a veria, uma pessoa que ele amara desde a sua adolescência e por quem fizera um grande sacrifício, por quem viajou a noite inteira, várias vezes sonhando com o momento em que ia, finalmente, vê-la. Depois ele se levantou, se ajeitou, pegou um lenço e se enxugou. Olhou de lado, respirou fundo e saiu caminhando pelo mundo como um carente menino, só e sem destino. (11-12-2020)
  UFA! Vida de "dona de casa" não é fácil. Coloquei a roupa no varal e quando ela estava praticamente enxuta caiu uma pancada de chuva de repente, corri para catar a roupa e até me molhei um pouco, logo depois o sol se abriu, voltei a roupa pro varal, o tempo fechou de novo e antes que desabasse eu corri e peguei a roupa quase seca e a chuva caiu de novo. Dessa vez eu fui mais esperto que a chuva. Ufa! 13-12-2016.
  NESSE MUNDO TODO MUNDO QUER TER RAZÃO Parece que tem um trem que comicha. Todo mundo é assim desde criança e quando cresce geralmente fica pior. Tem gente que adora discutir e discute muitas vezes sem nenhum motivo e se bobiá até briga e "desce o braço" como se diz lá em Minas. São os maiores briguentos da paróquia. Discutir é bom e eu já vi gente discutir até por causa de uma formiga no café e a pessoa discutiu porque o outro disse que aquilo era só um cisco: "não é formiga porque formiga tem pé". Tem gente que discute sem parar, tem casal que discute noite e dia. "Essa cumida tá sem sal, esse prato num foi lavado direito". E tome discussão! Parece que tem um trem que comicha. E quando termina a discussão, os dois começam a dar risada e dizem: isto não foi nada, me dircurpe, prometo que num discuto mais. Mas se num discuti num tem graça, fica tudo monótono e sem tempero. E voltam a discutir porque o coadô num foi lavado direito e a muié esqueceu de tra
  NÃO SE IMPORTE COMIGO Como vai, como vem? Você está bem? -Por que me perguntas isto visto que você sabe que eu não estou nada bem? Me faça outra pergunta, me faça alguma proposta, me ofereça alguma coisa, por favor, comigo não brinque, me ofereça um drink, um lanche, um guaraná, me leve pra passear contigo sentar numa praça, comer pipoca de graça e dar comida aos pombos. Acredito que você sabe que não estou nada bem e agora você vem com essa pergunta cretina querendo saber se estou bem. Não se importe comigo se quiser ser meu amigo, por favor, não leve a mal, eu não estou num bom dia: estou sem café, sem poesia. 09-12-2020.
  A VIDA É ASSIM MESMO! Esta vida é mesmo estranha e contraditória. A pessoa estuda e trabalha e se prepara visando uma vida melhor no futuro e quando finalmente esta vida chega, depois de muito trabalho e sofrimento, muitas vezes a pessoa não tem mais prazer, nem força, nem saúde e tudo que conseguiu acaba ficando para alguém que o explorou e até o roubou. E o dinheiro que ganhou e guardou acaba ficando pra essa gente que no seu enterro vai dizer um monte de palavras falsas num discurso feio, falso, mentiroso e de improviso. A vida é assim mesmo, na maioria das vezes ela é exatamente assim. (08-12-2020)
  UM CHOQUE TOTALMENTE INVOLUNTÁRIO Hoje eu estava caminhando e de repente vieram dois passarinhos voando em minha direção, instintivamente eu tirei o corpo fora pra eles não se chocarem contra mim e ao mesmo tempo estiquei a mão para, de alguma forma protege-los. Foi um gesto instintivo e impensado e de repente eu senti que um deles se chocou contra a minha mão direita. Eu me assustei pensando que tivesse machucado ele, mas quando olhei ele voava normalmente. Tem coisas que acontecem por acaso e de forma tão rápida que não dá para prever nada. Respirei aliviado quando olhei e vi que o pássaro voava normalmente com o seu companheiro. Imagino que ele deve ter se assustado e depois deve ter achado graça do que aconteceu. Essas coisas inesperadas fazem parte da crônica do dia a dia. (08-12-2020)
  A CAMINHADA Ele saí por aí de bermuda e camiseta, de tênis e muita disposição pra caminhar. Quem o vê pode ter uma impressão negativa, ou até mesmo pode levar um susto quando o encontra em alguma volta, ou mesmo em alguma reta. Mas ele é um poeta que caminha e mede com seus versos a estrada, o percurso que faz. Ele vê cada detalhe do trajeto: passarinhos, pessoas, flores, amimais, pedras, calçadas desiguais e normalmente lembra de Minas Gerais, onde a natureza é rica e diversificada. É apenas uma caminhada sem problemas e sem poemas, apenas alguns quilômetros que ele caminha diariamente enquanto sente o vento e se refaz no seu momento. Ele saúda amigos e companheiros de luta, de caminho e também os passarinhos que encontra por aí. A caminhada é uma terapia, é um tratamento contra todas as doenças, contra os vícios e descrenças. (08-12-2020)
  O QUE EU MAIS QUERO HOJE O que eu mais quero hoje não é uma pratada de comida, nem um cafezinho quente com queijo e nem é um beijo (que já faz quase um século que eu não recebo). O que eu mais quero hoje e desejo muito é fazer uma viagem para um lugar bonito, diferente, onde tenha gente, diversão e boa comida. Viajei muitas vezes, às vezes com pouco dinheiro, pouca roupa e em algumas viagens eu fui humilhado, mas isto já ficou no passado, está esquecido e descartado. Queria fazer uma viagem, mas nessa época é difícil, em todo lugar só se fala em Covid, máscara, cuidados, ficar de longe de pessoas, não por o pé, nem a mão em nada. Ficando em casa, pelo menos eu posso por a mão, comer, deitar, dormir e até sonhar. (06-12-2020)
  CAÇANDO CHIFRE NA CABEÇA DE CAVALO Lá em Minas quando uma pessoa fica especulando muito se diz que a pessoa "está caçando chifre na cabeça de cavalo". Uma das coisas mais chatas é quando alguém começa a nos fazer perguntas. É um verdadeiro interrogatório que parece não ter fim. Claro que há situações em que somos interrogados, principalmente na esfera policial, mas tem gente comum que adora ficar perguntando. Quando eu trabalhava na escola às vezes algum aluno ficava me fazendo perguntas (muitas vezes pra não voltar pra sala de aula) e eu cortava logo o barato dele. Eu respondia com outra pergunta e ele não sabia, então eu falava: volta pra sala e quando você souber me responde. Um dia um me perguntou quantos anos eu tinha e eu falei o ano que eu nasci e mandei ele fazer as contas e ele disse que não sabia, então eu disse: volta pra sala de aula e pergunta pro professor. Era a forma de escapar de alunos curiosos. Perguntar é o seu jeito, não responder é o meu direito. (06-
  A HORTA É UMA BELEZA! Fui na horta pegá cove, também peguei cebola e um pouco de sarcinha. Lá tem tumate, tem alface e tem planta que serve pra chá. Na horta tem jiló e tem quiabo, tem abobrinha, tem nabo e tem cheiro verde. Para entrá na horta tem um portão cum cadiado que é pra ninguém entrá sem necessidade e pisá onde num deve. Tem que andá no mei dos canteros, mais num pode pisá nas planta. Tem que aguá a horta todo dia pelo menos uma vez pur dia. A horta é a dispensa da casa, sem horta num tem mistura pru armoço. Eu vi uma borboleta na horta, não sei se ela me viu, mas vi que ela saiu com a minha presença. Eu gosto de entrá na horta, senti o cheiro das planta e dá bom dia pra elas. Toda casa divia tê uma horta, mesmo na cidade, mais tem gente que tem priguiça de plantá e prefere comprá na fera, mais num é a mesma coisa. Fui criado na roça e a horta lá é uma beleza. (06-12-2020)
  ALGUÉM SE HABILITA? Um de meus muitos defeitos é que falo muito. Isto não parece ser defeito, mas hoje é, pois encontrar alguém para conversar está muito difícil. No máximo um "Oi" ou um "bom dia", mas isto pra mim é muito pouco. O meu sonho é poder conversar, dialogar, divagar, discutir (no bom sentido) e analisar a situação do País hoje. Mas com quem? Por não ter com quem conversar, eu me "mato" de escrever para ninguém, ou quase ninguém, ler. Mas, pelo menos, eu falo, eu me divirto, eu me ponho a conversar comigo e deixo fluir, às vezes, a minha sonora poesia. Podia se alugar pessoas para conversar, podia ter curso de oratória e também de "escutatória", como bem escreveu o professor, escritor, cronista e poeta mineiro Rubem Alves. Alguém se habilita?
  QUANDO ESTOU TRISTE Quando eu estou triste escrevo melhor. Os pensamentos viajam mais devagar, e se detém para descansar e choram um pouco. Os olhos marejam, ficam turvados e represados. O coração bate descompassado, lembro do meu amor que não existe mais. Quando estou triste eu escrevo melhor. Me sento, baixo a cabeça e sinto o mundo girar e ele me leva até Minas e em Minas eu me deparo com alguém que um dia muito amei. Depois me levanto e choro mais um pouco. 06-12-2020)
  CANTIGA DO RIO Meia volta não é uma volta completa, meia lua não é um lua cheia, existe menina bonita, não existe menina feia, o rio que passa lento é levado pelo vento, suas margens o sustentam e ele volta, na batida desse rio forma onda e espuma, os peixes que vem nadando sobem contra a correnteza, vejo também seriemas voando com sua leveza. O menino não entende o movimento desse rio, tanta força que ele vê, tanta força que ele tem. Esse rio outrora tão manso com suas águas serenas, muitos pássaros, seriemas, também tinha pescador. Esse rio me inspira, a sua água respira, e canta uma linda cantiga que fala de fé e de amor. 06-12-2020.
  DESENHO DE MINAS GERAIS Fiz um risco no chão, escrevi na areia, mas alguém não gostou e fez cara feia. O que eu escrevi não foi nada de mais. Eu posso dizer para quem quiser ver: naquela mensagem fiz uma homenagem a Minas Gerais. Eu ali desenhei o mapa de Minas, seus rios e lagos de belezas tamanhas, também desenhei suas lindas montanhas. Desenhei as riquezas, desenhei muito mais: também as belezas e toda grandeza de Minas Gerais. Depois que eu fiz minha obra de arte desenhada no chão escrevi o meu nome e o meu sobrenome como recordação. E do lado eu fiz neste lindo serviço, com muito capricho o meu coração. 07-12-2020. Cícero Alvernaz,