Postagens

Mostrando postagens de agosto 18, 2019
PASTEL DE FEIRA Tem o pastel de casa, o pastel da pastelaria, da lanchonete e tem o pastel de feira. O último é o mais famoso, talvez porque é feito na hora a gosto do freguês. Mas este pastel nem sempre é tão bom quanto a sua fama.Tem pastel de feira que nega a raça, eu diria, um pastel genérico. Todos os sábado, depois da caminhada, eu compro um pastel na feira e levo para comer em casa, geralmente com suco. Até agora não tenho o que reclamar, só tenho a elogiar esse pastel  saboroso frito na hora, com o recheio a gosto do freguês. Conheço famílias que vão, religiosamente, comer esse pastel na feira, parece uma coisa sagrada e muito desejada. Sempre que vou à minha cidade em Minas (Manhuaçu) como pastel na mesma pastelaria e parece que ele está cada vez melhor. Eu gosto de pastel, mas conheço gente que não gosta. Afinal, gosto é uma coisa muito pessoal, muito particular e intrínseca. Confesso, é difícil resistir a um pastel de feira. (24-08-2019)
CAÇULA O filho mais novo é chamado "caçula", raspa do tacho e outros adjetivos. A vantagem é que tem os cuidados especiais dos pais, os mimos normais e gerais dos pais por ser o mais novo, aquele que encerrou a conta, fechou a "fábrica". Por outro lado, esse "caçula" muitas vezes é invejado pelos irmãos e às vezes até apanha, muitas vezes sem nem saber por que. Ser filho caçula é diferente, tem algo que mexe, que conta e nem sempre é vantajoso. É o caçulinha, o mimo dos pais  e até de alguns parentes. É como se fosse a última bolacha do pacote, o mais visado, o mais amado, o "filhinho do papai". Isto pode ser bom, mas se houver superproteção pode ser ruim. Tudo depende dos pais, da educação, da forma como se encara essa realidade. Eu sou o caçula dos homens e sei como é isto. Em alguns momentos da minha vida sofri devido a inveja dos meus irmãos, mas felizmente sobrevivi e por isto hoje posso contar como é ser caçula. Para mim, foi uma experiênci
SÓ PARA NÃO CHORAR Escrevo de bobeira, às vezes só para fazer zoeira como quem cai da cama e depois disfarça para ninguém perceber. Isto parece não ter lógica, uma ilusão psicológica, um momento sem assunto, estar perto e não estar junto, falar sem querer dizer, sentar e não comer. Escrevo de bobeira, às vezes só para me ocupar com alguma coisa, com alguma ocupação, como quem deita no chão pensando que está na cama, como quem diz que ama, mas só faz malvadeza e depois pede perdão. Escrevo assim, muitas vezes sem querer, só para ver o tempo passar, escrevo, muitas vezes, só para não chorar. Cícero Alvernaz, autor. 23-08-2019.
ANJOS  Anjos são seres criados, portanto são criaturas que, de acordo com a Bíblia, tem asas. Anjos são ministros de Deus que obedecem as suas ordens, diversas vezes na Bíblia vemos anjos desempenhando o seu ministério. Mas o demônio, ou demônios também são anjos, são "anjos caídos". Certa vez Jesus disse: "Eu vi Satanás caindo do céu como um relâmpago" (Lucas 10.18). Muitos adoram anjos, mas os anjos são criaturas, portanto não devem ser adorados, aliás, nenhuma criatura, i magem, ou objetos devem ser adorados, pois isto, biblicamente, é idolatria. Mas os anjos estão em alta, sempre vemos por aí imagens de anjos, não só em cemitérios como também em várias igrejas. Muita gente até confunde esses seres angelicais e atribuem milagres a eles. Isto pode até acontecer quando eles são enviados por Deus em alguma missão especial. No Salmo 34.7, está escrito: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra". Os anjos são importantes, mas eles não
MONÓLOGO Monologar é conversar sozinho por aí e até dar risadas como se fosse um louco ou alguém com desvario. Mas não é nada disto, é só um jeito de falar e de desabafar consigo mesmo, relembrar fatos, histórias e até tragédias. É bom monologar, às vezes é melhor do que dialogar, dependendo da pessoa com a qual dialogamos. Quem vê alguém assim geralmente o toma por louco, pois isto não parece normal, mas isto é puramente normal e até aconselhável. Eu gosto de conversar sozin ho enquanto caminho e hoje eu recordei a época que eu trabalhava no Correio no ano de 1975. O Correio era outro e eu também. Hoje eu já sou "quase um velho" e o Correio não é mais o mesmo, não tem a mesma eficiência e poderá até ser privatizado. Monologar é bom, faz bem ao corpo e à alma, com uma grande vantagem: ninguém nos interrompe, não discorda da gente e nem faz a gente passar raiva. Sempre gostei de um bom papo, mas isto hoje está muito difícil. É muito mi mi mi e muito mé mé mé pro meu gosto. (23
O MENINO O menino brincava na terra, se sujava no barro, deitava na terra, se sentava chão, brincava em seu mundo de sonho e de paz, sonhava e brincava, brincava e sonhava e às vezes chorava se a mãe o chamava pra ir almoçar. O menino queria somente brincar, sonhar e sorrir, sorrir e sonhar. Seu lindo brinquedo ele mesmo fazia, brincava e sorria, sorria e brincava e às vezes chorava se a mãe o chamava pra ir estudar. O menino crescia e não percebia que o tempo corria, que a vida passava, passava o tempo, a sua inocência, chegava a idade, a adolescência. O menino brincava e às vezes chorava se a mãe o chamava e com ele ralhava e até o obrigava a ir trabalhar. Cícero Alvernaz, autor. 23-08-2019.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL  Hoje fala-se muito em preservação ambiental. Até quem nunca regou uma planta hoje é defensor ferrenho da Amazônia. Dizem que isto não ocorria em outros governos, mas aí a história é outra. Tem gente que paga de defensor da natureza, mas joga lixo na rua e não cuida sequer do seu quintal. Eu estive no início de 2015 na cidade de João Monlevade, MG, e vi uma grande floresta rodeando aquela linda cidade. Comentei com alguém sobre aquela esplêndida área ver de e a pessoa me disse: "Isto é o cinturão verde da cidade, se alguém derrubar uma árvore desta floresta comete um crime ambiental, será multado e poderá até ser preso". Hoje, ouvindo tanta asneira, com gente culpando o presidente sem nem saber realmente o que está acontecendo e por que está acontecendo na Amazônia, eu me lembrei deste fato. É preciso, sim, preservar, mas isto deve fazer parte de uma consciência coletiva, a começar pela nossa cidade, do nosso quintal. Isto se chama "consciência ambi
ANDAR A CAVALO Nunca andei a cavalo, bem que eu tentei, mas o cavalo parece que não gostou de mim. Ele ameaçou dar uns pulos, talvez por brincadeira, mas eu entendi o recado e desisti logo no começo. Admiro quem anda a cavalo, tem gente que até amansa cavalo e burro bravo, cada um com a sua mania. Montaria não é comigo, não sou de certas aventuras e de certas loucuras. Mas eu tentei quando ainda era bem jovem e foi ridículo. Lembro que uma vez eu tentei abrir uma porteira mon tado e não consegui, tive que descer do cavalo para poder passar. Quando a porteira era de empurrar eu até conseguia, mas quando era de puxar aí foi um desastre total. Por fim, eu desisti antes de começar e resolvi fazer outra coisa. Hoje, temos cavaleiros e amazonas por este mundo afora até dando show. Enquanto isto, eu continuo fazendo os meus versos e pisando em terra firme. Nada de aventuras sobre lombos de animais. (21-08-2019)
ELA É LINDA Ela é linda que nem uma flor se abrindo numa tarde de sol, ou numa manhã ainda orvalhada e recém acordada. Ela é linda que nem uma planta quando começa a crescer e espalha seus galhos ou suas ramas pelo ar ou pelo chão. Ela é muito bonita, de seus olhos sai uma luz diferente, um brilho que de repente se espalha ao redor e tudo fica melhor do que antes. Ela é linda, tão linda que o seu sorriso é sonho de madrugada, é um desenho na estrada, um livro cheirando a ti nta, um peixe nadando sem pressa, um rio descendo, escorrendo pela vargem, nas baixadas e nas curvas fechadas que parecem não ter fim. Ela é linda quando olha pra mim e me diz alguma coisa, seja lá o que for, e depois vira o rosto e se vai com gosto cuidar de seus afazeres. Ela é linda, ela sabe o que é, eu nem falo porque não precisa. A beleza é o seu texto e o seu contexto. Sua beleza a tudo atrai, desperta e suaviza. Ela é a minha Mona Lisa. (21-08-2019)
DE REPENTE De repente eu descobri que tenho tudo, mas não tendo nada. De repente eu perdi o rumo da vida, o sentido da estrada. De repente eu me vi sem saber numa grande encruzilhada. De repente eu percebi que esta vida vale tudo e não vale nada. De repente eu olhei, mas não vi porque não tinha nada. De repente eu caí, mas depois levantei com a mão machucada. De repente dormi e sonhei e depois acordei sem lembrar de mais nada. De repente me vejo assim: escrevendo esses versos sem rima, sem nada. Cícero Alvernaz, autor. 21-08-2019.
NÃO ME PROCURE Se eu desaparecer do mapa não me procure no necrotério, nem me procure no cemitério, ou mesmo num hospital. Não me procure na terra, nem me procure no céu, não me procure no espaço, talvez eu esteja no abraço da manhã que se abriu, da criança que sorriu, do sonho que eu sonhei. Não me procure na estrada dirigindo em disparada seguindo o meu caminho acompanhado ou sozinho viajando por aí. Fazer isto não costumo, porém às vezes eu sumo sem querer ser encontrado, vou para outro Estado e até para outro País. Fui em busca de aventura, de amor e de ternura procurando ser feliz. Cícero Alvernaz, autor, 20-08-2019.
CRIANÇA NA VIDRAÇA Não estou fazendo nada além de olhar umas coisas, baixar a cabeça e olhar em volta. Não estou fazendo nada além de olhar a estrada e sentir o vento que passa. Na verdade, eu estou ocupado: estou pensando na vida, pensando no que passou e no que não sei se virá. O que conta é o momento além deste meigo vento que acaricia as folhas e refresca o tempo. Só de ficar assim vale a pena, sentindo essa tarde serena que passa devagar. Não estou fazendo nada na beira desta estrada, não estou querendo nada, só quero ficar aqui a olhar o tempo que passa, a contemplar o meu dia nos versos desta poesia qual criança na vidraça. Cícero Alvernaz, autor, 19-08-2019.
RIMA Rima pode não ajudar, pode até atrapalhar, mas rima atrai e sobressai no verso da poesia, dá vida, beleza, clareza e pureza. Não há quem não goste de rima. A gente, desde criança, é atraído pelas rimas nas musiquinhas, cantigas de roda e modas caipiras. Mas a rima também pode ser uma armadilha, pode tirar a atenção, desviar o sentido e até macular a ideia e a função do verso. Carlos Drummond de Andrade, nosso maior poeta, não gostava de rimas. Ele era modernista e o seu  verso era livre, livre inclusive de rimas. Drummond raramente escrevia sonetos, onde a rima é fundamental. Drummond deu um novo sentido à poesia, mostrou ao mundo que se pode escrever simples e ao mesmo tempo escrever bem e dizer tudo através do verso. Eu gosto de rima, gosto mais como um objeto lúdico, uma brincadeira muitas vezes séria. E vou continuar rimando e amando, querendo e desejando no meu dia a encantadora poesia. (19-08-2019)
DESABAFO Você pode me dizer o que quiser, me xingar, me chamar de homem ou mesmo de mulher, escrever meu nome e apagar, cuspir, xingar e até urinar no meu verso, fazer careta, falar mal de mim e querer o meu fim. Você pode me perseguir e mentir sobre a minha vida, achincalhar a minha poesia, me jogar água quente ou fria, espezinhar e pular com seu peso sobre o meu corpo já dolorido. Você pode me deixar ferido, combalido e estressado que eu não mudarei esse meu jeito, essa min ha convicção e nem a minha crença. Serei fiel ao meu Deus de coração e isto não é simples religião, ou algo que se apaga como um cigarro que se traga. Esta vida é assim, somos perseguidos e muitos querem o nosso fim, mentem e tripudiam com veemência, colocam seus pés sujos sobre o nosso corpo e tudo fazem com desdém, mas Deus a tudo vê e sabe que somos pessoas de bem. (19-08-2019)
TARDE PEQUENA Na tarde pequena de um dia qualquer, eu vi uma estrela, vi uma mulher, vestia um vestido, andava descalça, me olhava de longe querendo falar, porém não ouvi a sua conversa, eu nada senti naquela distância na tarde pequena, na tarde morena vi uma mulher que vinha de longe, no olhar trouxe um brilho, na boca um batom, no corpo um fogo, na alma um dom, queria falar pra mim acenava e eu a olhava querendo saber o que ela dizia, mas eu não ouvia a voz que emitia, pensei na poesia daquele momento trazida no vento no espaço, na flor, na tarde pequena eu vi a mulher e então escrevi um verso qualquer, um verso de amor. Cícero Alvernaz, autor, 19-08-2019.
FOI UM EQUÍVOCO -Foi um equívoco!  Foi o que?  -Foi um engano, eu disse. Você não disse engano: disse outra coisa. Foi um palavrão? -Não, eu disse: foi um equívoco. Está bom, mas o que é isto? -É um engano, eu me equivoquei. Você se equi... o que? -Eu me equivoquei, me enganei. Entendeu agora? Ainda não. Dá pra repetir? -Repetir o que? O que você falou. -Mas eu já repeti. Eu disse que foi um equívoco. Ah, tá bom, você se equivocou, se enganou, então foi um equívoco. -Sim, foi isto, foi isto mesmo. Foi o que mesmo? Dá pra repetir? (18-08-2019)
JESUS Jesus é a porta, a verdade, a luz, é a fonte do amor, ele é o Bom Pastor. Jesus é bom, é a Rosa de Saron, é o Lírio dos Vales, a Estrela da Manhã, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, ele é tudo pra mim. Jesus é amor, ele é meu Salvador, meu Escudo, meu Deus, que abençoa os seus, que encaminha o perdido, que salva o arrependido, e liberta o oprimido. Jesus é meu Guia de noite e de dia, meu Mestre querido. 18-08-2019.
O ALMOÇO ESTÁ PRONTO O almoço está pronto, venha logo almoçar, depois a comida esfria e você vai reclamar. Venha logo comer, pois já passou da hora, o almoço está pronto, para que tanta demora? Se não estiver com fome pode comer assim mesmo: Arroz, feijão e salada, ovo frito e torresmo. O almoço está pronto e até já esfriou, todo mundo já comeu, tomo mundo almoçou. Você vai comer o resto, depois vai lavar o prato, não adianta xingar e nem fazer desacato. Cícero Alvernaz, autor, 18-08-2019