Postagens

Mostrando postagens de agosto 22, 2021
  SENSIBILIDADE As pessoas sensíveis geralmente são incompreendidas e algumas até são mal vistas. Muitos confundem sensibilidade com fraqueza ou medo exagerado. Ter sensibilidade basicamente é sentir, mas é bem mais. Ser sensível é ver o mundo de uma forma diferente, é lutar pelos mais fracos sentindo a sua dor. É demonstrar amor, carinho e compaixão. Todo poeta é sensível como uma borboleta pousada numa flor, como um beija-flor, como o vento que passa e toca de leve. Ser sensível é sentir Deus na Natureza, é ver beleza onde não há, é ajudar alguém a se levantar. Talvez o que mais falta hoje na humanidade seja a sensibilidade. (24-08-2021)
  TEM MUITOS ANALFABETOS POLÍTICOS Tem gente que nunca ouviu falar no Congresso Nacional, que é formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Tem também o famigerado STF composto por 11 pessoas que foram escolhidas pelo presidente da República. Depois tem mais um monte de políticos que nem vale a pena mencionar. E tem também o presidente da República que é eleito a cada 4 anos e pode ser reeleito para um novo mandato. Tem gente que não está nem aí para isto! É dessa gente que esses políticos gostam. Cada ação, boa ou má, que existe foi feita por políticos. Até um quebra-molas é feito por algum político. Tudo que tem na cidade, até as propriedades particulares e rurais dependem dos políticos. E ainda tem muita gente que ignora isto. São os analfabetos políticos que eu considero os piores analfabetos que existem. (24-08-2021)
  ESCREVO PRA MIM Escrevo pra mim, eu já disse isto. Falo sozinho, dou risada e choro, peço e às vezes imploro, depois me quedo e medito em Deus e na Sua Palavra. Não me importo com o que possam pensar, ou mesmo falar. Não devo nada a ninguém, a Deus eu devo a minha vida e a minha inspiração. Escrevo pra mim, se ninguém ler é a mesma coisa, não faz diferença. Eu não perco nada, se tem alguém que perde é quem não leu. Se eu me preocupasse com as pessoas, os leitores eu não teria escrito nem dez poesias, pararia na nona. Escrevo para Deus porque foi Ele quem me deu esse dom. Sou livre para criar os meus versos e os meus textos e assim prossigo a minha estrada, às vezes longa e esburacada, mas sempre com a minha vida guiada por quem me ama e me conhece: aquele que me fez e me deu essa inteligência para escrever. Sou grato a ele por tudo! (24-08-2021)
  DONA DE CASA Existe diferença entre dona de casa e dona da casa. Dona de casa é quem cuida da casa, cozinha, faxina, limpa tudo, encera, dá brilho, varre põe o lixo na rua, arruma a cama, limpa a geladeira e os móveis em geral. Dona da casa é a dona do imóvel, proprietária, quem adquiriu a casa, paga os impostos e tem os documentos, escritura e todos os comprovantes do pagamento. E tem a pessoa que é as duas coisas, tanto pode ser homem como pode ser mulher. Sim, porque hoje existe homem que é dono de casa e dono da casa. Hoje é muito comum homens morarem sozinhos por obrigação ou por opção. Eu admiro muito as donas de casa, principalmente quando são mães, algumas são mãe e pai ao mesmo tempo. Eu admiro essas mulheres e sei que também tem homens que são pai e mãe ao mesmo tempo. 25-08-2021.
  UM DIA EU GOSTARIA Um dia eu gostaria de abraçar alguém como se abraça uma almofada. Abraçar com força e com vontade como alguém que sente saudade e sonha com um amigo e o abraça em sonho e depois acorda recordando e ainda sentindo aquele abraço. Abraçar forte, apertado, com um abraço demorado sem hora para terminar, sem tempo para acabar. Como uma criança abraça a sua boneca que tanto deseja e até a beija com carinho, com vontade, como alguém que sente saudade e sonha com um amigo. Um dia eu gostaria de abraçar alguém assim. (03-01-2021)
  EU SEMPRE FUI APAIXONADO POR MINAS Eu sempre fui invocado com Minas. Eu olhava o mapa do Brasil e via muitos Estados. Do Sul ao Norte, passando pelo Leste, Centro Oeste e o Nordeste eu caminhava olhando e pensando nesses Estados tão distantes do meu Estado. Me debruçava sobre o mapa e decorava quase tudo, as capitais dos Estados, os rios, as cidades principais, o relevo e tudo mais. Mas eu acabava sempre em Minas Gerais. Corria o olho por meu Estado, o Sul, o Centro, o Leste, o Norte, o Triângulo Mineiro, os rios, lagos, lagoas, vegetações, áreas produtivas, cidades pequenas, médias e grandes. De repente, como todo adolescente, eu comecei a me interessar por futebol e encontrei um time que tinha "Mineiro" no nome, foi fácil escolher. Alguns amigos e parentes zombaram de mim por causa do time, mas eu o escolhi por causa do nome e depois percebi que era um time tradicional que tinha uma grande e fanática torcida e uma história muito linda. Eu sempre fui invocado com Minas e h
  DEVEMOS SER PRECAVIDOS Tem gente que fala: "Caixão não tem gaveta, eu gasto tudo que eu ganho, não guardo dinheiro". Um dia uma pessoa falou isto perto de mim e eu perguntei: e se você precisar de dinheiro numa emergência? Tudo na vida tem pelo menos dois lados, não devemos ser unilaterais (ver a questão só por um lado). Vamos supor: eu gasto tudo durante o mês e de repente eu preciso de alguns milhares de reais para uma emergência, você acha que alguém vai me emprestar esse dinheiro? Se a pessoa gasta tudo, o que ela irá fazer numa emergência? Eu nunca tive dinheiro de sobra, mas sempre pensei nisto. Devemos ser precavidos e sobretudo prevenidos porque ninguém sabe quando vai precisar. (25-08-2021)
  SE VOCÊ NÃO TIVER NADA PARA FALAR Se você não tiver nada para falar, não fale nada, fique calada. Tem gente que fala sem ter o que falar, fala só por falar. Fala pra se ocupar com alguma coisa e não acrescenta nada com essa fala. Uma pessoa calada é mais prudente, é mais inteligente. Até um tolo pode ser considerado prudente quando fica calado. Mas tem gente que não sabe se calar e quando fala só atrapalha e não consegue nada acrescentar. 25-08-2021.
  É BOM SER CRITICADO Quando alguém me critica e me estapeia eu sempre digo: Eu não sou perfeito e se eu fosse perfeito não teria graça nenhuma. Imagina uma pessoa perfeita no meio de tanta imperfeição! Sou cheio de defeitos, problemas, amores desfeitos, manias excêntricas, mania de perfeição, poesia, canção e ás vezes muita falação, geralmente quase sem nenhum conteúdo. Nesse caso, seria melhor se eu ficasse mudo, nem que fosse só por algumas horas. Quando alguém me critica eu penso: É normal, eu ia desconfiar se a pessoa me elogiasse, aí eu ficaria com um pé atrás. Ser criticado é muito bom, pois nos dá o direito e o dever de tentar fazer melhor da próxima vez. Tudo na vida é um aprendizado e só não aprende quem é burro ou muito fechado. (26-08-2021)
  FAZ TEMPO Faz tempo que eu não saio lá fora, faz tempo que eu não passeio, faz tempo que não vou na padaria, faz tempo que eu não como bolo com recheio. Faz tempo que eu não vejo ela, faz tempo que a gente não se fala, faz tempo que eu fico por aqui, andando no quintal, ou sentado na sala. Faz tempo que eu perdi o meu sorriso, aquele jeito alegre de falar. Faz tempo que eu choro escondido todo dia com medo de alguém me ver chorar. Faz tempo que eu sinto essa saudade, faz tempo que a gente não se vê. Faz tempo que eu fico aqui sozinho e faço meus versinhos pensando em você. 26-08-2021.
      JESUS, O BOM PASTOR Jesus é o bom pastor e nós somos as suas ovelhas. Ele disse certa vez: "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Fico imaginando como é ser guiado por este pastor. Certamente ele nos levará às águas tranquilas, aos campos verdejantes, às sombras quando o calor é abrasador, ao alimento quando a fome chegar. Ter Jesus como o nosso pastor é uma segurança, é a garantia de proteção absoluta. Mas para que isto aconteça temos que crer nele e recebê-lo como o nosso amado Pastor. Isto parece simples, mas não é, pois o mundo nos oferece coisas aparentemente melhores e a maioria escolhe os prazeres do mundo, pois é mais fácil, o caminho é largo e espaçoso. O Salmo 23 e João capítulo 10 falam sobre este Bom Pastor que deu a sua vida pelas suas ovelhas. (26-08-2021)
  ESTRADINHA DE CHÃO Tem uma estradinha que eu conheço, por onde passei, por onde andei. É uma estradinha da roça onde passa o burro com a sua carroça, onde passa o lavrador com a sua enxada, onde passa a patroa com a sua empregada e um boiadeiro tocando a boiada. Tem uma estradinha de chão onde o homem do sertão passa com sua fé e todo dia segue a pé pra colher milho e feijão. Essa estradinha é margeada de mato onde às vezes tem carrapato, onde tanta coisa abriga e lá também tem formiga que às vezes pica a gente. Já passei nessa estrada, velha estradinha de chão, sozinho ou com meu cachorro já subi e desci morro, já cantei muita canção. (26-08-2021)
  AINDA QUERO ANDAR DE MÃOS DADAS Anda quero andar de mãos dadas e com graça passeando pela praça feliz e sem me importar. Ainda quero rever a rua onde um dia eu passei sorridente com alguém. Vou caminhar passo a passo, sem pressa e sem cansaço bem seguro em sua mão. Vou sentir firme no peito do amor o seu efeito a pulsar meu coração. 23-08-2021.
  ANTIGAMENTE Fio, dá bença pro tio! -Bença tio! Dá um abraço nele! -Hum, que abraço gostoso, meu sobrinho. Fio, agora pode ir brincá. Mas não vai muito longe! -Tá bom, pai! HOJE Fio, cumprimenta o tio! (Pausa) -Bom dia tio! Dá um abraço nele! -Tiau, pai, mais tarde eu vorto! Cê vai aonde? -Vô dá um rolé pur aí! Vê se num demora! -Tá bom! O filho não volta logo e o pai todo orgulhoso diz: "Meu fio já tá moço, deve tê discolado alguma gatinha. Tem nada não! Um dia ele vorta. 24-08-2021.
  POR QUE VOCÊ VOLTOU? Por que você voltou? Não, não me responda, apenas sinalize com a mão, ou com o olhar, sem nada falar. Seu gesto e o seu silêncio são a prova clara de que você se foi e não voltará mais. Voltar para que, afinal? Voltar para recomeçar tudo de novo? O passado já se foi, ficou na penumbra, o passado é uma sombra, é uma figura na parede, um espantalho andando e fazendo barulho no soalho de uma velha casa. Por que você voltou? Não, não me responda agora, poupa-me da sua resposta. Se quiser, pode ir embora. 23-08-2021.
  "ESSE MUNDO É MESMO DE AMARGÁ" Tem mãe que quando não está bem bate no filho pra descontar. Isto acontecia muito no meu tempo de criança e depois adolescente. Quando as coisas acalmavam, a mãe ia "se desculpar com o filho". Sentava ele no colo, fazia um carinho e às vezes até lhe dava um beijinho. O filho, logicamente estranhava aquele gesto, mas gostava. O pai já era mais incisivo: quando ele batia era pra valer e nada de agradinhos depois. "Pai é pai e mãe é mãe." Eu observava essas coisas e não entendia o enredo desse "morde e depois assopra". Nesse mundo tem umas coisas que eu acho que é só eu quem vejo. A pessoa namora e faz até loucuras, depois por nada termina o namoro com a mesma naturalidade com que mata uma barata. Ela olhou na minha cara e falou: "a gente acaba por aqui", como se isto fosse a coisa mais natural do mundo. Eu saí e fui para a rodoviária tomar o ônibus de volta pra casa. Poeticamente eu pensei: E o meu coração
  AMIZADE, AMIZADE, NEGÓCIOS À PARTE Negócios são negócios, tão diferentes da amizade! Negócios visam lucros, por isto muita gente que negocia mente descaradamente para assim auferir os seus lucros. Trabalhei alguns anos de vendedor com uma pessoa que mentia descaradamente para os fregueses e certa vez ele me disse em tom de crítica: "Eu vendo para qualquer pessoa aquilo que eu bem quiser". Eu não duvidei porque os métodos dele não eram nada cristãos. Olhando a forma como ele abordava as pessoas eu vi nele um tremendo de um mentiroso e um enganador. Rapidamente deixei ele e segui a minha vida desempregado. Depois Deus me abriu várias portas. Comerciantes, com raras exceções, são mais ou menos como a maioria dos políticos. Falo como alguém que trabalhou quase 10 anos como vendedor. A frase "Amizade, amizade, negócios à parte" realmente é muito verdadeira. (18-08-2021)
  UM TÍPICO MINEIRO Nunca fui de nadar em rio profundo, mergulhar e sumir por alguns segundos. Nunca fui de muitas peripécias e aventuras. Meu mundo era mais de meditação, desenhar alguma coisa, fazer algum verso, depois andar pelo pasto, sentar num cupim e ficar olhando a distância que se perdia. Eu era e sou um típico mineiro, muitas vezes sem eira nem beira. Gostava de observar o tempo, as nuvens, o pôr do sol e o revoar das aves em busca do seu ninho. A partir daí eu li poesias de vários autores até que me aventurei pelos caminhos do verso. E hoje é esse o meu universo. Este é um universo de muitos contos e algumas criações, sempre voltadas para o palpável e também para o inexplicável. Coisa de mineiro intimista que já nasceu artista. 31-07-2021.
  DEIXA PRA LÁ! Você não pode fazer isto! -Posso. Não pode. -Tanto posso que vou fazer. Eu pago pra ver. -Nem precisa pagar, eu faço de graça. Cê deve sê loco! -Só um pouco. Risos. Então eu vou ver de graça. (Pausa) -Pronto, já fiz. Mas eu não vi nada. -Claro que não viu, eu fiz escondido na beirada do muro. Eu posso ver? -Pode, lá está a marca do crime. Nossa! Você é louco mesmo! Como você conseguiu se limpar? -Eu ando prevenido. Pra isto é que eu carrego bastante dinheiro. Risos Deixa pra lá! 19-08-2021.
  CIRCO DA VIDA A vida é um circo onde os palhaços somos nós. Nesse circo tem pipoca, tem amendoim, tem gente que me odeia, tem gente que gosta de mim. Nesse circo tem ilusionismo, tem mágicos, tem plateia, tem animais adestrados, tem tudo que um circo tem. Esse é o circo da vida onde a gente nasce, cresce e depois envelhece. Neste espetáculo somos a plateia às vezes exigente, somos tudo, somos gente. Choramos de dor e sorrimos de alegria. Cada um com o seu sonho, cada um com a sua poesia. 19-08-2021.
  A PANDEMIA NÃO VAI TER FIM Esses dias uma pessoa estava me falando algo sobre o "fim da pandemia" e eu disse, meio sem pensar, que essa pandemia não vai ter fim, depois raciocinei um pouco e imaginei que eu tinha falado uma besteira. Porém, da forma como tudo isto está sendo politizado só vai acabar quando os políticos quiserem. No Brasil já virou política e negócio quando, na verdade, isto é algo muito sério. Qualquer um pode morrer de repente, mesmo tomando os cuidados necessários, tomando a vacina e fazendo o tratamento preventivo, o qual é indicado por vários médicos. Ninguém sabe se "está marcado pra morrer", pois o Covid não escolhe ninguém pela cor, nem pelo grau de conhecimento, condição financeira, idade ou religião. Se a pandemia acabar, provavelmente vão criar outra, talvez até pior. (20-08-2021)
  Fim de semana chegando e eu daqui espiando a sua chegada. Coração pulsando, olho na estrada, sorriso no rosto, muito amor e muito gosto, muito som e muita festa. Fim de semana chegando e eu daqui espiando sem quase nada entender de tudo que ainda me resta. 21-08-2021.
  ELA É LINDA Ela é linda que nem uma flor se abrindo numa tarde de sol, ou numa manhã ainda orvalhada e recém acordada. Ela é linda que nem uma planta quando começa a crescer e espalha seus galhos ou suas ramas pelo ar ou pelo chão. Ela é muito bonita, de seus olhos sai uma luz diferente, um brilho que de repente se espalha ao redor e tudo fica melhor do que antes. Ela é linda, tão linda que o seu sorriso é sonho de madrugada, é um desenho na estrada, um livro cheirando a tinta, um peixe nadando sem pressa, um rio descendo, escorrendo pela vargem, nas baixadas e nas curvas fechadas que parecem não ter fim. Ela é linda quando olha pra mim e me diz alguma coisa, seja lá o que for, e depois com gosto vira o rosto e se vai. Ela é linda, ela sabe que é, eu nem falo porque não precisa. A beleza é o seu texto e o seu contexto. Sua beleza a tudo atrai, desperta e suaviza. Ela é a minha Mona Lisa. (21-08-2019)
  CÍCERO ALVERNAZ é mineiro de Manhuaçu, onde nasceu no dia 20 de novembro de 1954, no Distrito de São Pedro do Avaí. Neste Distrito começou os seus estudos sendo um dos melhores alunos no Curso Primário. Começou a escrever e a se interessar pelas letras ainda na pré-adolescência dando assim os seus primeiros passos na mais tenra idade. Com o tempo, buscou e leu vários autores conhecendo assim a literatura propriamente dita. Isto o despertou para continuar o seu processo de criação. E não parou mais. É escritor, poeta, cronista, jornalista, educador, teólogo evangélico e colabora com a imprensa local há 30 anos. Já foi premiado em vários concursos de poesias e crônicas. É participante ativo da vida literária e cultural tendo colaborado com vários movimentos através da imprensa falada e escrita. É membro-fundador da Academia Guaçuana de Letras, cadeira nº 19, e tem como patrono o poeta Carlos Drummond de Andrade - e continua no seu afã de escrever e disseminar a sua arte onde se dispo
  SE A VIDA É UMA NOVELA Se a vida é uma novela eu não sei qual é o meu papel. Talvez eu faça vários papéis, ou não faça nenhum. Pode ser que eu seja apenas um colaborador, não seja um Diretor e nem sequer um ator. Se a vida é uma novela eu não sei em qual capítulo estou. Não sei quando termina a novela e as luzes vão se apagar. Talvez ainda demore, mas pode ser hoje, ou quem sabe amanhã. Tem dia que eu não me sinto bem, até me sinto mal com tudo que acontece. Tanta injustiça, tanta cobiça e maldade, tanta falta de amor e tanta inimizade que me deixam triste ao saber que isto ainda existe. Se a vida é uma novela eu sou apenas um ator, alguém cujo papel só fala de amor. 21-08-2021.
  FAMOSO POEMA DA PEDRA No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho. Essa pedra continua no meio do caminho e esse caminho continua no mesmo lugar. No meio do caminho tinha uma pedra. Bem no meio do caminho, bem no centro de tudo talvez atrapalhando alguém, ou ajudando também. Até hoje essa pedra está lá para quem quiser ver, conhecer e se convencer de que é verdade. Este é um famoso poema do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. 21-08-2021.