Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 28, 2021
  ROMÂNTICO Eu não sou romântico, posso ser de vez em quando, acho até que já fui algum dia, já escrevi poesia, já cantei o amor, já senti a dor do abandono em plena tarde de outono quando o sol ameaçava se por, quando uma nuvem dourada enfeitava o céu, quando pássaros em bando procuravam seu abrigo, ou algum ombro amigo... Já fui romântico quando a chuva mansa caía, quando alguém passava e sorria, e eu sentia que ela sorria pra mim. Mas eu não sou romântico, posso ser de vez em quando no momento em que escrevo meus versos, quando me lembro de alguém que eu já deveria ter esquecido. Se eu fosse romântico eu viveria em outro mundo e dentro do meu peito ferido um amor profundo me faria chorar por este amor perdido. 05-03-2021.
  GANHAR PRESENTES Durante a minha vida ganhei poucos presentes. Acho que contando todos não chegam a dez. Alguns devo ter até hoje e o que eu mais prezo é uma bicicleta que vai fazer 49 anos. Os demais foram simples, mas foram dados com carinho. Se não ganhei muitos presentes também dei poucos. De uns tempos para cá estou defendendo a ideia de dar dinheiro ao invés de objetos. Não muda muito porque presentes custam dinheiro, mas é melhor porque dá à pessoa a oportunidade de comprar o que ela precisa, de repente eu posso dar um presente e a pessoa nunca usar porque não gostou, ou porque já tinha objetos iguais ou semelhantes. Ganhei tão poucos presentes que nem sei qual seria a minha reação se algum dia ganhasse um. Na verdade, a maioria das pessoas conhecidas nem lembram do dia do meu aniversário. Sou avesso a essas coisas. Só de pensar no "Parabéns pra você" já fico desanimado e até chateado com festas. Mas se alguém quiser me dar um, seja o que for, eu aceito, agradeço e p
  TODO TRABALHO É ESSENCIAL Todo trabalho é essencial, todo trabalho dignifica para quem vai, para quem fica, para a criança e para o moço, pois sem o trabalho não há janta, nem almoço, não há luz, nem alegria, não há amor, nem poesia. Todo trabalho é essencial, só faz bem e não faz mal, trabalho traz recompensa, põe comida na despensa e evita desavença. Todo trabalho é essencial até mesmo pra criança, também para o adolescente, para o ateu e para o crente, para todos, afinal, todo trabalho é essencial. 05-03-2021
  AS VEIS É PRICISO FAZÊ UNS AGRADO As veis é priciso fazê uns agrado pra consigui arguma coisa. Tem que sabê falá, premero cumprimentá cum respeito, chegá mais perto e inté fazê um elogio. "Que casa bunita cô cê tem, tá de parabem!". E assim vai ganhano liberdade pra falá e pra pidi arguma coisa. É o mesmo que chegá perto de animar brabo, tem que rudiá premero, como dizia o Geraldinho contano suas prosa. O caboclo sabe fazê isso, sabe o camin que deve intrá. É priciso pegá a confiança, ir amansano aos poco. Antigamente se pedia até pra namorá e o caboco tinha que sabê custurá bem as ideia, insaiá premero pra dispois dá o bote. Essa é a sabedoria do minero pra num ispantá a presa. Aquele jeitin de quem não qué, mais qué muito, qué tanto que inté se atrapaia. Mas ino divagá consegue. Hoje num tem mais isso, acho que só no interior lá bem distante da povoação, depois daquele morro e daquela curva da istrada. As veis é priciso fazê uns agrado pra consigui arguma coisa, mais disp
  ROMÂNTICO Eu não sou romântico, posso ser de vez em quando, acho até que já fui algum dia, já escrevi poesia, já cantei o amor, já senti a dor do abandono em plena tarde de outono quando o sol ameaçava se por, quando uma nuvem dourada enfeitava o céu, quando pássaros em bando procuravam seu abrigo, ou algum ombro amigo... Já fui romântico quando a chuva mansa caía, quando alguém passava e sorria, e eu sentia que ela sorria pra mim. Mas eu não sou romântico, posso ser de vez em quando no momento em que escrevo meus versos, quando me lembro de alguém que eu já deveria ter esquecido. Se eu fosse romântico eu viveria em outro mundo e dentro do meu peito ferido um amor profundo me faria chorar por este amor perdido. 05-03-2021.
  MEUS DEZOITO ANOS (REFLEXÃO) Do fundo do baú. Pra não dizer que eu minto está aqui a prova. Completo hoje dezoito anos. Sei que daqui para frente preciso mais do que nunca dar meu exemplo aos menores. Sei também que já sou maior de idade e por isto preciso ser maior também na educação que é bem mais importante. Pois não basta apenas ser homem na estatura, na aparência. É preciso que eu seja realmente homem! Daqui para frente preciso honrar a minha idade e procurar ser um homem que conquiste respeito dos outros. É preciso que primeiro eu dê respeito para poder obtê-lo. Sei disto tudo e oxalá que você também saiba, procurando ser na realidade um homem maior. (Escrito dia 20 de novembro de 1972, quando completei 18 anos). Encontrei manuscrito num velho caderno. Cícero Alvernaz, 03-03-2016.
  EU FALO SOZINHO Como não tenho ninguém para conversar comigo, eu falo sozinho. A gente fala e a gente mesmo responde, concorda e discorda da gente mesmo. É o melhor papo que existe, esteja alegre, ou esteja triste. Eu falo, eu canto, faço gestos, dou risadas quando me lembro de um caso engraçado. Acho que ninguém mais se fala, acabou o diálogo, as brincadeiras sadias, as amizades verdadeiras, hoje é só amizade virtual que de amizade tem muito pouco. Como eu falo sozinho, eu tenho liberdade para imaginar o que eu quiser. Acho que depois da morte vai ser tudo diferente pra melhor. A gente pode até não reconhecer os que já estão do outro lado, mas, com certeza, a amizade será pura e verdadeira. Enquanto não vou pra lá continuarei falando sozinho por aqui. Estou ensaiando para quando eu for não cometer nenhuma gafe. Afinal, eu não sei qual vai ser o tema, nem o nível do papo entre os imortais. Mas sei que vai ser muito bom. (03-03-2021)
  DIÁLOGO IMAGINÁRIO Onde ocê foi? -Fui puraí. Puraí não é resposta. Onde ocê foi? -Dexeu discansá um poco! Tá bão, discansa, depois cê fala. -Tá bão. (Pausa) Agora dá pra falá? Onde ocê foi? -Cê qué sabê mesmo? Acho mió num falá... Tá cum segredinho é? Vamo, disinbuça! -Já disse que fui puraí. E purque demorô tanto? -Purque fui longe, fui depois do rio. Já sei, foi na casa dela, né! -Cumé cocê sabe? Eu te sigui. -Mas ela num tava lá. Tava sim, eu vi ocê cum ela. Só quiria sabê. -Já disse que ela num tava, tava a irmã dela. E o que cô cês fizero? -Nada dimais. Só cunversamo. Quando ocê fô de novo me chama. Eu quero cunhecê a irmã dela. -Tá bão, mas a irmã dela é "sapatão". Num tô gostano nada dessa cunversa. Sô cê tivé mintimo pra mim vô te dá uma surra. Cê saiu pior do que seu pai. -Cê num é meu pai, é o meu padrasto. Pai e padrasto é a mesma coisa. -Mesma coisa é chupá laranja pensano que é mixirica. -Ingraçadinho... Ocê ainda me paga. 03-03-2021.
  CADA CASA TEM O SEU CHEIRO Cada casa tem o seu cheiro. Uma das coisas que sempre me chamaram a atenção quando vou à casa de alguém é o cheiro. Cada casa tem um cheiro diferente, não sei se isto é real, ou se é psicológico. Quando a gente vai ao banheiro sente um cheiro estranho, mesmo que o banheiro esteja limpo e seco. É incrível como isto acontece! É a nossa sensibilidade nasal acusando que tem algo diferente no ar. É incrível como isto acontece desde que entramos no portão. Coisas básicas como sentar no sofá, ou tomar um café, um chá, ou comer alguma guloseima, tudo é diferente, o cheiro e o gosto são diferentes e até estranhos. Nunca entendi isto, mas sempre sou "vítima" desta sensibilidade olfativa que me persegue e sempre aparece quando vou à casa de alguém. (03-03-2021)
  HOJE O DIA ESTÁ LINDO Hoje o dia está lindo. O sol brilha na relva, nas flores e se pode sentir o seu calor beijando o mundo, acariciando a vida qual mão estendida. O dia amanheceu bonito nessa sexta feira de alegria pura, de sonho e de prazer e nós podemos ver o sorriso na Natureza, sua grande beleza nos campos e na cidade. Sei que muitos não veem isto, passam apressados, muitas vezes reclamando da vida e não conseguem enxergar a beleza, não conseguem sequer dar um "bom dia", ou esboçar um sorriso. Mas hoje o dia está lindo e eu te convido a olhar e sentir essa beleza que Deus criou e nos oferece a cada manhã. Louvemos a Deus, pois Ele é o Criador e o sustentador de tudo. (05-03-2019)
  CURIOSIDADE A diferença entre as palavras Pescador e Pecador é a letra S. Pescador é uma pessoa que pesca, Pecador é uma pessoa que peca. Um pescador pesca peixe nos rios e mares, um pecador pesca pecado nos rios e mares da vida. Jesus falou de pescador e de pecador. Ele mostrou a grande diferença que há entre um e outro. Todos somos pecadores, mas nem todos somos pescadores. E há aqueles que são pescadores e também pecadores. O pescador usa vários objetos na sua profissão, o pecador usa o seu corpo, sua mente e o seu coração. (27-02-2021)
  JOÃO TEIMOSO Me considero um João Teimoso, mais teimoso que uma porta. Essa teimosia não leva a nada, mas me diverte. Continuar no Face pra mim é uma teimosia considerando que o meu produto é praticamente descartável, mas a teimosia não me deixa sair daqui e tentar outros voos. Já pensei em ficar aqui, mas não postar, ou não criar nada, como muita gente faz. Tenho amigos que não postam quase nada, mas eu não consigo ficar sem produzir, pois isto parece uma coceira, alguma coisa que me comicha e lá vou eu criar de novo. João Teimoso, poeta manhoso que inventa casos e versos com uma velocidade e uma facilidade espantosas. Mas isto fica por aqui à mercê do tempo e da hora, pois a maioria ignora como se fosse uma casca de banana jogada no chão. Eu não escolhi ser assim. Eu jamais escolheria ser poeta e carregar dores alheias e sentimentos que não são meus. Lágrimas que vem teimosas brotando do coração e muitas vezes tento enxugar os olhos com as mãos. Alguém olha e diz: "lá vai um c
  ABRAÇO Abraço não é só aperto, não é só aproximação às vezes com má intenção. Um abraço contagia, traz prazer e alegria com a sua sintonia e nos traz inspiração. O corpo abraça a alma, nos alegra e acalma, o abraço nos faz bem, não prejudica ninguém, aproxima as pessoas e traz energias boas que a gente nem imagina. O abraço nos alegra, é uma forma de entrega que nos envolve e fascina. 02-03-2021.
  NASCI EM MINAS Nasci em Minas, cresci em Minas, vivi em Minas, estudei em Minas, lá eu me me criei, me alfabetizei. Amei em Minas, corri em Minas, lá sorri, também chorei. Nasci em Minas, sou de Minas, de Minas Gerais que tem o seu ouro, suas águas minerais. Sou de Minas que está em mim, tenho Minas do princípio ao fim. Penso em Minas todo dia, falo de Minas na minha poesia. No meu canto triste, na canção alegre, sempre em minha rima Minas me inspira, Minas é meu verso, minha obra prima. Nasci em Minas, vou morrer em Minas, vou ficar em Minas para sempre em Minas porque lá em Minas, terra tão querida foi onde eu nasci, onde iniciei esta minha vida. 02-03-2021.
  O PINTO Conheço alguém que tem o apelido de Pinto, isto é verdade, não minto, Pinto é o seu sobrenome, eu nem sei qual é seu nome, se é João ou se é José, se é Jorge, ou se é Jacinto, mas seu apelido é Pinto, ele é chamado assim: Pinto pra lá, Pinto pra cá, e tem gente que caçoa, outros dão risada a toa porque isto não tem graça, isto não é brincadeira. Se é esse o seu apelido, é verdade, eu não minto, será chamado assim, pois seu apelido é Pinto. 02-03-2021.
  FAZENDO PAPEL DE PALHAÇO Essa expressão é muito antiga e ainda é muito atual. Afinal, quem nunca fez papel de palhaço? Eu já fiz um monte de vezes, algumas vezes eu nem gosto de lembrar como, por exemplo: viajar a noite toda para ver uma pessoa e depois essa pessoa virar as costas pra mim. Ou pior, ajudar alguém até com dinheiro e essa pessoa não me agradecer, não falar nem um "obrigado". Emprestar dinheiro e não receber. Conheço alguém que emprestou (e não foi pouco) a pessoa pagou a primeira prestação e depois não pagou mais nada. Chegou e disse: eu não sei quando vou te pagar por causa da pandemia e não pagou mesmo. Hoje essa "pandemia" está servindo de desculpa pra muita coisa. Isto dá até um filme de humor, ou de horror. Enfim, quem nunca fez papel de palhaço? Eu já fiz muito e continuo fazendo, mas emprestar dinheiro, nem se o meu avô ressuscitar e me pedir. Sempre digo: Quem empresta dinheiro é Banco e Financeira. Eu sou apenas um cidadão comum que luta par
  EU E A POESIA A poesia me pegou pelo pé, tentei fugir a pé, mas ela me alcançou. Brincalhona como sempre, sem querer, me entrevistou, me perguntou tanta coisa, mas quase nada falou. Eu perdi a minha pressa, pois me encantei com ela, seguimos juntos sem pressa enquanto alguém curioso nos olhava da janela. Nessa nossa caminhada demos algumas risadas, mas ás vezes a tristeza de nós se aproximava e assim bem sutilmente ela às vezes nos chamava. A poesia então me disse que tudo que existe na vida simplesmente é tolice, é vaidade, ilusão. Ela me disse também que pra conhecer alguém primeiro a gente tem que conquistar seu coração. 23-02-2021.
  ANDARILHO Eu vou por aí como um andarilho seguindo meu trilho sem nunca parar. Eu vou caminhando e assim vou buscando meu porto, meu lar. E quando me canso, sentado descanso, costumo deitar. Deitado eu durmo, dormindo eu sonho com o meu lugar. Acima as estrelas, a lua e o céu, meu teto azul que cobre meu corpo cansado e com dor. Eu vou vou por aí qual um andarilho, mas sou protegido por nosso Senhor. 23-02-2021
  O CASAMENTO Duas pessoas desconhecidas, que não são parentes, não são amigas, resolvem se casar. Começam a conversar para se conhecer melhor, ficam bem próximas para se conhecer, até intimamente. O plano é se casar, viver uma vida com tudo em comum como se fossem só um. Para isso tem que ter confiança mútua, total confiança. Depois de algum tempo se casam. Em pouco tempo, porém, as coisas começam a mudar e aquele alinhamento do começo não existe mais. Vem as desavenças, o ciúme e o desentendimento que acaba em discussão. Alguém vê e diz: Isto faz parte do casamento, no começo é sempre assim. Mas esse "começo" parece que não tem fim. Terceiros dão palpite, parentes dão conselho e alguém sugere a separação sob a alegação de que "o que começa mal não pode acabar bem". Quanto mais gente dá palpite pior a coisa fica. E alguém ainda diz: é assim mesmo, todo casamento é assim. Por fim, se separam e alguém arremata dizendo: Ainda bem que vocês não tem filho! Essa frase di
  DESRESPEITO AO PRESIDENTE Tenho 66 anos, voto desde 1974 e nunca vi um presidente ser tratado como está ocorrendo hoje com o nosso presidente. Ele é tratado pior do que um cão sendo ele o chefe, o mandatário da Nação, eleito democraticamente pelo sufrágio popular. Que País é esse? Que democracia é essa? Quando o Lula era presidente não tinha nada disto, ele foi preso e mesmo assim foi tratado como presidente e é assim tratado até hoje. Bolsonaro é chamado de ladrão, genocida, tem vários apelidos e é xingado inclusive nos meios de comunicação, jornalistas pedem a sua morte e a sua prisão, mesmo ele sendo reconhecidamente um homem honesto que nunca desviou um centavo sequer, mesmo sendo Vereador e depois Deputado Federal por 28 anos. Vou ser bem direto: Muitos brasileiros deveriam tomar vergonha na cara. Ninguém é obrigado a gostar do presidente, mas respeita-lo é o mínimo que se espera de um cidadão. Isto já passou muito dos limites. (24-02-2021)
  CAPITALISMO E SOCIALISMO A verdadeira e real distribuição de renda é gerada pelo Capitalismo porque não concentra a riqueza nas mãos de poucas pessoas da elite, mas a distribui a várias pessoas através de empregos, negócios e bens, ou seja faz o dinheiro render, girar e gerar renda através do capital que é essencial para melhorar a vida financeira das pessoas através da produção e do mercado. Por outro, o Socialismo mantém a riqueza nas mãos de alguns privilegiados e não faz o dinheiro correr e circular através do trabalho e da geração de empregos. O Governo se fecha, retém os recursos geralmente com pouca eficiência e distribui migalhas ao povo usando o próprio dinheiro do povo para fazer politicagem, como acontecia no Brasil no tempo do PT que usava o Bolsa Família para fazer política, por isto o Bolsa Família era conhecido como "bolsa miséria". O Capitalismo, sem dúvida, é o melhor sistema de geração e distribuição de renda. (24-02-2021)
  A DAMA MAIS FAMOSA A Covid19 é a dama mais falada e a mais famosa das passarelas da vida. Todo mundo só fala dela, a nossa vida está nas mãos dela. Ela conseguiu paralisar quase todo o País, incluindo as igrejas e o comércio em geral. Ela desfila por aí impondo as suas regras, nem sempre lógicas ou normais. Ela cria lock dowun, uso obrigatório de máscara, fique em casa, toque de recolher, não saia, não viaje, não namore, não vá à praia, só faça o que eu mandar, ou permitir. O interessante, porém, é que essas suas exigências não são para todos. Tem um grupo seletivo que não precisa lhe obedecer porque isto só vale para o trabalhador, aquele que fomenta a economia do País. Esse é proibido até de andar nas ruas, ou mesmo sentar numa praça, tem que ficar em casa escondido, encolhido porque o plano da esquerda é falir a economia, afinal tudo isto foi politizado e muita gente acredita nessa monstruosidade. (25-02-2021)
  UNS E OUTROS Um é escrivão, outro é alfaiate, um gosta de manga, outro de abacate. Um é escritor, outro é doutor, um prega descrença, outro prega amor. Um mexe com leis: é advogado, outro é feirante, e tem um mercado. Um é motorista, outro é cambista, um anda no mato, outro anda na pista. Tanta gente assim, cada um na sua, uns moram em casa, e outros moram na rua. Um é religioso, outro é ateu. Um deste é você o outro sou eu. 25-02-2021.