Postagens

Mostrando postagens de outubro 2, 2022
  AMOR Amor não é só uma palavra. É uma ação, ou várias ações entremeadas de carinho e de lamento. Amor é uma flor murcha que caiu e foi pisoteada. É uma criança atravessando a estrada sem saber pra onde vai. É uma gota de orvalho que cai, é mais um dia que se vai, é uma noite que entre estrelas estende o seu negro véu. Amor é o encontro da terra com o céu. 05-10-2022.
     PENSANDO EM VOCÊ Num dia destes passados estive pensando em você, depois de tanto pensar não consegui te esquecer. Parece até brincadeira de adulto ou de criança, pois eu pude reencontrar muitos sonhos na lembrança. Meu pensamento voou, pousou num tempo distante, novamente te encontrei e te amei por um instante. Lembrei de nossos momentos em que brincávamos juntos, de nossos olhares medrosos, sem pressa e sem assuntos. Me lembrei da cachoeira onde a gente se banhava, como crianças perdidas a gente mal se olhava. Num momento de inocência o amor nos alcançou, nos olhamos sem querer e uma luz em nós brilhou. Mas tudo foi tão ligeiro que a gente mal percebeu, nos amamos escondidos e o amor aconteceu. Num destes dias passados pensei muito em você. Até hoje ainda penso, não consigo te esquecer. Cícero Alvernaz (autor), 03-10-2012.
  O NOSSO CAFÉ Tomar café é mais do que um ritual: é uma necessidade, um costume, e para muitos é até um vício. Eu pensava que só o brasileiro tomava café. Eu tinha certeza que o café era nosso. Mas o nosso café não é só nosso. Nosso café não é apenas uma riqueza, o nosso "ouro negro". Fiquei pensando isto e imaginei como deve ser o café lá fora. Aqui eu sei que ele é saboroso e necessário. O brasileiro só não toma café se não for brasileiro, ou por alguma proibição. Afinal, o nosso café continua sendo a nossa grande paixão. 06-10-2022.
  ESCUTAR VOZES Tem gente que escuta vozes do além, sabe-se lá de quem. São vozes, ruídos ou gemidos que a pessoa afirma escutar. Como ninguém mais escuta, fica difícil saber se a pessoa está mentindo. Eu sempre escutei vozes, mas outras pessoas também as escutavam simultaneamente. Voz do meu pai e da minha mãe e até de animais que eu escutava e às vezes entendia. Hoje não escuto mais. Hoje eu só escuto a voz do meu coração e a voz da minha consciência. Quando escuto alguma voz eu já sei que é coisa da minha cabeça. Já ouvi pessoas dizerem: "Deus falou comigo". Claro que isto é no sentido espiritual e emocional. Deus falou com o menino Samuel e o velho sacerdote Eli não entendeu. Foi preciso Deus falar três vezes para que o velho sacerdote entendesse que era Deus quem estava falando com o menino Samuel. Quando escutarmos alguma voz devemos atender porque pode ser Deus quem está falando conosco e então devemos dizer como disse Samuel: "Fala Senhor, porque o teu servo ouv
  A BELEZA DA POESIA Debaixo deste céu e em cima desta terra não há nada mais lindo que a poesia. Já procurei por aí, já fui longe e depois andei por aqui, mas não encontrei nada lindo que não tenha o riso e a beleza da poesia. Desde o olhar até o sorriso, desde o mar até o paraíso, em cada lugar que me alegra e me extasia ali está a luz e a beleza da poesia. 06-10-2022.
     ROUPAS NO VARAL Recolher as roupas no varal antes da chuva, molhar o quintal de manhã antes do sol, olhar a chuva caindo, sentir o sol se abrindo, viver sorrindo. Coisas normais dentro da vida normal. Coisas triviais que realizamos no dia a dia com as quais aprendemos num momento de tristeza ou de alegria. Enfim, viver. Dentro deste bojo está a poesia enfeitando o nosso dia com seu ar quase imperceptível. Mas ela está presente porque a vida não existe sem ela. O vento bate nas roupas e brinca com elas. As roupas reagem, a lavadeira xinga o vento porque ele traz poeira, mas ele sorri porque este é o seu jeito de brincar e se divertir. O poeta observa tudo e consegue escrever um verso e tirar lições de tudo. Afinal, o vento é apenas um amigo brincalhão. Não adianta xingar o vento, pois ele vai embora e depois volta ainda mais forte. É a lei da vida, é a lei da natureza. Agradeçamos a Deus por tudo. 07-10-2013.
  TEM GENTE Tem gente que fala, tem gente que se cala e prefere só ouvir. Tem gente que ri, tem gente que chora, tem gente que está aqui, tem gente que foi embora. Tem gente de todo jeito, tem gente que tem defeito, mas também tem qualidade, tem gente de todo tipo, tem gente de toda idade. Tem gente religiosa, tem gente que não crê em nada, tem gente que é vaidosa, tem gente mal arrumada. Tem gente que gosta de queijo, tem gente que às vezes não liga, tem gente que gosta de beijo, tem gente que gosta de briga. O mundo é desse jeito a gente querendo ou não. Tem qualidade, defeito, tem honesto e tem ladrão. 07-10-2022
     O SONINHO DA TARDE Ele vem devagarinho acompanhado ou sozinho, é o soninho da tarde que vem sem alarde e sem nenhum barulho que possa acusar a sua chegada. Ele chega e nos domina e a gente se inclina dominado. É a visita de todo dia por volta das 15 horas, ele vem sem demora e a gente não o ignora. O soninho da tarde chega sem alarde como se fosse um animal e nos deixa mole e sem ação e então buscamos sem demora uma cama e um colchão. 07-10-2022. Gosto Comentar Partilhar
  QUANDO MINHA MÃE MORREU Quando minha mãe morreu eu fiquei como um menino sem lar e sem destino. Me lembro que o dia perdeu a cor e a sua graça. Mas eu ainda consegui me manter, consegui pensar e me segurar. Foi um momento vazio, mas ele foi preenchido pela certeza de que ela estava bem e foi para um lugar muito melhor. Num momento eu me lembrei dela cantando para nós com sua linda voz e pude num momento agradecer a Deus por minha mãe. Hoje me lembrei dela como um menino órfão que busca consolo e esperança com o coração cheio de amor e de lembrança. 07-10-2022.
  AMOR Amor não é só uma palavra. É uma ação, ou várias ações entremeadas de carinho e de lamento. Amor é uma flor murcha que caiu e foi pisoteada. É uma criança atravessando a estrada sem saber pra onde vai. É uma gota de orvalho que cai, é mais um dia que se vai, é uma noite que entre estrelas estende o seu negro véu. Amor é o encontro da terra com o céu. 05-10-2022.
  VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Esse tema é muito comentado e analisado porque é uma triste realidade. Quando se fala em violência doméstica sempre se fala da violência contra a mulher e as crianças. Porém uma família é composta por um casal, ou seja, um homem e uma mulher de cujo casal vem os filhos. Pelo menos a maioria dos casais tem filhos. O assunto violência é sempre muito pautado e discutido porque a família é a base da sociedade e o homem faz parte desta base. Nesse contexto sabemos que também existe a violência contra o homem, mas pouco ou nada se fala sobre esta violência. Por que será? 03-10-2022
  MINHA FOTO Minha foto não é um fantasma. Minha foto é uma brincadeira sem graça que às vezes eu gosto de fazer. Faz parte do meu senso de humor, é a minha maneira de ser. Espero que você não sofra do coração, não tenha nenhuma artéria entupida e tenha seguro de vida. Eu gosto da minha foto, pois nela eu noto muita verdade e vejo que não estou tão acabado, apesar da minha idade. Minha foto não sou eu, pessoalmente sou bem diferente e de repente alguém pode até gostar. Minha foto é um brinquedo com o qual eu gosto de brincar. 03-10-2022.
  CHAPÉU "Meu chapéu que vei da Bahia, da cor da morena, da cor do céu. Não é meu, não é de ninguém, mas é da morena que eu quero bem". Quem nunca cantou isto e nunca brincou de roda, de mãos dadas e rodando e cantando, sorrindo e se divertindo? Pensei no chapéu que veio de Minas na minha cabeça. Eu amava usar um chapéu! Me sentia um misto de boiadeiro e roceiro com uns toques de mineiro, o que realmente eu era e sou. Usava chapéu até dentro de casa porque me sentia bem, me sentia um adulto, embora eu fosse um adolescente que morava no interior de Minas. Naquele tempo também usava boné, ou casquete, contra o sol e para me compor e assim eu me sentia realmente bem melhor. Mas o chapéu era clássico, passava um ar de lord inglês e até de fazendeiro. Tudo era ilusão, mas a gente amava aquilo e curtia muito. (03-10-2022)
  VERSEJAR Versejar, fazer versos, declamar, ler, estudar versos, copiar versos e guardar. Versejar, pensar, decorar, falar de versos, publicar. Versejar, poetizar, exclamar, se emocionar com um verso em plena luz do dia, se alimentar de poesia, viver e ter nostalgia, lembrança que aflora e nos deixa de um jeito que muita gente ignora. Mas amamos versejar, passar assim o nosso dia envolvido com poesia, emoção e alegria. Isto, sim, é viver em boa companhia. 04-10-2022.
  NOSSO MAIOR POETA Carlos Drummond de Andrade, Itabira, MG, 1902, foi e continua sendo o nosso maior poeta. Filho de um fazendeiro, farmacêutico por exigência do pai e poeta de nascimento. Ainda jovem foi para o Rio de Janeiro onde conheceu muita gente famosa: escritores, poetas e políticos. Conheceu poetas paulistas, com destaque para Mário de Andrade e outros e se inteirou de muita coisa, vivenciou e vislumbrou o País como um todo. Embora famoso, ele não perdeu o seu jeito mineiro e a sua fala mansa, a fama não lhe subiu à cabeça, como se diz. Teve os seus livros traduzidos para todos os idiomas da época e hoje ele ainda é lido e admirado em todo o mundo. Drummond é o meu patrono na Academia Guaçuana de Letras, cadeira nº 19. 04-10-2022
     GOSTO NÃO SE DISCUTE Uma pessoa quando não gosta de alguma coisa ou de alguma pessoa, ela não gosta e pronto. Não precisa ter motivos, ela própria faz os seus motivos. O diabo não gosta dos crentes e não precisa de motivos. A pessoa não precisa expor a sua opinião, mas alguns fazem questão de expor. No tempo de Jesus, muita gente não gostava dele. Alguns chegaram a dizer que ele fazia aqueles milagres pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios. Sempre foi assim e sempre será. (04-10-2022)
  APELIDOS DE ANTIGAMENTE "Cabeça de anão, zoi de furmiga, oreia de porco, nariz de bode, pé de galinha, carne de vaca, fucin de boi, oio de peixe, oreia de burro, chifre de cabra, carne de cobra, rabo de lagartixa, pé de frango, perna de pato, inteligência de jumento, coice de égua..." Isto antigamente era uma espécie de palavrão. Palavrão naquele tempo era um tratamento familiar, um xingamento leve ou uma brincadeira e alguns eram até considerados carinhosos. E tinha também os apelidos mais estranhos. Uma vez tentaram me colocar apelido, mas eu não aceitei porque a maioria dos apelidos eram pejorativos. Até hoje eu só atendo quem me chama pelo meu nome ou por meu sobrenome. Mas antigamente valia tudo, tinha muita brincadeira, principalmente lá na roça, e ninguém brigava com ninguém por causa disto. (04-10-2022)
  A CARROÇA Tem a carroça de burro e tem o burro que puxa a carroça. Tem o homem que puxa a carroça, mas não é burro e tem o burro que não puxa a carroça, mas não é homem. Enfim, a carroça existe para ser puxada e às vezes é pesada e a dificuldade depende da estrada, do morro, da descida e da força dos puxadores. "Na vida nem tudo são flores", já dizia o poeta. Aqui também tem carroças, pessoas e burros. Eu já puxei e já empurrei carroça, mas faz tempo, pois saí novinho da roça e na cidade a gente quase não vê carroça. Minha poesia é assim: tem burro e tem carroça, tem casinha, casarão e tem palhoça. Tem versos pra todos os gostos. (04-10-2022)