Postagens

Mostrando postagens de abril 4, 2021
  O SER HUMANO O ser humano é um objeto de estudos. É uma máquina incrível, sem dúvida a mais perfeita que existe. Só Deus poderia fazer algo assim. As pessoas que dizem que não acreditam em Deus - e isto é um direito de cada um - devem ficar abismadas quando pensam e analisam essa máquina que é o ser humano. Não vou me aprofundar, só se eu estivesse fazendo uma palestra, mas me dou o direito de perguntar e especular sobre o ser humano. Eu tenho poucos leitores, pouquíssimos até, pessoas que se atrevem a conversar comigo praticamente não existem. Eu não servi nem para a igreja, eu não penso e falo só aquilo que é palpável, eu também analiso e imagino aquilo em que ninguém ainda pensou e uma das questões é: por que uma pessoa muda tanto? Hoje ela está sorridente e até atraente, mais tarde ou amanhã ela poderá estar irreconhecível e não ser capaz sequer de responder nem um "bom dia". Pior são aqueles que aparentemente são amáveis e de repente se transformam em verdadeiros monst
  O AMOR É nas coisas simples que o amor aparece e acontece. Nas pequenas coisas que muita gente não percebe e não se dá conta. Mas é ali que o amor inventa de aparecer e dar o ar de sua graça. Gestos simples, palavras soltas, acenos, olhares... Sim, é aí que acontece o milagre do amor. Mas isto pouca gente vê. O amor é assim: ele aparece como que do nada e faz morada no coração e a gente nunca esquece. Como esquecer aquele gesto? Como não lembrar aquele passeio no Parque das águas? Por mais que a pessoa tente esquecer é simplesmente impossível. É nas coisas simples que o amor aparece e acontece. Mas é preciso cuidar do amor, regar o amor como se ele fosse uma plantinha senão ele morre e vira apenas uma simples lembrança. (06-04-2021)
  MENINO VIAJANTE Quando eu era menino eu gostava de viajar. Para mim aquilo era uma festa e o meu pai era o meu guia, o meu condutor. Ele gostava de me levar nas suas viagens de trabalho, a passeio, ou para cumprir algum compromisso da igreja. Aprendi muito nessas viagens e isto, de certa forma, causava ciúme nos meus irmãos. Viagem se tornou algo muito comum na minha vida desde criança, na minha adolescência e permanece até hoje.
  COMO UMA LEMBRANÇA Quando eu olhei pro céu eu não acreditei no que via. O contraste do sol com as nuvens formava uma cor diferente entremeada com outras cores em tons multicores que dançavam naquele espaço sem fim que se abria pra mim, talvez me pedindo para fotografar. Meio trêmulo e rendido eu me vi assim perdido e então fotografei. O céu sorriu, o sol se abriu no meio das nuvens e me acenou como uma criança. Eu guardei a foto que ainda trago comigo como uma lembrança. 06-04-2021.
  GOSTO Tem cada gosto! Tem gente que gosta de cada coisa! Tem gente que gosta até de mim. Que gosto mais estranho! Eu não acredito que a pessoa tem esse gosto. Eu não tenho essa ilusão. Na minha idade fica cada vez mais difícil acreditar nisto. A última pessoa que eu pensei que gostava de mim, na verdade demonstrou que não sentia nada por mim, mas isto já faz algum tempo e se o gosto existiu, já deve ter virado desgosto. Eu fico pensando qual seria a minha reação se alguém chegasse pra mim e me dissesse: "Eu gosto de você". Provavelmente, eu ia desmaiar, afinal isto me parece impossível. Vou morrer sem ouvir isto. Eu já ouvi muito: "Eu não gosto de poesia, eu não gosto de ler, eu não gosto de caminhar, eu não gosto de igreja..." Gosto é uma coisa muito pessoal e todos os gostos são bons, lógico, para a pessoa que gosta. Já me acostumei a não ser gostado por ninguém. (06-04-2021)
  AMOR E AMIZADE Quando o amor vira amizade não deixa de ser amor e nem é só amizade. O amor continua sendo amor, porém com outras cores, já não tem beijos, nem flores, mas tem amor e amizade e às vezes tem saudade, tem lembranças dos passeios, das andanças e até das brincadeiras. É difícil separar o amor da amizade. Amor é amizade, mas amizade não pode ser amor. As coisas se misturam no peito e dá um jeito estranho, uma mistura de emoção e solidão. É como se a gente tentasse separar o inseparável, tolerar o intolerável. Amor e amizade são instantes diferentes e normalmente a gente tem que conviver e sobreviver com essa estranha realidade. (06-04-2021)
  A AMIGA A amiga é transparente nos seus gestos, nas suas palavras, no seu jeito de olhar e ver o interior da gente. Ela sabe o que eu comi ontem e o que eu pretendo comer hoje. A amiga não é namorada, não é chamego, não é apego, nem desapego. É amiga, só amiga. É alguém que me liga às vezes de madrugada para saber se estou bem e sempre quando ela liga eu estou acordado esperando ela ligar. Falamos por minutos, ou horas e depois ela desliga e vai embora, mas fica o seu hálito e o seu carinho de amiga voando pelo ar. Amiga é pra isto e também pra aquilo, ela guarda sigilo e seria capaz de cruzar um oceano só pra me ver. Esse tipo de amizade é difícil acontecer, mas quando acontece é para toda a eternidade e quando ela se vai deixa muita saudade. (08-04-2021)
  O TREM Eu já escrevi tanto sobre o trem que acho até que tenho cara de trem. É uma identificação até perigosa que vai além do gosto e da apreciação. É uma coisa meio intrínseca, interior como o amor e a preferência, seja na presença ou na ausência. Trem, por que trem? Podia ser qualquer coisa, ou não ser coisa nenhuma. Trem andando na linha sacolejando, apitando e avisando que lá vem o trem. Sai da frente que lá vou eu! Se eu gosto de trem e amo escrever, por que não escrever sobre o trem? Por que não sonhar com o trem no túnel, na ponte, nas curvas, na reta e nos versos do poeta? Trem sempre dá verso no seu universo poético e romântico. É só a gente saber juntar as letras seguindo o ritmo do trem. É fácil pra quem sabe e tem esse dom. É bom, faz bem e diverte muito. É como uma criança com o seu brinquedo imaginando coisas e fazendo arte. O trem está por toda parte com o seu apito e o seu carinho. O trem é uma condução que atravessa o mundo, mas mora no coração. Trem é isto e muito m
  Eu já escrevi muita coisarada, mas a minha preferência continua sendo a poesia. Por que a poesia? Não sei. Mas se é assim, melhor assim. Poesia tem tudo a ver comigo, com as minhas origens, com o meu sangue e a minha pele. Se a poesia me quer e nos queremos tanto, para que mudar? Para que tentar esquecer se ninguém consegue esquecer do que gosta? Já viu alguém esquecer de comer, ou de ir ao banheiro? Eu não esqueço a poesia e ela, com certeza, jamais me esqueceu e jamais me esquecerá. 08-04-2021.
  O GAMBÁ O gambá, além de feio fede e dizem que ele come galinha e bebe os ovos. Mas o gambá é esperto e pra pegá ele dá trabalho. Hoje eu vi um meio de longe, mas vi. Na minha última volta passando perto daquela famosa escola que fica perto de uma não menos famosa lagoa encontrei alguém que levava um gambá dentro de um tanquinho de lavar roupa. Encurtando a história, ele soltou o gambá perto da lagoa e eu vi ele andando saindo do mato. Dizem que o gambá fede muito, mas eu não senti nada. O gambá voltou pra escola e nessa hora deve estar atazanando de novo as galinhas. Não sei se eu fiquei com dó, com raiva ou com nojo do gambá. Mas olhando de longe até que ele era simpático. (09-04-2021)
  MINAS É A MINHA INSPIRAÇÃO Já me perguntaram: "Como cocê iscreve?". Primeiro tem que ter o dom, depois vem a inspiração, mas no meio disso tudo tem que ter muito estudo e persistência e, sobretudo, tem que gostar. Se a pessoa nasceu em Minas tudo fica mais fácil porque o trem já vem no sangue. A partir daí é só bola pra frente e coragem pra dizer o que pensa. Eu gosto de seguir a inspiração, independente do assunto em tela. Inspiração é o tempero, é aquela coisa sobrenatural que vem no ar, que brota não sei de onde, depois chega e se apossa da pessoa. Escrevo muito sobre Minas porque Minas me inspira, coisa da infância e da adolescência, beira de estrada, meio do mato, beira de rio, pasto, cafezal, canavial, grotão, várzea, caminho estreito margeado de capim, descidas e subidas, curvas e retas a perder de vista. Em Minas tem cheiro de mato e gosto de fruta madura, beleza pura que umedece os olhos e enche o coração de saudade. Enfim, escrever é isto, mas tem que nascer pra c
  MAZZAROPI Hoje está fazendo 109 anos de nascimento do cineasta e humorista Mazzaropi (09-04-1912). Mazzaropi nasceu em São Paulo e foi ainda criança para a cidade de Taubaté onde passou a sua infância e adolescência. Participou de 32 filmes sempre como protagonista. Seu primeiro filme foi "Sai da frente". Amácio Mazzaropi é considerado por muitos o maior humorista brasileiro de todos os tempos. Pelo menos até hoje ele é o que fez mais sucesso e ainda faz. É difícil encontrar uma pessoa no Brasil que nunca assistiu pelo menos um filme do Mazzaropi. Eu assisti a todos, alguns eu assisti várias vezes. Mazzaropi morreu no dia 13 de junho de 1981 em São Paulo. Cícero Alvernaz (autor)
  O CAMINHO DO HOMEM Nas horas calmas da noite quando as estrelas vão dormir e a lua se esconde ao ver a madrugada bem longe a surgir. A estrela matutina distante aparece iluminado o céu no dia que amanhece. O homem se levanta em plena madrugada, prepara o alimento e faz a sua prece, pensando na estrada se arruma devagar, amola a enxada, pois breve o dia chega e é longa a caminhada. Enfim é mais um dia que longe descortina e o chama para a luta cumprir a sua sina, a vida no trabalho, cuidar da plantação, e o homem então sozinho se põe no seu caminho com fé no coração. 09-04-2021.
  ME SINTO MELHOR ASSIM Eu já pensei em só escrever baboseira aqui. Coisa sem nexo, sem princípio nem fim. Inventar uns trem esquisitos, piadas engraçadas, ou sem graça, bobeira que vem e que passa, mas esse não é o meu feitio. Conheço gente que faz isto e se dá bem. Tem gente que posta cada coisa! Cheguei à conclusão que escrever coisa séria, poética e profunda não atrai quase ninguém. Mas esse é o meu jeito de escrever. Pra contar piada já tem o Chico da Tiana que hoje é o maior sucesso no Brasil. Pensando bem, enquanto eu estiver por aqui, vou continuar fazendo aquilo que eu gosto e sei fazer. Vou usar esse espaço com aquilo que sempre fiz, desde os meus tempos de primário na década de 60. Me sinto melhor assim. (10-04-2021)
  PÉ DE LARANJA Subi no pé de laranja e quase me espetei. Mas uma laranja linda com firmeza eu peguei. Pé de laranja que aguça meu olhar, que me dá água na boca de tanta vontade de chupar. Laranja da terra, laranja do ar que mata a minha sede, que me deixa a suspirar. Desci do pé de laranja e quase me espetei, mas sei que valeu e pena, pois a laranja eu chupei. 10-04-2021.
  A MORTE A morte é sempre um susto acompanhado de um gemido e de um adeus. Morrem crianças, morrem velhos cansados nos seus leitos, morre o pássaro voando, morre o casal passeando, morre a criança brincando, morre o cantor cantando, o jogador jogando e se morre até amando. Nesse dia em que morreu um grande cantor, esses versos eu fiz na certeza de que ele partiu feliz. 03-04-2021.
  A CULPA É DO BOLSONARO O carro atropelou o meu gato, meu cachorro sumiu, minha tia está com Covid, o arroz está muito caro, a culpa é do Bolsonaro. O meu time perdeu, minha calça rasgou, meu dinheiro acabou, eu fiquei no desamparo, a culpa é do Bolsonaro. Minha vida vai mal, meus amigos sumiram, tanta coisa aconteceu, perdi o trem pra Santo Amaro, a culpa é do Bolsonaro. Bolsonaro é o culpado de todo mal que acontece, quando a gente está mal, quando a gente adoece, a culpa é sempre do Bolsonaro. 03-04-2021.
  A TARDE Os ramos pendiam e os frutos caíam e se encontravam no chão. Na tarde o vento soprava e as folhas se esvoaçavam, os galhos também se mexiam e as flores, enfim, acordavam. O menino no quintal via tudo abismado, com os seus pés na terra parecia assustado. Mas era a tarde que vinha com seu sol e seu calor feliz abraçada ao dia cantando a sua melodia que falava de amor. O menino assistia, mas pouca coisa entendia só percebia o vento naquele lindo momento declamando a poesia. 04-04-2021.
  VOCÊ ME DEIXOU SOZINHO Você me deixou sozinho e seguiu o seu caminho sem sequer olhar pra trás. Fiquei parado te olhando enquanto você foi andando, ali fiquei te esperando na esperança que voltasse, ou que ao menos me olhasse, mas você se foi. Eu fiquei ali parado muito triste, desconsolado, e sem nada entender. A tarde veio sem pressa com seu jeito de menina, depois olhei na esquina querendo muito te ver, mas você seguiu seu caminho, deixou-me falando sozinho sem sequer olhar pra trás. Até hoje eu não entendo como você foi capaz. 04-04-2021.
  O SER HUMANO O ser humano é um objeto de estudos. É uma máquina incrível, sem dúvida a mais perfeita que existe. Só Deus poderia fazer algo assim. As pessoas que dizem que não acreditam em Deus - e isto é um direito de cada um - devem ficar abismadas quando pensam e analisam essa máquina que é o ser humano. Não vou me aprofundar, só se eu estivesse fazendo uma palestra, mas me dou o direito de perguntar e especular sobre o ser humano. Eu tenho poucos leitores, pouquíssimos até, pessoas que se atrevem a conversar comigo praticamente não existem. Eu não servi nem para a igreja, eu não penso e falo só aquilo que é palpável, eu também analiso e imagino aquilo em que ninguém ainda pensou e uma das questões é: por que uma pessoa muda tanto? Hoje ela está sorridente e até atraente, mais tarde ou amanhã ela poderá estar irreconhecível e não ser capaz sequer de responder nem um "bom dia". Pior são aqueles que aparentemente são amáveis e de repente se transformam em verdadeiros monst
  A FLOR E VOCÊ Pensei em você agora, quando fui lá fora e vi uma flor. Olhei bem de perto e lembrei do seu sorriso bem aberto, senti o seu perfume que vinha da flor, eu vi sua beleza se abrindo nas pétalas da flor. Pensei em você, vi você naquela flor, vi seus olhos, vi seu corpo, vi seu jeito de andar. Naquela flor pequenina te vi ainda menina sorridente a passear. 05-04-2021.
  AVÓ e AVÔ Dizem que a avó e o avô são parentes distantes, já ouvi alguém dizer que nem são parentes. Muita gente não conheceu a avó nem o avô, não teve a oportunidade de ganhar um abraço e um doce, nem de pedir a benção à avó nem ao avô. Mas eles são pais de nossos pais e através de nossos pais geralmente sabemos muito sobre eles. Minha avó Querubina e meu avô Joaquim para mim foram ilustres desconhecidos, pois já faz tempo que são falecidos. Mas eles, apesar de tudo, são sempre lembrados e são queridos. 05-04-2021.